Valdir Aguilera
 Físico e pesquisador

 

 

Xadrez - 06. Situações peculiares e xeques-mate rápidos

Valdir Aguilera

Situações peculiares

Há certas situações que recebem, dentro do jargão do jogo, um nome peculiar. Uma delas é o "garfo" e outra ´"peça travada".


Garfo

O garfo é uma tática extremamente simples que consiste em realizar um ataque a duas ou mais peças (em geral o lance envolve peças valiosas - Rei, Dama, Torre). A figura ilustra talvez o mais clássico dos garfos de cavalo, sendo apoiado apenas pelo bispo. As pretas terão que escolher entre perder a torre do Rei ou a Dama, pois o cavalo irá capturar uma delas na próxima jogada.


Peça travada

A travada consiste em impedir o movimento de peças do oponente. Qualquer peça pode ser travada mas apenas torres, bispos e a Dama podem travar devido a característica de seus movimentos. No exemplo podemos visualizar que o Cavalo preto está travado pelo Bispo, não podendo ser movido sob hipótese alguma. Este travada é denominada como absoluta. O outro Cavalo em f3 também está travado pois defende uma peça de maior valor, porém neste caso pode mover-se, pois sua posição não está defendendo o Rei, neste caso denominamos a travada como relativa.

Xeques-mates rápidos


Mate do louco


Mate do louco é o xeque-mate mais rápido possível do xadrez, sendo executado com o segundo lance das peças negras. É extremamente raro, já que para a sua ocorrência as brancas devem cometer erros incomuns, mesmo entre principiantes, ao fazer duas das piores jogadas de abertura possíveis.

Seqüência do Mate do louco em notação algébrica:

1.f3 e5  2.g4?? Dh4++



Mate pastor

Mate pastor é um tipo de xeque-mate básico efetuado pelas brancas durante a abertura, que segue a idéia de atacar o peão débil negro, que se encontra na casa f7 e que é defendido apenas pelo rei, de acordo com os seguintes lances:

1.e4 e5  2.Dh5 Cc6  3.Bb4 Cf6??    4.Dxf7++


Diz a lenda que um rei saiu a caçar com um pastor. Num intervalo da caçada, o pastor convidou o rei para jogar uma partida de xadrez, e o derrotou em apenas quatro lances. O rei, então, chamou a jogada de Mate do pastor [1].

Índice das lições

Copyright©2008 valdiraguilera.net. All Rights Reserved