A gravitação é resultado da combinação de duas forças
Valdir Aguilera
Esta proposta está intimamente relacionada com a anterior Como atuam as forças. Origem das massas e cargas
Ao segurarmos uma pedra, temos a sensação que nos faz afirmar que a pedra tem peso, ou seja, que o peso
é uma propriedade intrínseca da pedra. Porém, se pudéssemos suprimir a Terra, a pedra perderia essa suposta propriedade, pois sabemos que é a Terra que exerce uma força atrativa sobre a pedra e o peso é uma medida da intensidade dessa força. É como se uma força emanasse da Terra.
O peso, portanto, não é uma propriedade intrínseca da pedra (nem de qualquer outro corpo).
Por outro lado, sabemos que a pedra também exerce uma força sobre e Terra. Este fato nos leva a perguntar: Afinal, a força gravitacional provém da Terra ou da pedra?
Neste projeto de pesquisa, propomos que há duas forças, uma inerente à pedra e atuando sobre a Terra e outra inerente à Terra operando sobre a pedra. Um entendimento mais claro do que seja a gravidade requer, então, um entendimento de como essas duas forças se combinam para resultar na força gravitacional clássica.
A intensidade do resultado dessa combinação diminui rapidamente, a ponto de ser imperceptível, à medida
que os corpos se distanciam um do outro. A intensidade diminui com o quadrado da distância que
separa os corpos, diz a lei da gravitação de Newton. Contudo, por mais distante que a pedra esteja da
Terra, a força inerente a ela ainda a acompanha sem nenhuma alteração, combinando-se com forças associadas a outros corpos.
O mesmo acontece entre o Sol e a Terra e, universalmente, entre todos os corpos do cosmos.
No Universo há apenas Força e Matéria, esta é inerte e constantemente transformada sob ação daquela, única causa de todos os fenômenos. A gravitação universal é o resultado da ação não de uma força apenas, mas de duas, cada uma associada a um dos dois corpos que interagem entre si.
Em termos microscópicos, cada partícula de matéria vibra com freqüência característica da força inerente a ela. Quando duas partículas se atraem gravitacionalmente, o que está havendo é uma combinação da força associada a uma delas com a que está associada à outra. Para equacionar a força resultante, a força gravitacional, um caminho seria combinar as freqüências de vibração de cada uma das duas forças.
Um importante detalhe que não se pode deixar de lado quando se equacionar o problema é que a intensidade da força com que a partícula A atrai a partícula B é a mesma com que a B atrai a A, em conformidade com a terceira lei de Newton.
Temos aqui uma proposta de pesquisa. Um provável subproduto dessa pesquisa é o entendimento da origem da massa das partículas. A massa seria uma consequência da vibração da força associada à partícula, da frequência dessa vibração.
Um raciocínio na mesma linha explicaria, por exemplo, a força eletromagnética e a carga elétrica.
Retorno à primeira página
Copyright©2008 valdiraguilera.net. All
Rights Reserved |