Valdir Aguilera
 Físico e pesquisador

 

 

Almanaque - Edição 15 - março de 2009

Físicos, matemáticos, engenheiros e quejandos

Perguntaram a um físico, um matemático e um místico qual era a maior invenção de todos os tempos. O físico mencionou o fogo, que deu à humanidade poder sobre a matéria. O matemático escolheu o alfabeto, que deu à humanidade poder sobre os símbolos. O místico escolheu a garrafa térmica.
— Por que a garrafa térmica? – perguntaram os outros.
— Porque ela mantém líquidos quentes no inverno e frios no verão.
— E daí?
— Pense um pouco, disse o místico reverentemente. Aquela garrafinha, como ela "sabe"?

Chegando da universidade, orgulhosamente um estudante mostrou aos pais um belo troféu, desses que são dados quando se ganha alguma coisa. Ele explicou:
— Ganhei no concurso de matemática superior. Perguntaram-me quanto era
7 + 7. Respondi 12 e fiquei em terceiro lugar.
         


Problemas de lógica

Dois grandes livros estavam lado a lado na prateleira. O primeiro, à esquerda, tinha duzentas folhas. O segundo, à direita, tinha cem páginas. Uma lagarta faminta se aproximou do primeiro livro. Ela comeu da primeira página do primeiro livro até a última página do segundo livro. Quantas páginas (sem contar as capas) ela comeu?     
(Colaboração de Ana Maria de Barros)

Resposta na próxima edição.

Resposta da edição anterior:

Problema dos gatinhos. Há 7 gatinhos: 4 pretos e 3 brancos.
Problema dos cachorrinhos. Primeiro da fila: Soneca; último: Peludo.

Melhore seu vocabulário em inglês

O texto a seguir foi composto com base nas 500 palavras mais usadas em inglês. Aproveite para rever seu vocabulário. Após o texto há uma pequena lista de palavras com sua tradução adequada ao texto.

Quick thinking

One night a hotel caught fire, and the people who were staying in it ran out in their night clothes.
Two men stood outside and looked at the fire.
"Before I came out," said one, "I ran into some of the rooms and found a lot of money. People don't think of money when they're afraid. When anyone leaves paper money in a fire, the fire burns it. So I took all the notes that I could find. No one will be poorer because I took them."
"You don't know me," said the other, "and you don't know my work."
"What is your work?"
"I am a policeman."
"Oh!" cried the first man. He thought quickly and said, "And do you know my work?"
"No," said the policeman.
"I am a writer. I am always telling stories about things that never happened."

Vocabulário:
burns: queima;
caught fire: pegou fogo;
clothes: roupas;
come out: sair;
happened: aconteceram;
       poorer: mais pobre;
quickly: rapidamente;
run into: entrei;
telling: contando;
thought: pensou.

Pérolas dos vestibulares

Coleção de respostas colhidas do Exame Nacional do Ensino Médio
(Os comentários jocosos, em itálico, são dos professores que corrigiram as provas.)

Esta seção, embora bem-humorada, serve, também, para denunciar a baixa qualidade de ensino em nosso país. Esses candidatos foram aprovados em todos os níveis pré-universitários em nossas escolas. Estariam, portanto, qualificados para inscrever-se em cursos superiores. Não são diretamente responsáveis pelas condições de instrução em que se encontram. Merecem, por isto, nosso respeito.

O tema deste ano foi "Aquecimento global".

1) O problema da amazônia tem uma percussão mundial. Várias Ongs já se estalaram na floresta. (Percussão e estalos. Vai ficar animado o negócio.)

2) Precisamos de oxigênio para nossa vida eterna. (Amém.)

3) Explorar sem atingir árvores sedentárias. (Peguem só as que estiverem fazendo caminhadas e flexões.)

4) A floresta tá ali paradinha no lugar dela e vem o homem e créu. (E na velocidade 5!)

5) Tem que destruir os destruidores por que o destruimento salva a floresta. (Pra deixar bem claro o tamanho da destruição.)

6) Na floresta amazônica tem muitos animais: passarinhos, leões, ursos, etc. (Deve ser a globalização.)

7) Espero que o desmatamento seja instinto. (Selvagem.)

8) A floresta está cheia de animais já extintos. Tem que parar de desmatar para que os animais que estão extintos possam se reproduzirem e aumentarem seu número respirando um ar mais limpo. (O verdadeiro milagre da vida.)

9) A emoção de poluentes atmosféricos aquece a floresta. (Também fiquei emocionado com essa.)

10) Tem empresas que contribui para a realização de árvores renováveis. (Todo mundo na vida tem que ter um filho, escrever um livro, e realizar uma árvore renovável.)

(Contribuição de Ana Maria de Barros)

Efemérides

03 mar 1845: Georg Ferdinand Ludwig Philipp Cantor
Matemático russo, nascido em São Petersburg. Fundador da Teoria dos Conjuntos. Introduziu o conceito de números transfinitos. Faleceu em Halle, Alemanha, em 6 de janeiro de 1918.

14 mar 1847: Castro Alves
Poeta brasileiro nascido em Curralinho-BA (hoje Castro Alves). Considerado um dos mais expressivos representantes do Romantismo brasileiro, ao lado de Gonçalves Dias. Seu livro Espumas flutuantes (disponível na Biblioteca deste site) consagrou-o para sempre. Seus poemas são lidos e admirados ainda hoje, especialmente aqueles em que denuncia a iniquidade da escravidão. Faleceu em Salvador-BA, em 6 de julho de 1871.

14 mar 1879: Albert Einstein
Físico alemão, nascido em Ulm. Considerado um dos gênios do século e mais conhecido pela sua Teoria da Relatividade Restrita. Criou também a Teoria da Relatividade Geral, ou mais apropriadamente, Teoria da Gravitação. Entretanto, o prêmio Nobel de Física que ganhou foi em razão da explicação que deu do efeito fotoelétrico e, genericamente, por seus trabalhos em Física Teórica. A partir de 1933, passou a residir em Princeton, Nova Jersey, onde trabalhou pelo resto de sua vida dedicando-se, principalmente, a encontrar uma teoria de unificação das leis físicas. Nunca aceitou a interpretação estatística da Mecânica Quântica. Neste sentido, é sua a famosa frase: "Por acaso Deus joga dados?" Quando visitou o Brasil, teria dito que é impossível citar os maiores físicos teóricos do mundo sem incluir Mario Schenberg. Faleceu em Princeton, em 18 de abril de 1955.

16 mar 1825: Camilo Castelo Branco
Escritor português, nascido em Lisboa. Foi uma das maiores figuras literárias de Portugal do século 19. Suas numerosas obras literárias incluem desde melodramas românticos até trabalhos que seguem a estética realista. Um dos maiores conhecedores do idioma português. Faleceu em Seide, em 1 de junho de 1890.

21 mar 1768: Jean-Baptiste-Joseph Fourier
Matemático francês, nascido em Auxerre. Também egiptologista. Teve grande influência no desenvolvimento da física matemática em consequência do seu livro Théorie analytique de la chaleur, publicado em 1822. Contribuiu significativamente para o desenvolvimento da teoria das funções de uma variável real. Faleceu em Paris, em 16 de maio de 1830.

23 mar 1749: Pierre-Simon de Laplace
Matemático, astrônomo e físico francês, nascido em Beaumont-en-Auge. Seus trabalhos mais notáveis foram sobre Mecânica Celeste e Teoria Analítica das Probabilidades. Faleceu em Paris, em 5 de março de 1827.

23 mar 1882: (Amalie) Emmy Noether
Matemática alemã, nascida em Erlangen. Por suas importantes contribuições para o desenvolvimento da Álgebra Superior foi reconhecida como a algebrista mais criativa dos tempos modernos. Faleceu em Bryn Mawr, E.U.A., em 14 de abril de 1935.

27 mar 1845: Wilhelm Conrad Roentgen
Físico prussiano, nascido em Lennep. Por sua descoberta dos raios X, recebeu o primeiro prêmio Nobel de Física, em 1901. Faleceu em Munique, em 10 de fevereiro de 1923.

31 mar 1596: René Descartes
Matemático e filósofo francês, nascido em La Haye. Tem sido considerado o pai da filosofia moderna. Sua obra mais conhecida talvez seja o Discurso do método, onde aparece a famosa afirmação "Penso, logo existo". Faleceu em Estocolmo, em 1 de fevereiro de 1650.

31 mar 1906: Shin'ichiro Tomonaga
Físico japonês, nascido em Kyoto. Juntamente com Feynman e Schwinger, recebeu, em 1965, o prêmio Nobel de Física, pelos trabalhos que conduziram ao casamento (consistência) da Eletrodinâmica Quântica com a Teoria da Relatividade Restrita. Faleceu em Tokio, em 8 de julho de 1979.


 

Desta edição para o Almanaque

Copyright©2008 valdiraguilera.net. All Rights Reserved