HTML> Almanaque, descontração, divertimento, lógica, efemérides, inglês, redação

 


Valdir Aguilera
 Físico e pesquisador

 

 

Almanaque - Edição 140 - agosto de 2019

Para pensar e praticar

Nesta seção do Almanaque, apresentamos textos retirados de obras do Racionalismo Cristão e outras de pesquisadores atuais e do passado.

Pretensão gera antipatia

"Nem tudo que reluz é ouro" é provérbio bem conhecido. Os ditos populares sempre transmitem conhecimentos comuns sobre a vida. Indivíduos que gostam de se mostrar perante outros são considerados vaidosos, prejudicam os relacionamentos humanos. Todos devem ser simples, porque a simplicidade é virtude que demonstra inteligência, e a pessoa inteligente encara a vida com naturalidade, agindo com modéstia e valor.

Para ler o texto completo clique AQUI.

Para mais textos, clicar AQUI

Passatempo

Comutação ferroviária



Cada vagão tem 5 metros de comprimento e a locomotiva tem 10 metros de comprimento.

Solução na próxima edição.

Solução do problema anterior:

A pergunta que o viajante deve fazer é "O caminho da esquerda me leva a São Paulo de acordo com seu irmão?" Se a resposta for "Sim", o viajante deve tomar o caminho da direita; e se a resposta for "Não", o viajante deve tomar o caminho da esquerda.

Explicação: Há quatro possibilidades: Para facilitar, vamos chamar de V o irmão que sempre diz a verdade e de M o outro irmão.

1. O viajante fez a pergunta a V, e o caminho da esquerda leva a São Paulo.
O irmão V sabe que seu irmão M diria que o caminho da esquerda não leva a São Paulo, assim ele responderia "Não".

2. O viajante fez a pergunta a V, e o caminho da direita leva a São Paulo.
O irmão V sabe que M diria que a estrada da esquerda leva a São Paulo, assim ele responderia "Sim".

3. O viajante fez a pergunta a M, e o caminho da esquerda leva a São Paulo.
O irmão M sabe que V diria que o caminho da esquerda leva a São Paulo, assim ele mente respondendo "Não". 4. O viajante fez a pergunta a M, e o caminho da direita leva a São Paulo.
O irmão M sabe que V diria que o caminho da esquerda leva a São Paulo, assim ele mente respondendo "Sim".

Humor

Desconfiança



– Oh! Arnaldo - disse a esposa - acabo de receber uma tremenda ofensa de tua mãe, pois deu provas de que não confia em mim. Fiquei tão decepcionada que deixei cair este prato.
– Como assim? - pergunta o marido.
– Imagina que recebi uma carta dirigida a ti. Como reconheci a letra de tua mãe, não tive dúvidas em abri-la. O assunto era todo a teu respeito com exceção de um pós-escrito que dizia assim: "Querida Genoveva, não te esqueças de entregar esta carta a meu filho."



Casaco de pele



A fregueza na loja de venda de casacos de pele: Se meu marido não gostar deste casaco o senhor promete não aceitá-lo de volta?



Nó na cuca

57. Já não sou o mesmo. Aliás, desconfio que nunca fui o mesmo...



Melhore seu vocabulário em inglês

O texto a seguir foi composto com base nas 500 palavras mais usadas em inglês. Aproveite para rever seu vocabulário. Coloque o mouse sobre as palavras em vermelho para ver a tradução. Para ouvir o texto, clique aqui .



Maxwell Loses a Tooth

Written and read by Tara Benwell



Maxwell put up his hand and waited for his teacher, Mrs. Gilbert, to notice him.
"Do you have a question, Maxwell?" she asked.
"It's more like a problem," Maxwell said. "I lost my tooth."
Maxwell stood up and held out his hand to show his class his baby tooth.
"Congratulations," Mrs. Gilbert said. Then she asked the class if anyone had any advice for Maxwell. Keiko put up her hand first. Keiko was from Japan.
"Is it an upper or a lower tooth?" Keiko asked.
"A lower tooth," Maxwell said. He opened his mouth and showed the class the empty spot in the bottom of his mouth.
"You should throw your baby tooth over the roof of your house," Keiko said.
"Why should I do that?" Maxwell said.
"Because then your new adult tooth will grow properly. When you lose an upper tooth you should put it under the floorbr> Mrs. Gilbert thought this was a good idea, but Frida disagreed. Frida was from Austria.
"You shouldn't throw your baby tooth away, Maxwell. You should keep it and give it to your mother," Frida said.
"Why should I do that?" asked Maxwell.
"She will make it into a necklace for you to wear."
Jorge shook his head and put up his hand. He had some different advice for Maxwell. Jorge was from Mexico.
"You should take your tooth home. Then you should put it under your pillow when you go to sleep," Jorge said.
"Why should I do that?" Maxwell said.
"Because then the tooth mouse will come. He will keep your tooth and pay you with good luck. Sometimes the tooth mouse even brings a small toy."
Maxwell liked Jorge's advice the best. Mrs. Gilbert gave him a box to keep his tooth in. She didn't want him to lose his tooth again.
"Whatever you decide, you should show your mother your tooth when you get home," Mrs. Gilbert said.
When Maxwell got home he showed his mother the empty spot in his mouth. Then he opened the box and showed her his tooth.
"Congratulations! What are you going to do with your tooth, Maxwell?" his mother asked.
"I'm going to put it under my pillow," he said. And he did.
When Maxwell woke up the next morning he looked under his pillow. The tooth was. In its place, Maxwell found a one dollar bill. He also found a letter. This is what the letter said:

Dear Maxwell,
Congratulations! You lost your first tooth. I will keep it forever. You should buy something nice for yourself with this money.
Love,
The Tooth Fairy


"I should tell my class about the tooth fairy," Maxwell thought. "Everyone should lose a tooth!"



Para mais histórias, procure na Biblioteca clicando AQUI.

Para edições anteriores do Almanaque, clique AQUI.

Avaliação e sugestões

Agradecemos sua avaliação e sugestões enviando um email para

Efemérides

03/04 ago 1805: William Rowan Hamilton
Físico e matemático irlandês, nascido à meia-noite em Dublin. No final de sua vida adotou a data de 4 de agosto para seu aniversário. Recebeu o título de Sir em 1835, ano em que foi publicado seu trabalho On a General Method in Dynamics. Nesse mesmo ano, descobriu os quaternions, um marco no desenvolvimento da Álgebra. Sua obra The Elements of Quaternions foi publicada um ano após seu falecimento. Faleceu em Dublin, em 2 de setembro de 1865.

05 ago 1802: Niels Henrik Abel
Matemático norueguês, nascido em Nedstrand. Contribuiu para o desenvolvimento de vários ramos da matemática moderna. Foi ele quem provou ser impossível resolver algebricamente a equação geral de quinto grau. Os grupos comutativos também são chamados abelianos em sua homenagem. Faleceu em Froland, em 6 de abril de 1829.

05 ago 1827: Manuel Deodoro da Fonseca
Alagoano, liderou o golpe de estado que derrubou o imperador D. Pedro II. Foi o primeiro presidente do Brasil. Faleceu no Rio de Janeiro, em 23 de agosto de 1892.

08 ago 1901: Ernest Orlando Lawrence
Físico norte-americano nascido em Canton, South Dakota, EUA. Abiscoitou o prêmio Nobel de Física de 1939 pela sua invenção do ciclotron, o primeiro acelerador de partículas a atingir altas energias. Faleceu em Palo Alto, EUA, em 27 de agosto de 1958.

08 ago 1902: Paul Adrien Maurice Dirac
Físico inglês nascido em Bristol. Desenvolveu uma teoria que prediz o spin do elétron e a existência do pósitron. Foi co-inventor da estatística de Fermi-Dirac. Juntamente com Erwin Schroedinger, ganhou o prêmio Nobel de Física em 1933. Faleceu em Tallahassee, EUA, em 20 de outubro de 1984.

10 ago 1823: Antonio Gonçalves Dias
Poeta brasileiro nascido no sítio Boa Vista, perto de Caxias, MA. Entre suas obras destacam-se Juca Pirama e Canção do exílio. Ambas estão disponíveis na Biblioteca( seção Textos diversos) deste site. Faleceu a bordo de um navio, que naufragou nas costas do Maranhão, em 3 de novembro de 1864. O poeta foi a única vítima, aos 41 anos de idade, porque não teve forças para sair do camarote. (Agradecemos a Vanessa, de São Luís, MA, por corrigir o local de nascimento do poeta.)

10 ago 1912: Jorge Amado
Escritor brasileiro nascido em Itabuna, BA. Entre suas obras, destacam-se Terras do sem fim e Gabriela, cravo e canela. Esta última está disponível na Biblioteca deste site. É o escritor brasileiro mais popular do século passado e sua obra tem alcance internacional, estando traduzida para quase todos os idiomas. Faleceu em Salvador, BA, em 06 de agosto de 2001.

12 ago 1887: Erwin Schroedinger
Físico austríaco nascido em Viena. Contribuiu para o desenvolvimento da Mecânica Quântica descobrindo sua equação básica. Repartiu com Dirac o prêmio Nobel de Física de 1933. Faleceu em Viena, em 4 de janeiro de 1961.

17 ago 1841: Fagundes Varela
Luís Nicolau Fagundes Varela, mais conhecido como Fagundes Varela, poeta brasileiro, nascido no Rio de Janeiro. Sua poesia apresenta características da segunda e da terceira geração de poetas românticos do Brasil. Além de apresentar temas sobre a natureza, a angústia, a solidão, a melancolia e o desengano, apresenta também temas sociais e políticos. De sua obra destaca-se "Cântico do Calvário" escrita quando o autor tinha apens 20 anos de idade. Faleceu em Niterói, RJ, em 18 de fevereiro de 1875.

20 ago 1889: Cora Coralina
Pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas nascida na Cidade de Goiás, poetisa e contista. Considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras. Teve seu primeiro livro publicado em junho de 1965 (Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais), quando já tinha quase 76 anos de idade. A primeira mulher a ganhar o Prêmio Juca Pato, em 1983, com o livro Vintém de Cobre – Meias Confissões de Aninha.Faleceu em Goiânia, GO, em 10 dee abril de 1985.

20 ago 1601 (dia do batismo): Pierre de Fermat
Matemático francês nascido em Beaumont-de-Lomagne. Não se conhece o dia exato do seu nascimento. Jurista e dedicou-se muito à Matemática. Durante um século não teve quem sequer o igualasse na teoria moderna dos números. Descobriu a Geometria Analítica independentemente de Descartes. Descobriu, também, o "Princípio de Fermat de tempo mínimo", os "Números de Fermat" e vários teoremas. Faleceu em Castres, em 12 de janeiro de 1665.

21 ago 1789: Augustin-Louis Cauchy
Matemático francês nascido em Paris. Foi um dos matemáticos modernos mais brilhantes. Suas maiores contribuições encontram-se incorporadas principalmente em três trabalhos: Cours d'analyse de l'École Royale Polytechnique (1821); Résumé des leçons sur le calcul infinitésimal (1823); Leçons sur les applications du calcul infinitésimal à la géométrie (1826-28). Faleceu em Sceaux, em 23 de maio de 1857.

26 ago 1743: Antoine-Laurent de Lavoisier
Químico francês nascido em Paris. É sua a famosa frase: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Formou-se em Direito, mas sua vocação sempre foi voltada às ciências. Criador da Química Moderna. Identificou o oxigênio e mostrou que a água é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio: H2O. Faleceu em Paris, em 8 de maio de 1794.

30 ago 1871: Ernest Rutherford
Físico da Nova Zelândia nascido em Spring Grove. Sua liderança inspirou duas gerações de físicos. Sua influência sobre o pensamento científico pode ser comparada às de Faraday e Newton. Recebeu o prêmio Nobel de Química em 1908. Faleceu em Cambridge, em 19 de outubro de 1937.

31 ago 1821: Herman L. F. von Helmholtz
Cientista alemão nascido em Potsdam. Dedicou-se, com brilhantismo, à Fisiologia, Óptica, Eletrodinâmica, Matemática e Meteorologia. Sua preocupação com a percepção sensorial está manifesta em seus dois trabalhos maiores: On the Sensations of Tone as a Physiological Basis for the Theory of Music (traduzido ao inglês em 1875); e, Handbook of Physiological Optics (1867). No Sensations, há uma curiosa nota de rodapé onde Helmholtz associa cores a cada uma das notas musicais. Faleceu em Berlim, em 8 de setembro de 1894.

Desta edição para o Almanaque