Valdir Aguilera
 Físico e pesquisador

 

 

Almanaque - Edição 2 - fevereiro 2008

Físicos, matemáticos, engenheiros e quejandos

     Viajavam num trem um engenheiro, um físico e um matemático. Num trecho da viagem, viram num pasto uma vaca verde.

– Vejam, disse o engenheiro, as vacas daqui são verdes.
– O que você pode dizer é que aqui há uma vaca verde, corrigiu o físico.
– Rigorosamente, acrescentou o matemático, você pode afirmar que aqui há uma vaca com um lado verde.


Há muitas histórias sobre Einstein e seu carácter distraído. Quase todas são apócrifas. Qual a sua opinião a respeito desta?

Um certo dia Einstein estava caminhando pelo campus, em Princeton, quando um estudante se aproximou e perguntou:

– Professor, poderia esclarecer-me uma dúvida?
– Claro! De que se trata?

Conversaram por alguns momentos. Quando a dúvida foi dirimida, o estudante agradeceu e se despediu.

– Um momento, disse Einstein, quando você me encontrou, eu estava indo nesta direção ou naquela?

Admirado com a inesperada pergunta do mestre, o estudante respondeu, apontando para uma direção:

– Para lá, professor.
– Ah, obrigado, então já almocei, e se afastou tranqüilamente.

Problemas de lógica

Veja um esquema para resolver esse tipo de problema clicando AQUI. Use o esquema para resolver o problema proposto.

Alípio, Dênis e Marina são amigos e gostam de animais. Têm, em suas casas, gatos, cães e coelhos. Cada um deles tem pelo menos um desses animais, mas tem um número diferente de cada. O Dênis tem mais gatos, mas, menos cães do que Alípio. Ambos têm mais do que um coelho. Aquele que tem dois coelhos tem três cães. Quantos animais de cada tem cada amigo?

Resposta no próximo número.

Resposta da edição anterior: (Geraldo, Fiat, Campinas, tecidos); (Jonas, Ford, Botucatu, cereais); (Marcos, Chevrolet, Ourinhos, equipamentos).

Não se confunda

Algumas palavras em inglês podem confundir-nos por sua semelhança com outra do vernáculo. Não se deixe enganar. Iremos mostrar algumas delas para prevenir os leitores interessados em inglês.

physician (fizíshian) (s.) Não é físico, mas, sim, médico. Físico é physicist.

parent (párent) (s.) É o pai ou a mãe. Parents são os pais. Se você quiser se referir a parentes, deve dizer relatives. Exemplo: John is a member of the parent-teacher association. João é membro da associação de pais e mestres.

pare (pér) (v.) Não significa pare e, sim, descascar (uma fruta, por exemplo). Lembre-se de que parar é to stop. Exemplo: The women pare apples for a pie. As mulheres descascam maçãs para uma torta.

impair (impér) (v.) Não significa ímpar, mas, sim, piorar, enfraquecer, diminuir o valor. Um número par ou ímpar se diz even ou odd, respectivamente. Exemplo: Many people impair their health by wild living. Muitas pessoas pioram sua saúde por viver desregradamente.

pretend (priténd) (v.) É mais usado com o significado de fingir. O nosso pretender, ter em mente, em inglês é to intend. Exemplo: John pretends to be deaf. João se finge de surdo.

Pérolas dos vestibulares

Coleção de respostas colhidas dos exames vestibulares para ingresso em universidades
(Os comentários jocosos, em itálico, são dos professores que corrigiram as provas.)

Esta seção, embora bem-humorada, serve, também, para denunciar a baixa qualidade de ensino em nosso país. Esses candidatos foram aprovados em todos os níveis pré-universitários em nossas escolas. Estariam, portanto, qualificados para inscrever-se em cursos superiores. Não são diretamente responsáveis pelas condições de instrução em que se encontram. Merecem, por isto, nosso respeito.

11. As aves têm na boca um dente chamado bico. (Fiquei de queixo caído! Ou melhor, de porta-bicos caído.)

12. A unidade de força é o Newton, que significa a força que se tem que realizar em um metro da unidade de tempo, no sentido contrário. (O relógio desta anta deve ter cm,m e km.)

13. Lenda é toda narração em prosa de um tema confuso. (Entendeu, né? Todo discurso de político é uma Lenda.)

14. A harpa é uma asa que toca. (Imagine a definição dele para trombone de vara...)

15. A febre amarela foi trazida da China por Marco Polo. (Se Marco Polo tivesse viajado aos EUA traria a febre vermelha, dos índios.)

16. Os ruminantes se distinguem dos outros animais porque o que comem, comem por duas vezes. (Este é um grande observador da própria família.)

17. O coração é o único órgão que não deixa de funcionar 24 horas por dia. (Imagine o alívio que senti ao ler isso.)

18. Quando um animal irracional não tem água para beber, só sobrevive se for empalhado. (Deve ter sido o destino do autor da frase.)

19. A insônia consiste em dormir ao contrário. (Perfeito. Morte é viver ao contrário, não é?)

20. A arquitetura gótica se notabilizou por fazer edifícios verticais. (Melhor pular essa...)

(Contribuição de Fernando Fidalgo)

Regrinhas simples para bem escrever

Como participante do grupo "Racionalismo" da Yahoo, temos oportunidade de receber muitos emails (o grupo tem hoje mais de mil inscritos). Entre os emails há alguns que poderiam ter sido mais bem escritos. Ocorreu-nos, então, sugerir algumas regrinhas que podem ajudar os interessados a melhorar sua redação.

Hoje falaremos sobre a vírgula. Esse assunto pode ser extenso, mas vamos nos limitar ao mais elementar.

1. O papel mais elementar desse sinal gráfico de pontuação é o de separador, isto é, a vírgula é usada para separar objetos em uma lista.
Exemplo:
Maria foi ao mercado e comprou laranja, banana, pera e outras frutas. (Lembre-se de que, ao preparar um texto, após a vírgula vem um espaço.)

2. Também pode ser usada para inserir algum texto explicativo ou de outra natureza, fazendo um papel parecido com o dos parênteses. Nesta função, sempre há um par de vírgulas; uma no começo da inserção e outra no final (como no caso dos parênteses).
Exemplo:
Carlos, o jogador principal do time, estava com dores nos braços.

3. Erro muito difundido: separar o sujeito do verbo.
Exemplo:
errado: Todos os dias João, ia correr pelos campos.
certo: Todos os dias João ia correr pelos campos.
Mas, é correto: Todos os dias João, o vizinho da Maria, ia correr pelos campos. Neste caso, as vírgulas estão desempenhando o papel descrito no item 1 acima.

Efemérides

11 fev 1839: Josiah Willard Gibbs
Físico e químico norte-americano, nascido em New Haven, Connecticut, considerado o maior cientista nascido nos Estados Unidos da América. As suas aplicações da termodinâmica aos processos físicos levou à criação de Mecânica Estatística e, mais tarde, essa sua abordagem foi estendida à Mecânica Quântica. Faleceu em New Haven, em 28 de abril de 1903.

12 fev 1918: Julian S. Schwinger
Físico norte-americano. Abiscoitou o Prêmio Nobel de Física em 1965 pelos trabalhos fundamentais em eletrodinâmica quântica, com profundas implicações na Física de partículas. Faleceu em 16 de julho de 1994.

14 fev 1564: Galileo Galilei
Físico, matemático e astrônomo italiano, nascido em Pisa, é considerado o fundador do método experimental. Entrou em conflito com a Igreja devido ao seu apoio explícito às idéias de Copérnico. Quase foi conduzido à fogueira por isso. Pressionado pelo temor, renegou suas idéias, mas teve de viver o resto de sua vida em prisão domiciliar. Apenas recentemente a Igreja Católica o perdoou. Foi o primeiro a usar a Matemática para descrever os fenômenos físicos. Propôs o uso de pêndulo para relógios e desenvolveu o telescópio com o qual descobriu as crateras lunares, as manchas solares, os satélites de Júpiter e as fases de Mercúrio. Faleceu em Arcetri, nas proximidades de Florença, em 8 de janeiro de 1642.

15 fev 1850: Sonja (ou Sofia) Kowalewski
Matemática russa, nascida em Moscou. Notabilizou-se por suas valiosas contribuições para a teoria das equações diferenciais. Em 1888 ganhou o prêmio Borodin, da Academia de Ciências da Suécia, por seu trabalho sobre a rotação de um corpo rígido em torno de um ponto. Esse trabalho foi tão notável que dobraram o valor do prêmio. Faleceu em Estocolmo, em 10 de fevereiro de 1891.

18 fev 1745: Alessandro Volta
Físico italiano, conhecido especialmente pela invenção da bateria. Mais tarde, viria a receber o título de conde. Faleceu em Como em 5 de março de 1827.

19 fev 1473: Nicolaus Copérnico
Astrônomo polonês, nascido em Torun. Numa época em que a Terra era tida como o centro do universo, Copernicus revolucionou o mundo intelectual propondo o sistema heliocêntrico. Ele afirmou que a Terra girava em torno de si própria e translava em torno do Sol. Faleceu em Frauenburg, Prússia, hoje cidade polonesa chamada Frembork, em 24 de maio de 1543.

20 fev 1844: Ludwig Eduard Boltzmann.
Físico austríaco, nascido em Viena. Sua contribuição mais importante foi para o desenvolvimento da Mecânica Estatística. Foi um dos primeiros a reconhecer a teoria eletromagnética de Maxwell. Derivou a lei geral que rege a distribuição de energia num sistema e enunciou o teorema da equipartição de energia. Foi muito mal compreendido pelo seus contemporâneos que não perceberam a natureza estatística da sua abordagem dos problemas. Os ataques constantes dos colegas à sua teoria finalmente deixaram-no muito cansado e, em profunda depressão, acabou suicidando-se, em Duino, Itália, em 5 de setembro de 1906.


 

Desta edição para o Almanaque

Copyright©2008 valdiraguilera.net. All Rights Reserved