Forças físico-químicas
Estava relendo o livro "Ciência espírita", de Pinheiro Guedes. Se levarmos ao pé da letra o que lá está escrito, entendo que a evolução da força é a reunião de forças cósmicas e físico-químicas e, assim, vai se transmutando até gerar corpos orgânicos e a força chegar à condição de espírito. Mas só consigo encontrar coerência se, na verdade, o autor estava querendo dizer que a evolução da força acontece conforme sua capacidade de incitar e transformar a matéria através das leis físico-químicas. Que essas forças físico-químicas são manifestações de sua ação e não a força em si.
Gostaria que me sanasse essa dúvida, por favor.
Ao ler a obra de Pinheiro Guedes, devemos ter sempre presente que foi escrito em 1900 e não houve edições de atualização. Daí encontrarmos, por exemplo, menções ao azoto, nome antigo e em desuso do nitrogênio.
Mas, entrando na questão que você coloca, sabemos que no Universo há apenas Força e Matéria. Esta é inerte e aquela está em constante evolução. Onde há Matéria, há Força atuando sobre ela, transformando-a. Esse é um processo que leva à evolução da Força. No plano físico, a Força se manifesta de várias maneiras recebendo, da Física e da Química, nomes particulares como força eletromagnética, força nuclear, etc.
Ao começar sua evolução no interior do átomo, a Força já tem em potencial todos as qualidades que vai desenvolver em sua trajetória evolutiva. Como uma semente que já tem em si uma árvore completa, com frutos e tudo o mais que seja atinente àquela planta. A evolução dessa partícula de Força se dá sob as Leis Naturais, das quais conhecemos muitíssimo pouco.
As forças físico-químicas são, portanto, forças realizadas no plano físico. Não são ações de forças; são as forças em si.
Estou certo de que você já sabe de tudo isso. Mas, não custa nada reafirmar, não é mesmo?
Para concluir, sua frase "a evolução da força acontece conforme sua capacidade de incitar e transformar a matéria através das leis
físico-químicas" poderia ser reescrita assim "à medida que a força evolui, aumenta e enriquece sua capacidade de incitar e transformar a matéria sob as leis físico-químicas (aqui no plano físico)".
De "Forças físico-químicas" para "Perguntas e respostas"
Copyright©2008 valdiraguilera.net. All
Rights Reserved |