Valdir Aguilera
 Físico e pesquisador

 

 

Almanaque - Edição 43 - julho de 2011

Para pensar: inteligência e raciocínio

Os textos apresentados nesta seção foram retirados de obras do Racionalismo Cristão disponíveis gratuitamente na seção "Biblioteca" do site www.racionalismocristao.org

A inteligência, como atributo mestre do espírito, orienta os demais, apurando-os e contribuindo para torná-los melhores e mais eficientes. Da inteligência dependem, pois, os outros atributos espirituais que se criam, expandem, crescem, ampliam e aprimoram, de acordo com a evolução do espírito.

A inteligência está na retaguarda do raciocínio, provendo-o dos meios necessários ao seu desdobramento. Ela dá alcance ao horizonte do espírito, é o instrumento capaz de clarear a mente do ser humano, proporcionando-lhe maior discernimento sobre a vida espiritual. Grande aliada da perfeição, a inteligência faz com que a pessoa reconheça as suas falhas e procure evitá-las.

O raciocínio constitui valioso atributo espiritual de que dispõe o ser humano para analisar os fatos da vida e tirar dos acontecimentos as lições que lhe puderem ser úteis.

O raciocínio é como que uma luz projetada sobre os problemas difíceis da existência, para torná-los claros e compreensíveis.

Além de nortear o espírito no curso da sua evolução, ele representa, ainda, um poderoso instrumento de defesa contra o convencionalismo mundano, contra o fanatismo, contra as mistificações de qualquer natureza, que produzem subordinações indicativas de formas agudas ou amenas de avassalamento.

Humor

Notícias boas, ruins e péssimas

Dois amigos apaixonados por futebol combinaram que quando um deles morresse voltaria à Terra para falar se tinha futebol lá no outro lado.
Uma semana depois um deles morreu. Cumprindo o combinado ele voltou e disse:
– Eu tenho uma notícia boa e uma má notícia. Qual quer primeiro?
– A boa, disse o outro animado
– Lá no outro lado tem futebol sim.
– E qual é a notícia ruim?
– Você foi convocado para jogar nesse domingo.



O médico liga para casa de Pedro, seu melhor paciente, e vai logo dizendo:
– Pedro, eu tenho uma notícia ruim e outra péssima!
O homem aflito responde:
– Bem, então diga a ruim e depois a péssima!
– Está bem. A ruim é que você só tem mais 24 horas de vida!
– E qual a notícia péssima?
– O exame saiu ontem e eu não conseguia falar com você!

Passatempo

O galo e a galinha estão tentando descobrir quantos ovos podem colocar na grade de tal maneira que não haja mais do que dois ovos em cada fileira horizontal, vertical e nas diagonais. Dois ovos já foram colocados, de modo que naquela diagonal não está permitido colocar mais nenhum.
Resposta na próxima edição.

Resposta da edição anterior:
A camisa foi comprada por R$ 12,50 e vendida por R$ 13,75.

Melhore seu vocabulário em inglês

O texto a seguir foi composto com base nas 500 palavras mais usadas em inglês. Aproveite para rever seu vocabulário. Coloque o mouse sobre as palavras em vermelho para ver a tradução.

The story with no end

LISTER put down his book. " I've finished that story," he said.
"Every story has an end," said Fuller. "When something happens, something else always happens after it. But a writer always comes to the end. There's always a place which makes a good end."
"That's nearly always true," said Lister, "but not always. I know a story which never ends. It's always beginning."
"It can't begin for ever," said Fuller.
"Yes, it can. This is the story:
"Three men were sitting by a fire on the side of a hill. One of them began to tell a story, and this is the story which he told:
"Three men were sitting by a fire on the side of a hill. One of them began to tell a story, and this is the story which he told:
"Three men were sitting . . ."
"Yes, I understand," said Fuller. "But if you tell that story for a month, you're not at the beginning then."
"Yes, I am. No one ever knows anything about the three men. And one of them always began to tell a story. So I'm always at the beginning."

Para mais histórias, clique AQUI.

As 1001 noites - O cádi-mula e o cobrador de impostos

Contam, ó afortunado rei, que vivia antigamente numa das cidades do Egito um cobrador de impostos cuja profissão obrigava-o a ficar muito tempo fora de casa. Sua esposa não hesitou em aproveitar as freqüentes ausências e arrumou um amante lindo como a lua.

Certo dia, o marido da moça arreou sua mula para ir cobrar impostos. E pediu à mulher para preparar-lhe provisões para a viagem. Impaciente para vê-lo partir, a mulher pôs-se imediatamente ao trabalho, mas constatou que faltava pão. O marido ofereceu-se para ir buscá-lo na padaria. Enquanto o marido estava comprando pão, surgiu o amante, pensando que já tinha o campo livre. Chegou, gritando que precisava na hora de trezentos dinares.
– Meu amor, não disponho dessa importância nem sei onde consegui-la assim de imediato.
– Mas eis a mula, minha amada, insistiu o jovem. Dá-me a mula. Poderei vendê-la por trezentos dinares.
– Enlouqueceste? Quando meu marido voltar e não encontrar a mula, que fará senão bater em mim?

Mas o amante soube usar argumentos que levaram a moça a aceitar o risco de apanhar. Entregou a mula, tendo, contudo, o cuidado de ficar com os arreios.
Ao voltar com o pão, o marido foi ao estábulo para carregar a mula e só encontrou o elmo pendurado num prego e a sela jogada por cima do feno. Gritou para a mulher: "Onde está a mula?" Ela respondeu: "Acaba de sair. Parou na soleira e me disse que iria administrar a justiça no tribunal."
– Ousas brincar comigo, berrou o marido, levantando a mão. Não sabes que posso esmagar-te com um só golpe?
– O nome de Alá esteja sobre nós dois, retrucou a mulher sem se perturbar. Por que brincaria contigo? Por que iria enganar-te? Mesmo que tentasse fazê-lo, como conseguiria, sendo tu tão perspicaz e astuto e bem mais inteligente que eu? Mas devo confessar-te um segredo que não te revelei antes por medo de atrair alguma desgraça sobre nós: a mula é enfeitiçada e, às vezes, transforma-se num cádi.

Para ler o texto completo, clique AQUI.

Efemérides

1 jul 1646: Gottfried Wilhelm von Leibniz
Matemático, geólogo, jurista, historiador e filósofo alemão, descobridor do Cálculo Infinitesimal (simultânea e independentemente de Newton), nascido em Leipzig. Seu conceito do universo concebido como uma harmonia preestabelecida, sua análise do demônio, sua epistemologia, lógica e filosofia da natureza colocam-no entre os filósofos de maior estatura. Sua obra ajudou a moldar a mente dos iluministas. Faleceu em Hanover, em 14 de novembro de 1716.

2 jul 1914: Mário Schenberg
Engenheiro elétrico, físico, escritor e crítico de artes plásticas, nascido em Recife, PE. Conhecido internacionalmente principalmente por seus trabalhos em Astrofísica, em especial na formação das estrelas supernovas. Faleceu em São Paulo, em 10 de novembro de 1990.

07 jul 1848: Francisco de Paula Rodrigues Alves
Nascido em Guaratinguetá, SP, foi Presidente da República de 1902 a 1906. É considerado o presidente civil mais notável. Reconstruiu e embelezou o Rio de Janeiro. Reformou a Saúde Pública e foi durante o seu governo que a febre amarela foi erradicada do país. Seu competente Ministro do Exterior, Barão do Rio Branco (José Maria da Silva Paranhos), se notabilizou por sua eficiente diplomacia em questões de fronteiras com a Bolívia, Uruguai e Guianas Inglesa e Holandesa. Foi governador de São Paulo nos anos 1900-1902 e 1912-1916. Reelegeu-se presidente mas, antes da posse, faleceu no Rio de Janeiro, em 18 de janeiro de 1919.

11 jul 1836: Antonio Carlos Gomes
Compositor brasileiro, nascido em Campinas, SP. Recebeu apoio pessoal do imperador D. Pedro II para estudar música no Rio de Janeiro e, mais tarde, em Milão, onde recebeu o título de Maestro Compositor após apenas três anos de estudos. Suas obras mais importantes são: A Noite do Castelo, Salvador Rosa, Maria Tudor, O Guarani, Lo Schiavo e Condor. Faleceu em Belém, PA, em 16 de setembro de 1896.

11 jul 1924: Cesar Lattes
Físico nascido em Curitiba, PR. Com a idade de 23 anos, ele foi um dos fundadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Física (CBPF), no Rio de Janeiro. Sua principal linha de pesquisa foram os raios cósmicos. Em suas experiências, descobriu o méson pi, ou píon, quando ainda tinha 24 anos. Com seu grupo, determinou a massa das denominadas bolas de fogo, um fenômeno espontâneo que ocorre durante colisões de altas-energias. Faleceu em Campinas, SP, em 8 de março de 2005.

16 jul 1925: Paulo Leal Ferreira
Físico nascido no Rio de Janeiro, RJ, co-fundador do Instituto de Física Teórica, da Sociedade Brasileira de Física e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Suas pesquisas em Física foram direcionadas para tópicos fundamentais, com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos (Equação de Dirac, potenciais confinantes, quark model, álgebras deformadas). Faleceu em São Paulo, SP, em 30 de dezembro de 2005.

18 jul 1853: Hendrik Antoon Lorentz
Físico holandês, nascido em Arnhem, conhecido pelos seus notáveis trabalhos nos campos da eletrodinâmica e mecânica clássicas. Abiscoitou o prêmio Nobel de Física em 1902, por sua teoria da radiação eletromagnética a qual, confirmada pelos trabalhos de Zeeman, deu origem à Teoria da Relatividade Especial de Einstein. Faleceu em Haarlen, em 4 de fevereiro de 1928.

28 jul 1904: Pavel Alekseyevich Cherenkov
Físico russo, nascido em Voronezh. Foi o primeiro a detectar a chamada radiação cerenkov, que é uma emanação eletromagnética emitida por uma partícula altamente energética ao passar por um meio transparente com velocidade maior do que a da luz naquele meio. Por esse trabalho, compartiu com Igor Y. Tamm e Ilya M. Frank o prêmio Nobel de Física de 1958. Faleceu em Moscou, em 6 de janeiro de 1990.


 

Desta edição para o Almanaque

Copyright©2008 valdiraguilera.net. All Rights Reserved