HTML> Almanaque, descontração, divertimento, lógica, efemérides, inglês, redação

 


Valdir Aguilera
 Físico e pesquisador

 

 

Almanaque - Edição 108 - dezembro de 2016

Para pensar e praticar

Nesta seção do Almanaque, apresentamos textos retirados de obras do Racionalismo Cristão e outras de pesquisadores atuais e do passado.

Valores espirituais

O caráter do ser humano é representado pela soma das qualidades morais, em que se destacam as virtudes e o conjunto de valores espirituais conquistados paulatinamente no decorrer de múltiplas existências, e pelas condutas que podem ser aferidas pela firmeza e retidão com que procede em seus atos cotidianos.

Mais do que pela honestidade da conduta nas transações comerciais ou no exercício de qualquer função, o bom caráter se revela pela intransigente repulsa à covardia, à intriga, à inveja, às atitudes dúbias, à prevaricação, à deslealdade, aos movimentos traiçoeiros, enfim, a todas as ações indignas.

Nem sempre o indivíduo culto possui o melhor caráter, pois alguns deles fazem da cultura um instrumento de esperteza. Não se pode negar, entretanto, a vantagem, e mais do que a vantagem, a necessidade da instrução e da cultura, por oferecerem uma larga contribuição ao desenvolvimento da inteligência e da capacidade de raciocinar – meios pelos quais a pessoa analisa, confronta, deduz e conclui, para poder chegar aos melhores resultados.

Em qualquer setor da atividade – e não apenas nas lides literárias e científicas - o ser humano pode exercitar-se no desenvolvimento da inteligência: na indústria, no comércio, na agricultura, nas escolas, no lar.
RACIONALISMO CRISTÃO, 45ª edição, 2015

Para mais textos, clicar AQUI

Passatempo

Nesta edição oferecemos dois probleminhas. Divirtam-se.

1. Como você atiraria uma bola tão forte quanto possa e recebê-la de volta, mesmo sem que ela rebote em alguma coisa? Não há nenhum fio ligado a ela e não há ninguém para devolvê-la a você.

2. Para decidir quem vai receber a herança, um rei árabe chama seus dois filhos e lhes diz: "Arrumem seus camelos e corram até o próximo reino. Quem chegar por último será o herdeiro." Após meditarem inutilmente por dias, os irmãos decidiram consultar um sábio. Após receber o conselho, os dois irmãos subiram nos camelos e partiram a toda velocidade. O que foi que o sábio aconselhou?

Resposta na próxima edição.

Resposta da edição anterior:



Remova os palitos assinalados.

Humor

Encontro no céu

Duas amigas encontram-se no céu e uma pergunta para a outra:
– Como você morreu?
– Congelada.
– Ai que horror!!! Deve ter sido horrível| Como é morrer congelada?
– No começo é muito ruim: primeiro são os arrepios, depois as dores nos dedos das mãos e dos pés, tudo congelando... Mas, depois veio um sono muito forte e depois perdi a consciência. E você, como morreu?
– Eu? De ataque cardíaco. Eu estava desconfiada que meu marido me traía. Um dia cheguei em casa mais cedo. Corri até ao quarto e ele estava na cama, calmamente assistindo televisão. Desconfiada, corro até o porão, para ver se encontrava alguma mulher escondida, mas não encontrei ninguém. Corri até o segundo andar, mas também não vi ninguém. Subi até o sótão e, ao subir as escadas, esbaforida, tive um ataque cardíaco e caí morta.
– Oh, que pena... Se você tivesse procurado no freezer, nós duas estaríamos vivas.



No supermercado

Dois rapazes, estavam no supermercado, de repente batem com seus carrinhos, um no outro e um deles fala:
– Pô, não olha por onde anda, meu camarada?
– E você, também não enxerga?
– É que eu estou procurando a minha namorada!
– Coincidência, eu também estou procurando a minha!
O primeiro:
– Como é a sua namorada?
– Ela é loira, olhos azuis, cabelos compridos, corpo de academia, lábios carnudos e está com um vestido preto transparente com uma micro calcinha! E a sua?
– A minha que se dane, vamos procurar a sua!

Nó na cuca

25. No meu país, o inverno está cada vez mais curto. No ano passado caiu num sábado.

Melhore seu vocabulário em inglês

O texto a seguir, do folclore porto-riquenho, foi composto com base nas 500 palavras mais usadas em inglês. Aproveite para rever seu vocabulário. Coloque o mouse sobre as palavras em vermelho para ver a tradução. Para ouvir o texto clique aqui .

Juan Bobo and the Pot

One day, Juan Bobo's mother wanted a very large pot. She needed it to make chicken and rice because she was expecting many guests for dinner. She asked Juan Bobo to hurry to a friend's house to borrow a big pot.
The friend lent him a large clay pot with three legs. Juan Bobo started to carry it home, but it was very big and heavy. Soon he put the pot down on the road and said to it, "Why don't you carry me for awhile, since you have three legs and I have only two?" Of course, the pot said nothing. Then Juan Bobo climbed into the pot, but it didn't move.

Finally Juan Bobo got mad. He threw a rock at the pot and smashed it. Then he carried the broken pieces home. When his mother saw the broken pieces of the pot, she got angry and told him that he was stupid.

Juan Bobo wondered why his mother thought he was stupid. He thought to himself, "I'm not stupid. A real fool is one who will carry something that has three legs."

Para mais histórias, acesse a Biblioteca clicando AQUI.
Envie esta página para um amigo:

Efemérides

05 dez 1868: Arnold Johannes Wilhelm Sommerfeld
Físico russo nascido em Königsburg. Seu modelo atômico permitiu explicar as linhas espectrais de estrutura fina. Em seus trabalhos sobre espectros atômicos, sugeriu substituir as órbitas circulares de Bohr por elípticas. Desta idéia postulou o número quântico azimutal e, mais tarde, introduziu, também, o número quântico magnético. Sua teoria dos elétrons em metais mostrou-se fecunda no estudo da termoeletricidade e da condução metálica. Faleceu em Munique, em 26 de abril de 1951.

05 dez 1901: Werner Karl Heisenberg
Físico e filósofo alemão nascido em Würzburg. Considerado, geralmente, o pai da Mecânica Quântica. Como conseqüência da sua rejeição por qualquer tipo de modelo para o átomo, usou matrizes para descrever suas propriedades. Por esse trabalho ganhou o prêmio Nobel de Física em 1932. Seu famoso princípio da incerteza (1927) transcendeu os limites da Física. Faleceu em Munique, em 1 de fevereiro de 1976.

07 dez 1823: Leopold Kronecker
Matemático prussiano, nascido em Liegnitz. Suas contribuições mais importantes foram para a Teoria dos Números, Teoria das Equações Algébricas e Álgebra Superior. A função delta de Kronecker tem esse nome em sua homenagem. Faleceu em Berlim, em 29 de dezembro de 1891.

10 dez 1920: Clarice Lispector
Nasceu em Tchetchelnik (Ucrânia). Veio ainda menina para o Brasil e morou no Recife, PE. Autora de Perto do coração selvagem; A maçã no escuro e A hora da estrela, entre outras obras, inclusive para crianças. Seu livro Um sopro de vida está disponível na Biblioteca deste site. A autora é considerada uma das maiores escritoras brasileiras. Faleceu no Rio de Janeiro, em 09 de dezembro de 1977.

10 dez 1804: Carl Gustav Jacob Jacobi
Matemático alemão, nascido em Postdam. Foi um dos fundadores da teoria das funções elípticas (com o norueguês Niels Henrik Abel). De suas contribuições pioneiras à teoria dos determinantes surgiu o determinante funcional que hoje leva o seu nome (nosso conhecido jacobiano). Faleceu em Berlim, em 18 de fevereiro de 1851.

11 dez 1893: Alceu Amoroso Lima (Tristão de Athayde)
Escritor brasileiro, nascido no Rio de Janeiro. Até sua morte, exerceu uma poderosa influência na vida cultural brasileira. Sua obra é imensa e atinge os mais diversos campos: crítica literária, sociologia, direito, filosofia, religião, etc. Faleceu em Petrópolis, em 14 de agosto de 1983.

16 dez 1865: Olavo Bilac
Poeta brasileiro nascido no Rio de Janeiro. Além de poeta foi cronista, jornalista e conferencista. Contudo, é mais conhecido pela sua obra poética. Bilac é o mais típico dos nossos parnasianos, estilo que ele mesmo chegou a codificar no soneto "Profissão de fé" – para ler esse soneto clique AQUI. Faleceu no Rio de Janeiro, em 28 de dezembro de 1918.

17 dez 1770: Ludwig von Beethoven
Ludwig van Beethoven alemão nascido em Bonn. Compositor considerado um dos pilares da música ocidental e um dos mais respeitáveis e influentes de todos os tempos. De acordo com o crítico alemão Paul Bekker "O resumo de sua obra é a liberdade, a liberdade política, a liberdade artística do indivíduo, sua liberdade de escolha, de credo e a liberdade individual em todos os aspectos da vida". Partitura para piano de sua composição "Sonata ao luar" (Sonata No. 14 em C menor) pode ser baixada clicando AQUI. Faleceu em Viena, em 26 de março de 1827.

24 dez 1822: Charles Hermite
Matemático francês nascido em Dieuze. Seu trabalho em teoria das funções inclui a aplicação das funções elípticas para encontrar a primeira solução da equação geral do quinto grau (equação quíntica). Publicou a primeira prova de que e é um número transcendental. Deu importantes contribuições para o desenvolvimento da teoria das formas algébricas, e teoria das funções elípticas e abelianas. Faleceu em Paris, em 14 de janeiro de 1901.

25 dez 1642: Isaac Newton
Filósofo e matemático inglês nascido em Woolsthorpe. Descobriu o cálculo infinitesimal e é o autor da teoria clássica universal da gravitação. Por seus trabalhos em óptica, foi eleito membro da Royal Society em 1672. Em Cambridge, Newton dedicou muito tempo a experiências alquímicas. Abandonou sua cátedra na universidade para entrar no Parlamento em 1701, e dois anos mais tarde assumiu a presidência da Royal Society, permanecendo neste cargo até a sua morte. Toda sua vida foi marcada por intensas atividades em Matemática, Óptica, Cronologia, Química, Teologia, Mecânica, Dinâmica e Ocultismo. Entre suas mais notáveis contribuições científicas estão o cálculo infinitesimal, a teoria clássica da gravitação universal e sua derivação das leis de Kepler, formulação do conceito de força expresso nas suas três leis do movimento, a teoria corpuscular da luz. Sua obra está compilada em seus dois maiores trabalhos: Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, o famoso Principia (1687) (há tradução para o português, da Edusp), e Opticks (1704). Faleceu em Londres, em 20 de março de 1727. As datas mencionadas referem-se ao calendário juliano. A Inglaterra somente adotou o atual calendário gregoriano muito tempo depois do nascimento de Newton. No calendário gregoriano as datas de nascimento e morte de Newton são 4 de janeiro de 1643 e 31 de março de 1727.

28 dez 1882: Arthur Stanley Eddington
Astrônomo e astrofísico inglês, nascido em Kendal. Foi pioneiro dos estudos teóricos do interior das estrelas. Seu trabalho Mathematical Theory of Relativity (1923) muito ajudou para introduzir em idioma inglês as teorias de Einstein. Um de seus livros, Fundamental theory – em que pretende unificar a teoria quântica, a relatividade e a teoria da gravitação de Einstein –, é controvertido e, possivelmente, ainda não compreendido. Faleceu em Cambridge, em 22 de novembro de 1944.

28 dez 1903: John von Neumann
Matemático húngaro nascido em Budapeste. Suas contribuições foram importantes para o desenvolvimento da Mecânica Quântica, Lógica, Meteorologia e dos computadores. Enunciou o teorema mini-max, pedra angular da teoria dos jogos. Em 1956 abiscoitou o Prêmio Enrico Fermi. Faleceu em Washington, em 8 de fevereiro de 1957.

Copyright©2008 valdiraguilera.net. All Rights Reserved