HTML> almanaque, descontração, divertimento, lógica, efemérides, inglês, redação

 


Valdir Aguilera
 Físico e pesquisador

 

 

Almanaque - Edição 91 - julho de 2015

Para pensar e praticar

Nesta seção do Almanaque, apresentamos textos retirados de obras do Racionalismo Cristão e outras de pesquisadores atuais e do passado.

Vontade

A vontade é a mais poderosa alavanca de que dispõe o ser para chegar ao triunfo, não existindo dificuldade ou obstáculo – dentro, naturalmente, das limitações humanas – que não seja capaz de superar. Ela tem o poder de subjugar o desânimo, a timidez, as fraquezas, as paixões, os vícios, os desejos intemperados, quando o ser humano sabe utilizar-se, conscientemente, desse atributo espiritual.

É comum as pessoas confundirem vontade com desejo, apesar de serem, na verdade, coisas diferentes. Quando o ser humano é envolvido por um desejo inferior e possui a vontade suficientemente exercitada, esta intervém, domina e vence o desejo.

A força de vontade é chama interior que conduz à vitória os que a sabem alimentar, mesmo nas lutas mais árduas e difíceis da vida. É resultado de uma série de sucessos alcançados pelo espírito, com esforço e decisão, nas existências anteriores em corpo humano e, como expressão de valor, uma fortaleza indestrutível para qualquer um.
Racionalismo Cristão, 44 ed., p. 45

Para mais textos, clicar AQUI

Passatempo

Qual diagrama deve ocupar a última posição?





Resposta na próxima edição.

Resposta da edição anterior: Cubo Um tem os seguintes números: 0, 1, 2, 3, 4, 5
Cubo Dois tem os seguintes números: 0, 1, 2, 6, 7, 8

O número 9 é indicado com a face 6 invertida.

Outra solução: Cubo Um: 1, 2, 4, 0, 5, 6
Cubo Dois: 3, 1, 2, 7, 8, 0.

Humor

Envergonhado

Um jovem envia uma carta ao pai dizendo o seguinte: "Querido pai: venho novamente pedir-lhe que me envie algum dinheiro. Sei que já me enviou muito e eu os gastei em bobagens. Estou tão envergonhado de pedir-lhe mais que estou desejando que esta carta se extravie e você não a receba."
Após alguns dias, recebe uma carta do pai dizendo: "Querido filho: seu desejo foi satisfeito. A carta se extraviou."



Nó na cuca

08. Mulher se perde do marido em um shopping e pergunta a um segurança: o senhor não viu um homem sem uma esposa parecida comigo?




Sombra e água fresca
Dois preguiçosos estão ociosamente sentados na sombra de uma árvore. Um deles pergunta:
– Você tem aí remédio para picada de cobra?
– Tenho não. Você foi picado?
– Não, mas tem uma cobra vindo na minha direção.

Melhore seu vocabulário em inglês

O texto a seguir foi composto com base nas 500 palavras mais usadas em inglês. Aproveite para rever seu vocabulário. Coloque o mouse sobre as palavras em vermelho para ver a tradução.

A história abaixo é verdadeira ou não? A anterior, Chance, é verdadeira.

A Clever Girl

PETER BULLOCK, a business man in Manchester, advertised for a secretary and received seventeen applications for the post. He studied them all with care, because he needed a girl who was really clever. He found that three of them had had a good education and seemed, from their letters, to have good qualities of mind. He wrote to these three and asked them to meet him one morning at the office.
The first to arrive on the appointed day was Miss Waterhouse, a tall, dark girl of about twenty-five. The next was Miss Todd, rather small and with fair hair. The last to come was Miss Frost, who had bright blue eyes and a pleasant smile.

Bullock introduced the girls to each other, and explained that he needed someone who had a quick mind. In order to discover which of the three girls could think most clearly, he proposed to try a test on them. He asked if they would agree to this, and they did so immediately.

He then showed them five cards. Three of the cards were blue, and two white.

He explained that he was going to pin one of the cards on the back of each girl's dress, where she herself could not see it. The other two cards would be left in a closed drawer.

As soon as a girl knew the colour of the card on her back, she must sit down on a chair, which he placed by the wall.

He asked them to face the wall and shut their eyes. When they could not see, he pinned one blue card on each of their backs, and put the two white ones in a drawer, which he closed.

`Right!' he said. `We can start now.'

Each girl could see two blue cards, but not her own. In less than a minute, Miss Todd sat down.

`What is the colour of your card?' he asked her.
`Blue.'
`Quite right,' he said. `Will you kindly explain to us how you know?'
`Like this,' she said. `First I imagined that I had a white card on my back, and I tried to think of the results of that. Each of the others has a blue card. Therefore, if I had a white one, Miss Waterhouse could see one blue and one white. What would she think? I tried to imagine her thoughts.'
`She might imagine that she had a white card on her back. If so, Miss Frost could see two white cards: mine and Miss Waterhouse's. But we know that there are only two white cards. Therefore, in that case, Miss Frost would know that she had a blue card and she would sit down. But she didn't sit down.'
`So if Miss Waterhouse thought she had a white card, she was wrong; so she had a blue one, and she would know that. So she would sit down. But she didn't.'
`Therefore, when I imagined that I had a white card on my back, I was wrong. Therefore my card's blue.'
`Quite right,' said Bullock again. `When can you start work?'

Para mais histórias, acesse a Biblioteca clicando AQUI.
Envie esta página para um amigo:

Efemérides

1 jul 1646: Gottfried Wilhelm von Leibniz
Matemático, geólogo, jurista, historiador e filósofo alemão, descobridor do Cálculo Infinitesimal (simultânea e independentemente de Newton), nascido em Leipzig. Seu conceito do universo concebido como uma harmonia preestabelecida, sua análise do demônio, sua epistemologia, lógica e filosofia da natureza colocam-no entre os filósofos de maior estatura. Sua obra ajudou a moldar a mente dos iluministas. Faleceu em Hanover, em 14 de novembro de 1716.

2 jul 1914: Mário Schenberg
Engenheiro elétrico, físico, escritor e crítico de artes plásticas, nascido em Recife, PE. Conhecido internacionalmente principalmente por seus trabalhos em Astrofísica, em especial na formação das estrelas supernovas. Quando Einstein esteve no Brasil, afirmou que era impossível listar os dez maiores físicos teóricos do mundo sem incluir Mário Schenbert. Teve atuação política intensa, sendo eleito duas vezes deputado estadual de São Paulo. Faleceu em São Paulo, em 10 de novembro de 1990.

07 jul 1848: Francisco de Paula Rodrigues Alves
Nascido em Guaratinguetá, SP, foi Presidente da República de 1902 a 1906. É considerado o presidente civil mais notável. Reconstruiu e embelezou o Rio de Janeiro. Reformou a Saúde Pública e foi durante o seu governo que a febre amarela foi erradicada do país. Seu competente Ministro do Exterior, Barão do Rio Branco (José Maria da Silva Paranhos), se notabilizou por sua eficiente diplomacia em questões de fronteiras com a Bolívia, Uruguai e Guianas Inglesa e Holandesa. Foi governador de São Paulo nos anos 1900-1902 e 1912-1916. Reelegeu-se presidente mas, antes da posse, faleceu no Rio de Janeiro, em 18 de janeiro de 1919.

11 jul 1836: Antonio Carlos Gomes
Compositor brasileiro, nascido em Campinas, SP. Recebeu apoio pessoal do imperador D. Pedro II para estudar música no Rio de Janeiro e, mais tarde, em Milão, onde recebeu o título de Maestro Compositor após apenas três anos de estudos. Suas obras mais importantes são: A Noite do Castelo, Salvador Rosa, Maria Tudor, O Guarani, Lo Schiavo e Condor. Faleceu em Belém, PA, em 16 de setembro de 1896.

11 jul 1924: Cesar Lattes
Físico nascido em Curitiba, PR. Com a idade de 23 anos, ele foi um dos fundadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Física (CBPF), no Rio de Janeiro. Sua principal linha de pesquisa foram os raios cósmicos. Em suas experiências, descobriu o méson pi, ou píon, quando ainda tinha 24 anos. Com seu grupo, determinou a massa das denominadas bolas de fogo, um fenômeno espontâneo que ocorre durante colisões de altas-energias. Faleceu em Campinas, SP, em 8 de março de 2005.

12 de julho 1813: Claude Bernard
Médico e fisiologista nascido em Paris. Um dos mais importantes de todos os tempos, e é considerado o "pai" da moderna fisiologia experimental. Em virtude de suas descobertas e de sua influência na ciência e na medicina francesas, tornou-se ainda em vida, um dos mais premiados cientistas de seu país, lado a lado com gigantes como o seu amigo e contemporâneo, Louis Pasteur. Faleceu em Paris, em 10 de fevereiro de 1878.

16 jul 1925: Paulo Leal Ferreira
Físico nascido no Rio de Janeiro, RJ, co-fundador do Instituto de Física Teórica, da Sociedade Brasileira de Física e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Suas pesquisas em Física foram direcionadas para tópicos fundamentais, com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos (Equação de Dirac, potenciais confinantes, quark model, álgebras deformadas). Faleceu em São Paulo, SP, em 30 de dezembro de 2005.

18 jul 1853: Hendrik Antoon Lorentz
Físico holandês, nascido em Arnhem, conhecido pelos seus notáveis trabalhos nos campos da eletrodinâmica e mecânica clássicas. Abiscoitou o prêmio Nobel de Física em 1902, por sua teoria da radiação eletromagnética a qual, confirmada pelos trabalhos de Zeeman, deu origem à Teoria da Relatividade Especial de Einstein. Faleceu em Haarlen, em 4 de fevereiro de 1928.

28 jul 1904: Pavel Alekseyevich Cherenkov
Físico russo, nascido em Voronezh. Foi o primeiro a detectar a chamada radiação cerenkov, que é uma emanação eletromagnética emitida por uma partícula altamente energética ao passar por um meio transparente com velocidade maior do que a da luz naquele meio. Por esse trabalho, compartiu com Igor Y. Tamm e Ilya M. Frank o prêmio Nobel de Física de 1958. Faleceu em Moscou, em 6 de janeiro de 1990.

Desta edição para o Almanaque

Copyright©2008 valdiraguilera.net. All Rights Reserved