Valdir Aguilera
 Físico e pesquisador

 

 

Xadrez - 9. Problemas

Valdir Aguilera

Problemas são desafios que proporcionam oportunidades para desenvolver o raciocínio e a habilidade para combinar peças de modo a definir uma estratégia para chegar ao xeque-mate em um determinado número de lances. Nos problemas aqui apresentados, o primeiro lance cabe ao jogador que detém as peças brancas.

A informação "mate em 2" significa que as brancas dão mate na segunda jogada delas; "mate em 3" significa que as brancas dão mate na terceira jogada; e assim por diante.

Na busca da solução, é aconselhável primeiramente analisar a situação do rei preto, suas defesas e possibilidades de movimento.

Estes problemas foram originalmente publicados em http://wtharvey.com

As soluções estão no pé da página.

Mate em 2


Problema 1


Problema 2


Problema 3


Problema 4


Problema 5



Problema 6

Mate em 3


Problema 7


Problema 8


Problema 9

Mate em 4


Problema 10


Problema 11


Problema 12

Soluções
Problema 1:
1. TXe6+ RXe6  2. Df7++
Problema 2:
1. Cf6+ gXf6  2. BXf7++
Problema 3:
1. Dd5+ Ra6  2. cXb8C++ (ao capturar a torre o peão pode ser promovido a qualquer peça, exceto um rei, e as brancas escolheram a promoção a um cavalo, dando cheque-mate (ver Lição 2, movimento do peão)
Problema 4:
1. Db8+ CXb8  2. Te8++
Problema 5:
1. DXd7+ RXd7  2. Bf5++
Problema 6:
1. DXd7+ BXd7  2. CXf7++
Problema 7:
1. TXa6+ TXa6  2. Dd7+ Rb6  3. c5++
Problema 8:
1. De8+ BXe8  2. fXe8D+ TXe8 (o peão branco foi promovido a dama)  3. BXd6++
Problema 9:
1. Dg7+ TXg7  hXg7+ Rg8  3. Th8++
Problema 10:
1. Cf6+ gXf6  2. Df8+ RXf8  3. Bh6+ Rg8  4.Te8++
Problema 11:
1. Tc8+ DXc8  2. DXb6+ Db7  3. Cc6+ Rc8  4. Dd8++
Problema 12:
1. Ce6+ CXe6  2. De7+ Rg8  3.De8+ Cf8  4. Ce7++

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