Valdir Aguilera
 Físico e pesquisador

 

 

Almanaque - Edição 1 - janeiro 2008

   

Físicos, matemáticos, engenheiros e quejandos

De visita a um hospício, um indivíduo notou um paciente sentado num canto, muito concentrado em algum pensamento. Movido pela curiosidade, o visitante perguntou-lhe:

– A que você se dedica?
– Sou físico, respondeu.
– Físico? Já vi muitos físicos loucos em universidades, mas, num hospício é a primeira vez. Como foi que isso aconteceu?
– Vou lhe explicar.

Ajeitou-se no banquinho onde se sentava, olhou para um lado e para o outro e começou:

– Casei-me com uma viúva que tinha uma filha já grande, que passou a ser minha enteada, com quem meu pai resolveu casar-se.
Minha esposa tornou-se, assim, sogra do seu sogro. Depois, minha nora, que era esposa de meu pai, teve um filho que ficou sendo meu irmão, pois era filho de meu pai. Mas, era neto de minha mulher e, portanto, também meu neto. Tornei-me, assim, avô do meu irmão.

Respirou profundamente e com ares de grande consternação continuou:

– Pouco depois, também minha esposa teve um filho. Foi assim que minha cunhada e irmã colateral de meu filho tornou-se ao mesmo tempo sua avó. Sou, portanto, irmão do meu filho que é ao mesmo tempo irmão de sua avó.

Demonstrando forte desalento, finalizou:

– Tenho a impressão de que sou cunhado de minha mãe, que minha esposa é tia de seu filho, aliás, que é neto de seu pai. Sou, portanto, irmão de minha mulher e meu próprio avô. Eis por que estou aqui ...

Problemas de lógica

Veja um esquema para resolver esse tipo de problema clicando AQUI. Use o esquema para resolver o problema proposto.

Numa mesa de restaurante estavam três vendedores: Geraldo, Jonas e Marcos. Usando as dicas abaixo, determinar qual produto vende (cereais, tecidos, equipamentos), a marca do carro (Chevrolet, Fiat, Ford) e a cidade para onde se dirige cada vendedor (Campinas, Botucatu, Ourinhos).

1. O vendedor que vai a Ourinhos vende equipamentos.
2. Geraldo vende tecidos mas não está indo a Botucatu.
3. Marcos não dirige um Fiat e não é o que vende cereais.
4. O carro de Jonas é um Ford.

Resposta no próximo número.

Não se confunda

Algumas palavras em inglês podem confundir-nos por sua semelhança com outra do vernáculo. Não se deixe enganar. Iremos mostrar algumas delas para prevenir os leitores interessados em inglês.

avail (v. e s.) Como verbo, não significa avaliar, mas, sim, valer a, beneficiar, aproveitar-se. Como substantivo, tem acepção de proveito, benefício, vantagem. Exemplos: John availed himself of the situation, João aproveitou-se da situação. Refrigerator is of no avail in the North Pole, geladeira é inútil no Pólo Norte.

available (a.) Não significa avaliável, que pode ser avaliado. Seu significado é de disponível, que está à mão. Exemplo: The references are available in the library, as referências estão disponíveis na biblioteca. (De passagem, note que library não significa livraria.)

cure (v.) Este verbo não significa curar e, isso sim, remover, eliminar. Exemplo: One big problem in our days is to cure unemployment, em nossos dias, um grande problema é eliminar o desemprego.

disprove (v.) Não significa desaprovar, mas, refutar, provar a falsidade. Exemplo: Galileo disproved some theories of his day, Galileu provou que algumas teorias de sua época eram falsas, ou Galileu refutou algumas teorias de sua época.

Pérolas dos vestibulares

Coleção de respostas colhidas dos exames vestibulares para ingresso em universidades
(Os comentários jocosos, em itálico, são dos professores que corrigiram as provas.)

Esta seção, embora bem-humorada, serve, também, para denunciar a baixa qualidade de ensino em nosso país. Esses candidatos foram aprovados em todos os níveis pré-universitários em nossas escolas. Estariam, portanto, qualificados para inscrever-se em cursos superiores. Não são diretamente responsáveis pelas condições de instrução em que se encontram. Merecem, por isto, nosso respeito.

1. Lavoisier foi guilhotinado por ter inventado o oxigênio. (Já imaginou isso?!)

2. O nervo ótico transmite idéias luminosas para o cérebro. (Se o cara é obtuso, o nervo dele deve emitir idéias sombreadas, não é mesmo?)

3. O vento é uma imensa quantidade de ar. (Que coisa! Não tinha pensado nisso.)

4. O terremoto é um pequeno movimento de terras não levadas. (Só faltou completar que esse movimento é um braço armado do M.S.T.)

5. Os Egípcios antigos desenvolveram a arte funerária para que os mortos pudesse viver melhor. (Nada mais justo! Não dá para viver a eternidade desconfortavelmente.)

6. Péricles foi o principal ditador da democracia grega. (Isso! E Stalin foi o principal seguidor de Mahatma Ghandi...)

7. O problema fundamental do terceiro mundo é a superabundância de necessidades. (A criatura que escreveu isso, deve ter raciocinado com a própria abundância e não com o cérebro.)

8. O petróleo apareceu há muitos séculos, numa época em que os peixes se afogavam dentro d'agua. (Sim! Foi no mesmo período geológico em que as aves tinham vertigem e as minhocas claustrofobia.)

9. A principal função da raiz é enterrar. (É impressionante!)

10. O Sol nos dá calor e turista. (Esse, com certeza, é carioca!)

(Contribuição de Fernando Fidalgo)

Regrinhas simples para bem escrever

Como participante do grupo "Racionalismo" da Yahoo, temos oportunidade de receber muitos emails (o grupo tem hoje mais de mil inscritos). Entre os emails há alguns que poderiam ter sido mais bem escritos. Ocorreu-nos, então, sugerir algumas regrinhas que podem ajudar os interessados a melhorar sua redação.

1. NÃO ESCREVER TEXTOS APENAS COM LETRAS MAIÚSCULAS, COMO ESTE. Elas cansam o leitor e alguns têm dificuldades para ler tais textos.

2. Não colocar um espaço antes de uma pontuação (vírgula, ponto e vírgula, ponto final,...).
Exemplo:
errado: Foi esta a lista de objetos encontrados  :  lápis  , caneta  , borracha  .
certo: Foi esta a lista de objetos encontrados:  lápis,  caneta,  borracha.

3. Colocar um espaço depois de uma pontuação.
Exemplo:
errado: Aquela escola oferecia cursos de português,inglês,espanhol e esperanto.Era considerada muito boa.
certo: Aquela escola oferecia cursos de português,  inglês,  espanhol e esperanto.  Era considerada muito boa.

5. No início de uma frase e depois de um ponto final, a palavra seguinte deve ser grafada com letra inicial maiúscula.
Exemplo:
errado: a festa estava ótima. esperemos que não tarde para haver outra.
certo: A festa estava ótima. Esperemos que não tarde para haver outra.

6. Nomes próprios devem ser escritos com inicial maiúscula.
Exemplo:
errado: maria de fátima, são paulo, brasil.
certo: Maria de Fátima, São Paulo, Brasil.

Efemérides

01 jan 1894: Satyendra Nath Bose
Físico e matemático indiano, mais conhecido como o descobridor dos bósons (este termo foi cunhado em sua homenagem). Juntamente com Einstein, criou a estatística Bose-Einstein que descreve o comportamento dos bósons. Faleceu em 1974.

03 jan 1894: Luiz de Mattos
Desencarnou no Rio de Janeiro em 15 de janeiro de 1926.

04 jan 1643: Isaac Newton
Cientista inglês (físico, matemático, astrônomo, alquimista e filósofo). Em seu livro Philosophiae Maturalis Principia Mathematica, também conhecido como Principia, descreve sua famosa lei da gravitação universal e apresenta suas três leis em que se apóia a mecânica clássica. Faleceu em 31 de março de 1727.

21 jan 1929: Martin Luther King
Ativista político norte-americano. Batalhou pelos direitos civis, principalmente dos negros e mulheres. Foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz em 1964. Pouco depois foi assassinado em 4 de abril de 1968. Seu discurso mais famoso é "Eu tenho um sonho".

22 jan 1775: André-Marie Ampère
Matemático e físico francês. Seus trabalhos em física mais importantes foram no campo do eletromagnetismo. Em sua homenagem, a unidade de intensidade de corrente elétrica no sistema SI se diz ampère, símbolo A. Faleceu em 10 de junho de 1836.

22 jan 1908: Lev Davidovich Landau
Físico russo, considerado um dos maiores físicos do século XX. Deu importantes contribuições para o desenvolvimento de diversos campos da Física, como, Baixas Temperaturas, Estado Sólido, Atômica, Nuclear, Plasma e Energia Estelar. Muitos termos físicos levam o seu nome. Faleceu em 1 de abril de 1968.

23 jan 1862: David Hilbert
Matemático alemão, nascido em Königsberg. Seus trabalhos em Geometria são considerados os mais importantes desde Euclides. Propôs uma série de problemas que vêm estimulando o trabalho dos matemáticos. Faleceu em Göttingen, em 14 de fevereiro de 1943.

23 jan 1907: Hideki Yukawa
Físico japonês, nascido em Tóquio. Foi homenageado com o prêmio Nobel de Física em 1949 pelos seus trabalhos sobre partículas elementares. Com base em cálculos inteiramente teóricos, previu a existência de mésons. Foi o primeiro físico japonês com formação totalmente feita no Japão a receber o prêmio Nobel de Física. Faleceu em Kyoto em 8 de setembro de 1981.

25 jan 1736: Joseph Louis Lagrange
Matemático italiano, nascido em Turim, distinguiu-se em todos os ramos da Análise, Teoria dos Números, Mecânica Analítica e Mecânica Celeste. Seu Mécanique Analytique, publicado em 1788, sintetiza todos os trabalhos no campo da Mecânica desde os dias de Newton. Faleceu em Paris, em 10 de abril de 1813.


 

Desta edição para o Almanaque

Copyright©2008 valdiraguilera.net. All Rights Reserved