Valdir Aguilera
 Físico e pesquisador

 

 

Almanaque - Edição 35 - novembro de 2010

Humor

Um casal de velhinhos foi visitar outro casal. Enquanto na cozinha as mulheres preparavam alguma coisa para comer, os homens conversavam na sala.
— Ontem fomos jantar num restaurante da cidade. Ficamos impressionados com a qualidade da comida, com o atendimento e com o ambiente. Uma maravilha!
— É mesmo? Como se chama o restaurante?
— Como se chama? Como se chama? Qual é mesmo nome de uma flor muito comum?
— Margarida?
— Não, não. Ela é cantada em algumas canções infantis.
— Cravo?
— Também não. Tem um perfume muito suave e embeleza buquês de flores.
— Rosa?
— É isso mesmo! E olhando para a cozinha, perguntou: Rosa, como é mesmo o nome daquele restaurante em que estivemos ontem?

Passatempo

Nas eleições em uma pequena cidade, onde 5.219 eleitores votaram para escolher o prefeito, verificou-se que o vitoriosos venceu seus concorrentes por 22, 30 e 73 votos. Descobrir quantos votos cada um deles recebeu.

Resposta na próxima edição.

Resposta da edição anterior:



Este quadrado mágico é chamado de diabólico. Note que além de as linhas e colunas somarem 34, também as diagonais somam o mesmo valor. Ainda mais: os números das extremidades também somam 34. Mais ainda: os números da quatro casas centrais também somam 34!

Na gravura "Melancolia" do pintor alemão Albrecht Durer, pode-se ver no canto superior direito esse quadrado mágico. Note que na linha inferior do quadrado há duas casas contíguas com os números 15 e 14, formando 1514, ano em que a gravura foi concluída!
 

Para pensar
Fragmentos de obras editadas pelo Racionalismo Cristão e disponíveis na seção "Biblioteca".


Na sequência da evolução espiritual, cada indivíduo bem-intencionado procura despojar-se dos defeitos que vai notando em sua própria personalidade, mas conserva os que lhe escapam. Esse procedimento, assim mesmo, varia de pessoa para pessoa. Umas, enquanto procuram dar combate à vaidade, esquecem-se da avareza; outras, esforçando-se por dominar a inveja, deixamse levar pela luxúria, e assim por diante.

Melhore seu vocabulário em inglês

O texto a seguir foi composto com base apenas nas 500 palavras mais usadas em inglês. Aproveite para rever ou construir seu vocabulário. Algumas palavras e expressões têm sua tradução ao longo do texto. No corpo do texto, coloque o mouse sobre a palavra ou expressão em vermelho para ver a tradução.

In a hot country

Carver could not sleep very well on hot nights, and the nights were very hot just now.

He lived in a house near a big building. Men worked in the building all night. Carver never understood their work. They moved big boxes from one place to another. They left all the windows open because it was hot. They never spoke quietly. They always made a lot of noise.
Carver often went to the police to ask them to stop the noise in the building. The police did their best, but they could never find the owner of the place. He was never there when the police went in. So the noise never stopped, and no one near the building could sleep very well.

One night Carver was very tired. He was hot too. He turned over and over, but he could not sleep because of the noise. At last he got out of bed and dressed himself. He went out of the house and walked into the noisy building.

— Must you make all this noise? – he said to a man who was calling out.

The man did not hear Carver, but called again,

— Kelly! Kelly! Kelly! Where are you? Come here.

No answer.

— Kelly!
— Be quiet, – cried Carver angrily.

Near him a big box fell on a man's foot and a fight began. No one heard a word that Carver said.

— I can do nothing here, – he thought.

He left the building and walked to the police station. There he found his friend, Moon. Moon was sitting at a table and he was writing. Through an open door Carver could see three policemen. They were sitting on doing nothing.

Moon looked up.

— You again! – he said.
— Yes, said Carver. Here I am again. Those men in the building near my house are making a lot of noise. I can't sleep. Who's the owner of that place? Have you found him?

— No, said Moon. He's never in the building when we go there. But I'll go with you again. We'll try to do something.

He stood up and called through the door to the policemen.

— You three men, – he called –, come with me.

He turned to Carver.

— And you come too, – he said.

(continua na próxima edição)

As 1001 noites

O corcunda, o alfaiate, o corretor cristão, o intendente e o médico judeu

Conta-se, ó rei afortunado, que vivia na antiguidade, no fundo das idades e dos séculos, numa cidade da China, um alfaiate próspero e de gênio alegre que gostava de divertimentos e passeava de vez cm quando com a mulher nos jardins e nas ruas.

Certo dia, quando estavam voltando para casa após um desses passeios, cruzaram com um corcunda de aparência tão engraçada que nem a tristeza nem a melancolia podiam viver um instante na sua presença, e o homem sisudo ria gostosamente à sua vista.

Para distrair-se com sujeito tão jocoso, o alfaiate e sua mulher convidaram-no para sua casa. O corcunda aceitou. Enquanto estavam jantando, a mulher do alfaiate, querendo brincar, pegou uma posta de peixe inteira e enfiou-a na boca do corcunda; e, pondo a mão nos lábios do infeliz, obrigou-o a engoli-la. Por inclemência do destino, havia dentro da posta uma espinha enorme que atravessou a garganta do corcunda, e ele morreu na hora.

Quando o alfaiate viu o corcunda morto, exclamou:

— Não há poder e força senão em Alá! Que azar que este homem tenha morrido cm nossa casa!
— De que adianta lamentar-se! censurou a mulher. Levanta-te e ajuda-me a carregar o corpo para fora. Cubramo-lo com um pano de seda e levemo-lo agora mesmo na escuridão da noite. Andarei na frente. Tu, atrás, repetirás numa voz audível: "Este é meu filho. E esta é sua mãe. Estamos procurando um médico. Onde encontrar um médico de noite?"

Executaram imediatamente seu plano e repetiram tantas vezes: "Onde encontrar um médico? Queremos um médico" que os transeuntes indicaram-lhes a porta de um médico judeu. Chamaram de fora e foram atendidos por uma enfermeira negra. Perguntaram:

— Onde está o médico?
— Está no segundo andar preparando um relatório, respondeu a enfermeira.
— Queremos que ele examine logo nosso filho. Dá-lhe este dinar adiantado e pede-lhe que desça.

Assim que a enfermeira se afastou, deixando a porta aberta, o homem e a mulher entraram, largaram o corpo numa poltrona e fugiram. Ao ver o dinar, o médico judeu ficou tão satisfeito que esqueceu de apanhar uma lâmpada e desceu a escada precipitadamente no escuro. Seu pé tropeçou, e ele caiu sobre o corcunda. Examinou-o e, achando-o sem vida, pensou que ele próprio o tinha matado. Gritou:

— Jeová! Jeová! Pelas dez palavras sagradas, como poderei livrar-me deste corpo?

Para ler o texto completo, clique AQUI.

Efemérides

05 nov 1849: Rui Barbosa
Jurista brasileiro, também conhecido como a "Águia de Haia", nascido em Salvador. Foi, também, diplomata, filólogo, escritor, político e orador. Membro fundador da Academia Brasileira de Letras, da qual foi presidente de 1908 a 1919. Talvez sua obra mais conhecida seja o discurso Oração aos moços, preparado para a turma de 1920 na Faculdade de Direito de São Paulo. Não pôde proferi-lo pessoalmente por razões de saúde. Faleceu em Petrópolis, em 01 de março de 1923.

07 nov 1867: Marie Curie (Marja Sklodowska)
Física francesa, nascida em Varsóvia (Polônia). Seu nome de solteira era Marja Sklodowska. Juntamente com seu marido, Pierre Curie, foi uma das pioneiras na pesquisa da radioatividade. Descobriu os elementos radiativos polônio e rádio. Por isso, os Curie compartilharam o prêmio Nobel de Física com A. H. Becquerel. Após a morte de seu marido, Marie Curie continuou a pesquisar as propriedades químicas e aplicações médicas do rádio. Foi agraciada com o prêmio Nobel de Química em 1911. Faleceu em Sallanches, em 4 de julho de 1934, vítima de leucemia, indubitavelmente causada pela radioatividade dos materiais com que trabalhou intensamente. Seu marido Pierre e cunhado Jacques descobriram o efeito piezoelétrico. Sua filha mais velha, Irène Joliot-Curie também foi uma física notável.

07 nov 1878: Lise Meitner
Física austríaca, nascida em Viena. Bombardeando urânio com nêutrons, ela e seu sobrinho Otto Robert Frisch interpretaram corretamente os resultados obtidos como evidências de fissão nuclear e previram as reações nucleares em cadeia. Ela faleceu em Cambridge, em 27 de outubro de 1968.

19 nov 1892: Antonio Cottas
Português nascido em Sirvuzelo – Monte Alegre. Imigrou para o Brasil em 1905 e logo se revelou homem de grande visão para negócios. Tornou-se cidadão brasileiro em 8 de agosto de 1939. Sua obra mais importante foi consolidar o Racionalismo Cristão, do qual foi presidente por quase 60 anos, sucedendo a Luiz de Mattos, o fundador dessa Doutrina. Faleceu no Rio de Janeiro, em 12 de junho de 1983.


 

Desta edição para o Almanaque

Copyright©2008 valdiraguilera.net. All Rights Reserved