HTML> Almanaque, descontração, divertimento, lógica, efemérides, inglês, redação

 


Valdir Aguilera
 Físico e pesquisador

 

 

Almanaque - Edição 101 - maio de 2016

Para pensar e praticar

Nesta seção do Almanaque, apresentamos textos retirados de obras do Racionalismo Cristão e outras de pesquisadores atuais e do passado.

Espiritualidade afasta os seres dos erros e vícios

O Racionalismo Cristão trabalha intensamente pelo processo educativo da humanidade, para que o planeta se torne um lugar onde as pessoas aprendam algo de útil para sua evolução. Nesse processo está incluído o esclarecimento espiritual, que faz com que despertem para as suas responsabilidades, tão descuradas atualmente. Quando não recebem desde a infância uma educação voltada para espiritualidade, para a disciplina e o domínio de si próprias, acabam por resvalar em erros e vícios.
O ideal seria que recebessem informações e princípios educativos tão logo começassem a enxergar a luz deste mundo, mas as condições ideais quase nunca acontecem, porque os seres ainda perdem0 tempo com coisas sem valor, vivendo intensamente para a matéria e deixando descuidado o principal, que é o espirito.
Nunca é tarde para se dar uma reviravolta no processo educativo. Quantos problemas seriam evitados se todos praticassem com disciplina e responsabilidade os princípios exarados pelo Racionalismo Cristão, que regenera os espíritos e fortifica os corpos físicos através do conhecimento de si mesmo!
Busquem nas casas racionalistas cristãs o saber valioso que é explanado nelas. Colocando em prática o que ouvirem, poderão evitar as atribulações que se observam amiúde por ai, com sofrimentos inúteis por desconhecerem a verdade sobre sobre a vida espiritual.
Participem do processo educativo empreendido pelo Racionalismo Cristão. O mundo precisa de seres convictos e desejosos de transformar suas vidas e as vidas dos semelhantes.
Ref.: Maria Cottas, Jornal A Razão de maio de 2008 (arazao.net)

Para mais textos, clicar AQUI

Passatempo

Cinco irmãs (Abgail, Bárbara, Maria, Paula e Teresa) nasceram em diferentes meses e diferentes dias da semana. Usando as informações abaixo, determinar o mês e o dia da semana em que cada uma nasceu.
• Paula nasceu em março mas não foi um sábado;
• O dia em que Abgail nasceu não foi nem sexta nem quarta-feira;
• O mês de aniversário da menina que nasceu em uma segunda-feira, é anterior ao de Bárbara e ao de Maria;
• Teresa não nasceu em fevereiro e foi em um fim de semana;
• Maria não nasceu em dezembro e não foi em dia de semana;
• A menina que nasceu em junho, nasceu em um domingo;
• Teresa nasceu em um mês anterior ao de Bárbara e não foi uma sexta-feira;
• Maria não nasceu em julho.

Para dicas sobre como montar um esquema para resolver este tipo de problema, clique AQUI.

Resposta na próxima edição.

Resposta da edição anterior: Associe o número 1 à letra A; o 2 à letra B; o 3 à letra C; etc. Na primeira linha da figura notamos M (=13) é a soma de 5 (E) com 8 (H); na segunda linha, O (=15) é a soma de 14 (N) com 1 (A). Então, o ponto de interregação deve ser substituído por M.

Humor





Leiloeiro excepcional

Um leiloeiro era conhecido por sua incrível capacidade de conseguir leiloar qualquer mercadoria. Sua fama era tão grande que um amigo lhe lançou um desafio:
– Quero ver você conseguir vender esse velho extintor de incêndio!
Ele nem se abalou. Aceitou o desafio e caprichou. Depois de fazer uma longa descrição do produto, ele acrescentou:
– E além de ter sido este extintor usado para apagar o grande incêndio de 1962, ele ainda vem com cem anos de garantia!
Diante daquele comentário absurdo, um comprador comentou:
– Pra que eu vou querer cem anos de garantia? Daqui a cem anos estarei morto!
– Tudo bem, mas se acaso o senhor ir para o inferno?

Nó na cuca

18. Velho que não anda, desanda.


Melhore seu vocabulário em inglês

O texto a seguir, do folclore das Filipinas, foi composto com base nas 500 palavras mais usadas em inglês. Aproveite para rever seu vocabulário. Coloque o mouse sobre as palavras em vermelho para ver a tradução. Para ouvir o texto clique aqui .

Barom-mai  (1 de 3)

There was once a man called Barom-mai. He was a king in the Visayan Islands. Barom-mai was a good king, but he was very ugly. Barom-mai was not married.
`My daughter cannot marry a man as ugly as you!' said one father to King Barom-mai. And many of the fathers of beautiful young women said the same thing.
But there was one man who did not say that. His name was Tageb. He was also a king in the Visayan Islands. He was not very handsome himself. But he did have a very beautiful daughter! Her name was Madayaw-bayho.
`Barom-mai is a good man,' King Tageb said. `My daughter will marry him. He will be kind to Madayawbayho. Kindness is more important than a handsome face!'
Madayaw-bayho did not like King Barom-mai ugly face. But she loved her father, and she wanted to please him.
`I will marry Barom-mai,' she said.
So King Barom-mai and Madayaw-bayho got married. Barom-mai loved his beautiful young wife. He was always kind to her. He gave her many gifts.
Madayaw-bayho wanted to love her husband, but she could not. She was polite and helpful. But she was very sad. She could not look at her husband's ugly face.
One day, King Barorn-mai spoke to his wife. `Why are you so sad?' he asked.
`Husband, I want to see my friends and my family,' replied Madayaw-bayho. The king wanted to make his wife happy.
`Go and visit your family for a few days,' he said.
So Madayaw-bayho went to her father's palace. She was happy to see her family again. And she would not go back to Barom-mai.
King Tageb did know what to do. He sent messages to King Barom-mai.
First, he wrote, `Madayaw-bayho is busy.'
Another day, he wrote, `My daughter is sick.'
A few weeks later, he wrote, `Madayaw-bayho must go to her friend's wedding celebration.'
But King Barom-mai knew the truth and he was very unhappy. He loved Madayaw-bayho. He wanted her to come back.
`How can I make my wife love me?' Barom-mai asked himself.
The people who advised the king could not help him.
`You were very kind to the queen, sir,' said one of these advisers.
`You gave the queen the best rooms in the palace,' said another adviser.
`You gave the queen many expensive gifts and fine clothes,' said the third adviser.
King Barom-mai sent the advisers away. He called for a shaman. The shaman was a clever man. He helped people with their problems. He made sick people better.
`I am ugly,' said the king. `My wife cannot love me. Can you change my face? Can you make me handsome?'
The shaman did not laugh at the king. He did not smile.
`I cannot help you, sir,' he said. `But there is someone who can help you. There is an old man who lives in a cave on Apo Mountain. He does magic things. He can make the queen love you.'
`I must speak to this old man!' said the king.

Para mais histórias, acesse a Biblioteca clicando AQUI.
Envie esta página para um amigo:

Efemérides

01 maio 1829: José de Alencar
Romancista brasileiro nascido em Mecejana, CE. Foi um dos fundadores do romance brasileiro. Entre suas obras mais famosas, encontram-se O guarani e Iracema. Juntamente com Ubirajara formam a trilogia indianista do autor. Como curiosidade, mencionamos que ele era apreciador de palavras cruzadas e quebra-cabeças e cunhou o nome Iracema fazendo um anagrama com a palavra América. Sua obra Iracema está disponível na Biblioteca deste site. Faleceu no Rio de Janeiro, em 12 de dezembro de 1877.

10 maio 1746: Gaspard Monge
Matemático e acadêmico francês, conde de Péluse, nascido em Beaune. Foi um dos fundadores da famosa e tradicional École Polytechnique, de Paris. Inventor da Geometria Descritiva. Fez parte da comissão de cientistas que acompanhou Napoleão ao Egito. Fez contribuições importantes à Teoria das Equações Diferenciais Parciais. Faleceu em Paris, em 28 de julho de 1818.

11 maio 1918: Richard P. Feynman
Nasceu em Nova York. Certamente o mais notável físico norte-americano de toda a história, foi um dos pioneiros da eletrodinâmica quântica. Ganhou o Prêmio Nobel de Física de 1965. Seu curso Lectures on Physics (3 volumes) está disponível na Biblioteca deste site.Faleceu em Los Angeles, em 15 de fevereiro de 1988.

15 maio 1859: Pierre Curie
Físico francês nascido em Paris. Notabilizou-se por seus trabalhos em cristalografia, radioatividade, pizoeletricidade e magnetismo. Juntamente com sua mulher, Marie (Madame) Curie, ganhou o prêmio Nobel de Física de 1903. Faleceu em Paris, em 19 de abril de 1906.

18 maio 1883: Eurico Gaspar Dutra
Marechal do exército brasileiro, nascido em Cuiabá. Foi Presidente da República de 31 de janeiro de 1946 a 31 de janeiro de 1951. Durante seu governo, foi redigida uma nova constituição, foi abolido o jogo no país, foi inaugurada a Companhia Siderúrgica de Volta Redonda, cancelou-se o registro do partido comunista, romperam-se as relações diplomáticas com a Rússia, encampou-se a Estrada de Ferro Leopoldina. Após o seu mandato, recolheu-se à vida privada. Faleceu no Rio de Janeiro, em 11 de junho de 1974.

21 maio 1921: Andrei Dimitrievich Sakharov
Físico soviético nascido em Moscou. Desempenhou papel fundamental no desenvolvimento da primeira bomba de hidrogênio soviética. Mais tarde, pregou o desarmamento nuclear internacional. Tornou-se o líder dos dissidentes soviéticos. Em 1975, foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz. Faleceu em Moscou, em 14 de dezembro de 1989.

Desta edição para o Almanaque

Copyright©2008 valdiraguilera.net. All Rights Reserved