HTML> Almanaque, descontração, divertimento, lógica, efemérides, inglês, redação

 


Valdir Aguilera
 Físico e pesquisador

 

 

Almanaque - Edição 106 - outubro de 2016

Para pensar e praticar

Nesta seção do Almanaque, apresentamos textos retirados de obras do Racionalismo Cristão e outras de pesquisadores atuais e do passado.

Higiene mental

Em uma escola espiritualista, como a instituída pelo Racionalismo Cristão, a higiene mental faz parte dos predicados que precisam ser apurados para que o ser se desenvolva, como convém, na medida do possível. Em se tratando dos pais, que precisam dar exemplos edificantes aos filhos, maior soma de responsabilidade lhes cabe.
Uma vez que é ponto fundamental acelerar o processo de espiritualização da humanidade, nenhuma brecha deve ser concedida ao escoamento dos esforços no bom sentido adotado. Por isso, o cuidado com a higiene mental está incluído nos demais que formam o conjunto saneador, capaz de conduzir a pessoa á remodelação procurada.
Quando se dá combate a um mal, investe-se sobre o mesmo, por todos os lados, não se lhe permitindo a menor oportunidade de êxito, para que os resultados sejam satisfatórios. O erro de não se dominar a falta de higiene mental precisa, por isso, ser rigorosamente combatido e, por fim, aniquilado, para haver coerência no modo de se encararem os problemas que impeçam a evolução em sua plenitude.

Referência:
A felicidade existe, Luiz de Souza, 14ª ed.

Para mais textos, clicar AQUI

Passatempo


Campeonato de xadrez e damas

Quatro rapazes, Carlos, Geraldo, Luiz e Marcos, participaram de uma competição em xadrez e damas. A idade deles era 15, 16, 18 e 19 anos, não necessariamente na mesma ordem dos nomes.
No xadrez Luiz ganhou de Marcos, Geraldo ficou em terceiro lugar e quem tinha 16 anos ganhou. Em damas, Luiz ficou em segundo lugar, quem tinha 15 anos ganhou, Geraldo ganhou de quem tinha 18 anos e quem tinha 19 anos ficou em terceiro lugar. Carlos é três anos mais jovem do que Marcos. O rapaz que ficou em último lugar em xadrez, ficou em terceiro em damas e somente um rapaz ficou na mesma posição em ambos os jogos.
Determinar as idades dos rapazes e os lugares conquistados nos dois jogos.

Para dicas sobre como montar um esquema para resolver este tipo de problema, clique AQUI.

Resposta na próxima edição.

Resposta da edição anterior:

Do andar mais alto para baixo
Oeste  Centro    Este
Haroldo   Dario   Eduardo
Basílio   Frederico   Geraldo
Alexandre   João   Cristiano

Humor

Médico inexperiente

O bebê acaba de nascer em um hospital e para confirmar se o garoto está vivo, o doutor ainda sem nenhuma experiência em partos dá uma palmada em sua bunda, mas ele não chora, dá a segunda e nada, dá a terceira e nada. O recém nascido começa a ficar roxo e o doutor sem saber o que fazer se dirige a uma enfermeira que se aproximava e pergunta:
– O que eu faço para esse bebê chorar?
– Bem, - disse a enfermeira - primeiramente você poderia parar de segurá-lo pelo pescoço.



Vaia no futebol

Em um jogo de futebol o filho pergunta ao pai:
– Papai, por que os torcedores estão vaiando aquele jogador?
O pai respondeu:
– Por que ele jogou uma pedra no juiz.
– Mas pai, ele não acertou!
E o pai explica:
– Por isso mesmo!

Nó na cuca

23. Em uma cidade conhecida, uma pessoa morre todo minuto. Coitadinha!


Melhore seu vocabulário em inglês

O texto a seguir, do folclore das Filipinas, foi composto com base nas 500 palavras mais usadas em inglês. Aproveite para rever seu vocabulário. Coloque o mouse sobre as palavras em vermelho para ver a tradução. Para ouvir o texto clique aqui .



A Thief's Story

Once upon a time, there was a poor family. They had one son. This son often went out to steal things. Every time he brought something home, his mother was happy. Once he brought her some eggs. She did not ask him how and where he got them. She just said, "That's very good."

Many years passed. The little boy grew up and became a fulltime thief . One day the police caught him and took him to jail. The court said that he must die for his crimes. But before dying, he could have one last wish.

The son asked for his mother. He said that he wanted to see her tongue. The mother came and stuck out her tongue. Then the son cut his mother's tongue until it was bleeding. Everyone was surprised. They wanted to know why he had hurt his mother.

The son answered, "My mother did not tell me that it is wrong to steal. And so I am here now."

The court judge decided that the son should not die. The son became an honest man, and lived to an old age.

Para mais histórias, acesse a Biblioteca clicando AQUI.
Envie esta página para um amigo:

Efemérides

07 out 1885: Niels Henrik David Bohr
Físico dinamarquês nascido em Copenhagen. Enquanto trabalhava com Rutherford, em Manchester, criou em 1913 o modelo do átomo de hidrogênio que leva o seu nome. De acordo com esse modelo, o átomo de hidrogênio era formado por um elétron girando, com energia quantizada, em torno de um próton central, numa órbita circular. Em 1922 recebeu o prêmio Nobel de Física em reconhecimento por suas contribuições à Física Atômica. Em 1927, Bohr propôs o princípio da complementaridade para explicar os paradoxos aparentes que surgiam no comportamento onda-partícula das partículas subatômicas. Em 1943 conseguiu fugir de Copenhagen indo à Inglaterra. Mais tarde foi aos Estados Unidos da América, onde colaborou no desenvolvimento da bomba atômica, mas esteve sempre profundamente preocupado com as implicações decorrentes desse desenvolvimento. Faleceu em Copenhagen, em 18 de novembro de 1962.

09 out 1893: Mario de Andrade
Escritor nascido em São Paulo. Desempenhou papel importante no Movimento Modernista de 1922. Talvez sua obra mais famosa seja Macunaíma (1928). Faleceu em São Paulo, em 25 de fevereiro de 1945.

19 out 1913: Vinicius de Moraes
Poeta, músico e dramaturgo nascido no Rio de Janeiro. Entre suas obras, destacam-se "Samba de Orly" e "Garota de Ipanema", em parceria com Antônio Carlos Jobim. Faleceu no Rio de Janeiro, em 9 de julho de 1980.

23 out 1908: Ilya Mikhaylovich Frank
Físico russo nascido em Leningrado, hoje S. Petersburgo. Juntamente com Pavel A. Cherenkov e Igor Y. Tamm, ganhou o prêmio Nobel de Física de 1958 pela explicação teórica do efeito Cerenkov. Faleceu em Moscou, em 22 de junho de 1990.

25 out 1811: Évariste Galois
Matemático francês nascido em Paris. Tornou-se famoso pelas suas importantes contribuições à teoria dos grupos. Em praticamente uma noite (véspera do estúpido duelo que ceifou sua curtíssima vida), botou no papel sua famosa teoria que resolveu muitos problemas que permaneceram insolúveis por muito tempo. Faleceu em Paris, em 31 de maio de 1832.

26 out 1869: Washington Luís Pereira de Sousa
Nascido em Macaé, RJ, foi presidente da República de 1927 a 1930, quando foi deposto por um golpe de estado militar liderado por Getúlio Vargas. Foi o último presidente de Velha República. Faleceu em São Paulo, em 4 de agosto de 1947, um ano após o seu retorno do exílio, que durou 16 anos.

27 out 1892: Graciliano Ramos
Escritor nascido em Quebrangulo, AL. Autor de vários romances entre os quais Caetés (1933), Vidas secas (1938) e Memórias do cárcere (1953). Estes dois últimos foram adaptados para o cinema. Vidas secas está disponível na Biblioteca deste site. Faleceu no Rio de Janeiro, em 20 de março de 1953.

31 out 1815: Karl Theodor Wilhelm Weierstrass
Matemático alemão nascido em Ostenfelde, considerado um dos fundadores da teoria moderna das funções. Sua preocupação com o rigor matemático pode ser ilustrado pela sua construção de uma função contínua que não tem derivada em nenhum ponto. Muitos de seus estudantes tornaram-se matemáticos criativos,como Sofia Kovalevskaya. Faleceu em Berlim, em 19 de fevereiro de 1897.

Desta edição para o Almanaque

Copyright©2008 valdiraguilera.net. All Rights Reserved