Valdir Aguilera
 Físico e pesquisador

 

 

Almanaque - Edição 147 - março de 2020

Para pensar e praticar

Nesta seção do Almanaque, apresentamos textos retirados de obras do Racionalismo Cristão e outras de pesquisadores atuais e do passado.

A prática da espiritualidade mostra o valor de cada um

Humberto Rodrigues

Todas as pessoas são capazes de ter bom êxito em seus empreendimentos. Ao usarem com lisura a força de vontade inata, chegam aonde querem chegar. Todavia, por desconhecerem o poder da vontade voltado para a prática do bem, muitas delas fracassam. Por faltar confiança em si mesmas, a autoestima fica debilitada ao não acreditarem na força espiritual que trazem no âmago, e que lhes daria grande satisfação pessoal se fosse colocada em ação. Por se julgarem incapazes, não cumprem o que prometeram a si próprias em seus mundos de estágio, pois são almas enfraquecidas.

Para ler o texto completo clique AQUI.

Para mais textos, clicar AQUI

Passatempo



Corrida de bicicleta

Quatro pessoas participaram de uma corrida de bicicleta. A figura mostra três deles em um dado momento. Determinar a ordem de chegada, o número e a cor da camisa que usavam.

• Alberto chegou primeiro.
• O competidor número 2 usava camisa vermelha e Dario não usava camisa amarela.
• O perdedor usava camisa azul e Sérgio usava a camisa 1.
• Geraldo chegou antes de Sérgio e a pessoa que chegou em segundo lugar usava a camisa 3.
• O camisa amarela ganhou do camisa verde.
• Somente um dos competidores tenha camisa com o número que coincidia com sua classificação na corrida.

Determinar a classificação dos competidores, a cor e o número de sua camisa. Solução na próxima edição.

Resposta da edição anterior:

Como cada suspeito disse a verdade uma vez e apenas uma vez, a declaração de Emerson mostra que foi Dorival ou Alexandre.
Se foi o Alexandre, então ambas as declarações de Benedito estariam corretas. O que está contra o enunciado do problema (da mesma forma, ambas as declarações de Dorival foram falsas.
Portanto, o culpado foi Dorival.

Humor

Amores

– Você quer ser o sol de minha vida?
– Sim, sim.
– Então fique um milhão de kilômetros longe de mim.



Eles e elas - 1



– Eu não falo com minha mulher há um ano.
– Por que?
– Para não interrompê-la.



Eles e elas - 2

– Coloquei no jornal um classificado procurando um marido.
– E conseguiu?
– Recebi mais de cem responstas dizendo "Pode ficar com o meu."



Nó na cuca

64 Se você encontrar um caminho sem obstáculo, ele provavelmente não leva a lugar nenhum.




Melhore seu vocabulário em inglês

O texto a seguir foi composto com base nas 500 palavras mais usadas em inglês. Aproveite para rever seu vocabulário. Coloque o mouse sobre as palavras em vermelho para ver a tradução.
Para ouvir o texto, clique aqui .



Jerry Decided To Buy a Gun

Jerry Baldwin was 30 years old. He was the manager of a pizza restaurant. He lived in an apartment about one mile north of the restaurant. He walked to and from work. When it was raining, he took the bus.

Jerry loved gangster movies. When a new one came out, he would go to the theater and watch the new movie three or four times. Then, when it went to video, Jerry would buy the video at Barney’s Video Store. Jerry had a home collection of over 1,000 gangster videos. Old ones, new ones, color, black and white, English, Spanish, Japanese--he loved them all. He could tell you the name of the movie, the director, the stars, and the plot. Did you say you liked “Pulp Fiction”? Well, Jerry would rattle off all the details of that movie. And then he would invite you to his place to watch it some time. He was a nice guy.

Jerry finally decided that he would like to own a gun, just like the gangsters. So he saved his money for a couple of years. Then he went to a gun store and bought a used .38 caliber revolver for $300. While there, he also bought a couple of boxes of ammunition. The following Saturday morning, he went to the gun club to practice with his new revolver. He was in the club for only 10 minutes when he accidentally dropped his pistol. The gun went off, and the bullet went into Jerry’s right knee.

Jerry now walks with a limp and a cane , just like some gangsters.

Para mais histórias, procure na Biblioteca clicando AQUI.

Para edições anteriores do Almanaque, clique AQUI.

Avaliação e sugestões

Agradecemos sua avaliação e sugestões enviando um email para

Efemérides

03 mar 1910: Aroldo de Azevedo
Nascido em Lorena-SP, político, foi também o primeiro grande autor de livros didáticos de geografia do Brasil, com mais de trinta títulos publicados, e marcou o ensino desta disciplina para várias gerações de estudantes. Faleceu em São Paulo-SP em 4 de outubro de 1974.

03 mar 1845: Georg Ferdinand Ludwig Philipp Cantor
Matemático russo, nascido em São Petersburg. Fundador da Teoria dos Conjuntos. Introduziu o conceito de números transfinitos. Faleceu em Halle, Alemanha, em 6 de janeiro de 1918.

05 mar 1887: Heitor Villa-Lobos
Maestro e compositor brasileiro nascido no Rio de Janeiro. Destaca-se por ter sido o principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em música, sendo considerado o maior expoente da música do modernismo no Brasil, compondo obras que contêm nuances das culturas regionais brasileiras, com os elementos das canções populares e indígenas. Talvez sua obra mais conhecida seja Bachianas brasileiras pode ser ouvida em um vídeo disponível na Biblioteca deste site. Executada pela Filarmônica de Berlim, dirigida por Gustavo Dudamel, em 15 de junho de 2008, para uma plateia de 20 mil pessoas. Atuação espetacular da soprano porto-riquenha Ana Maria Martínez. No Brasil, sua data de nascimento é celebrada como Dia Nacional da Música Clássica. Faleceu no Rio de Janeiro em 17 de novembro de 1959.

14 mar 1847: Castro Alves
Poeta brasileiro nascido em Curralinho-BA (hoje Castro Alves). Considerado um dos mais expressivos representantes do Romantismo brasileiro, ao lado de Gonçalves Dias. Seu livro Espumas flutuantes (disponível na Biblioteca deste site) consagrou-o para sempre. Seus poemas são lidos e admirados ainda hoje, especialmente aqueles em que denuncia a iniquidade da escravidão. Faleceu em Salvador-BA, em 6 de julho de 1871.

14 mar 1879: Albert Einstein
Físico alemão, nascido em Ulm. Considerado um dos gênios do século e mais conhecido pela sua Teoria da Relatividade Restrita. Criou também a Teoria da Relatividade Geral, ou mais apropriadamente, Teoria da Gravitação. Entretanto, o prêmio Nobel de Física que ganhou foi em razão da explicação que deu do efeito fotoelétrico e, genericamente, por seus trabalhos em Física Teórica. A partir de 1933, passou a residir em Princeton, Nova Jersey, onde trabalhou pelo resto de sua vida dedicando-se, principalmente, a encontrar uma teoria de unificação das leis físicas. Nunca aceitou a interpretação estatística da Mecânica Quântica. Neste sentido, é sua a famosa frase: "Por acaso Deus joga dados?" Um áudio, com sua voz inconfundível, explicando a famosa fórmula E = mc2 está disponível na na Biblioteca deste site. Quando visitou o Brasil, teria dito que é impossível citar os maiores físicos teóricos do mundo sem incluir o brasileiro Mario Schenberg. Faleceu em Princeton, em 18 de abril de 1955.

16 mar 1825: Camilo Castelo Branco
Escritor português, nascido em Lisboa. Foi uma das maiores figuras literárias de Portugal do século 19. Suas numerosas obras literárias incluem desde melodramas românticos até trabalhos que seguem a estética realista. Um dos maiores conhecedores do idioma português. Seu romance Amor de perdição está disponível na Biblioteca deste site. Faleceu em Seide, em 1 de junho de 1890.

21 mar 1768: Jean-Baptiste-Joseph Fourier
Matemático francês, nascido em Auxerre. Também egiptologista. Teve grande influência no desenvolvimento da física matemática em consequência do seu livro Théorie analytique de la chaleur, publicado em 1822. Contribuiu significativamente para o desenvolvimento da teoria das funções de uma variável real. Faleceu em Paris, em 16 de maio de 1830.

23 mar 1749: Pierre-Simon de Laplace
Matemático, astrônomo e físico francês, nascido em Beaumont-en-Auge. Seus trabalhos mais notáveis foram sobre Mecânica Celeste e Teoria Analítica das Probabilidades. Faleceu em Paris, em 5 de março de 1827.

23 mar 1882: (Amalie) Emmy Noether
Matemática alemã, nascida em Erlangen. Por suas importantes contribuições para o desenvolvimento da Álgebra Superior foi reconhecida como a algebrista mais criativa dos tempos modernos. Faleceu em Bryn Mawr, E.U.A., em 14 de abril de 1935.

27 mar 1845: Wilhelm Conrad Roentgen
Físico prussiano, nascido em Lennep. Por sua descoberta dos raios X, recebeu o primeiro prêmio Nobel de Física, em 1901. Faleceu em Munique, em 10 de fevereiro de 1923.

31 mar 1596: René Descartes
Matemático e filósofo francês, nascido em La Haye. Tem sido considerado o pai da filosofia moderna. Sua obra mais conhecida talvez seja o Discurso do método (disponível na Biblioteca deste site), onde aparece a famosa afirmação "Penso, logo existo". Faleceu em Estocolmo, em 1 de fevereiro de 1650.

31 mar 1906: Shin'ichiro Tomonaga
Físico japonês, nascido em Kyoto. Juntamente com Feynman e Schwinger, recebeu, em 1965, o prêmio Nobel de Física, pelos trabalhos que conduziram ao casamento (consistência) da Eletrodinâmica Quântica com a Teoria da Relatividade Restrita. Faleceu em Tokio, em 8 de julho de 1979.



Desta edição para o Almanaque