Valdir Aguilera
 Físico e pesquisador

 

 

Matriz Etérica

Marclei Barbosa Santiago

Este artigo não tem a pretensão de tratar em detalhes como ocorre, biologicamente, o processo de fecundação e desenvolvimento do feto em humanos. As células reprodutoras que são os gametas masculino e feminino e o ovo ou zigoto possuem componentes que estão descritos nas figuras apenas com a finalidade de ilustração, assim como, em perspectiva é mostrado o momento exato da fecundação em que o gameta masculino penetra a membrana do gameta feminino para acontecer fisicamente a união de seus respectivos núcleos, fenômeno que marca o início de uma vida humana. Esse artigo procura focar e esclarecer a constituição e funcionalidade da matriz etérica, que é a contraparte etérica do corpo físico e, também, nas ações da partícula da Força – o espírito que irá encarnar – em realizar os fenômenos da substituição e transformação da matéria que compõe a matriz etérica e o corpo físico em formação desde o início da fase embrionária até o término da gestação. Ênfase também é dada à tomada de decisão por parte do espírito que está para encarnar que terá de decidir até o terceiro mês de gestação, se retorna ou não ao seu mundo de estágio, caso ocorram eventos indesejáveis como agressões físicas e/ou psíquicas à mãe e ao espírito e o feto que ele organiza, incita e movimenta por estarem sujeitos ao ambiente em que se encontram mergulhados.


A figura ilustra a combinação da matriz etérica do gameta masculino (espermatozoide) doada pelo homem (Pai) com a matriz etérica do gameta feminino (óvulo) doada pela mulher (Mãe), no momento da concepção, para formar a matriz etérica do ôvo ou zigoto (Filho) a partir da qual será modelado o corpo físico do espírito que irá encarnar. Na figura as matrizes etéricas das células reprodutoras do Pai e da mãe e, também, a matriz etérica do ovo (filho) estão representadas pelos invólucros de matéria etérica, destacados na cor azul. A matriz etérica percebida por médiuns videntes é descrita como tendo aparência violeta-pálido ou cinza-azulado se estendendo, em condições normais, por alguns milímetros além da superfície do corpo físico, Interpenetrando-o, por todas suas células.

Constituição A matriz etérica é formada de matéria astral da atmosfera fluídica da Terra, própria do mundo em que vai encarnar o espírito, denominada matéria etérica. O corpo fluídico é composto de matéria astral própria da atmosfera fluídica do mundo de estágio do espírito. Os dois tipos de materia astral são oriundos dos campos de manifestação da Força que são repositórios de matéria de diversas categorias, com estados variados de densidade. Essas categorias caracterizam campos de energia, com funções específicas relacionadas ao processo evolutivo. A partícula da Força em evolução, no mundo escola Terra, recolhe nos campos interligados a esse planeta a matéria de que necessita para dar expressão e expansão às suas faculdades e atributos e realizar os fenômenos físicos e psíquicos possíveis em sua esfera de ação, inclusive, os da substituição e transformação da matéria que compõe sua matriz etérica e, também, seus corpos fluídico e físico.

Substituição e transformação da matéria Vamos explicar o que seja "substituição da matéria" e "transformação da matéria", e em que condições esses fenômenos ocorrem. Devemos dizer "substituição" quando a Força, em qualquer grau de evolução, atuando em plano físico ou astral, necessita operar matéria de categoria e/ou densidade diferente daquela em que vinha normalmente atuando para a realização de fenômenos; e "transformação", quando a Força deseja dar alguma forma à matéria em que atua. Então, ela apenas transforma a matéria, mas não a substitui. Transformar a matéria tem o sentido de modelar, plasmar, amoldar, afeiçoar, dar outra forma à matéria. Tanto no fenômeno da transformação como no da substituição não é alterada a natureza da matéria, a sua essência, pois a matéria se encontra sempre em sua forma elementar. O que acontece é a substituição ou transformação da matéria pela ação da Força, que é o agente causador.

Onde há Matéria, há Força atuando nela. Onde há Força, há matéria sofrendo atuação dela. A Matéria é inerte, por isso, não se transforma e não evolui; sendo a matriz éterica e os corpos fluídico e físico constituídos de Matéria de diversas categorias e densidades, agregadas pela ação da Força para a formação destes, podemos concluir que a matriz etérica e os corpos fluídico e físico, da mesma forma que a Matéria que os compõe, também não evoluem, não se transformam. O que acontece pela ação da Força são os fenômenos da substituição e da transformação da Matéria que compõe os corpos fluídico e físico e a matriz etérica do espírito no ambiente em que se encontra de acordo com suas necessidades de evolução e em conformidade com as leis naturais, especificamente, com a lei de atração e repulsão.

O espírito, através do fenômeno da agregação e desagregação, impulsionado pela Lei da atração e repulsão, realiza a substituição da matéria de sua matriz etérica e de seus corpos fluídico e físico, ou seja, retira a matéria elementar de que necessita e que está depositada nos campos de manifestação da Força para a composição de seus corpos fluídico e físico e de sua matriz etérica, e devolve estas mesmas matérias, quando não mais necessita delas, aos campos de manifestação da Força, repositórios de onde elas foram retiradas e onde ficarão disponíveis para serem utilizadas da mesma forma por outras inteligências, outras forças, para a composição de sua matriz etérica e de seus corpos fluídico e físico e, também, para a realização de inúmeros fenômenos físicos e psíquicos de que necessita a Força para sua evolução.

Funcionalidade É a partir da matriz etérica ou campo etérico que o espírito que irá encarnar modela a tessitura densa que irá compor seu corpo físico em formação no útero materno e, também, durante todo o desenrolar de sua encarnação. Portanto, o corpo físico é uma cópia da matriz etérica e não o contrário como muitos pensam. A matriz etérica é o arquétipo, o molde, para a composição e modelagem do corpo físico. Os laços entre a matriz etérica e o corpo físico são tão estreitos que tudo que acontece à matriz etérica reflete-se no corpo de matéria física e vice-versa.

Conforme nos ensina a doutrina Racionalista Cristã os gametas masculino e feminino são transmissores de matéria etérica. Médiuns videntes observam no útero da gestante um ponto luminoso, conforme ilustrado na figura pelo invólucro fluídico na cor azul, que é a matriz etérica, do ovo ou zigoto (filho), fruto da combinação das matrizes etéricas doadas pelo homem e pela mulher no momento da concepção, para formar o corpo físico do espírito que irá encarnar. O espírito que irá encarnar irradia vibratoriamente sua matriz etérica durante todo o período de gestação e continua, após o nascimento, a irradiar seu campo etérico por toda sua encarnação.

Momento exato da fecundação Fenômeno que marca o início de uma vida humana que vibra e irradia ao mundo Astral Superior, possibilitando a um determinado espírito, espontaneamente, fazer a escolha de seus genitores e cumprir determinações astrais processando sua incursão no plano Terra, em conformidade com as leis naturais.

Até o terceiro mês de gestação O espírito do filho passa a irradiar vibratoriamente a contraparte etérica do feto em formação, sem se ligar a ele por cordões fluídicos não havendo, portanto, entrelaçamento de natureza fluídica. Acontece que o espírito do filho sente com intensidade as possíveis agressões físicas à mãe e ao feto e as vibrações, positivas ou negativas, emanadas do espírito da mãe e, também, do ambiente em que está mergulhado. Quando as vibrações da mãe e, também, do pai e dos demais seres que compõem o ambiente familiar são negativas, intensas e repetitivas, caracterizando uma ambiência de baixas vibrações, rejeição e ameaça ao feto, caberá ao espírito do filho analisar a situação, as probabilidades e verificar suas chances de êxito reencarnatório. Ele percebe e está capacitado a fazer a leitura e interpretação corretas da situação que está vivenciando, tudo feito em consonância com a Lei da Reencarnação, e tomar a decisão acertada se deverá permanecer no plano Terra ou se retornará ao seu mundo de estágio.

Tomada de decisão Até o terceiro mês de gestação, o espírito fará uma escolha, entre duas situações que se oferecem. A primeira opção é levar em frente e continuar irradiando para a formação do corpo físico de que ele irá tomar posse após o nascimento; a segunda é para retornar ao seu mundo de estágio, fenômeno que se configura em uma das causas de aborto espontâneo, e que não se caracteriza como infração às Leis naturais por parte do espírito do filho, devido às circunstancias desfavoráveis a que ele está submetido.

Existem fatores não provocados por ação espontânea do espírito do filho que podem ocasionar o aborto e agressões ao feto em formação que têm origem localizada nas esferas biológica, psicológica e espiritual da mãe gestante, dos familiares e, também, ambientais. Após o nascimento, todos esses fatores, que se caracterizam como rejeição ou ameaça ao feto, podem tornar-se causas determinantes que provocam traumas e tendências negativas, deixando sequelas que se manifestam através de distúrbios psíquicos, comportamentos esquizoides, no período da infância e podem permanecer por toda uma encarnação e, até mesmo, por futuras reencarnações.

Terceiro mês de gestação Se até o terceiro mês de gestação o espírito não retornar, por determinação própria, para seu mundo de estágio, ele começa a se ligar, paulatinamente, ao feto por cordões fluídicos, transmitindo a ele, através de sua matriz etérica, as características necessárias à composição e modelagem de seu corpo físico. Todo esse processo acontece em conformidade a seu grau de espiritualidade, intelectualidade, projeto reencarnatório e com as leis naturais, principalmente, a de causa e efeito.

Binômio Força e Matéria É o ponto de partida de todo raciocínio, em qualquer área do conhecimento, que nos faz compreender melhor a vida, os fenômenos físicos e psíquicos, a nossa composição astral e física e os mecanismos que regulam as nossas funções orgânicas, psíquicas e as relações entre espírito, corpo fluídico, matriz etérica e corpo físico.

O entendimento do que é Força e Matéria nos abre perspectivas para a busca da trajetória evolutiva da Força, a compreensão correta sobre o conceito de evolução da Força no plano físico e astral.

(O autor é matemático, analista de sistemas e professor de ciência da computação e informação.)


De Matriz etérica "Artigos"

Copyright©2008 valdiraguilera.net. All Rights Reserved