Valdir Aguilera
 Físico e pesquisador

 

 

Almanaque - Edição 143 - novembro de 2019

Para pensar e praticar

Nesta seção do Almanaque, apresentamos textos retirados de obras do Racionalismo Cristão e outras de pesquisadores atuais e do passado.

Abandonem os misticismos
Humberto Rodrigues

Os seres humanos devem ser perseverantes no seu caminhar na Terra, sem fraquejar, sem jamais desistir de suas lutas, pois neste planeta-escola sempre haverá dificuldades e reveses, que fazem parte da trajetória evolutiva do espírito. Os acontecimentos precisam ser naturalmente encarados como oportunidades de crescimento espiritual, através da superação dos obstáculos e da autorreflexão a ser feita com os ensinamentos que a vida guarda em suas duras lições. Quando há enfraquecimento espiritual, muitas pessoas acham que tudo está perdido, que não há saída para os sofrimentos por que passam em suas vidas. Isso representa uma atitude mental de derrota. Por lhes faltar esclarecimento espiritual, desconhecem sua composição como Matéria e parcela da Inteligência Universal, e deixam-se abater pelas dores morais. O espírito possui uma força interior muito grande, que pode e deve ser demandada sempre que for necessário fazer uso dela.

Para ler o texto completo clique AQUI.

Para mais textos, clicar AQUI

Passatempo

O leão e o unicórnio

Alice encontrou-se com o leão e o unicórnio numa floresta do País das Maravilhas. São duas criaturas estranhas. O leão mente todas as segundas, terças e quartas-feiras e sempre diz a verdade nos outros dias. O unicórnio mente nas quintas, sextas e sábados e diz a verdade nos outros dias da semana.

O leão disse á Alice: ontem eu estava mentindo.
O unicórnio disse à Alice: Eu também.

Em qual dia da semana a Alice os encontrou?

Solução na próxima edição.

Solução do problema anterior:

O padrão dos nomes das crianças é "do, ré, mi, fá, sol e lá": Dorival, Renata, Miguel, tima, Solange e Lavínia. Então, o nome da nova filha poderia ser Simone, por exemplo.

Humor



Entrada para o céu

Um advogado se apresentou para entrar no céu. Lá encontra São Pedro, o guardião da entrada, que foi logo dizendo:
– Você não pode entrar aqui. Procure outro lugar.
Mas o advogado apresentou uma série de argumentos, e ele era bom nisso. Convencido, São Pedro disse:
– Está bem, vamos fazer um acordo. Você fica no inferno o mesmo tanto que ficou na Terra. Depois disso poderá entrar no céu.
O advogado logo concordou, pois era um bom negócio.
– Adeus, São Pedro.
– Adeus, nos veremos dentro de 350 anos.
– 350 anos? Mas eu tenho apenas 65!
– É que aqui medimos o tempo pelas horas que você cobrou de seus clientes.





Acidente na estrada

Um fazendeiro chegou à conclusão de que os ferimentos que sofreu em um acidente na estrada eram suficientes para processar e solicitar indenização da empresa de transporte proprietária do caminhão que provocou o acidente.

No tribunal, o advogado da empresa estava interrogando o fazendeiro.
– No local do acidente você não disse que estava bem?
– Vou dizer o que aconteceu. Eu estava colocando no reboque minha mula favorita, a Bertinha...
– Não pedi detalhes, interrompeu o advogado, apenas responda a pergunta que lhe fiz.
– Bem, eu tinha terminado de colocar a Bertinha no reboque e já estava na estrada...
– Meretíssimo, estou tentando estabeler os fatos na cena do acidente. Na hora do acidente este homem disse ao policial rodoviário que ele estava bem. Agora, várias semanas depois do acidente ele está tentando processar meu cliente. Acredito que é uma fraude. Favor instruí-lo a responder a pergunta.
A esta altura o juiz ficou interessado na história e disse ao advogado que queria ouvir o fazendeiro.
– Como eu estava dizendo, continou o fazendeiro, acabava de colocar no reboque a minha mula favorita, a Bertinha, e já estava na estrada quando um enorme caminhão ultrapassou o sinal de pare e bateu de cheio no lado direito do meu trailer. Fui atirado em uma valeta e a Bertinha em outra. Eu estava bastante ferido sem poder me mover. Ouvi a Bertinha gemendo de dor. Eu sabia que ela estava bastante ferida. Logo após o acidente chegou um policial rodoviário. Ouviu a Bertinha gemendo e foi vê-la. Após examiná-la ele pegou seu revólver e atirou bem no meio dos olhos dela. Então o patruleiro, ainda com o revólver na mão, veio até mim e disse: "A sua mula estava em más condições e tive de atirar nela. Como você está se sentindo?



Nó na cuca

60. Quem não sabe o que busca, não identifica o que acha.



Melhore seu vocabulário em inglês

O texto a seguir foi composto com base nas 500 palavras mais usadas em inglês. Aproveite para rever seu vocabulário. Coloque o mouse sobre as palavras em vermelho para ver a tradução. Para ouvir o texto, clique aqui .



A Surprise from Australia

The school ends and Erica quickly puts her books in the bag and runs out of the class.

Today is a special day. Erica is very excited. She runs home and thinks about her uncle. She spoke with him on the phone a week ago. He returns from Australia, and he brings a special surprise with him!

Erica is very happy. She thinks about the surprise that he brings.

"Maybe he brings a surfboard? That is fun! I can learn how to surf!"
"Maybe he brings Australian nuts? Oh, I can eat nuts all day!"
"Or maybe he brings a kangaroo? That is not good. I don't have a place in my room for a kangaroo…"

Erica finally arrives home. Her parents are there, and her uncle is there! She is very happy to see him. They hug and she jumps up and down.

"Uncle, uncle," she calls, "what special surprise do you have for me from Australia?"
"Well," her uncle smiles and answers, "I have for you an Australian aunt!"

Para mais histórias, procure na Biblioteca clicando AQUI.

Para edições anteriores do Almanaque, clique AQUI.

Avaliação e sugestões

Agradecemos sua avaliação e sugestões enviando um email para

Efemérides

05 nov 1849: Rui Barbosa
Jurista brasileiro, também conhecido como a "Águia de Haia", nascido em Salvador. Foi, também, diplomata, filólogo, escritor, político e orador. Membro fundador da Academia Brasileira de Letras, da qual foi presidente de 1908 a 1919. Talvez sua obra mais conhecida seja o discurso Oração aos moços, preparado para a turma de 1920 na Faculdade de Direito de São Paulo. Não pôde proferi-lo pessoalmente por razões de saúde. Faleceu em Petrópolis, em 01 de março de 1923.

07 nov 1867: Marie Curie (Marja Sklodowska)
Física francesa, nascida em Varsóvia (Polônia). Seu nome de solteira era Marja Sklodowska. Juntamente com seu marido, Pierre Curie, foi uma das pioneiras na pesquisa da radioatividade. Descobriu os elementos radiativos polônio e rádio. Por isso, os Curie compartilharam o prêmio Nobel de Física com A. H. Becquerel. Após a morte de seu marido, Marie Curie continuou a pesquisar as propriedades químicas e aplicações médicas do rádio. Foi agraciada com o prêmio Nobel de Química em 1911. Faleceu em Sallanches, em 4 de julho de 1934, vítima de leucemia, indubitavelmente causada pela radioatividade dos materiais com que trabalhou intensamente. Seu marido Pierre e cunhado Jacques descobriram o efeito piezoelétrico. Sua filha mais velha, Irène Joliot-Curie também foi uma física notável.

07 nov 1878: Lise Meitner
Física austríaca, nascida em Viena. Bombardeando urânio com nêutrons, ela e seu sobrinho Otto Robert Frisch interpretaram corretamente os resultados obtidos como evidências de fissão nuclear e previram as reações nucleares em cadeia. Ela faleceu em Cambridge, em 27 de outubro de 1968.

19 nov 1892: Antonio Cottas
Português nascido em Sirvuzelo – Monte Alegre. Imigrou para o Brasil em 1905 e logo se revelou homem de grande visão para negócios. Tornou-se cidadão brasileiro em 8 de agosto de 1939. Sua obra mais importante foi consolidar o Racionalismo Cristão, do qual foi presidente por quase 60 anos, sucedendo a Luiz de Mattos, o fundador dessa Doutrina. Faleceu no Rio de Janeiro, em 12 de junho de 1983.

Desta edição para o Almanaque