Valdir Aguilera
 Físico e pesquisador

 

 

A indolência é má conselheira

Maria Cottas

A vida é sempre cheia de trabalho. O espírito precisa dessa luta diária, para que sua evolução na Terra seja proveitosa. O trabalho proporciona vigor físico e engrandece o espírito.

Se todos tiverem a mente ocupada com trabalho, não haverá tempo para pensar mal, pois a indolência é má conselheira. O pensamento é tudo na vida das pessoas, porque pensar é atrair. Sendo assim, é importante ter pensamentos bons, dignos, elevados, pois quem pensa mal é, mais hoje, mais amanhã, joguete de espíritos do astral inferior.

A vida é muito mais suave quando o tempo é ocupado com trabalho produtivo. Infelizmente, há pessoas que não gostam de trabalhar e, por isso, não conseguem ter o necessário para o seu sustento, não progridem por serem assim.

O indivíduo que tem vontade de progredir, que trabalha com prazer, é um vencedor, e chega ao final da vida com o suficiente para descansar de tantas lutas. Logo, é necessário empregar o tempo em coisas úteis com satisfação, porque a revolta é sempre prejudicial ao espírito.

Trabalhar com satisfação, produzir com alegria, anima e encoraja quem está ao redor. O bom ambiente faz com que todos sintam prazer no trabalho, enquanto o ambiente pesado só provoca desalento. Trabalho bem feito e admirado dá mais viço ao semblante do trabalhador diligente

Muita gente não sabe aproveitar bem o tempo, seja no trabalho ou no repouso. Quem trabalha pre­cisa descansar o físico e fortalecer o espírito. As pessoas que arruínam a saúde com vícios, gastam o que ganham com os prazeres que o mundo oferece, acham que descansam do trabalho ao procederem dessa forma errada. As que trabalham com método, que procuram economizar, se refazem dos embates da vida no próprio lar. Terão a recompensa do seu esforço mais dia, menos dia.

Portanto, todos devem dar valor ao trabalho que dignifica o caráter. Ninguém deve ter pena de quem trabalha muito, a não ser que esteja enfermo e não possa exercer sua profissão a contento, ajudando no que for possível ajudar. Se a pessoa tem saúde e, após um dia de trabalho intenso e produtivo, volta para casa cansada, esse cansaço lhe faz bem, pois dorme tranquila e levanta refeita do corpo e da alma, para um novo dia de trabalho bem sucedido.

De "A indolência é má conselheira" para "Artigos"

Copyright©2008 valdiraguilera.net. All Rights Reserved