Valdir Aguilera
 Físico e pesquisador

 

 

Almanaque - Edição 170 - fevereiro de 2022

Para pensar e praticar

Nesta seção do Almanaque, apresentamos textos retirados de obras do Racionalismo Cristão e outras de pesquisadores atuais e do passado.

Raciocínio, meio correto de solucionar problemas da vida
Maria Cottas

O raciocínio é um valioso atributo espiritual que o ser humano tem ao seu dispor para analisar os acontecimentos da vida e deles tirar suas conclusões. Não é sem razão que a palavra raciocínio consta das irradiações de limpeza psíquica recomendada pelo Racionalismo Cristão. Quando usado de forma lúcida, o raciocínio ajuda a pessoa a ter maior progresso material e evolução espiritual.

Para ler o texto completo clique AQUI.

Para mais textos, clicar AQUI

Passatempo

Conta bancária



Um correntista de um banco tem $100 em sua conta.
Ele faz seis saques totalizando $100.
Mantém um registro de seus saques e saldos restantes, como mostrado:

Saques Saldos
50
50
25
25
10
15
8
7
5
2
2
0
Totais
100
99

Como explicar a diferença de $1 ----?

Resposta na próxima edição.

Problema anterior e solução:



Quatro pessoas estão viajando em tipo de transporte diferente. Seus nomes são Cibele, João, José e Raquel.

Estão viajando de avião, de carona, de navio ou de trem.

• José odeia voar.
• Cibele não teve de comprar tiquete.
• João fica enjoado no mar.

Como cada um deles viaja?

Resposta:

Há três possibilidades:

Cibele, carona
José, trem
João, avião
Raquel, navio

Cibele, carona
José, navio
João, avião
Raquel, trem

Cibele, carona
José, navio
João, trem
Raquel, avião Para dicas sobre como montar um esquema para resolver este tipo de problema, clique AQUI e, também, AQUI

Humor

Namorada

Dois amigos estão conversando e um deles diz:
– Minha namorada me trata como Deus.
– O que ela faz? – Ela ignora a minha existência e só fala comigo quando precisa de alguma coisa.



O bebê vidente

Assim que o bebê nasceu, começou a falar:
– Vou morrer em quatro dias. Minha mãe vai morrer em seis dias. E meu pai, em 30 dias.
Dito e feito: quatro dias depois, o bebê faleceu. Seis dias depois, foi a vez de sua mãe. O pai, desesperado, vendeu tudo o que tinha e gastou todo o dinheiro o mais rápido que pôde. Porém, 30 dias depois quem morreu foi o vizinho.
Moral da história: jamais tome decisões precipitadas!



Nó na cuca

87. Para poder ser chamado de gordo, ele teve de emagrecer 30 quilos.

Melhore seu vocabulário em inglês

O texto a seguir foi composto com base nas 500 palavras mais usadas em inglês. Aproveite para rever seu vocabulário. Coloque o mouse sobre as palavras em vermelho para ver a tradução.
Para ouvir o texto, clique aqui .



A Lucky Jacket

Anna has a lucky jacket. Whenever she wears it. good things happen to her. She wore it on her final exam one time, and she got the highest grade in the class! The jacket is green with one yellow stripe. It's really smelly, because Anna never washes it. She is scared that washing the jacket will wash away the luck. She keeps the jacket in a closet all by itself. No other clothes are in the closet.

Anna had an important interview for a job. She was very nervous about it. She wanted to wear the jacket, but the jacket was not appropriate for the interview. She needed to wear nice clothes. She decided to wear the jacket under a plain gray sweater. Perfect plan, she thought.

When Anna entered the interview room, she started to sweat. She wondered why it was so hot. She realized that the heater was on. She sat down across from the interviewer. "Anna, you're sweating. You should take your sweater off." Anna laughed nervously. "I'm fine," she said. By the end of the interview, there was a sweat stain on Anna's sweater. She left the interview feeling unsure. A week later Anna got a phone call from the boss. The boss offered her the job! The lucky jacket worked!

Para mais histórias, procure na Biblioteca clicando AQUI.

Para edições anteriores do Almanaque, clique AQUI.

Avaliação e sugestões

Agradecemos sua avaliação e sugestões enviando um email para

Efemérides

5 fev 1872 - Alberto Seabra
Alberto de Melo Seabra nasceu em Tatuí (SP), no dia 5 de fevereiro de 1872. Era filho do coronel Lúcio José Seabra e Ana Carolina de Melo Franco Seabra. Terminou seus estudos primários e secundários em São Paulo e de maneira brilhantíssima, com apenas quinze anos, matriculou-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Mereceu do notável escritor Medeiros de Albuquerque, membro fundador da Academia Brasileira de Letras, a seguinte frase: “Como o dr. Alberto Seabra escreve bem, com grande clareza. É um prazer lê-lo”. A morte colheu-o no momento em que se entregava a exaustivo trabalho sobre A Bíblia de Jesus. Restam desse estudo alguns capítulos inéditos. Faleceu em Tatuí em 11 de agosto de 1934.

6 fev 1608: Padre Antonio Vieira
Jesuíta, escritor e orador português, nascido em Lisboa. Condenado e preso pela Inquisição por desenvolver campanha em defesa dos índios. Sua obra mais famosa é Os sermões. Seu trabalho De profecia e inquisição, que é uma defesa do livro intitulado Quinto império, está disponível na Biblioteca deste site. Faleceu em Salvador, BA, em 18 de julho de 1697.

8 fev 1828: Júlio Verne
Escritor francês, nascido em Nantes. Considerado o inventor do gênero de ficção científica. Em seus livros previu avanços científicos como os submarinos, máquinas voadores e a viagem à Lua. Escreveu mais de 100 livros. Muitas de suas obras foram traduzidas em 148 línguas. Seu livro A volta ao mundo em 80 dias está disponível na Biblioteca deste site. Faleceu em Amien, França, em 24 de março de 1905.

11 fev 1839: Josiah Willard Gibbs
Físico e químico norte-americano, nascido em New Haven, Connecticut, considerado o maior cientista nascido nos Estados Unidos da América. As suas aplicações da termodinâmica aos processos físicos levou à criação da Mecânica Estatística e, mais tarde, essa sua abordagem foi estendida à Mecânica Quântica. Faleceu em New Haven, em 28 de abril de 1903.

12 fev 1809: Charles Darwin
Naturalista inglês, nascido em Shrewsbury. A seleção natural, da luta pela sobrevivência dos mais aptos, é a base central da sua teoria evolucionista. Sua obra mais conhecida é A origem das espécies (disponível na Biblioteca deste site) que tinha originalmente por título "Sobre a origem das espécies por meio da seleção natural ou a conservação das raças favorecidas na luta pela vida. Faleceu em Downe, em 19 de abril de 1882.

12 fev 1918: Julian S. Schwinger
Físico norte-americano. Abiscoitou o Prêmio Nobel de Física em 1965 pelos trabalhos fundamentais em Eletrodinâmica Quântica, com profundas implicações na Física de partículas. Faleceu em 16 de julho de 1994.

14 fev 1564: Galileo Galilei
Físico, matemático e astrônomo italiano, nascido em Pisa, é considerado o fundador do método experimental. Entrou em conflito com a Igreja devido ao seu apoio explícito às idéias de Copérnico. Quase foi conduzido à fogueira por isso. Pressionado pelo temor, renegou suas idéias, mas teve de viver o resto de sua vida em prisão domiciliar. Apenas recentemente a Igreja Católica o perdoou. Foi o primeiro a usar a Matemática para descrever os fenômenos físicos. Propôs o uso de pêndulo para relógios e desenvolveu o telescópio com o qual descobriu as crateras lunares, as manchas solares, os satélites de Júpiter e as fases de Mercúrio. Faleceu em Arcetri, nas proximidades de Florença, em 8 de janeiro de 1642.

18 fev 1745: Alessandro Volta
Físico italiano, conhecido especialmente pela invenção da bateria. Mais tarde, viria a receber o título de conde. Faleceu em Como em 5 de março de 1827.

19 fev 1473: Nicolaus Copérnico
Astrônomo polonês, nascido em Torun. Numa época em que a Terra era tida como o centro do universo, Copérnico revolucionou o mundo intelectual propondo o sistema heliocêntrico. Ele afirmou que a Terra girava em torno de si própria e transladava em torno do Sol. Faleceu em Frauenburg, Prússia, hoje cidade polonesa chamada Frembork, em 24 de maio de 1543.

20 fev 1844: Ludwig Eduard Boltzmann
Físico austríaco, nascido em Viena. Sua contribuição mais importante foi para o desenvolvimento da Mecânica Estatística. Foi um dos primeiros a reconhecer a teoria eletromagnética de Maxwell. Derivou a lei geral que rege a distribuição de energia num sistema e enunciou o teorema da equipartição de energia. Foi muito mal compreendido pelos seus contemporâneos que não perceberam a natureza estatística da sua abordagem dos problemas. Os ataques constantes dos colegas à sua teoria finalmente deixaram-no muito cansado e, em profunda depressão, acabou suicidando-se, em Duino, Itália, em 5 de setembro de 1906.

22 fev 1843: Visconde de Taunay
Engenheiro militar, professor e romancista brasileiro, nascido Alfredo D'Escragnolle Taunay no Rio de Janeiro. Autor de A retirada da Laguna (disponível na Biblioteca deste site) e Inocência, um dos livros mais lidos da literatura brasileira. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Faleceu no Rio de Janeiro, em 25 de janeiro de 1899.

Desta edição para o Almanaque