Tudo está cheio de deuses
José Alves Martins
Hilozoísmo e pampsiquismo são também precursores dos princípios explanados pelo Racionalismo Cristão
Como vimos, o pensamento racional e científico surgiu na Grécia no século VI antes de Cristo, passando então a ser chamado de filosofia, e seus cultores, de filósofos. Já relatamos aqui alguns fatos notáveis da vida de Tales, de Anaximandro e de Anaxímenes, considerados pela História como os iniciadores da filosofia grega.
Além de pensadores, destacaram-se também como astrônomos, matemáticos e até como políticos. No entanto, a importância deles para a filosofia advém sobretudo de terem, por primeiro, afirmado a existência de um princípio único – substância fundamental e imutável – como origem de todas as coisas.
Para Tales, esse princípio primeiro (arqué), elemento básico na constituição da natureza, é a água.
Anaximandro, porém, o chamou de 'ápeiron' (o infinito, o indeterminado), conceito que, afirma ele, define a universal e radical plasticidade que deve caracterizar a substância primeira, matéria ilimitada e indeterminada da qual provêm todos os seres limitados e determinados.
Para Anaxímenes, essa substância é o ar.
De acordo com os estudiosos, os dois termos escolhidos por Tales e Anaxímenes, água e ar, também expressariam, por sua plasticidade e onipresença, aquele elemento infinito e indeterminado a que Anaximandro chama de 'ápeiron' e que nós deduzimos tratar-se da matéria fluídica universal.
Portanto, dizem ainda os estudiosos, não se deve acreditar que a 'água' de Tales seja o elemento físico-químico que bebemos nem que o 'ar' de Anaxímenes seja o ar que respiramos. Eles devem ser pensados de modo totalizante, ou seja, como a fonte originária do Universo, ou gênese, sendo a água que bebemos e o ar que respiramos apenas duas de suas tantas manifestações.
Ao afirmar a descoberta dessa matéria única como substância primeira das coisas, os iniciadores da filosofia grega preconizam também que ela é viva, ou seja, é animada por uma força ativa, de cuja ação derivam a variedade, a multiplicidade, a sucessão de fenômenos na matéria una. Daí ser chamada essa doutrina de hilozoísmo (matéria animada) ou de pampsiquismo (tudo é vivo e tudo tem alma ou espírito).
Portanto, a afirmação de Tales de que "tudo está cheio de deuses" significa não um retorno a concepções mitológicas, mas sim a idéia de que a matéria universal é viva e animada, isto é, cheia de almas (partículas da Força Universal).
Desse modo, observa outro estudioso, os três filósofos de Mileto introduzem nova concepção de Deus, na qual predomina a razão, e, como tal, destina-se essa nova concepção a eliminar todos os deuses do politeísmo religioso e fantástico-poético dos gregos.
O Hilozoísmo e o pampsiquismo, que, como se viu, permeiam a filosofia dos pensadores em causa, são, à semelhança do panteísmo e do pré-histórico animismo, conceitos precursores dos princípios hoje explanados pela Doutrina racionalista cristã no capítulo Força e Matéria do livro Racionalismo Cristão.
(Publicado originalmente no jornal A Razão, de dezembro de 2008, www.arazao.com.br)
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