Valdir Aguilera
 Físico e pesquisador

 

 

Almanaque - Edição 155 - novembro de 2020

Para pensar e praticar

Nesta seção do Almanaque, apresentamos textos retirados de obras do Racionalismo Cristão e outras de pesquisadores atuais e do passado.

Espiritualidade na juventude

Rogélio Railbolt da Silva

O Racionalismo Cristão busca incessantemente a espiritualização da humanidade, porém a verdade, neste mundo materialista, é que os próprios pais vêm educando seus filhos de uma maneira brutal, pois visam somente ao preparo deles, crianças ou jovens, a uma batalha campal no terreno materialista.

Nos tempos atuais esse preparo exige muita dedicação, pois a concorrência na vida é um fato e progride geometricamente com o passar do tempo. Tal processo de competição se compara até mesmo à seleção natural da vida, em que os mais fortes e inteligentes perpetuam sua espécie cada qual no seu nível de ação. Essa competição já se verifica desde o início da vida, na fecundação, e se estende nas várias fases que o ser humano passa no planeta Terra, sendo todas produtoras de lutas que se travam no decorrer de toda a existência, que denominamos Lutas Imprescindíveis de uma Existência, já que nos mostram bem claramente o quadro simbólico na educação da nossa prole, no sentido amplo do que sejam as dificuldades, as lutas e as intempéries próprias deste mundo.

Para ler o texto completo clique AQUI.

Para mais textos, clicar AQUI

Passatempo

Qual a cor do chapéu?



Samanta tem 6 belos chapéus. três são verdes, dois azuis e um amarelo.

Quatro de suas amigas, Antonia, Cecília, Joana e Maria se reuniram na casa de Samanta para ver os chapéus. Samanta coloca as amigas em uma fila nesta ordem:

Joana > Cecília > Maria > Antonia

e coloca um chapéu em cada uma delas. Nenhuma pode ver a cor do chapéu que usa.

Joana pode ver as cores dos chapéus que Cecília, Maria e Antonia estão usando.

Cecília pode ver as cores dos chapéus que Maria e Antonia estão usando.

Maria pode ver a cor do chapéu que Antonia está usando.

Antonia não pode ver nenhum chapéu.

Samanta pergunta a suas amigas se podem dizer a cor do chapéu que está usando. Joana diz que não sabe. Cecília diz que também não sabe e Maria também diz que não sabe.

Antonia, contudo, diz acertadamente qual a cor do seu chapéu. Como ela foi capaz de descobrir a cor do chapéu e qual é a cor?

Resposta na próxima edição.

Problema da edição anterior e resposta

Festa com palhaços



Baba, Bebe, Bibi e Bobo são quatro palhaços que se preparam para animar uma festa. Eles têm de escolher seus sapatos e meias de um baú de roupas.
Há sapatos e meias de quatro cores.
• A meia vernelha ficou com os sapatos azuis;
• Baba ficou com sapatos amarelos mas meias não amarelas;
• O palhaço com sapatos verdes não tinha meias azuis;
• Bebe não tinha nem sapatos nem meias vermelhas;
• Oa sapatos de Bibi eram da mesma cor que as meias de Bobo;
• O palhaço com sapatos vermelhos tinha meias verdes.
Qual a cor dos sapatos e das meias de cada palhaço?

Resposta:

Baba tinha sapatos amarelos e meias azuis;
Bebe tinha sapatos verdes e meias amarelas;
Bibi tinha sapatos vermelhos e meias verdes;
Bobo tinha sapatos azuis e meias vermelhas.

Humor

Canibais



Capturado por canibais, aquele explorador já estava conformado com o seu destino quando se aproximou uma jovem perguntando:
– Qual é o seu nome?
– Por que quer saber? Vai avisar a minha família?
– Não, é para colocar no cardápio de hoje.



Consulta médica



– Doutor, sinto uma dor intensa na minha perna direita.
O médico examina a perna e diz:
– Infelizmente, nada pode ser feito, é a idade.
O paciente fica irritado:
– O doutor não sabe nada. A perna esquerda tem a mesma idade e não dói nada.



Nó na cuca

72. Eu jamais vou frequentar um clube que me aceite como sócio.




Melhore seu vocabulário em inglês

O texto a seguir foi composto com base nas 500 palavras mais usadas em inglês. Aproveite para rever seu vocabulário. Coloque o mouse sobre as palavras em vermelho para ver a tradução.
Para ouvir o texto, clique aqui .

Losing a Loved One



Abby lost her mom yesterday. Her mom got into a car accident. A drunk driver hit her mom's car. The drunk driver is now in jail. Abby visited the jail to make him feel bad. "You know what you did, right?" Abby asked. The drunk driver nodded and said, "I'm sorry." He started crying. "'Sorry' is not going to bring my mom back. Your carelessness took away my mom."

The drunk driver continued to cry. "I drank, because I was feeling lonely." Abby was mad and left the jail. She didn't want to see his face ever again. She wanted him to go to jail for life. Abby could barely wake up. She requested to take week off her work. She loved her job, but she could not stop thinking about her mom.

Abby's husband told her to do something instead of watching TV all day. Abby agreed with him. It was time for her to start doing something productive. She wanted to do something that would make her mom proud. Abby created a program to prevent drunk driving. She wanted to give drunk people free rides. Abby visited colleges, clubs, and bars all across the country to encourage    people not to drive when drinking.

Para mais histórias, procure na Biblioteca clicando AQUI.

Para edições anteriores do Almanaque, clique AQUI.

Avaliação e sugestões

Agradecemos sua avaliação e sugestões enviando um email para

Efemérides

05 nov 1849: Rui Barbosa
Jurista brasileiro, também conhecido como a "Águia de Haia", nascido em Salvador. Foi, também, diplomata, filólogo, escritor, político e orador. Membro fundador da Academia Brasileira de Letras, da qual foi presidente de 1908 a 1919. Talvez sua obra mais conhecida seja o discurso Oração aos moços, preparado para a turma de 1920 na Faculdade de Direito de São Paulo. Não pôde proferi-lo pessoalmente por razões de saúde. Faleceu em Petrópolis, em 01 de março de 1923.

07 nov 1867: Marie Curie (Marja Sklodowska)
Física francesa, nascida em Varsóvia (Polônia). Seu nome de solteira era Marja Sklodowska. Juntamente com seu marido, Pierre Curie, foi uma das pioneiras na pesquisa da radioatividade. Descobriu os elementos radiativos polônio e rádio. Por isso, os Curie compartilharam o prêmio Nobel de Física com A. H. Becquerel. Após a morte de seu marido, Marie Curie continuou a pesquisar as propriedades químicas e aplicações médicas do rádio. Foi agraciada com o prêmio Nobel de Química em 1911. Faleceu em Sallanches, em 4 de julho de 1934, vítima de leucemia, indubitavelmente causada pela radioatividade dos materiais com que trabalhou intensamente. Seu marido Pierre e cunhado Jacques descobriram o efeito piezoelétrico. Sua filha mais velha, Irène Joliot-Curie também foi uma física notável.

07 nov 1878: Lise Meitner
Física austríaca, nascida em Viena. Bombardeando urânio com nêutrons, ela e seu sobrinho Otto Robert Frisch interpretaram corretamente os resultados obtidos como evidências de fissão nuclear e previram as reações nucleares em cadeia. Ela faleceu em Cambridge, em 27 de outubro de 1968.

19 nov 1892: Antonio Cottas
Português nascido em Sirvuzelo – Monte Alegre. Imigrou para o Brasil em 1905 e logo se revelou homem de grande visão para negócios. Tornou-se cidadão brasileiro em 8 de agosto de 1939. Sua obra mais importante foi consolidar o Racionalismo Cristão, do qual foi presidente por quase 60 anos, sucedendo a Luiz de Mattos, o fundador dessa Doutrina. Faleceu no Rio de Janeiro, em 12 de junho de 1983.

Desta edição para o Almanaque