HTML> Almanaque, descontração, divertimento, lógica, efemérides, inglês, redação

 


Valdir Aguilera
 Físico e pesquisador

 

 

Almanaque - Edição 137 - maio de 2019

Para pensar e praticar

Nesta seção do Almanaque, apresentamos textos retirados de obras do Racionalismo Cristão e outras de pesquisadores atuais e do passado.

Saber viver
Luiz de Mattos

Ninguém pode viver sozinho neste mundo, pois uns dependem dos outros. É pelo esclarecimento que as pessoas aprendem a viver com segurança, ouvindo os mais experientes, concorrendo para que haja entendimento e paz entre os seres. A decadência moral que se observa é consequência da falta de respeito mútuo e de cumprimento dos deveres. Quando souberem cumprir seus deveres, conhecendo os direitos e as responsabilidades que têm, tudo será melhor.

O Racionalismo Cristão mostra a realidade da vida, para que todos se esclareçam e compreendam que é necessário viver com inteligência e compostura. Através de livros espiritualistas e de doutrinações feitas em reuniões públicas realizadas nas casas racionalistas cristãs, procuramos educar os seres, para que se compreendam e se respeitem. Nada no mundo poderão alcançar sem sacrifício, porque a luta lhes é destinada na Terra, sempre repetimos. São eles os artífices da evolução. Aqueles que, para seu próprio bem, praticam os princípios racionalistas cristãos caminham com segurança, sem se envolver com o lado mau do mundo. Cada um deve cuidar de si, cumprir obrigações, sendo bom cidadão e útil à comunidade. Assim agindo, terá a recompensa do seu esforço e da sua dedicação.

É preciso que os seres humanos saibam viver com valor e coragem, não trabalhando como escravizados ao trabalho, não o vendo como castigo, mas como oportunidade que têm na Terra para aprimorar o progresso material e a evolução espiritual. Para isso conquistar, estudem a si próprios, procurem corrigir os erros, para evitar os males. Não querendo ser a palmatória do mundo, ajam com inteligência, respeitem a família, elevando-a ao máximo, pois o que se observa é a falta de correção de maneiras. É dando exemplos como cidadãos, atuando sempre com dignidade e caráter que os indivíduos demonstram primazia no seu modo de viver.

REF.: Leitura do mês de novembro de 2011

Para mais textos, clicar AQUI

Passatempo

Qual número?

Qual número deve ir no lugar de ???



Solução da edição anterior:

1. D;   2. B;   3. B;   4. A;   5. B;   6. D

Humor

O problema do aluno



Professor: Parece que você está muito atrapalhado com minha pergunta, não é verdade?
Aluno: Não, professor, o que me atrapalha é a resposta.



Cavalo ou burro?



Marido: Você é tão tola que não sabe distinguir um cavalo de um burro, mulher.
Mulher: Claro que sei. Alguma vez eu lhe chamei de cavalo?



Nó na cuca

54. Um dos maiores inconvenientes em ser pontual, é sentir-se muito só.




Melhore seu vocabulário em inglês

O texto a seguir foi composto com base nas 500 palavras mais usadas em inglês. Aproveite para rever seu vocabulário. Coloque o mouse sobre as palavras em vermelho para ver a tradução. Para ouvir o texto, clique aqui .

Arachne



Once upon a time a very beautiful girl whose name wa Arachne lived in Greece.

Arachne was very good at weaving. She used to sit for hours weaving very beautiful cloth.

One day she wove a very pretty piece of cloth. She was so proud that she said: "I am the best weaver in the world." The goddess Athena heard her. She was very angry, because she had taught all the girls of Greece how to weave and do handwork.

Athena dressed herself in old clothes and came down to the earth. She looked like a poor old woman. She knocked at the door of Arachne's house and went in.

She saw Arachne sitting and weaving. She said: "Good morning, my little girl. What are you doing?"

"I am weaving, Madam," answered Arachne, "Have you seen anyone weave better than I do?"

The old woman, who was really the goddess Athena, said: "You weave beautifully. But do not forget that the goddess Athena taught all the girls of Greece how to weave."

Arachne answered, "I can weave better than the goddess Athena."

Athena became angry and said: "Do you think so? If each wove something, we could see which was the better weaver."

"Yes," replied the beautiful girl, "that is a good idea. We could soon see who is the better weaver." The goddess took off her old clothes and stood in front of the girl. She said: "I am Athena. Do you still want to weave?"

Arachne answered: "Yes. You can begin and I'll weave after you."

Athena sat down and began to weave. After she had finished, Arachne sat down and wove.

Athena's weaving was very fine, but Arachne's work was much more beautiful.

The goddess became very angry. She tore the piece of cloth Arachne had woven. She threw it at her and touched her
with the magic stick she had in her hand. She said: "You shall change into a small, black insect. You shall weave and weave and never finish weaving. You shall live alone in corners and under trees. Your weaving shall always be torn to pieces by other insects."

So poor Arachne grew smaller and smaller, and blacker and blacker. At last she became a spider, the common spider you see everywhere. And ever since that day, the spider has been weaving very beautiful, but very weak, cobwebs.

Para mais histórias, procure na Biblioteca clicando AQUI.

Para edições anteriores do Almanaque, clique AQUI.
Envie esta página para um amigo:

Efemérides

01 maio 1829: José de Alencar
Romancista brasileiro nascido em Mecejana, CE. Foi um dos fundadores do romance brasileiro. Entre suas obras mais famosas, encontram-se O guarani e Iracema. Juntamente com Ubirajara formam a trilogia indianista do autor. Como curiosidade, mencionamos que ele era apreciador de palavras cruzadas e quebra-cabeças e cunhou o nome Iracema fazendo um anagrama com a palavra América. Sua obra Iracema está disponível na Biblioteca deste site. Faleceu no Rio de Janeiro, em 12 de dezembro de 1877.

10 maio 1746: Gaspard Monge
Matemático e acadêmico francês, conde de Péluse, nascido em Beaune. Foi um dos fundadores da famosa e tradicional École Polytechnique, de Paris. Inventor da Geometria Descritiva. Fez parte da comissão de cientistas que acompanhou Napoleão ao Egito. Fez contribuições importantes à Teoria das Equações Diferenciais Parciais. Faleceu em Paris, em 28 de julho de 1818.

11 maio 1918: Richard P. Feynman
Nasceu em Nova York. Certamente o mais notável físico norte-americano de toda a história, foi um dos pioneiros da eletrodinâmica quântica. Ganhou o Prêmio Nobel de Física de 1965. Seu curso Lectures on Physics (3 volumes) está disponível na Biblioteca deste site.Faleceu em Los Angeles, em 15 de fevereiro de 1988.

15 maio 1859: Pierre Curie
Físico francês nascido em Paris. Notabilizou-se por seus trabalhos em cristalografia, radioatividade, pizoeletricidade e magnetismo. Juntamente com sua mulher, Marie (Madame) Curie, ganhou o prêmio Nobel de Física de 1903. Faleceu em Paris, em 19 de abril de 1906.

18 maio 1883: Eurico Gaspar Dutra
Marechal do exército brasileiro, nascido em Cuiabá. Foi Presidente da República de 31 de janeiro de 1946 a 31 de janeiro de 1951. Durante seu governo, foi redigida uma nova constituição, foi abolido o jogo no país, foi inaugurada a Companhia Siderúrgica de Volta Redonda, cancelou-se o registro do partido comunista, romperam-se as relações diplomáticas com a Rússia, encampou-se a Estrada de Ferro Leopoldina. Após o seu mandato, recolheu-se à vida privada. Faleceu no Rio de Janeiro, em 11 de junho de 1974.

21 maio 1921: Andrei Dimitrievich Sakharov
Físico soviético nascido em Moscou. Desempenhou papel fundamental no desenvolvimento da primeira bomba de hidrogênio soviética. Mais tarde, pregou o desarmamento nuclear internacional. Tornou-se o líder dos dissidentes soviéticos. Em 1975, foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz. Faleceu em Moscou, em 14 de dezembro de 1989.

Desta edição para o Almanaque