HTML> Almanaque, descontração, divertimento, lógica, efemérides, inglês, redação

 


Valdir Aguilera
 Físico e pesquisador

 

 

Almanaque - Edição 109 - janeiro de 2017

Para pensar e praticar

Nesta seção do Almanaque, apresentamos textos retirados de obras do Racionalismo Cristão e outras de pesquisadores atuais e do passado.

Evolução

O principio fundamental da vida no universo é a evolução. Nela reside a base do entendimento de tudo quanto se passa dentro e fora do alcance visual humano. Não há explicação lógica nem racional para a existência se a evolução não é devidamente considerada. A evolução estará sempre presente, sempre viva, sempre atuante em todas as manifestações da vida, desde quando esta começa a despontar.
A evolução faz-se sentir em tudo na Terra: na semente que brota para transformar-se numa flor; na árvore que se agiganta e frutifica na trajetória de um ciclo; no ser que se aprimora frequentando a escola; no desenvolvimento das artes, das letras, das ciências, das atividades sociais e produtivas.
O ser humano surgiu neste mundo como resultado da ação construtiva do principio inteligente nos diversos domínios da natureza. Essa marcha evolutiva prossegue sem qualquer interrupção ou alteração. Apenas os espíritos que agora iniciam o seu progresso em corpo humano encontram, na época presente, condições mais favoráveis ao desenvolvimento mental.
Uma coisa, porém é certa: a evolução tem que ser operada, a qualquer custo. Assim o impõem as leis naturais e imutáveis que regem o Universo. E essas leis evolutivas são indiferentes à pretensão dos que pensam poder iludi-las ou as anular.
RACIONALISMO CRISTÃO, 45ª ed., 2015

Para mais textos, clicar AQUI

Passatempo

Qual caminho a seguir?

Você quer ir a uma cidade onde todos habitantes sempre dizem a verdade. No caminho você chega a uma bifurcação da estrada. Em uma direção você chega ao seu destino, em outra você chega a uma cidade onde todos mentem.

Há um homem na bifurcação que veio de uma das cidades. Fazendo apenas uma pergunta a esse homem, como descobrir qual caminho a seguir?
  
Resposta na próxima edição.

Resposta da edição anterior:

1. Atire a bola diretamente para cima.
2. O sábio lhes disse para trocarem os camelos.

Humor

Passeio de avião
Alguns professores de uma faculdade de engenharia foram convidados para o voo inaugural de um avião.
Após todos se acomodarem confortavelmente, foram informados de que o avião havia sido construído por seus alunos. Todos eles levantaram e correram desesperadamente para fora do avião, quase em pânico.
Somente um professor permaneceu sereno em seu lugar. Quando lhe perguntaram o motivo de tanta calma, ele explicou:
– Sei da capacidade dos meus alunos, se foram eles que construíram, essa coisa não vai nem dar a partida.



Aprendendo a fazer contas

O professor pergunta para Joãozinho:
– Se eu lhe desse 2 gatos e outros 2 gatos e outros 2, quantos você teria?
Joãozinho responde imediatamente:
– Sete.
– Não, escute atentamente... Se eu lhe desse dois gatos, e outros dois gatos e outros dois, quantos você teria?
– Sete.
– Deixa-me dizer-te de outra forma: se eu te der duas maçãs, e mais duas maçãs e outras duas, quantas terias?
– Seis.
– Bom. Agora, se eu lhe der dois gatos, e outros dois gatos e outros dois, quantos você teria? – Sete!
– Joãozinho, de onde diabos você consegue sete?
– Porque eu já tenho um gato, caramba!

Nó na cuca

26. Eu não guardo coisas velhas. Apenas não as jogo fora.

Melhore seu vocabulário em inglês

O texto a seguir foi composto com base nas 500 palavras mais usadas em inglês. Aproveite para rever seu vocabulário. Coloque o mouse sobre as palavras em vermelho para ver a tradução. Para ouvir o texto, clique aqui .

The Mountain God and the River God

Once upon a time in the days of King Hung Vuong in Vietnam, there was a beautiful princess.

Both the river god and the mountain god came to the king. Each wanted to ask for the hand of his only daughter. But the king told them that they must first fight each other, and the winner could marry the princess.

So the two gods had a contest with bows and arrows. The mountain god won, and he married the beautiful princess.

But the river god was angry. He attacked the mountain with all his might. He made the river rise and flow around the mountain. Soon it had almost reached the princess! Then in response, the mountain rose, too, so that the water couldn't reach the princess.

That was many years ago. But even today in July and August, when the rains come in Vietnam and the rivers rise, people remember the rivalry between the two gods. They say that the river god is still trying to take away the princess.

Para mais histórias, acesse a Biblioteca clicando AQUI.
Envie esta página para um amigo:

Efemérides

01 jan 1893: Paulo Setúbal
Escritor brasileiro nascido em Tatuí, SP. Seu nome completo é Paulo de Oliveira Leite Setúbal. Seus romances tratam de temas da história do Brasil, de forma leve e bem humorada. Talvez seu livro mais conhecido seja A marquesa de Santos. Para baixá-lo, clique AQUI. Faleceu em São Paulo, em 4 de maio de 1937.

01 jan 1894: Satyendra Nath Bose
Físico e matemático indiano, mais conhecido como o descobridor dos bósons (este termo foi cunhado em sua homenagem). Juntamente com Einstein, criou a estatística Bose-Einstein que descreve o comportamento dos bósons. Faleceu em Calcutá, em 4 de fevereiro de 1974.

03 jan 1860: Luiz de Mattos
Filósofo, escritor, comerciante português radicalizado no Brasil. Codificador do Racionalismo Cristão. Fundador do jornal "A Razão" e elaborou o primeiro "Manual de Redação" que se conhece. Abolicionista, acolheu em sua fazenda e protegeu escravos que fugiam de seus cativeiros. Seus eloquentes e corajosos artigos publicados no jornal que fundou causaram muita perplexidade e despertaram enorme interesse dos seus leitores. O "A Razão" passou a ser o diário mais procurado e lido na ocasião. Faleceu no Rio de Janeiro, em 15 de janeiro de 1926. Para ler uma minibiografia, clique AQUI. Há uma biografia mais extensa: Luiz de Mattos, sua vida, sua obra, de Galdino Rodrigues de Andrade.

04 jan 1643: Isaac Newton
Cientista inglês (físico, matemático, astrônomo, alquimista e filósofo), nascido em Woolsthorpe. Em seu livro Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, também conhecido como Principia, descreve sua famosa lei da gravitação universal e apresenta suas três leis em que se apoia a mecânica clássica. Faleceu em Londres, em 31 de março de 1727. Ver 25 de dezembro na edição de dezembro deste Almanaque.

04 jan 1839: Casimiro de Abreu
Poeta brasileiro, nascido em Barra de São João, RJ. Seu nome completo é José Marques Casimiro de Abreu. Sua obra lírica está reunida no volume As primaveras, publicado em 1859, e está disponível na Biblioteca deste site. Para baixá-lo, clique AQUI  Faleceu em Nova Friburgo. em 18 de outubro de 1860.

08 jan 1823: Alfred Russel Wallace
Naturalista, geógrafo, antropólogo e biólogo britânico nascido em Usk, Monmouthshire, na Inglaterra. Não somente publicou – na mesma data e local que o fez Charles Darwin –, a teoria da evolução por seleção natural, como tambám pesquisou em vários campos, como glaciologia, antropologia, etnografia, epidemiologia, astrobiologia e espiritismo. Seu livro O aspecto científico do sobrenatural está disponível na Biblioteca deste site. Para baixá-lo, clique AQUI Faleceu em Broadstone, Dorset, Inglaterra, 7 de novembro de 1913.

09 jan 1862: Ernesto Bozano
Pesquisador e experimentador sobre fenômenos psíquicos nascido em Savona, província de Gênova (Itália). Professor de filosofia da ciência na Universidade de Turim. Nomeado membro honorário da Society for Psychical Research (SPR), da American Society for Psychical Research (ASPR) e do Institut Métapsychique International (IMI). Entre sua extensa obra citamos A alma dos animais, Animismo ou espiritismo?, Metapsíquica humana, Pensamento e vontade e Fenômenos de transporte. Este último disponível na Biblioteca deste site. Faleceu em Gênova (Itália) em 24 de junho de 1943.

21 jan 1929: Martin Luther King
Ativista político norte-americano, nascido em Atlanta, Geórgia. Batalhou pelos direitos civis, principalmente dos negros e mulheres. Seu discurso mais famoso é "Eu tenho um sonho". Recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1964. Foi assassinado em Memphis, Tenessee, em 4 de abril de 1968.

22 jan 1775: André-Marie Ampère
Matemático e físico francês, nascido em Polémieux-au-Mont-d'Or. Seus trabalhos em física mais importantes foram no campo do eletromagnetismo. Em sua homenagem, a unidade de intensidade de corrente elétrica no sistema SI se diz ampère, símbolo A. Faleceu em Marselha, em 10 de junho de 1836.

22 jan 1908: Lev Davidovich Landau
Físico russo, nascido em Baku. É considerado um dos maiores físicos do século XX. Deu importantes contribuições para o desenvolvimento de diversos campos da Física, como, Baixas Temperaturas, Estado Sólido, Atômica, Nuclear, Plasma e Energia Estelar. Muitos termos físicos levam o seu nome. Faleceu em Moscou, em 1 de abril de 1968.

23 jan 1862: David Hilbert
Matemático alemão, nascido em Königsberg. Seus trabalhos em Geometria são considerados os mais importantes desde Euclides. Propôs uma série de problemas que vêm estimulando o trabalho dos matemáticos. Faleceu em Göttingen, em 14 de fevereiro de 1943.

23 jan 1941: João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro
Escritor, jornalista, roteirista e professor nascido na Ilha de Itaparica, Bahia, Brasil. Membro da Academia Brasileira de Letras. Foi ganhador do Prêmio Camões de 2008, maior premiação para autores de língua portuguesa. Teve algumas obras adaptadas para a televisão e para o cinema, além de ter sido distinguido em outros países, como a Alemanha. Autor de romances como Sargento Getúlio, O Sorriso do Lagarto, A Casa dos Budas Ditosos, que causou polêmica e ficou proibido em alguns estabelecimentos, e Viva o Povo Brasileiro, tendo sido, esse último, destacado como samba-enredo pela escola de samba Império da Tijuca, no Carnaval de 1987. Faleceu no Rio de Janeiro, em 18 de julho de 2014.

23 jan 1907: Hideki Yukawa
Físico japonês, nascido em Tóquio. Foi homenageado com o prêmio Nobel de Física em 1949 pelos seus trabalhos sobre partículas elementares. Com base em cálculos inteiramente teóricos, previu a existência de mésons. Foi o primeiro físico japonês com formação totalmente feita no Japão a receber o prêmio Nobel de Física. Faleceu em Kyoto, em 8 de setembro de 1981.

25 jan 1736: Joseph Louis Lagrange
Matemático italiano, nascido em Turim, distinguiu-se em todos os ramos da Análise, Teoria dos Números, Mecânica Analítica e Mecânica Celeste. Seu Mécanique Analytique, publicado em 1788, sintetiza todos os trabalhos no campo da Mecânica desde os dias de Newton. Faleceu em Paris, em 10 de abril de 1813.

Desta edição para o Almanaque

Copyright©2008 valdiraguilera.net. All Rights Reserved