Valdir Aguilera
 Físico e pesquisador

 

 

Energia psíquica, uma arma contra a dor

William J. Cromie

A mente humana, ou psique, pode ser uma poderosa fonte de energia de capacidades ignoradas. As pessoas no Oriente acreditaram nisto durante séculos e os místicos orientais pareciam ter penetrado nesse reservatório de energia. O que foi ignorado pelo Ocidente até há bem pouco tempo. Mas, a partir do início da década de 60, foram aumentando sólidas provas científicas de que uma pessoa pode usar sua mente para alterar processos do organismo, antes julgados impossíveis de serem voluntariamente controlados.

Isto pode ter consequências fantásticas, pois captar a energia subconsciente seria o caminho para a eliminação das perturbações psicossomáticas e para a medicina preventiva real. Aliviando as tensões e ansiedades diárias e intensificando o auto-respeito, o controle mente-corpo pode abrir caminho para uma vida mais longa e mais feliz.

Para captarem a energia psíquica, os orientais praticam durante anos varias técnicas de respiração, postura e meditação, como a ioga e o zen. O que não é considerado prático pela impaciência ocidental &ndsh; opinião reforçada cientificamente por experiências realizadas em vários laboratórios dos Estados Unidos.

Essas experiências são treinamentos em bio-retroalimentação (biofeedback training), ou BFT. Pequenos sensores eletrônicos colados ao corpo captam sinais elétricos naturais que fornecem informações sobre as condições do coração, do cérebro ou do órgão ou músculo que está sendo investigado. Estas informações são apresentadas ao paciente sob forma de som, padrão luminoso ou leitura de registro. O paciente é informado sobre qual deveria ser o som, padrão luminoso ou registro ideal para se obter, por exemplo, uma pulsação cardíaca regular ou um relaxamento muscular. Então basta a concentração da mente para se conseguir o sinal desejado.

Isto significa obrigar o corpo a atender as exigências da mente. O que é feito em nível subconsciente, sem tensão. Pesquisas realizadas até agora mostram que qualquer um pode fazer isto. Em quatro breves sessões de treinamento pode-se aprender como reduzir o ritmo cardíaco, relaxar músculos que provocam dores de cabeça devido a tensão e produzir ondas cerebrais que indiquem um estado de relaxamento.

A fisióloga Barbara B. Brown está fazendo experiências com retroalimentação na pele, músculos e ondas cerebrais no Veteran's Administration Hospital, em Sepulveda, Califórnia. Em seu recente livro sobre o assunto, "New Mind, New Body", ela afirma: "Na medida em que aprendemos mais sobre o fenômeno, parece que a bio-retroalimentação tem um potencial quase ilimitado em termos de necessidades sociais e humanas. É um equipamento de sobrevivência para a saúde. Uma pessoa pode usar a BFT para fiscalizar seu funcionamento interno regularmente, a fim de conhecer a "sensação" de seu organismo interior, descobrindo perturbações que podem levar a doenças se não forem percebidas a tempo".

Essas experiências convenceram a Dra. Brown de que a pele humana reflete a capacidade subconsciente de julgar as condições do ego íntimo. Ela afirma que, controlando minuciosamente a atividade elétrica da pele, percebe-se o nível e o tipo da reação emocional de uma pessoa a várias situações. E esse controle pode diagnosticar moléstias mentais e estados de ansiedade. Para a Dra. Brown, os sinais da pele fornecem uma indicação da tensão muscular que se torna parte integral de perturbações psicossomáticas. Um registro gráfico desses sinais pode fornecer um meio de se descobrir essas perturbações antes que a situação de torne irremediável. "A mente", diz ela, "pode aliviar as doenças assim como pode criá-las. As pessoas podem aprender a relaxar-se num nível subconsciente da mesma forma que aprendem isto num nível inconsciente. A ausência de tensão muscular exagerada é a proteção mais forte que se conhece contra a grande variedade de perturbações psicossomáticas e a maior garantia contra distúrbios emocionais". Dores de cabeça devidas à tensão já foram eliminadas com o BFT.

Agora, a Dra. Brown espera reduzir com o BFT a pressão alta e provar que sua aplicação em ondas cerebrais pode substituir os sedativos e tranquilizantes.

(Publicado originalmente no Jornal da Tarde, São Paulo)


 

De "Energia psíquica" para "Artigos"

Copyright©2008 valdiraguilera.net. All Rights Reserved