HTML> Almanaque, descontração, divertimento, lógica, efemérides, inglês, redação

 


Valdir Aguilera
 Físico e pesquisador

 

 

Almanaque - Edição 114- junho de 2017

Para pensar e praticar

Nesta seção do Almanaque, apresentamos textos retirados de obras do Racionalismo Cristão e outras de pesquisadores atuais e do passado.

Cumprir os deveres de forma sensata

Luiz de Mattos

Há muitas maneiras de se ter autoridade, e nem sempre as pessoas sabem exercê-la. Não é sendo déspotas, opressoras, que mostram autoridade. Quem tem personalidade equilibrada sabe liderar, não se torna um autoritário. A vida não comporta autoridade despótica. A vida exige que todos tenham noção de dever e cumpram esse dever de maneira sensata, pois à força não se consegue coisa alguma. No entanto, muitas pessoas acham que só pela força podem obter o que desejam. Há seres impetuosos, autoritários, tirânicos; e há também os ponderados, os obedientes e os subservientes. São virtudes e defeitos de educação, hábitos adquiridos durante a vida, e isso todos devem reconhecer. O autoritário confunde subserviência com obediência e respeito mútuo. Acha que todos devem ser subservientes aos desmandos que pratica, sempre reagindo de maneira nociva quando é contrariado. Com essa percepção não pode agir de forma responsável e justa, já que é preciso ter noção de justiça, ser imparcial ao exercer a autoridade, o que vem fazendo muita falta entre os seres investidos dessa responsabilidade. Se todos têm defeitos, todos têm também qualidades. Em geral, quem é injusto só vê defeitos no semelhante, não percebe as qualidades. É necessário contrabalançar ambos, para se exercer a verdadeira justiça. Se os seres humanos soubessem viver como orientamos, se fossem comedidos em suas ações, não haveria revoltados, não haveria desinteligências, que surgem justamente dos choques provenientes de defeitos de educação. Todos devem trabalhar, pois ninguém veio ao mundo para se tornar um ser indolente. Assim sendo, todos podem exercer autoridade com delicadeza e comedimento, como devem obedecer às decisões tomadas, quando são sensatas, corretas e justas. O Racionalismo Cristão, há longos anos, vem esclarecendo a humanidade para aperfeiçoar sua condição espiritual. A pessoa irritada, exaltada, é candidata ao desequilíbrio psíquico, à obsessão. A irritação só prejudica o indivíduo, só perturba o ambiente em que se encontra. Portanto, sejam comedidos, sensatos, verdadeiros e justos. É o que recomendamos.

Ref.:A Razão, maio de 2009

Para mais textos, clicar AQUI

Passatempo

As três filhas



Esta pessoa teve três filhas. Suas faces estão ocultas no desenho. Encontre-as.

Resposta na próxima edição.

Resposta da edição anterior: 18, resultado do produto 3 vezes 6


Humor

Pedrada

A vovó repreende o neto:
– Joãozinho, por que você atirou uma pedra na cabeça do teu primo?
– Ele me beliscou!!!
– E por que você não me chamou?
– Pra quê? A senhora não iria acertar…

Marido sumiu

Mulher chega chorando na delegacia
– Seu delegado meu marido saiu de casa ontem a noite,
disse que ia comprar arroz e até agora não voltou.
O que eu faço doutor?
– Sei lá, faz macarrão!!
    


Nó na cuca

31. Alegria de poste é estar no mato sem cachorro.

Melhore seu vocabulário em inglês

O texto a seguir foi composto com base nas 500 palavras mais usadas em inglês. Aproveite para rever seu vocabulário. Coloque o mouse sobre as palavras em vermelho para ver a tradução. Para ouvir o texto, clique aqui .

Lost and Found

Donna and her husband John go to the beach every Saturday in the summer. Today is no exception. Donna packs a picnic lunch. She packs the beach umbrella and sun lotion.

She cannot find their beach towels. Donna always loses things. The towels are not in the laundry basket or dryer. They are not in the closet, either. She finally looks in her beach bag. She sees the towels folded in the bottom. Of course, the beach towels are exactly where they should be.

Donna puts on her swimsuit and floppy sun hat. She is almost ready. She just needs her sunglasses. She thinks they are on the table by the door. Or maybe they are in the bathroom. They could also be in her purse. Donna sighs.

John puts the picnic basket, umbrella, and beach bag in the car. He checks his fishing poles and equipment. He places them in the car beside the picnic basket.. Daisy, their dog, jumps in the backseat. She loves the beach! John is ready to leave. Where is Donna? She knows he likes to arrive at the beach before the crowds.

John groans and shakes his head. Donna is always late!

Donna searches for her sunglasses. She cannot find them, and she knows John is waiting. He hates when she is late! She grabs her purse and locks the door.

"You are late," John says as Donna gets in the car. Donna tells John that she could not find her sunglasses.

John looks at her and laughs! He flips down the sun visor so Donna can see herself in the mirror. Donna looks in the mirror and laughs too. Her sunglasses are on top of her head. They were there the whole time!

"It is always in the last place that you look," Donna giggles!

http://www.really-learn-english.com/english-short-stories.html

Para mais histórias, acesse a Biblioteca clicando AQUI.
Envie esta página para um amigo:

Efemérides

07 jun 1848: Francisco de Paula Rodrigues Alves
Nascido em Guaratinguetá, SP, foi Presidente da República de 1902 a 1906. É considerado o presidente civil mais notável. Reconstruiu e embelezou o Rio de Janeiro. Reformou a Saúde Pública e foi durante o seu governo que a febre amarela foi erradicada do país. Seu extraordinário Ministro do Exterior, Barão do Rio Branco (José Maria da Silva Paranhos), notabilizou-se por sua eficiente diplomacia em questões de fronteiras com a Bolívia, Uruguai, Guiana Inglesa (hoje Guiana) e Guiana Holandesa (hoje Suriname). Foi governador de São Paulo nos anos 1887-1888, 1900-1902 e 1912-1916. Reelegeu-se presidente mas, antes da posse, faleceu no Rio de Janeiro, em 18 de janeiro de 1919.

13 jun 1831: James C. Maxwell
Físico escocês, nascido em Edimburgo. Suas contribuições à Física têm sido comparadas com as de Newton e Einstein. Seus trabalhos mais importantes foram em Eletromagnetismo, Termodinâmica e Mecânica Estatística. O fato de suas equações do Eletromagnetismo permanecerem invariantes por transformações de Lorentz foi a principal inspiração para o desenvolvimento da teoria da relatividade, de Einstein. Faleceu de câncer antes dos 50 anos, em Cambridge, em 5 de novembro de 1879.

13 jun 1888: Fernando Pessoa
Lisboense, Fernando Antonio Nogueira Pessoa é a maior figura da literatura portuguesa moderna. Escreveu obras literárias também em inglês. Pretendendo representar diferentes personalidades que sentia existir em si mesmo, escreveu, também, sob vários heterônimos, os mais famosos sendo Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Ricardo Reis. Uma coletânea de seus poemas está disponível na Biblioteca deste site. Faleceu em Lisboa, em 30 de novembro de 1935.

13 jun 1911: Luiz Álvarez
Físico experimental norte-americano, nascido em San Francisco. Um de seus trabalhos mais conhecidos foi a datação das pirâmides do Egito usando propriedades de decaimento do 14C. Foi agraciado com o Prêmio Nobel de Física em 1968. Faleceu em Berkeley, em 1 de setembro de 1988.

17 jun 1832: William Crookes
Físico e químico inglês, nascido em Londres. Descobriu o elemento químico tálio (número atômico 81), identificou a primeira amostra conhecida de hélio, inventou o radiômetro, descobriu e pesquisou os raios catódicos (feixes de elétrons usados nos dispositivos de vídeo padrão CRT, invenção dele). Também criou um dos primeiros aparelhos usados no estudo da radioatividade nuclear. O seu livro Fatos espíritas, em que relata vários fenômenos mediúnicos, está disponível na Biblioteca deste site. Faleceu em Londres, em 4 de abril de 1919.

19 jun 1623: Blaise Pascal
Matemático, físico e filósofo francês, nascido em Clermont-Ferrand, Puy-de-Dôme. Foi o primeiro a usar os triângulos, que ficaram conhecidos como triângulos de Pascal, no estudo da teoria das probabilidades. Seus estudos da ciclóide muito contribuíram para o desenvolvimento do cálculo infinitesimal. Suas experiências (realizadas pelo seu cunhado) confirmaram que o ar tem peso. Seus estudos sobre Hidrodinâmica e Hidrostática conduziram ao descobrimento da lei de Pascal, lei básica da Hidráulica. Seu pensamento filosófico-religioso enfatiza a importância das razões do coração sobre as da própria razão. Faleceu em Paris, em 19 de agosto de 1662.

21 jun 1839: Machado de Assis
Contista, crítico, cronista, dramaturgo, ensaísta, jornalista, novelista, poeta e romancista, nascido no Rio de Janeiro. Considerado o fundador da Academia Brasileira de Letras, foi seu primeiro presidente, cargo que ocupou até sua morte. Oferecemos, para seu deleite, os livros A mão e a luva e Dom Casmurro, disponíveis na Biblioteca deste site. Faleceu no Rio de Janeiro, em 29 de setembro de 1908.

24 jun 1820: Joaquim Manuel de Macedo
Nasceu em Itaboraí (RJ). Em 1844 formou-se em Medicina no Rio de Janeiro, e no mesmo ano estreou na literatura com a publicação daquele que viria a ser seu romance mais conhecido, "A Moreninha", que lhe deu fama e fortuna imediata. Sua obra A luneta mágica está disponível na Biblioteca deste site. Além de médico, Macedo foi jornalista, professor de Geografia e História do Brasil no Colégio Pedro II, e sócio fundador, secretário e orador do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, desde 1845. Em 1849 fundou, juntamente com Gonçalves Dias e Manuel de Araújo Porto-Alegre, a revista Guanabara, que publicou grande parte do seu poema-romance A nebulosa — considerado por críticos como um dos melhores do Romantismo. Foi membro do Conselho Diretor da Instrução Pública da Corte (1866). Faleceu no Rio de Janeiro em 11 de abril de 1882.

29 jun 1810: Ernst Eduard Kummer
Matemático, nascido em Sorau, Brandeburgo, hoje Polônia. Introduziu os números ideais, que são um subgrupo especial de um anel, levando à extensão do teorema fundamental da Aritmética ao campo dos números complexos. Faleceu em Berlim, em 14 de maio de 1893.

Copyright©2008 valdiraguilera.net. All Rights Reserved