Valdir Aguilera
 Físico e pesquisador

 

 

Descrição sucinta dos livros, áudios e vídeos disponibilizados na Biblioteca

Livros

A carne - Julio Ribeiro Romance naturalista, "apresenta temas de patologia social (adultério, desequilíbrios psíquicos, criminalidade, incesto etc.). Despreocupado com a moral, o naturalista mergulha no ser humano e tenta explicar seus atos, suas reações, cientificamente." Carlos Alberto Iannone. Curiosidade: a autor dedicou a obra a alguns amigos, entre eles Luiz de Mattos.

A dança do universo - Marcelo Gleiser O livro descreve em linguagem clara, conforme teorias atuais, quando foi e o que aconteceu no momento da criação do universo.

A ilha do tesouro - Robert Louis Stevenson
É um dos clássicos da literatura infanto-juvenil escrito por Robert Louis Stevenson em 1883, livro sobre piratas e tesouros enterrados.
Como curiosidade, foi nesse livro que pela primeira vez apareceu um mapa do tesouro, onde a arca cheia de ouro enterrada estava marcada com um grande X, hoje tão comum nesse tipo de história. E também foi neste livro que o conhecido estereótipo de pirata - aquele com perna-de-pau e um papagaio no ombro - apareceu e se tornou tão popular.

A Inteligência Universal e as leis eternas - Francisco da Cruz Évora
A obra é resultado de aprofundados e longos estudos do autor sobre a espiritualidade. Leva o leitor a uma melhor compreensão sobre a Inteligência Universal e suas sábias e imutáveis leis, que são analisadas e discutidas.

A levitação - Albert de Rochas Nesta obra, de Rochas, ex-diretor da conceituada École Polytechnique de Paris, analisa cientificamente os fenômenos de levitação dos corpos humanos, reunindo os relatos desse fenômeno ao longo da história da humanidade, passando pelas narrações de inúmeros casos de levitação ocorridos nos meios religiosos até os casos rigorosamente controlados e documentados pelos cientistas de sua época.

A luneta mágica - Joaquim Manuel de Macedo O autor narra a história de Simplício, que em seu nome traz o significado da sua existência, simples demais, humilde, um rapaz que sofre de uma estranha miopia, que lhe afeta duplamente. Uma miopia física e moral. A primeira lhe impossibilita de ver qualquer objeto que esteja diante de seus olhos; a segunda não lhe permite entender ou distinguir as atitudes alheias.
Em busca de uma solução para seu problema, Simplício passa a usar uma luneta mágica que lhe possibilita a visão. Entretanto, essa luneta lhe possibilita muito mais que uma visão objetiva das coisas, mas sim uma visão subjetiva.

A mão e a luva - Machado de Assis Publicado por primeira vez em forma de livro em 1874, pela Tipografia do Globo. Havia sido anteriormente publicado em folhetins. "Narrativa monolinear, com intrigas sem maiores complicações, crescendo em ordem cronológica, em torno de pequeno número de personagens" [Antonio Coutinho]

A marquesa de Santos - Paulo Setúbal Domitília de Castro Canto e Mello, que se tornaria Marquesa de Santos, teve muita influência sobre Dom Pedro I, inclusive intrigando-o contra José Bonifácio, o Patriarca da Independência.

Amor de perdição - Camilo Castelo Branco Escrita em 1861, esta é a mais famosa obra do autor, um dos expoentes do romantismo em Portugal e um dos maiores conhecedores do idioma português.

Análise das coisas - Paul Gibier Autor muito citado por Luiz de Mattos. O autor procura demonstrar a existência, no ser humano, de um princípio intelectual consciente e individual, que independe e sobrevive à destruição do seu corpo material.

A origem das espécies - Charles Darwin Obra clássica, talvez a mais conhecida do autor, em que Darwin refuta a teoria criacionista e apresenta os fundamentos de sua concepção evolucionista postulando a variação gradual dos seres vivos em pequenas modificações graduais e sucessivas ditadas pela necessidade de adaptações ao meio. O centro de sua teoria é a proposta de uma seleção natural na luta pela vida e no aperfeiçoamento da espécie.

A personalidade de Jesus perante o labirinto evangélico Américo Correa Marques. Apontando contradições, lendas e mesmo plágios nos evangelhos, o autor mostra por que não são confiáveis e nem têm valor histórico. É de exclusiva responsabilidade do proprietário deste site a inclusão deste livro no acervo desta biblioteca.

A retirada da Laguna - Visconde de Taunay Clássico da literatura brasileira, descreve episódios da Guerra do Paraguai (Guerra da Tríplice Aliança Argentina, Brasil e Uruguai; 1864-1870).

As aventuras do Barão de Münchausen O Barão de Münchausen chamava-se Karl Friedrich Hieronymous e viveu entre 1720 e 1797. Ele serviu no exército russo, participou de duas árduas campanhas contra os turcos e foi promovido a capitão de cavalaria em 1750. Por volta de 1760, retira-se para a propriedade rural da família em Bodenwerder, Hanover. Foi lá que passou a receber amigos e hóspedes, a quem tinha grande prazer em contar suas aventuras de guerra, caçadas e viagens, mas retocadas com as mais extravagantes mentiras, isso sem esboçar nem um sorriso; com tal naturalidade que quem não o conhecia chegava a acreditar nele. Quem transformou em livro suas histórias foi um bibliotecário e cientista chamado Rudolph Erich Raspe.

As casas mal-assombradas - Camille Flammarion  O livro se propõe a relatar diversos casos de assombração sobre diversos aspectos dos fenômenos observados in loco pelo próprio autor. Ele analisa as ocorrências fenomênicas nas casas mal-assombradas, demonstrando a presença, participação e direta influência de espíritos. Camille Flammarion (1842-1925) foi um astrônomo, pesquisador psíquico e divulgador científico francês. Importante pesquisador e popularizador da astronomia, recebeu notórios prêmios científicos e foi homenageado com a nomenclatura oficial de alguns corpos celestes. Sua carreira na pesquisa e popularização de fenômenos paranormais também é bastante notória.

As primaveras - Casimiro de Abreu Coletânea de poesias melancólicas e sentimentais, foi lançada em 7 de setembro de 1859. O sucesso varreu o país como vendaval. Até hoje é o símbolo poético da Saudade. São muito conhecidos estes seus versos:
Oh! Que saudades que tenho
da aurora da minha vida,
da minha infância querida
que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
naquelas tardes fagueiras,
à sombra das bananeiras,
debaixo dos laranjais!
.

As pupilas do senhor reitor - Júlio Dinis O romance gira em torno da tese segundo a qual a vida simples e natural torna as pessoas alegres e felizes. Júlio Dinis descreve o campo, os tipos humanos, os hábitos e as ideias, desenvolvendo toda uma problemática pequeno-burguesa, com o "propósito de pregar uma moralização de costumes pela vida rural e pela influência de um clero convertido ao liberalismo".

As viagens de Gulliver - Jonathan Swift Clássico da literatura internacional. Escrito em 1726, uma das curiosidades do texto é que menciona os satélites de Marte que foram descobertos apenas 150 anos depois.

A vida de Jesus - Ernest Renan Prefácio da 13a edição publicada pela Martin Claret. A capa é um detalhe da "Última ceia", de Salvador Dali. Obra citada por Luiz de Mattos em seus escritos. O livro é um relato racionalista da vida do nazareno. Eis um excerto: "Os Evangelhos são lendas; eles podem conter história, mas certamente nem tudo ali é histórico."

A vida psíquica do homem - Visconde de Saboia
Magnífico ensaio filosófico sobre o Materialismo e o Espiritualismo publicado em 1903. O autor foi Diretor Honorário e Lente jubilado da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Membro de diversas sociedades científicas brasileiras e estrangeiras. Vicente Cândido Figueira de Saboia, por decreto de 6 de fevereiro de 1886, recebeu do Imperador D. Pedro II o título de Barão de Sabóia, em agradecimento por ter cuidado de uma fratura no braço esquerdo da Imperatriz D. Cristina Maria, e em 11 de abril de 1888 este título foi elevado para Visconde de Sabóia.
(Livro preparado por Egidio Ianibelli Neto)

A volta ao mundo em 80 dias - Júlio Verne
É um romance de aventura escrito pelo francês Júlio Verne e lançado em 1873. A obra retrata a tentativa do cavalheiro inglês Phileas Fogg e seu valete, Passepartout, de circunavegar o mundo em 80 dias. Consta que Júlio Verne nunca esteve nos lugares dessa viagem, e que se baseou em folhetos de agências de turismo e sua fértil imaginação. É considerada uma das maiores obras da literatura mundial, tendo inspirado várias adaptações ao cinema e ao teatro.

Conceitos racionalistas cristãos Livreto escrito em linguagem acessível, tem como público alvo os que estão se iniciando no estudo do Racionalismo Cristão, sendo destinado, também, àqueles que pretendem orientar sua vida pelos princípios racionais e científicos.

Corpus hermeticum - Hermes Trismegisto
Uma das obras básicas dos ensinamentos de Hermes Trismegisto. Consiste de vários tratados. De acordo com a tradição, esses ensinamentos eram transmitidos a apenas pessoas meticulosamente selecionadas. O local onde se reuniam era cuidadosamente fechado. (Daí dizer-se, por exemplo, que uma garrafa está hermeticamente fechada.)

Considerações sobre a filosofia racionalista cristã
O autor discorre sobre vários temas instigantes como, por exemplo, o conceito racionalista cristão de "Deus". Outro tema que se destaca no livro diz respeito às Leis naturais e imutáveis que regem o Universo.

De profecia e inquisição
Coletânea de textos da autoria do Padre Antônio Vieira referentes ao processo que o Santo Ofício promoveu contra o grande missionário e pregador. Defesa do livro Quinto Império. Prefácio de Alfredo Bosi.

Discurso do método - René Descartes
Obra clássica, básica da filosofia moderna. De leitura fácil, o leitor é levado a percorrer o caminho que conduziu Descartes à sua famosa conclusão filosófica: penso, logo existo.
Na capa, uma pintura de Frans Hals, pintor holandês contemporâneo de Descartes.

Dom Casmurro - Machado de Assis
Uma das melhores obras de Machado de Assis. Retrato moral de toda a sociedade brasileira. O tema do ciúme, abordado com brilhantismo nesse livro, provoca polêmicas em torno do caráter de uma das principais personagens femininas da literatura brasileira: Capitu.

Espumas flutuantes - Castro Alves
Esta antologia, que sintetiza todas as características inovadoras de Castro Alves, inclui poemas notáveis, como "O livro e a América", "Ahasverus e o gênio", "Mocidade e morte", "Adormecida", "Ode ao dois de julho", entre tantos outros. A obra, única publicada pelo poeta em vida, foi acatada pela crítica com enorme admiração e respeito, consagrando Castro Alves.

Eu e outras poesias - Augusto dos Anjos
Provavelmente você ainda não leu nada parecido. É um livro de linguagem forte, de sofrimento, de verdade e de protesto. Retrata um pessimismo cósmico vazado em linguagem científica, imagens grotescas e escatológicas.

Fatos espíritas - William Crookes
Relatos de pesquisas que o autor conduziu com médiuns, produzindo fenômenos de levitação, materialização, e outros. Em suas experiências, ele impunha aos médiuns condições que ele descreveu como "deve ser em minha própria casa e com minha própria escolha de amigos e espectadores, sob minhas próprias condições podendo eu fazer o que achar melhor quanto aos aparelhos e dispositivos". Alguns dos cientistas que participaram e confirmaram os resultados: Alfred Russel Wallace, Oliver Joseph Lodge, Lord Rayleigh, e William James.

Fédon - Platão
Diálogo em que Platão discorre sobre a imortalidade da alma, antes do nascimento e depois da morte. O homem para Platão (428-347 a.C.) era dividido em corpo e alma. O corpo era a matéria e a alma era o imaterial e está em constante mudança de aparência, forma... A partir do momento em que nascemos temos a alma perfeita, porém não sabemos. As verdades essenciais estão escritas na alma eternamente, porém ao renascermos esquecemos, pois a alma é aprisionada no corpo e o véu do esquecimento recai sobre ela. (Reformatação de Valdir Aguilera)

Fenômenos de transporte - Ernesto Bozzano
Relatos de pesquisas que o autor conduziu com médiuns, produzindo fenômenos de transporte de matéria de um lugar para o outro sob leis naturais ainda desconhecidas. De interesse também dos físicos, que já estão ensaiando experiências com esse propósito.
(Publicado no Brasil pela FEESP)

Feynman's Lectures on Physics
Famoso curso de Física, em três volumes, ministrado por Richard Feynman no Caltech (California Institute of Technology) - Em inglês

Flatland - Edwin A. Abbott
Clássico da fantasia matemática. O autor cria um mundo fictício de duas dimensões e explora algumas conseqüências da ação de seres tri-dimensionais sobre esse espaço. Interessante a semelhança do mapa desse mundo bidimensional com o do Brasil! - Em inglês

Formas de pensamento - Annie Besant e C. W. Leadbeater
Pensamentos são coisas com formas e cores, produzidas pelas vibrações de nosso espírito. Produzem fenômenos e permanecem ativos enquanto perdurarem os sentimentos que os produziram.

Gabriela, cravo e canela - Jorge Amado
Romance passado na rica Ilhéus, BA, na década de 1920, envolvendo coronéis, jagunços, prostitutas e malandros em manobras políticas e tramas de amor e crime. Com humor e movimentação quase burlesca, o livro marca uma virada nos procedimentos artísticos e políticos de Jorge Amado.

Hipnotismo e mediunidade - Cesar Lombroso
O autor descreve experiências, realizadas sob fiscalização rigorosa, em que desenrolaram-se fenômenos de transportes de objetos, materializações parciais, tiptologia, etc.Faz, também, uma análise científica e filosófica, afastando qualquer teoria preconcebida.

História do Futuro - Antonio Vieira
O autor buscou reavivar o mito milenarista do Quinto Império, um império cristão e português a dominar o mundo, sucedendo os quatro célebres impérios da Antiguidade: assírio, persa, grego e romano. Para ele, havia uma nítida repetição dos ciclos da História, e agora caberia a Portugal a liderança do mundo civilizado. Sua escrita iniciou em 1649, segundo Sorel, ou em torno de 1665, segundo Bosi, mas só foi publicado postumamente em Lisboa em 1718.

Histórias para pais e filhos - Silvia Urbani
Através de histórias e crônicas, a autora convida seus leitores a refletirem sobre diversos valores que devem ser desenvolvidos durante a existência, para uma vida mais feliz e produtiva.

Iracema - José de Alencar
Um dos romances que compõem a trilogia indianista do autor, juntamente com O guarani e Ubirajara. O ícone que representa o livro é parte de um quadro do pintor Antonio Diogo da Silva Parreiras (1860–1937).

O aspecto científico do sobrenatural - Alfred Russel Wallace
O autor apresenta exemplos de evidências de fatos usualmente considerados milagrosos ou sobrenaturais.

O Caibalion - Hermes Trismegisto
Contém os princípios herméticos, princípio do mentalismo (O universo é mente), hermetismo, lei da atração e repulsão, princípio da correspondência (O que está acima é como o que está abaixo), princípio da causa e efeito, princípio da vibração e outros.

O corpo astral - Major Arthur E. Powell
Contém uma síntese de todo o conhecimento que se possuia até 1926, ano em que o livro foi publicado, sobre o corpo astral do ser humano, juntamente com uma descrição e explanação do mundo astral e seus fenômenos.

O corpo etérico - Major Arthur E. Powell
A função do corpo etérico, ou duplo etérico, é intermediar a ligação entre o corpo astral e o corpo carnal, funcionando como um filtro das energias que chegam e saem do físico, protegendo o ser de cargas negativas que podem gerar desequilíbrios e doenças.

O espírito e a natureza do Universo - Moysés Martins Ribeiro
O autor apresenta algumas teorias de cunho pessoal com a intenção de fornecer elementos para melhor compreender a doutrina racionalista cristã. Seu trabalho baseia-se em textos científicos e pesquisas divulgadas por meio de livros e revistas especializadas.

O espirito quer luz - Francisco da Cruz Évora
Estuda-se a espiritualidade dentro de critérios racionalistas cristãos, o mais importante dos quais consiste na visão do Universo, infinito e inteiro, contendo exclusivamente um componente fundamental imaterial (Força) e um componente fundamental material (Matéria).

O Guarani - José de Alencar
Obra de texto cativante. Em geral classificada como romance-histórico, relata a saga do corajoso índio Peri (o Guarani) e a bela e travessa Ceci (Cecília).

O outro lado da vida - Carl du Prel
Carl du Prel, doutor em Filosofia pela Universidade de Tübingen, em 1868, foi um dos maiores pensadores modernos - um dos mais finos devassadores do "Incógnito". Suas conclusões, de profundo rigor analítico, marcaram uma etapa na técnica de encarar os fenômenos Metapsíquicos - ou do mundo transcendental, como ele diz. Sigmund Freud se referia a ele como "místico brilhante".

O pequeno príncipe - Antoine de Saint-Exupéry
Por meio de uma narrativa poética, o livro busca apresentar uma visão diferente de mundo, levando o leitor a mergulhar no próprio inconsciente, reencontrando sua criança.
À primeira vista, um livro para crianças. Na definição de Antoine de Saint-Exupéry, seu autor, "um livro urgentíssimo para adultos", o que talvez explique a extraordinária sobrevivência literária do livro.

Oração aos moços - Rui Barbosa
Famoso discurso que Rui preparou para a turma de 1920 da Faculdade de Direito de São Paulo. Por motivo de saúde, não pôde proferi-lo em pessoa.

Os grandes iniciados - Édouard Schuré
São tratados neste livro: a origem da raça ariana e do brahmanismo, os mistérios do antigo Egito, os primórdios da tradição monoteísta judaica, a cabala da Caldeia, os mistérios de Dionísio, as tradições órficas, a filosofia pitagórica, e a história de Jesus.

O Sítio do Pica-pau Amarelo - Monteiro Lobato
Esta obra é considerada a mais original da literatura infanto-juvenil no Brasil. Inspirou uma série de televisão de muito sucesso. Os personagens principais moram ou passam boa parte do tempo no Sítio do Pica-pau Amarelo, pertencente à Dona Benta, avó de Narizinho e Pedrinho. No mesmo volume oferecido neste site encontra-se o livro Reinações de Narizinho, também de Monteiro Lobato.

Os pensamentos são coisas - Edward Walker
Ilustra a lei de atração e repulsão. Mostra, também, que antes de serem materializadas as obras existem em forma fluídica. Convida o leitor a experimentar em sua vida diária o extraordinário poder do pensamento.

Poemas - Fernando Pessoa
Coletânea de poemas desse notável poeta português. O ícone que escolhemos para representar o livro é um retrato feito por João Luiz Roth.

Prática do Racionalismo Cristão
Contém conselhos e esclarecimentos necessários àqueles que desejarem seguir e levar por diante os ensinamentos do Racionalismo Cristão.

Quantum Mechanics - A Modern Development - Leslie E. Ballentine
Fundamentos da Mecânica Quântica abordando aspectos modernos da teoria. Em inglês

Querer é poder - O. S. Marden
Textos realçando a importância da vontade como fator máximo na vida do ser humano.

Racionalismo Cristão
Obra básica da doutrina racionalista cristã, contendo princípios racionais e científicos sobre a composição do Universo: Força e Matéria.

Racionalismo Cristão e ciência experimental - Dra. Glaci Ribeiro da Silva
Uma obra com temas de Biologia e Psicologia que nos desperta para a necessidade de estarmos constantemente aprofundando nossos estudos espirituais.

Reflexões racionalistas cristãs - Vol. I - Luiz Hamilton Menossi
Para ler ou baixar os demais volumes, queira clicar AQUI.
Cada volume contém 100 artigos desdobrando os ensinamentos racionalistas cristãos.

Reinações de Narizinho - Monteiro Lobato
É uma dos melhores obras da literatura infanto-juvenil brasileira. Apresenta os personagens de grande sucesso: Emília, a boneca que fala, Pedrinho e Narizinho, as crianças que partem em aventuras, Visconde de Sabugosa, o sabugo de milho que é um sábio, Dona Benta, Tia Nastácia, o Marquês de Rabicó e outros. Nesse mesmo volume preparado para este site está inserido o livro O sítio do pica-pau amarelo, do mesmo autor.

Revelações sobre a vida de Jesus - Laurence Gardner
De acordo com o autor, que se baseou nos pegaminhos do Mar Morto e outras fontes, Jesus não foi crucificado, casou-se, teve sete filhos e morreu na Índia com cerca de 60 anos de idade. Leia este livro com muita reserva. Está neste site como curiosidade.

Textos diversos - José Maurício Kimus Dias
Livro digital com textos diversos de índole elevada, selecionados por José Maurício Kimus Dias.

Um sopro de vida - Clarice Lispector
Nas palavras da autora: "Este é um livro silencioso. E fala, fala baixo. Este é um livro fresco - recém-saído do nada."

Vidas secas - Graciliano Ramos
Romance publicado em 1938, retrata a vida miserável de uma família de retirantes sertanejos obrigada a se deslocar de tempos em tempos para áreas menos castigadas pela seca. A obra pertence à segunda fase modernista, conhecida como regionalista, e é qualificada como uma das mais bem-sucedidas criações da época. O estilo seco de Graciliano Ramos, que se expressa principalmente por meio do uso econômico dos adjetivos, parece transmitir a aridez do ambiente e seus efeitos sobre as pessoas que ali estão.

Vídeos

A foto mais importante do Universo Focalizando o limite do Universo, em 2003 o telescópio espacial Hubble focalizou o extremo do universo. Lá, onde não deveria haver nada, surpreendentemente encontrou nada mais nada menos do que milhões de galáxias. Sabemos que cada galáxia pode ter milhões de sóis com planetas orbitando ao seu redor! (Cerca de 32MB) (Este vídeo foi produzido por Tony Darnell e foi indicado por Thiago Monfredini.)

Buraco negro e ganância Veja alguns efeitos de um buraco negro. (Duração: 2min34s)

Como a japonesa estaciona o carro Se você acha que as mulheres dirigem mal, veja como a japonesa estaciona o carro. (Duração: 6 segundos)

Conservação de energia A equipe de gravação passou semanas, dia e noite, e estava quase desistindo e com vontade de trocar o objetivo. O apoio mútuo manteve-os unidos. Esta gravação custou 6 milhões de dólares e consumiu 3 meses até terminar, incluindo a engenharia de planificação completa de uma única sequência.

Einstein explicando sua famosa fórmula E = mc2.
Para ouvi-lo (duração de pouco mais de um minuto), clique AQUI.

Explique, se puder Jovem japonês nos diverte manipulando suas próprias fotos. É mágica? Como ele consegue fazer aquilo? (Indicação de Eunice Kawazoe)

Final da Copa de 1958 Primeira Copa do Mundo ganha pelo Brasil. Na Suécia. Vídeo completo.

La campanella Belíssima interpretação de Aya Nagatomi (na época com 19 anos) dessa dificílima composição de Franz Liszt.

LHC Rap Vídeo de 4min48s produzido por Katherine McAlpine, mostrando o que faz o Large Hadron Collidor inaugurado no CERN em setembro de 2008. (Indicação de Thiago Monfredini).

Liberace interpretando "Malagueña" Show de Sammy Davis Jr. apresentando o famoso pianista Liberace. Duração do vídeo: 7min26s.

Macaco estrapolento Vídeo de 3min25s mostrando estrepolias de uma macaco, que parece não dar muito valor à vida. (Indicação de Satoshi Tobinaga).

Malabarismo Vídeo de 4min27s com Chris Bliss mostrando incrível habilidade e destreza com bolas, na final de um torneio internacional de que foi vencedor. (Indicação de Marcos Kawazoe Aguilera)

Máquina musical Vídeo de 3min25s. Esta máquina foi construída pela Sharon Wick School - Faculdade de Engenharia da Universidade de Iowa com a colaboração do Conservatório de Música Robert M. Trammell. Surpreendentemente, 97% dos componentes de máquinas vieram da John Deere Industries and Irrigation Equipments de Bancroft, Iowa (equipamentos agrícolas!) A equipe gastou 13.029 horas entre o set-up, alinhamento, calibragem e ajustes antes de filmar este vídeo que está neste momento (março 2010) em exibição no Matthew Gerhard Alumni Hall. Vai ser doado ao Museu Smithsonian. (Indicação de Fernando Fidalgo)

Onde, diabos, está Matt? Vídeo de 4,28 minutos mostrando Matt dançando em várias cidades do mundo, inclusive Rio de Janeiro e São Paulo. O vídeo é uma seleção da NASA. (Indicação de Thiago Monfredini)

O riso do nenê Vídeo de 1min30s, mostrando um simpático nenê que não economiza em suas graciosas risadas. (Indicação de Marcos Kawazoe Aguilera)

Os quarks Vídeo de 3 min (em inglês) explicando os quarks e como se chega à conclusão de que existem. As imagens falam por si. Pode-se ver, por dentro e por fora, o acelerador de partículas do Fermi Lab, Illinois.

Susan Boyle Vídeo de 2min51s (em inglês) de show de calouros na televisão inglesa que revelou Susan Boyle, aos 47 anos, como cantora. Até meados de abril de 2009, poucos dias após a revelação, o vídeo tinha sido visto na internet por mais de 100 milhões de pessoas.

Tico-tico no fubá
Incrível interpretação de uma chinesinha do clássico da música popular brasileira "Tico-tico no fubá", composição de de Zequinha de Abreu, de 1917, com o nome de "Tico-tico no farelo". Recebeu o nome atual em 1931. (Indicação de Andrea Martins)

Vazamento de água
O casal vivia recebendo contas de água enormes. Eles tinham certeza de que as contas não estavam certas, mas não adiantava economizar, as contas continuavam altas. O vídeo decifra o mistério. (Indicação de Eunice Kawazoe)

Who is God?
Quem é Deus? Narrado em inglês, com legendas em português. Boa oportunidade para exercitar aquele idioma. Especulando com base na sequência de Fibonacci o vídeo é, pelo menos, curioso. (Indicação de Glaci Ribeiro da Silva)

Áudios

Índia
Guarânia paraguaia. Música de José Asunción Flores. Letra de Manuel Ortiz Guerrero. Letra em português de José Fortuna. MP3. Duração 4,17min.

Apresentações

Lindíssimas imagens do cosmos obtidas pelo telescópio Hubble.
Entre outras coisas, vê-se como a Terra é minúscula quando comparada com o tamanho do Sol, e como este é minúsculo quando comparado com o tamanho de outras estrelas. (Indicação de Satoshi Tobinaga)  

Partituras para piano

Aragonaise
França. Composição de Jules Massenet (1842–1912) para a ópera Le Cid, baseada na obra de mesmo nome de Pierre Corneille. Libreto de Louis Gallet, Édouard Blau e Adolphe d'Ennery.

Caminito
Argentina. Composição de Gabino Coria Peñaloza e Juan de Dios Filiberto. A letra deste tango, escrita por Gabino Coria Peñaloza, foi inspirada num caminho da localidade de Olta, na provincia de La Rioja, Argentina.

Exodus
Estados Unidos da América. Enest Gold (1921-1999) ganhou o Oscar por sua partitura para o filme Exodus (1960).

Índia
Guarânia paraguaia. Composição de José Asunción Flores; letra de Manuel Ortiz Guerrero. Letra em português de José Fortuna.

La cumparsita
Muito provavelmente o tango mais famoso do mundo. Foi composto em Montevideu por um uruguaio, Gerardo H. Matos Rodríguez, de 17 anos de idade. Nem imaginava que estava criando uma das mais famosas composições da História do Tango.

Let it be
Inglaterra. Uma das composições mais apreciadas dos beatles John Lennon e Paul McCartney.

Malagueña salerosa
México. Canção huasteca. Composição e letra de Manuel del Río. Não encontramos informações biográficas desse compositor.

Lisboa Antiga
Portugal. Música de Raul Portela, José Galhardo e Adriano do Vale.
Uma das mais queridas interpretações deste fado é a da cantora portuguesa Amália Rodrigues, considerada a maior fadista de todos os tempos. Veja um vídeo gravado na Bélgica em 1973 em http://www.youtube.com/watch?v=Vz6sXNK_XH8

Stormy weather
EUA. Música de Harold Arlen e letra de Ted Koehler.

Tico-tico no fubá
Brasil. Composição de 1927 de Zequinha de Abreu (1880-1935). Inicialmente, recebeu o nome de "Tico-tico no farelo". Como já havia outro choro com o mesmo nome, resolveu renomear para "Tico-tico no fubá". Essa música logo se tornou um dos maiores sucessos da música popular brasileira, inclusive no exterior.

De "Descrição dos livros" para a "Biblioteca"
De "Descrição dos livros" para a primeira página

Copyright©2008 valdiraguilera.net. All Rights Reserved