Valdir Aguilera
 Físico e pesquisador

 

 

História do racionalismo - 92. Racionalização da ciência

J. Alves Martins

Cláudio Ptolomeu (90-168 d.C.) era um cientista de ascendência helênica. Mas nasceu em Ptolemaida Hérmia, cidade do Alto Egito. O nome Cláudio (Claudius, em latim) sugere que tinha cidadania romana. Mas residiu durante grande parte da vida, de 120 a 160 d.C., em Alexandria, também cidade do Egito, na qual produziu sua obra científica e, a exemplo de outros grandes sábios, fez da famosa Biblioteca dessa cidade um núcleo propagador da sabedoria antiga.

Conhecido também como Ptolomeu de Alexandria, destacou-se como uma das importantes figuras do saber de sua época, o século II depois de Cristo.

Heliocentrismo Aristarco de Samos, astrônomo e matemático, de nacionalidade grega, que viveu no século III antes de Cristo, portanto bem antes de Ptolomeu, foi o primeiro cientista a concluir que a Terra gira em torno do Sol (sistema heliocêntrico) e que, além disso, nosso planeta possui movimento de rotação.

Por considerar "tal teoria" falta grave contra a religião, Cleanto, o Estoico, declarou que Aristarco deveria ser acusado de "impiedade".

Apesar do equívoco Ptolomeu, porém, cinco séculos depois de Aristarco, viria a discordar do autor da teoria heliocêntrica ao estabelecer o geocentrismo, que afirma ser a Terra o centro do Universo -- concepção que só seria refutada no século XVI por Nicolau Copérnico, isto é, 1.400 anos depois.

No entanto, em que pese seu equívoco ao propor a teoria do geocentrismo, não há como negar a grande importância de Ptolomeu para a ciência. de sua época.

No tempo desse cientista, os estudiosos ainda tendiam a mesclar o racionalismo das ciências com o misticismo das crenças e crendeirices.

Para não nos alongar, limitamo-nos a um exemplo apenas, a astrologia, ciência que, na Grécia antiga, estudava o movimento e a localização dos astros. Mas essa localização dos corpos celestes era associada à misticidade de práticas mânticas (adivinhatórias).

Ressalte-se, porém, o fato de Ptolomeu ter-se dedicado também à tarefa de desmistificar esse misto de ciência e vaticínio. Ao cabo desse trabalho, Ptolomeu, que era também matemático e astrônomo, fôra capaz de dissociar da astrologia as artes adivinhatórias. Somente séculos mais tarde, essa ciência, racionalizada por ele, receberia o nome de astronomia.

Outra importante realização científica de Ptolomeu, como astrônomo, consistiu em fazer, com base no sistema de mundo de Aristóteles, um sistema geométrico-numérico, de acordo com as tabelas de observações babilônicas, para assim poder descrever o movimento dos astros.

Significativa contribuição Mas Ptolomeu não se destacou apenas como matemático e estudioso dos astros. Contribuiu também, de modo significativo, para o desenvolvimento de outros campos do saber, como álgebra, trigonometria e geometria (na área da matemática), além de geografia, óptica, filosofia, teoria musical e cartografia (essa última definida, hoje, lexicalmente, como arte de compor cartas geográficas e descrever mapas geográficos).

Além disso, escreveu tratados científicos que, posteriormente, seriam de basilar importância para a ciência de outras civilizações, como a bizantina, a islâmica e a da Europa ocidental.

Principais obras de Ptolomeu

• Almagesto - também conhecida como Grande Síntese: composta de 13 livros, tratando de astronomia, geometria e trigonometria (estudos sobre o movimento do Sol e da Lua, eclipses desses dois astros) e sobre trigonometria esférica, descrição do astrolábio, conjunções de planetas e catalogação de estrelas.
• Hipóteses Planetárias - apresenta calendário com as horas em que várias estrelas aparecem e desaparecem no céu.
• Geografia - faz a descrição e medição do planeta Terra.
• Harmônica - a matemática dos sons da música grega da época de Ptolomeu e estudos de acústica.
• Sobre a dimensão - estudos sobre a tridimensionalidade do espaço.
• Óptica - estudos dos raios luminosos e refração.

De "História do racionalismo" para "Artigos"

Copyright©2008 valdiraguilera.net. All Rights Reserved