HTML> Almanaque, descontração, divertimento, lógica, efemérides, inglês, redação

 


Valdir Aguilera
 Físico e pesquisador

 

 

Almanaque - Edição 136 - abril de 2019

Para pensar e praticar

Nesta seção do Almanaque, apresentamos textos retirados de obras do Racionalismo Cristão e outras de pesquisadores atuais e do passado.

Crises

Maria Cottas

Em determinados momentos da vida, as pessoas veem-se envolvidas em crises de toda ordem, mas com reações diferentes durante o enfrentamento das fases difíceis por que passam. Umas têm a mente voltada exclusivamente para os aspectos materializados que o viver lhes apresenta, e se revoltam, inclusive acusando terceiros como culpados de suas desventuras, enquanto outras veem os fatos à luz da espiritualidade, já conscientes de si mesmas.

Nos momentos de crise, a pessoa esclarecida enfrenta e vence seus embates sem culpar terceiros, por compreender que as limitações e as potencialidades dos seres humanos estão condicionadas ao grau evolutivo de cada um. Para o espiritualista, os momentos de crises individuais e coletivas são grandes oportunidades que surgem para ajudar a si próprio e aos semelhantes no processo de evolução espiritual a que todos estão submetidos, mediante pensamentos elevados e sentimentos adequados às circunstâncias.

[...] As crises presenciadas mundo afora devem ser superadas com os ensinamentos que o Racionalismo Cristão disponibiliza. Infelizmente, de maneira geral, há pouco interesse em saber o que é a espiritualidade, uma condição humana que revela o vazio de pensamentos e sentimentos voltados para a superação de crises emocionais, éticas, morais e de convivência tendo em vista o bem comum, vazio que não se observa nos militantes que procuram seguir os ensinamentos deixados pelos nomeados mestres espiritualistas. São orientações que desfazem os nós da ignorância espiritual enraizada na humanidade, embora ela já mostre indícios de que não mais suporta a materialidade reinante neste mundo.

Orientações março 2019

Para mais textos, clicar AQUI

Passatempo

Descubra o números

Examine as sequência abaixo e determine o número que deve ir no lugar vazio.

1. 664, 332, 340, 170, ___ , 89

A. 85
B. 97
C. 109
D. 178

2. 21, 9, 21, 11, 21, 13, 21, ___

A. 14
B. 15
C. 21
D. 23

3. 58, 52, 46, 40, 34, ___

A. 26
B. 28
C. 30
D. 32

4. 31, 29, 24, 22, 17, ___

A. 15
B. 14
C. 13
D. 12

5. 83, 73, 93, 63, ___ , 93, 43

A. 33
B. 53
C. 73
D. 93

6. 15, __, 27, 27, 39, 39

A. 51
B. 39
C. 23
D. 15



Solução da edição anterior:



8 pequenos cubos com três faces pintadas, 24 com duas faces pintadas, 24 com uma face pintada e 8 com nenhuma face pintada.

Humor

Matemática ilustrada



Fração imprópria: O numerador é maior do que o denominador.





Fração própria: O numerador é menor do que o numerador.



Regra de 3



Regra de 3: O namorado (n) está para a moça (m) assim como a sogra (s) está para x. Encontrar x

Solução:

Em notação matemática:

n : m :: s : x

O produto dos extremos é igual ao produto dos meios: n * x = m * s ou seja x = m * s / n

Como x deve ser uma constante, x = c, c de casamento, e está tudo satisfatoriamente resolvido.



Nó na cuca

53. Liberdade é o direito que se tem de não permitir que os outros façam aquilo que querem.



Melhore seu vocabulário em inglês

O texto a seguir foi composto com base nas 500 palavras mais usadas em inglês. Aproveite para rever seu vocabulário. Coloque o mouse sobre as palavras em vermelho para ver a tradução. Para ouvir o texto, clique aqui .

Odysseus and the Island of the Sirens



Before Odysseus left Circe's island to continue his voyage home, Circe gave him the following advice.

"You must be careful when you go past the Island of the Sirens. The Sirens are beautiful birds with girls' faces and birds' feet and feathers.They have such sweet voices that everyone who hears them has to sail nearer to see who is singing. Sailors who go to that coast are killed on the rocks.

"When you go past their island, you must put wax in the ears of your sailors so that they will not hear the weet songs of the Sirens: But if you yourself want to hear their beautiful songs, ask your men to tie you to the mast of the ship. Tell them not to set you free, even if you order them to do so."

Odysseus said goodbye to Circe and sailed away with his men. When the ship came near the Island of the Sirens, he took Circe's advice and put wax in the ears of his sailors. He asked them to tie him to the mast with strong ropes and made them promise that they would not set him free, even if he ordered them to do so.

The ship came closer to the Island of the Sirens. The Sirens sang so sweetly that Odysseus shouted to his men and ordered them to untie him. The voices of the Sirens called him and he wanted to go to them. He was very angry with his sailors and said he would kill them if they did not untie him. But the sailors obeyed his earlier orders and did not listen to him. They refused to untie him, so the ship sailed safely past the island and Odysseus was able to hear the sweet songs of the Sirens without dying on the rocks.

Para mais histórias, procure na Biblioteca clicando AQUI.

Para edições anteriores do Almanaque, clique AQUI.
Envie esta página para um amigo:

Efemérides

09 abr 1869: Élie-Joseph Cartan
Matemático francês, nascido em Dolomieu. Desenvolveu a teoria dos grupos de Lie e contribuiu para a teoria das subálgebras. Faleceu em Paris em 6 de maio de 1951.

15 abr 1452: Leonardo da Vinci
Polímata (cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico) nascido em Anchiano, Itália. Talvez sua obra mais conhecida seja a pintura Mona Lisa. Após a morte de Leonardo da Vince, a Mona lisa ficou no banheiro do rei Henrique VIII. Faleceu em Clos Lucé, França, em 2 de maio de 1519.

15 abr 1707: Leonard Euler
Físico e matemático suíço, nascido em Basilea. É considerado o pai da geometria analítica moderna. Introduziu o uso do cálculo infinitesimal para desenvolver a Mecânica. Também desenvolveu uma teoria para explicar os movimentos da lua (problema de três corpos) e foi pioneiro na ciência da Hidrodinâmica. Faleceu em São Petersburgo em 18 de setembro de 1783.

16 abr 1845: Julio Ribeiro
Escritor e gramático brasileiro, nascido em Sabará, MG. Não há acordo sobre o dia em que nasceu. Alguns biógrafos apontam como sendo 10 de abril. Criador da bandeira do estado de São Paulo, concebida em 1888 para ser a bandeira da República. Foi membro da Academia Brasileira de Letras. Anticlerical e ardoroso representante do Naturalismo, movimento fundado pelo francês Émile Zola. A Carne, publicado em 1888, é seu romance mais conhecido, possivelmente a sua obra-prima, e está disponível na Biblioteca deste site. Faleceu em Santos em 01 de novembro de 1890.

18 abr 1882: Monteiro Lobato
Escritor brasileiro nascido em Taubaté, SP. Dotado de grande poder de expressão e domínio de linguagem. Revolucionou a indústria e a comercialização de livros. Fundador da moderna literatura infanto-juvenil brasileira, criou personalidades antológicas, como Jeca Tatu, Visconde de Sabugosa, a boneca Emília e Dona Benta, proprietária do Sítio do Picapau Amarelo. De suas obras para adultos, destacam-se Urupês e A onda verde. Faleceu em São Paulo. em 4 de julho de 1948. (Os livros Reinações de Narizinho, O Sítio do Pica-pau Amarelo e Os doze trabalhos de Hércules estão disponíveis na Biblioteca deste site.)

19 abr 1883: Getúlio Dorneles Vargas
Nascido em São Borja, RS, foi presidente do Brasil duas vezes: 1930-1945 e 1951-1954. Após ter sido derrotado como candidato à presidência em 1930 (na época governador do estado do Rio Grande do Sul), conduziu uma revolução que o levou ao poder. Manteve a Assembleia Constituinte até 1937, quando decidiu governar por si mesmo, criando o Estado Novo. Durante seu segundo mandato, diante dos sucessivos escândalos que abalaram o seu governo, suicidou-se no Rio de Janeiro em 24 de agosto de 1954.

20 abr 1884: Augusto dos Anjos
Poeta brasileiro nascido em Cruz do Espírito Santo, PB, famoso por sua linguagem de expressão científica. Sua obra mais conhecida é Eu ("A mais abstrusa das mesclas de lirismo espiritual e de rudeza materialista", Agripino Griecco.)  está disponível na Biblioteca deste site. Faleceu em Leopoldina, MG, em 12 de novembro de 1914.

21 abr 1792: Execução e morte de Joaquim José da Silva Xavier
Nascido em Pombal, MG, em 16 de agosto de 1746 ou 12 de novembro de 1748, é mais conhecido como Tiradentes, por ter sido dentista. Grande patriota e mártir, organizou e liderou a primeira grande insurreição contra o governo português no Brasil. Considerado herói nacional, é também lembrado como um dos precursores dos movimentos de independência na América Latina. A execução se deu no Rio de Janeiro.

23 abr 1858: Max Karl Ernst Ludwig Planck
Físico alemão nascido em Kiel. Sua teoria quântica e a teoria da relatividade, de Einstein, inauguraram a era moderna da Física. Seus primeiros trabalhos, influenciados por Clausius, foram em termodinâmica. Depois dedicou-se ao estudo das propriedades físicas do corpo negro. Foi nessa ocasião que ele introduziu a ideia revolucionária da quantização da energia. Demorou muito para Planck acreditar nos quantos que ele mesmo descobriu, apesar dos trabalhos de Einstein (efeito foto-elétrico) e de Bohr (modelo atômico). Recebeu o prêmio Nobel de Física em 1918. Faleceu em Gotemburgo em 4 de outubro de 1947.

25 abr 1900: Wolfgang Pauli
Físico austríaco nascido em Viena. Passou a maior parte de sua vida em Zurique. Uma de suas contribuições mais importantes à Física Moderna é o descobrimento do Princípio de Exclusão de Pauli. Foi ele quem por primeira vez propôs a existência do neutrino (descoberto apenas 30 anos depois). Recebeu o prêmio Nobel de Física em 1945. Faleceu em Zurique em 15 de dezembro de 1958.

29 abr 1854: Henri Jules Poincaré
Matemático, cosmólogo e filósofo da ciência francês, nascido em Nancy, Lorena. Mais conhecido pelas suas inúmeras contribuições para a Matemática (pura e aplicada) e Mecânica Celeste. Considerado por muitos como o último universalista. Faleceu em Paris em 17 de julho de 1912.

30 abr 1777: Johann Karl Friederich Gauss
Matemático alemão nascido em Brunswick num pobre casebre. Inventou o método conhecido como mínimos quadrados e fez muitas contribuições para a Teoria dos Números. Descobriu uma geometria não euclidiana. Tornou-se célebre quando mostrou como redescobrir o asteroide Ceres, cujas coordenadas haviam sido perdidas. Mais tarde interessou-se pelo estudo do magnetismo, em particular do magnetismo terrestre. Também é lembrado pelas suas contribuições à Estatística e ao Cálculo Infinitesimal. Faleceu em Gotemburgo em 23 de fevereiro de 1855.

Desta edição para o Almanaque