Valdir Aguilera
 Físico e pesquisador

 

 

O sentimento de solidariedade

Maria Cottas

O sentimento de solidariedade é um princípio normativo dos trabalhos realizados nas casas racionalistas cristãs. Como presidente do Racionalismo Cristão, Antonio Cottas de quando em vez dizia nas reuniões públicas da Casa-Chefe que os trabalhos realizados em nossas Casas seguem o princípio da solidariedade, alcançando dos assistentes aos militantes presentes.

O sentimento de solidariedade vincula os participantes ao fortalecimento, esclarecimento e espiritualização proporcionados nas casas racionalistas cristãs. Seu sentido moral e sua relação de responsabilidade fazem com que os trabalhos saiam bem feitos quando a serenidade, a moderação e a retidão de procedimentos alcançam os assistentes de reuniões públicas de maneira equânime.

Antonio Cottas colocava o Racionalismo Cristão acima de tudo em sua vida, inclusive de quem tinha muita consideração, como familiares e amigos que tanto admirou, defendeu e aconselhou mediante os princípios esclarecedores e a disciplina fortalecedora da alma propiciada por essa filosofia de vida.

Antonio Cottas considerava Luiz de Mattos seu pai espiritual. Dizia que, ao partir deste mundo de escolaridade e chegar no seu mundo espiritual de estágio, prestaria contas a si mesmo seguro de que havia se doado à humanidade ao seguir as orientações de seu mestre espiritualista, pois assim também considerava ser Luiz de Mattos, fato que testemunhamos como sua filha e esposa de Antonio Cottas em nossa última existência física.

Antonio Cottas tinha em conta serem bem relevantes os trabalhos realizados em nossas Casas, pois sabia que iriam estender-se cada vez mais por este planeta-escola. Embora tenha sido uma iniciativa de espíritos do Astral Superior, o Racionalismo Cristão foi fundado neste mundo por Luiz de Mattos e Luiz Thomaz, consolidado por Antonio Cottas e sua expansão teve início com o presidente astral Humberto Rodrigues quando ainda estava neste plano físico. Portanto, é necessário que a expansão da filosofia espiritualista continue mediante seu estudo aprofundado, a abertura de novas casas racionalistas cristãs e o uso intenso das mídias sociais, sob a liderança do atual presidente e suas iniciativas realizadas com segurança e responsabilidade.

Conquanto o tenha considerado pai e mestre espiritual, Antonio Cottas deixou bem claro que seus sucessores não se deveriam comparar nem ser comparados a Luiz de Mattos, pois cada qual tem personalidade própria, como tem cada habitante deste planeta. E isso Antonio Cottas mostrou claramente nas esclarecedoras respostas às incontáveis correspondências que recebeu dos seguidores do Racionalismo Cristão em vários países, sendo que cerca de 3 mil delas constituíram os 26 volumes da coleção Cartas doutrinárias, dando demonstração cabal do sentimento de solidariedade que Antonio Cottas trazia no íntimo de sua grande alma.

De "O sentimento de solidariedade" para "Artigos"

Copyright©2008 valdiraguilera.net. All Rights Reserved