HTML> Almanaque, descontração, divertimento, lógica, efemérides, inglês, redação

 


Valdir Aguilera
 Físico e pesquisador

 

 

Almanaque - Edição 126 - junho de 2018

Para pensar e praticar

Nesta seção do Almanaque, apresentamos textos retirados de obras do Racionalismo Cristão e outras de pesquisadores atuais e do passado.

A vida na Terra

A vida na Terra é cheia de lutas pela sobrevivência por parte dos seus habitantes, cada um a defender seus objetivos e interesses.

Nessa defesa estão os seres cônscios do que fazem neste mundo de escolaridade, e procuram desprendidamente cumprir seus deveres.

É intensa a luta diária, mas os bons lutadores continuam sempre firmes na busca de seus ideais.

Podem vir as lutas que vierem, pois os conhecimentos espiritualistas, desenvolvidos pelas experiências por que seus espíritos passaram através dos tempos em muitas existências, mostram exemplos dignificantes aos semelhantes e servem de apoio às Forças Superiores no trabalho incessante de tornar mais diáfana a atmosfera fluídica da Terra, possibilitando a humanidade evoluir em melhores condições físicas e espirituais.

A doutrina racionalista cristã esclarece que os seres humanos devem conhecer-se como Principio Inteligente e Matéria.

Ensina, de maneira simples, que cada indivíduo é constituído de espírito, corpo fluídico e corpo fisíco em evolução ao planeta."

Ref.: Maria Cottas, A Razão, novembro 2016

Para mais textos, clicar AQUI

Passatempo

Funcionários de uma empresa

Antonio, Beti, Carolina, Daniel, Edardo, Franscisca, Henrique e Jorge trabalham em uma empresa.

Trabalham em três departamentos: Pessoal, Administração e Marketing com não mais do que três deles em qualquer departamento.

Cada um deles tem preferência por diferentes esportes: atletismo, basquete, futebol, golfe, natação, ping-pong, tênis e vôlei, não necessariamente na mesma ordem.

Daniel trabalha na Admistração e não gosta nem de futebol nem de golfe.

Francisca trabalha no departamento de Pessoal com apenas Antonio que gosta de ping-pong.

Eduardo e Henrique não trabalham no mesmo departamento de Daniel.

Carolina gosta de atletismo e não trabalha no Marketing.

Jorge não trabalha na Administração e não gosta nem de golfe nem de natação.

Um dos que trabalha na Administração gosta de futebol.

Aquele que gosta de vôlei trabalha em Pessoal.

Nenhum dos que trabalham na Administração gosta de natação ou tênis.

Henrique não gosta de golfe.

Quais são os que trabalham na Administração?

Em qual departamento o Eduardo trabalha?

Para dicas sobre como montar um esquema para resolver este tipo de problema, clique AQUI e, também, AQUI.

Problema e resposta da edição anterior:

Duas crianças estão conversando.
– Eu sou um menino, diz a criança de cabelos negros.
– Eu sou uma menina, diz a criança loira.
Pelo menos uma delas está mentindo. Quem é o menino e quem é a menina?

Resposta:

Ambas as crianças mentiram. A de cabelos negros é a menina, e o menino é loiro.
Se somente uma mentiu, ambas seriam meninos ou ambas seriam meninas.

Humor

Paixão

O rapaz apaixonado diz a sua amada:
- Eu posso não ser rico, não ter dinheiro, apartamentos de luxo, carros importados ou empresas como o meu amigo Carlos Eduardo, mas te amo muito, te adoro meu amor, você é minha vida...!!
Ela o observa, com lágrimas nos olhos, o abraça e diz bem baixinho no ouvido dele:
- Se você me ama de verdade, me apresenta esse Carlos Eduardo.



Pão duro

A campainha toca na casa de um cara muito pão duro. Quando ele atende dá de cara com duas freiras pedindo donativos.
- Meu filho, nós somos irmãs de Cristo e ...
Ele interrompe e diz:
- Nossa!! Como vocês estão conservadas!

Piadas: http://www.piadas.com.br/



Nó na cuca

43. O Ministério da Saúde adverte: Ficar doente é prejudicial à saúde!



Melhore seu vocabulário em inglês

O texto a seguir foi composto com base nas 500 palavras mais usadas em inglês. Aproveite para rever seu vocabulário. Coloque o mouse sobre as palavras em vermelho para ver a tradução. Para ouvir o texto, clique aqui .

Adventures of Don Quixote - 3

Dom Quixote dormindo

Don Quixote is in his bed. He is sleeping. His friends are standing near the bed and they are looking at him. They want to help him.
Samson Carrasco says to them:
"Is he mad? What can we do? We must help him."
Don Quixote's friends are looking at Don Quixote's books.
Samson Carrasco points at the books. "Those are stories of knights," he says. "Those stories are real to him. We must make a fire, and we must put the books on it."
"They are bad books," Samson says. "Now he cannot read them. They are on the fire."
Don Quixote cannot find his books. They're not in his house.
He is thinking, "A knight must have a squire. A squire is a knight's servant. He is strong, and he helps the knight. Sancho Panza can be my squire."
Sancho Panza is a poor man in the village. The knight finds Sancho Panza in the village. He says to him: "I am a knight, and you can be my squire. A knight can fight, and he can have a castle. He can be rich. He can give the castle to his brave squire."
Sancho Panza talks to Thomas. Thomas is his friend.
"A squire can be rich," he says. "He can be a lord. I am a squire now, and I am very happy."
Thomas answers:
"You are talking foolishly. You cannot be a squire. You cannot fight. Where is your horse? Your donkey is not a squire's horse. It cannot run fast."

Don Quixote and Sancho Panza ride out of the village. It is night, and their friends are sleeping.
Don Quixote is riding Rosinante. He is wearing his armour, and he is carrying a new lance. He is very happy.
Sancho Panza is happy, too. He is riding his donkey. It is a strong donkey.
Sancho Panza thinks, "I can be the lord of a castle. I like this."

Dom Quixote deixando o povoado

Para mais histórias, acesse a Biblioteca clicando AQUI.

Para edições anteriores do Almanaque, clique AQUI.
Envie esta página para um amigo:

Efemérides

07 jun 1848: Francisco de Paula Rodrigues Alves
Nascido em Guaratinguetá, SP, foi Presidente da República de 1902 a 1906. É considerado o presidente civil mais notável. Reconstruiu e embelezou o Rio de Janeiro. Reformou a Saúde Pública e foi durante o seu governo que a febre amarela foi erradicada do país. Seu extraordinário Ministro do Exterior, Barão do Rio Branco (José Maria da Silva Paranhos), notabilizou-se por sua eficiente diplomacia em questões de fronteiras com a Bolívia, Uruguai, Guiana Inglesa (hoje Guiana) e Guiana Holandesa (hoje Suriname). Foi governador de São Paulo nos anos 1887-1888, 1900-1902 e 1912-1916. Reelegeu-se presidente mas, antes da posse, faleceu no Rio de Janeiro, em 18 de janeiro de 1919.

13 jun 1831: James C. Maxwell
Físico escocês, nascido em Edimburgo. Suas contribuições à Física têm sido comparadas com as de Newton e Einstein. Seus trabalhos mais importantes foram em Eletromagnetismo, Termodinâmica e Mecânica Estatística. O fato de suas equações do Eletromagnetismo permanecerem invariantes por transformações de Lorentz foi a principal inspiração para o desenvolvimento da teoria da relatividade, de Einstein. Faleceu de câncer antes dos 50 anos, em Cambridge, em 5 de novembro de 1879.

13 jun 1888: Fernando Pessoa
Lisboense, Fernando Antonio Nogueira Pessoa é a maior figura da literatura portuguesa moderna. Escreveu obras literárias também em inglês. Pretendendo representar diferentes personalidades que sentia existir em si mesmo, escreveu, também, sob vários heterônimos, os mais famosos sendo Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Ricardo Reis. Uma coletânea de seus poemas está disponível na Biblioteca deste site. Faleceu em Lisboa, em 30 de novembro de 1935.

13 jun 1911: Luiz Álvarez
Físico experimental norte-americano, nascido em San Francisco. Um de seus trabalhos mais conhecidos foi a datação das pirâmides do Egito usando propriedades de decaimento do 14C. Foi agraciado com o Prêmio Nobel de Física em 1968. Faleceu em Berkeley, em 1 de setembro de 1988.

17 jun 1832: William Crookes
Físico e químico inglês, nascido em Londres. Descobriu o elemento químico tálio (número atômico 81), identificou a primeira amostra conhecida de hélio, inventou o radiômetro, descobriu e pesquisou os raios catódicos (feixes de elétrons usados nos dispositivos de vídeo padrão CRT, invenção dele). Também criou um dos primeiros aparelhos usados no estudo da radioatividade nuclear. O seu livro Fatos espíritas, em que relata vários fenômenos mediúnicos, está disponível na Biblioteca deste site. Faleceu em Londres, em 4 de abril de 1919.

19 jun 1623: Blaise Pascal
Matemático, físico e filósofo francês, nascido em Clermont-Ferrand, Puy-de-Dôme. Foi o primeiro a usar os triângulos, que ficaram conhecidos como triângulos de Pascal, no estudo da teoria das probabilidades. Seus estudos da ciclóide muito contribuíram para o desenvolvimento do cálculo infinitesimal. Suas experiências (realizadas pelo seu cunhado) confirmaram que o ar tem peso. Seus estudos sobre Hidrodinâmica e Hidrostática conduziram ao descobrimento da lei de Pascal, lei básica da Hidráulica. Seu pensamento filosófico-religioso enfatiza a importância das razões do coração sobre as da própria razão. Faleceu em Paris, em 19 de agosto de 1662.

21 jun 1839: Machado de Assis
Contista, crítico, cronista, dramaturgo, ensaísta, jornalista, novelista, poeta e romancista, nascido no Rio de Janeiro. Considerado o fundador da Academia Brasileira de Letras, foi seu primeiro presidente, cargo que ocupou até sua morte. Oferecemos, para seu deleite, os livros A mão e a luva e Dom Casmurro, disponíveis na Biblioteca deste site. Faleceu no Rio de Janeiro, em 29 de setembro de 1908.

24 jun 1820: Joaquim Manuel de Macedo
Nasceu em Itaboraí (RJ). Em 1844 formou-se em Medicina no Rio de Janeiro, e no mesmo ano estreou na literatura com a publicação daquele que viria a ser seu romance mais conhecido, "A Moreninha", que lhe deu fama e fortuna imediata. Sua obra A luneta mágica está disponível na Biblioteca deste site. Além de médico, Macedo foi jornalista, professor de Geografia e História do Brasil no Colégio Pedro II, e sócio fundador, secretário e orador do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, desde 1845. Em 1849 fundou, juntamente com Gonçalves Dias e Manuel de Araújo Porto-Alegre, a revista Guanabara, que publicou grande parte do seu poema-romance A nebulosa — considerado por críticos como um dos melhores do Romantismo. Foi membro do Conselho Diretor da Instrução Pública da Corte (1866). Faleceu no Rio de Janeiro em 11 de abril de 1882.

29 jun 1810: Ernst Eduard Kummer
Matemático, nascido em Sorau, Brandeburgo, hoje Polônia. Introduziu os números ideais, que são um subgrupo especial de um anel, levando à extensão do teorema fundamental da Aritmética ao campo dos números complexos. Faleceu em Berlim, em 14 de maio de 1893.

De "Almanaque" para a primeira página