HTML> Almanaque, descontração, divertimento, lógica, efemérides, inglês, redação

 


Valdir Aguilera
 Físico e pesquisador

 

 

Almanaque - Edição 112 - abril de 2017

Para pensar e praticar

Nesta seção do Almanaque, apresentamos textos retirados de obras do Racionalismo Cristão e outras de pesquisadores atuais e do passado.

Ilusões

Livrar-se da ilusão totalmente ninguém pode, neste mundo ilusório por natureza, assim como ninguém atinge nele a plena espiritualização.

A evolução continua em campos mais elevados, e mesmo assim, aqui na Terra, grande progresso pode ser conseguido no trato das ilusões.

Convém abatê-las onde estiverem, onde forem descobertas, para que se reduzam ao mínimo seus perniciosos efeitos. Vale a pena empregar todo esforço nesse sentido, pois é conquista que não se deve desprezar.

O importante é não deixar prevalecer qualquer fascínio no terreno envolto na capa da ilusão, em contraposição à consciência real das coisa e dos fatos.

No campo astral, onde a vida espiritual se generaliza, não há ilusões, e por isso a felicidade ali tem outra expressão, que o mundo Terra não revela.

Para fortalecer o espírito é preciso lutar, e a ilusão é um dos meios contrários, pelo que deve ser extirpado. Os que verificarem que foram iludidos sentir-se-ão como que atraiçoados, feridos na boa fé, circunstância que obriga o ser a manter-se vigilante, em estado de alerta, precavido e disposto a fazer investigações.

É de investigação em investigação que se chega a conhecer a realidade da vida, transpondo os umbrais da ignorância e da ilusão."

A felicidade existe", de Luiz de Souza

Para mais textos, clicar AQUI

Passatempo

Estudante apaixonado



Francisco se apaixonou por três colegas de escola. Não conseguia decidir a quem se declarar. Então enviou um cartão de amor a cada uma delas, sem assinar, para ver a reação. Cada cartão tinha uma cor diferente. Mas, não foi feliz – elas pensaram que o cartão tinha sido enviado por outra pessoa.

Com ajuda das três pistas abaixo, encontrar o nome e sobrenome de cada moça, a cor do cartão enviado e o nome do rapaz que elas pensaram ter sido quem enviou o cartão:

1. Quando a srta. Soares recebeu seu cartão, pensou que era de Artur;
2. Quando Milene recebeu seu cartão azul, ela contou à srta. Alves e juntas imaginaram quem o tinha enviado. Não ocorreu a nenhuma delas que tinha sido Francisco;
3. A garota que recebeu o cartão vermelho pensou que vinha de Eduardo;
4. Nem Mônica nem srta. Moreira recebeu um cartão rosa.

Nomes das garotas: Luiza, Milene e Mõnica
Sobrenomes: Alves, Moreira, Soares
Cores do cartão: azul, rosa, vermelho
Rapazes: Artur, Dario, Eduardo

Resposta na próxima edição.

Resposta da edição anterior:
1. Caiu de uma janela do andar térreo;
2. Ele viu a sala de visita e, pela janela, o jardim. Ele não tinha nunca visto antes porque sua mãe o mantinha preso no porão desde que nasceu.

Humor

Idiotas e imbecis

Um bêbado entra no ônibus e grita:
– Desse lado do ônibus só tem idiotas, e do outro lado só tem imbecis!
O motorista freia com tudo, derrubando o pessoal, e pergunta gritando com o bêbado:
– Quem aí é idiota?
O bêbado responde:
– Agora não sei, você misturou tudo!



Bêbados na estação de trem

Cinco bêbados estavam na estação de trem, se escorando um no outro com aquela camaradagem clássica.
Quando o trem chegou, todos ficaram muitos agitados, se amontoando rapidamente na porta para conseguir entrar.
Pois bem, quatro dos cinco amigos bêbados conseguiram entrar e um ficou de fora.
Vendo aquela cena, o guarda do terminal resolveu perguntar.
– E agora, todos os seus amigos foram e só você ficou?
O bêbado respondeu:
– Pois é seu guarda, o pior é que só eu ia viajar, eles vieram apenas me acompanhar.

Nó na cuca

29. Tudo na vida é passageiro... menos o cobrador e o motorista.

Melhore seu vocabulário em inglês

O texto a seguir foi composto com base nas 500 palavras mais usadas em inglês. Aproveite para rever seu vocabulário. Coloque o mouse sobre as palavras em vermelho para ver a tradução. Para ouvir o texto, clique aqui .


Act like the Others

Jack and Lydia are on holiday in France with their friends, Mike and Anna.
Mike loves to visit historical buildings. Jack agrees to sightsee some historical buildings with him.

Lydia and Anna decide to shop in the city. "See you boys when we get back!" the girls shout.

In the village Jack and Mike see a beautiful old church, but when they enter the church, a service is already in progress.

"Shh! Just sit quietly, so that we don't stand out. And act like the others!" Mike whispers.

Since they don't really know French, Jack and Mike quietly sit down. During the service, they stand, kneel and sit to follow what the rest of the crowd do.

"I hope we blend in and don't look like tourists!" Mike tells Jack.

At one point, the priest makes an announcement and the man who sits next to Jack and Mike stands up.

"We should stand up, too!" Jack whispers to Mike.

So, Jack and Mike stand up with the man. Suddenly, all the people burst into laughter!

After the service, Jack and Mike approach the priest, who speaks English.

"What's so funny" Jack asks.

With a smile on his face the priest says, "Well boys, there is a new baby born, and it's tradition to ask the father to stand up."

Jack and Mike look at each other and Mike shakes his head. He smiles and says, "I guess we should understand what people do before we act like the others!"

Ref.: http://www.really-learn-english.com/english-short-stories.html

Para mais histórias, acesse a Biblioteca clicando AQUI.
Envie esta página para um amigo:

Efemérides

09 abr 1869: Élie-Joseph Cartan
Matemático francês, nascido em Dolomieu. Desenvolveu a teoria dos grupos de Lie e contribuiu para a teoria das subálgebras. Faleceu em Paris em 6 de maio de 1951.

15 abr 1452: Leonardo da Vinci
Polímata (cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico) nascido em Anchiano, Itália. Talvez sua obra mais conhecida seja a pintura Mona Lisa. Faleceu em Clos Lucé, França, em 2 de maio de 1519.

15 abr 1707: Leonard Euler
Físico e matemático suíço, nascido em Basilea. É considerado o pai da geometria analítica moderna. Introduziu o uso do cálculo infinitesimal para desenvolver a Mecânica. Também desenvolveu uma teoria para explicar os movimentos da lua (problema de três corpos) e foi pioneiro na ciência da Hidrodinâmica. Faleceu em São Petersburgo em 18 de setembro de 1783.

16 abr 1845: Julio Ribeiro
Escritor e gramático brasileiro, nascido em Sabará, MG. Não há acordo sobre o dia em que nasceu. Alguns biógrafos apontam como sendo 10 de abril. Criador da bandeira do estado de São Paulo, concebida em 1888 para ser a bandeira da República. Foi membro da Academia Brasileira de Letras. Anticlerical e ardoroso representante do Naturalismo, movimento fundado pelo francês Émile Zola. A Carne, publicado em 1888, é seu romance mais conhecido, possivelmente a sua obra-prima, e está disponível na Biblioteca deste site. Faleceu em Santos em 01 de novembro de 1890.

18 abr 1882: Monteiro Lobato
Escritor brasileiro nascido em Taubaté, SP. Dotado de grande poder de expressão e domínio de linguagem. Revolucionou a indústria e a comercialização de livros. Fundador da moderna literatura infanto-juvenil brasileira, criou personalidades antológicas, como Jeca Tatu, Visconde de Sabugosa, a boneca Emília e Dona Benta, proprietária do Sítio do Picapau Amarelo. De suas obras para adultos, destacam-se Urupês e A onda verde. Faleceu em São Paulo. em 4 de julho de 1948. (Os livros Reinações de Narizinho, O Sítio do Pica-pau Amarelo e Os doze trabalhos de Hércules estão disponíveis na Biblioteca deste site.)

19 abr 1883: Getúlio Dorneles Vargas
Nascido em São Borja, RS, foi presidente do Brasil duas vezes: 1930-1945 e 1951-1954. Após ter sido derrotado como candidato à presidência em 1930 (na época governador do estado do Rio Grande do Sul), conduziu uma revolução que o levou ao poder. Manteve a Assembleia Constituinte até 1937, quando decidiu governar por si mesmo, criando o Estado Novo. Durante seu segundo mandato, diante dos sucessivos escândalos que abalaram o seu governo, suicidou-se no Rio de Janeiro em 24 de agosto de 1954.

20 abr 1884: Augusto dos Anjos
Poeta brasileiro nascido em Cruz do Espírito Santo, PB, famoso por sua linguagem de expressão científica. Sua obra mais conhecida é Eu ("A mais abstrusa das mesclas de lirismo espiritual e de rudeza materialista", Agripino Griecco.)  está disponível na Biblioteca deste site. Faleceu em Leopoldina, MG, em 12 de novembro de 1914.

21 abr 1792: Execução e morte de Joaquim José da Silva Xavier
Nascido em Pombal, MG, em 16 de agosto de 1746 ou 12 de novembro de 1748, é mais conhecido como Tiradentes, por ter sido dentista. Grande patriota e mártir, organizou e liderou a primeira grande insurreição contra o governo português no Brasil. Considerado herói nacional, é também lembrado como um dos precursores dos movimentos de independência na América Latina. A execução se deu no Rio de Janeiro.

23 abr 1858: Max Karl Ernst Ludwig Planck
Físico alemão nascido em Kiel. Sua teoria quântica e a teoria da relatividade, de Einstein, inauguraram a era moderna da Física. Seus primeiros trabalhos, influenciados por Clausius, foram em termodinâmica. Depois dedicou-se ao estudo das propriedades físicas do corpo negro. Foi nessa ocasião que ele introduziu a ideia revolucionária da quantização da energia. Demorou muito para Planck acreditar nos quantos que ele mesmo descobriu, apesar dos trabalhos de Einstein (efeito foto-elétrico) e de Bohr (modelo atômico). Recebeu o prêmio Nobel de Física em 1918. Faleceu em Gotemburgo em 4 de outubro de 1947.

25 abr 1900: Wolfgang Pauli
Físico austríaco nascido em Viena. Passou a maior parte de sua vida em Zurique. Uma de suas contribuições mais importantes à Física Moderna é o descobrimento do Princípio de Exclusão de Pauli. Foi ele quem por primeira vez propôs a existência do neutrino (descoberto apenas 30 anos depois). Recebeu o prêmio Nobel de Física em 1945. Faleceu em Zurique em 15 de dezembro de 1958.

29 abr 1854: Henri Jules Poincaré
Matemático, cosmólogo e filósofo da ciência francês, nascido em Nancy, Lorena. Mais conhecido pelas suas inúmeras contribuições para a Matemática (pura e aplicada) e Mecânica Celeste. Considerado por muitos como o último universalista. Faleceu em Paris em 17 de julho de 1912.

30 abr 1777: Johann Karl Friederich Gauss
Matemático alemão nascido em Brunswick num pobre casebre. Inventou o método conhecido como mínimos quadrados e fez muitas contribuições para a Teoria dos Números. Descobriu uma geometria não euclidiana. Tornou-se célebre quando mostrou como redescobrir o asteroide Ceres, cujas coordenadas haviam sido perdidas. Mais tarde interessou-se pelo estudo do magnetismo, em particular do magnetismo terrestre. Também é lembrado pelas suas contribuições à Estatística e ao Cálculo Infinitesimal. Faleceu em Gotemburgo em 23 de fevereiro de 1855.

Copyright©2008 valdiraguilera.net. All Rights Reserved