Valdir Aguilera
 Físico e pesquisador

 

 

Almanaque - Edição 20 - agosto de 2009

Físicos, matemáticos, engenheiros e quejandos

Um grupo de escoteiros se perde numa floresta. Diante da ansiedade dos garotos, o escoteiro-mor apanha um mapa e diz calmamente:
—  Eis uma boa oportunidade para aprendermos a ler mapas. E estende o mapa no chão.
Logo é rodeado pelos escoteiros-mirins. Com um binóculos examina a região. Após alguns minutos de observação, ele diz apontando para uma direção:
—  Estão vendo aquele monte com uma palmeira no topo?
—  Sim, responderam todos.
—  Pois bem, de acordo com o nosso mapa, é lá que estamos.



    Dois amigos conversam.
—  Estou um trapo. Não consigo dormir.
—  Por quê? O que você sente?
—  Quando me deito, fico com uma forte impressão de que tem alguma coisa embaixo da cama. Assustado, dou uma olhada, vejo que não há nada e decido dormir lá mesmo. Aí, me vem a impressão de que tem alguma coisa em cima da cama. Assim, não consigo dormir.
—  Já consultou um analista?
—  Sim, já gastei uma pequena fortuna e meu problema não foi resolvido.
—  Já sei, vou resolver seu problema, sem que você gaste um só centavo. Vamos à sua casa.
Lá chegando, o amigo simplesmente serrou as pernas da cama.

Passatempo


Como os três meninos devem se arranjar de forma que o número de três algarismos resultante seja divisível por 7? O que você está vendo é o número 316.

Resposta na próxima edição.

Resposta da edição anterior:

Chang deve unir 'G' a 'H'.

Para pensar: a ciência

Os textos apresentados nesta seção foram retirados da obra Racionalismo Cristão disponível gratuitamente na seção "Biblioteca" do site www.racionalismocristao.org

"A ciência é o conhecimento das coisas, dos fatos e dos fenômenos em si mesmos, em sua natureza e nas suas relações entre si e com tudo o que os cerca: o meio, o ambiente.

Esse conhecimento só se obtém pelo estudo metódico, observação atenta e análise minuciosa.

É, portanto, a ciência fruto da nossa inteligência, resultado do nosso trabalho; ela visa a um fim, satisfaz uma necessidade do nosso espírito."

Melhore seu vocabulário em inglês

O texto a seguir foi composto com base nas 500 palavras mais usadas em inglês. Aproveite para rever seu vocabulário. Algumas palavras e expressões têm sua tradução ao longo do texto. No corpo do texto, coloque o mouse sobre a palavra ou expressão em vermelho para ver a tradução.

MONEY!

SCENE 1

A room in the Langleys' house. Dick is opening one letter after another and reading them quickly. Polly is sitting near him. Dick puts down the letters angrily.

DICK: Money, money, money! They all want money !
POLLY: Who wants money now, my dear?
DICK: Everyone ! Look at this letter. It's from Bloggs, the builder. He wants money for the new wall that he built. Here's another letter, from Meaker. He wants money for the table that he made for us last month. I haven't paid for a hundred plants and you haven't paid for three dresses. There's a letter from the doctor, too. We have to pay him at once – or look for another doctor. They all want money.
POLLY: But we have money in the bank, dear.
DICK: Oh, have we? There's a letter from the bank too. We have ten pounds ! Ten pounds until the end of the month. I can't pay all these people. What shall I do ? You tell me.
POLLY: Shall we sell the car ? We don't go out in it.
DICK: Yes, that's true. We don't go out in it. And why not? Because it doesn't go ! Who wants to buy a car that
  
doesn't go? It doesn't even look nice. No one wants an old car like that.

Dick puts his head in his hands.

POLLY: Look, dear, there's another letter on the floor.
DICK: I don't want to see it. I don't want to read another letter today.
POLLY: I'll open it if you don't want to. (She takes the letter and opens it.) Oh, it's from your sister Ada.
DICK: More trouble. Put it in the fire ! What does she want? Money?
POLLY: The letter is about money.
DICK: I told you that !
POLLY: No, wait. It's good news, Dick. What's this? Who is Sarah?
DICK: Sarah? She's my father's sister. She went to America when she was a young girl. She married a rich man. What about her? What has she done?
POLLY: She's dead. And she has left you a lot of money.
DICK: I don't believe it. Let me see the letter. (He takes the letter and reads it.) It's true ! She's left all her money to Ada and me.
POLLY: How much? Does it say in the letter?
DICK: No, Ada still doesn't know. But it's a lot of money. They are going to put five hundred pounds into my bank at once and there will be more money later.
POLLY: Five hundred pounds ! We're rich.
DICK: Yes, and more money to come. We're saved. I can pay the builder and the doctor. I can pay for the table.
POLLY: And for my dresses. I can have lots of dresses now.
DICK: I can pay all of them !
POLLY: Let us go out and have a good dinner.
DICK: Yes, let us go to the best hotel in town. No, we can't do that. We haven't got the money.
POLLY: That doesn't matter. We can show them the letter and pay later.
DICK: Go and get ready. Let us put on our best clothes. I'll telephone for a taxi and we'll ride into town like rich people.
POLLY: I must go and tell Mrs. Roberts first. I'll come back at once.

Dick and Polly go out, looking very happy.

Conclusão na próxima edição.

Frases engraçadas

As frases seguintes foram ditas por pessoas de certa notoriedade, ou publicadas em respeitáveis jornais.

Estar vivo é o contrário de estar morto.

Nós somos humanos como as pessoas.

Quem corre agora é o Fonseca, mas está parado.

Inácio fechou os olhos e olhou para o céu!

O meu coração só tem uma cor: azul e branco.

A China é um país muito grande, habitado por muitos chineses...

Lá vai Paneira no seu estilo inconfundível... (pausa) ...mas não, é Veloso.

Juskowiak tem a vantagem de ter duas pernas !

É trágico! Está a arder uma vasta área de pinhal de eucaliptos.

Um morreu e o outro está morto.

(Contribuição de Fernando Fidalgo)

Regrinhas simples para bem escrever

Clique AQUI para baixar um arquivo DOC com regrinhas simples para evitar cometer erros comuns.

Efemérides

03/04 ago 1805: William Rowan Hamilton
Físico e matemático irlandês, nascido à meia-noite em Dublin. No final de sua vida adotou a data de 4 de agosto para seu aniversário. Recebeu o título de Sir em 1835, ano em que foi publicado seu trabalho On a General Method in Dynamics. Nesse mesmo ano, descobriu os quaternions, um marco no desenvolvimento da Álgebra. Sua obra The Elements of Quaternions foi publicada um ano após seu falecimento. Faleceu em Dublin, em 2 de setembro de 1865.

05 ago 1802: Niels Henrik Abel
Matemático norueguês, nascido em Nedstrand. Contribuiu para o desenvolvimento de vários ramos da matemática moderna. Foi ele quem provou ser impossível resolver algebricamente a equação geral de quinto grau. Os grupos comutativos também são chamados abelianos em sua homenagem. Faleceu em Froland, em 6 de abril de 1829.

05 ago 1827: Manuel Deodoro da Fonseca
Alagoano, liderou o golpe de estado que derrubou o imperador D. Pedro II. Foi o primeiro presidente do Brasil. Faleceu no Rio de Janeiro, em 23 de agosto de 1892.

08 ago 1901: Ernest Orlando Lawrence
Físico norte-americano nascido em Canton, South Dakota, EUA. Abiscoitou o prêmio Nobel de Física de 1939 pela sua invenção do ciclotron, o primeiro acelerador de partículas a atingir altas energias. Faleceu em Palo Alto, EUA, em 27 de agosto de 1958.

08 ago 1902: Paul Adrien Maurice Dirac
Físico inglês nascido em Bristol. Desenvolveu uma teoria que prediz o spin do elétron e a existência do pósitron. Foi co-inventor da estatística de Fermi-Dirac. Juntamente com Erwin Schroedinger, ganhou o prêmio Nobel de Física em 1933. Faleceu em Tallahassee, EUA, em 20 de outubro de 1984.

10 ago 1823: Antonio Gonçalves Dias
Poeta brasileiro nascido em Barra Mansa, RJ. Entre suas obras destacam-se I-Juca-Pirama e Canção do exílio. Ambas estão disponíveis na Biblioteca deste site. Faleceu a bordo de um navio, que naufragou nas costas do Maranhão, em 10 de setembro de 1864. O poeta foi a única vítima, aos 41 anos de idade, porque não teve forças para sair do camarote.

10 ago 1912: Jorge Amado
Escritor brasileiro nascido em Itabuna, BA. Entre suas obras, destacam-se Terras do sem fim e Gabriela, cravo e canela. É o escritor brasileiro mais popular do século passado e sua obra tem alcance internacional, estando traduzida para quase todos os idiomas. Faleceu em Salvador, BA, em 21 de junho de 2001.

12 ago 1887: Erwin Schroedinger
Físico austríaco nascido em Viena. Contribuiu para o desenvolvimento da Mecânica Quântica descobrindo sua equação básica. Repartiu com Dirac o prêmio Nobel de Física de 1933. Faleceu em Viena, em 4 de janeiro de 1961.

20 ago 1601 (dia do batismo): Pierre de Fermat
Matemático francês nascido em Beaumont-de-Lomagne. Não se conhece o dia exato do seu nascimento. Jurista e dedicou-se muito à Matemática. Durante um século não teve quem sequer o igualasse na teoria moderna dos números. Descobriu a Geometria Analítica independentemente de Descartes. Descobriu, também, o "Princípio de Fermat de tempo mínimo", os "Números de Fermat" e vários teoremas. Faleceu em Castres, em 12 de janeiro de 1665.

21 ago 1789: Augustin-Louis Cauchy
Matemático francês nascido em Paris. Foi um dos matemáticos modernos mais brilhantes. Suas maiores contribuições encontram-se incorporadas principalmente em três trabalhos: Cours d'analyse de l'École Royale Polytechnique (1821); Résumé des leçons sur le calcul infinitésimal (1823); Leçons sur les applications du calcul infinitésimal à la géométrie (1826-28). Faleceu em Sceaux, em 23 de maio de 1857.

26 ago 1743: Antoine-Laurent de Lavoisier
Químico francês nascido em Paris. É sua a famosa frase: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Formou-se em Direito, mas sua vocação sempre foi voltada às ciências. Criador da Química Moderna. Identificou o oxigênio e mostrou que a água é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio: H2O. Faleceu em Paris, em 8 de maio de 1794.

30 ago 1871: Ernest Rutherford
Físico da Nova Zelândia nascido em Spring Grove. Sua liderança inspirou duas gerações de físicos. Sua influência sobre o pensamento científico pode ser comparada às de Faraday e Newton. Recebeu o prêmio Nobel de Química em 1908. Faleceu em Cambridge, em 19 de outubro de 1937.

31 ago 1821: Herman L. F. von Helmholtz
Cientista alemão nascido em Potsdam. Dedicou-se, com brilhantismo, à Fisiologia, Óptica, Eletrodinâmica, Matemática e Meteorologia. Sua preocupação com a percepção sensorial está manifesta em seus dois trabalhos maiores: On the Sensations of Tone as a Physiological Basis for the Theory of Music (traduzido ao inglês em 1875); e, Handbook of Physiological Optics (1867). No Sensations, há uma curiosa nota de rodapé onde Helmholtz associa cores a cada uma das notas musicais. Faleceu em Berlim, em 8 de setembro de 1894.


 

Desta edição para o Almanaque

Copyright©2008 valdiraguilera.net. All Rights Reserved