Valdir Aguilera
 Físico e pesquisador

 

 

Almanaque - Edição 144 - dezembro de 2019

Para pensar e praticar

Nesta seção do Almanaque, apresentamos textos retirados de obras do Racionalismo Cristão e outras de pesquisadores atuais e do passado.

Cuide da saúde física e da saúde psíquica
Maria Cottas

Se querer é poder, querer é vencer, disse um destacado intelectual brasileiro do seu tempo. Quando se sabe querer para o lado do bem, não se mede sacrifício para o cumprimento do dever, têm isso sempre em mente as pessoas espiritualmente esclarecidas, vencendo as dificuldades.

Para ler o texto completo clique AQUI.

Para mais textos, clicar AQUI

Passatempo

Quem ensina o que?



Mendes, Moreira, Oliveira e Souza são sobrenomes de professores de uma mesma escola. Cada um deles ensina duas matérias diferentes.
1. Três professores ensinam Inglês;
2. Apenas um ensina Matemática;
3. Dois professores ensinam Química;
4. Paulo e Souza ensinam História;
5. Pedro não ensina Inglês;
6. Sérgio ensina Química;
7. Oliveira não ensina nenhuma matéria que é ensinada por Carlos ou Moreira.

Qual o nome e sobrenome de cada professor e quais matérias cada um ensina.

Para dicas sobre como montar um esquema para resolver este tipo de problema, clique AQUI e, também, AQUI.

Solução na próxima edição.

Solução do problema anterior:

Como não há nenhum dia em que ambos animais estariam mentindo, pelo menos um deles falou a verdade. Ambos dizem verdades apenas nos domingos. Assim, somente um deles mentiu.

Se o unicórnio foi honesto, então teria de ser um domingo, mas vimos que isto não é verdade. Assim, somente o leão falou a verdade e se encontrou com a Alice em uma quinta-feira e falava sobre a quarta-feira.

Humor

Sogra

A esposa entra no escritório do marido com a mãe ao lado e diz:
– Querido, é verdade que seu sócio acaba de morrer?
– É sim, por que?
– Você pode colocar a mamãe no lugar dele?
– Fale com o coveiro. Para mim, tudo bem.



Nascimento do bebê



Joãozinho pergunta à mãe que está gravida:
– Como meu irmãozinho vai sair da sua barriga?
Ao que a mãe responde:
– Filho, primeiro vai sair a cabeça, depois os braços, em seguida o corpinho e no final saem os pés.
E o menino logo completa:
– Ahhh!! E depois montam ele, né mãe?!!



Nó na cuca

61. Sou muito bom para dormir. Posso fazer isso de olhos fechados.



Melhore seu vocabulário em inglês

O texto a seguir foi composto com base nas 500 palavras mais usadas em inglês. Aproveite para rever seu vocabulário. Coloque o mouse sobre as palavras em vermelho para ver a tradução.
Para ouvir o texto lido lentamente, clique aqui .Para ouvir o texto lido mais rapidamente, clique aqui .

A Noisy Neighbor

Barbara couldn't take it any more. Her upstairs neighbor was   blasting his stereo again. She had asked him twice already     to turn the volume down . The first time she asked, he was surprised. He said he didn't know that she could hear his stereo.

"Yes," she said, "it's just like your stereo was in my living room. I can hear every note!"

He said he would keep it down. She hoped that he was telling the truth. Of course, he wasn't. The very next day, he blasted his stereo. She marched upstairs    to remind him of his promise. He said the volume was so low that he could barely hear it. She asked him to turn it lower. He said he would try. Barbara could swear that when she reentered her apartment, the music was louder than when she had walked upstairs.

So, this was the third time. She took her baseball bat upstairs with her. She knocked very loudly on his door. When he opened the door, she screamed at him like a crazy person. She told him she would kill him if he didn't turn the music down and keep it down. His eyes got big.

She went back downstairs. She couldn't hear a note.

I can't believe I said that, she told herself.

Para mais histórias, procure na Biblioteca clicando AQUI.

Para edições anteriores do Almanaque, clique AQUI.

Avaliação e sugestões

Agradecemos sua avaliação e sugestões enviando um email para

Efemérides

05 dez 1868: Arnold Johannes Wilhelm Sommerfeld
Físico russo nascido em Königsburg. Seu modelo atômico permitiu explicar as linhas espectrais de estrutura fina. Em seus trabalhos sobre espectros atômicos, sugeriu substituir as órbitas circulares de Bohr por elípticas. Desta idéia postulou o número quântico azimutal e, mais tarde, introduziu, também, o número quântico magnético. Sua teoria dos elétrons em metais mostrou-se fecunda no estudo da termoeletricidade e da condução metálica. Faleceu em Munique, em 26 de abril de 1951.

05 dez 1901: Werner Karl Heisenberg
Físico e filósofo alemão nascido em Würzburg. Considerado, geralmente, o pai da Mecânica Quântica. Como conseqüência da sua rejeição por qualquer tipo de modelo para o átomo, usou matrizes para descrever suas propriedades. Por esse trabalho ganhou o prêmio Nobel de Física em 1932. Seu famoso princípio da incerteza (1927) transcendeu os limites da Física. Faleceu em Munique, em 1 de fevereiro de 1976.

07 dez 1823: Leopold Kronecker
Matemático prussiano, nascido em Liegnitz. Suas contribuições mais importantes foram para a Teoria dos Números, Teoria das Equações Algébricas e Álgebra Superior. A função delta de Kronecker tem esse nome em sua homenagem. Faleceu em Berlim, em 29 de dezembro de 1891.

10 dez 1920: Clarice Lispector
Nasceu em 10 de dezembro de 1920 em Tchetchelnik (Ucrânia). Veio ainda menina para o Brasil e morou no Recife, PE. Autora de Perto do coração selvagem; A maçã no escuro e A hora da estrela, entre outras obras, inclusive para crianças. Seu livro Um sopro de vida está disponível na Biblioteca deste site. A autora é considerada uma das maiores escritoras brasileiras. Faleceu no Rio de Janeiro, em 9 de dezembro de 1977.

10 dez 1804: Carl Gustav Jacob Jacobi
Matemático alemão, nascido em Postdam. Foi um dos fundadores da teoria das funções elípticas (com o norueguês Niels Henrik Abel). De suas contribuições pioneiras à teoria dos determinantes surgiu o determinante funcional que hoje leva o seu nome (nosso conhecido jacobiano). Faleceu em Berlim, em 18 de fevereiro de 1851.

11 dez 1893: Alceu Amoroso Lima (Tristão de Athayde)
Escritor brasileiro, nascido no Rio de Janeiro. Até sua morte, exerceu uma poderosa influência na vida cultural brasileira. Sua obra é imensa e atinge os mais diversos campos: crítica literária, sociologia, direito, filosofia, religião, etc. Faleceu em Petrópolis, em 14 de agosto de 1983.

16 dez 1865: Olavo Bilac
Poeta brasileiro nascido no Rio de Janeiro. Além de poeta foi cronista, jornalista e conferencista. Contudo, é mais conhecido pela sua obra poética. Bilac é o mais típico dos nossos parnasianos, estilo que ele mesmo chegou a codificar no soneto "Profissão de fé" – para ler esse soneto clique AQUI. Faleceu no Rio de Janeiro, em 28 de dezembro de 1918.

17 dez 1770: Ludwig von Beethoven
Ludwig van Beethoven alemão nascido em Bonn. Compositor considerado um dos pilares da música ocidental e um dos mais respeitáveis e influentes de todos os tempos. De acordo com o crítico alemão Paul Bekker "O resumo de sua obra é a liberdade, a liberdade política, a liberdade artística do indivíduo, sua liberdade de escolha, de credo e a liberdade individual em todos os aspectos da vida". Partitura para piano de sua composição "Sonata ao luar" (Sonata No. 14 em C menor) pode ser baixada clicando AQUI. Faleceu em Viena, em 26 de março de 1827.

24 dez 1822: Charles Hermite
Matemático francês nascido em Dieuze. Seu trabalho em teoria das funções inclui a aplicação das funções elípticas para encontrar a primeira solução da equação geral do quinto grau (equação quíntica). Publicou a primeira prova de que e é um número transcendental. Deu importantes contribuições para o desenvolvimento da teoria das formas algébricas, e teoria das funções elípticas e abelianas. Faleceu em Paris, em 14 de janeiro de 1901.

25 dez 1642: Isaac Newton
Filósofo e matemático inglês nascido em Woolsthorpe. Descobriu o cálculo infinitesimal e é o autor da teoria clássica universal da gravitação. Por seus trabalhos em óptica, foi eleito membro da Royal Society em 1672. Em Cambridge, Newton dedicou muito tempo a experiências alquímicas. Abandonou sua cátedra na universidade para entrar no Parlamento em 1701, e dois anos mais tarde assumiu a presidência da Royal Society, permanecendo neste cargo até a sua morte. Toda sua vida foi marcada por intensas atividades em Matemática, Óptica, Cronologia, Química, Teologia, Mecânica, Dinâmica e Ocultismo. Entre suas mais notáveis contribuições científicas estão o cálculo infinitesimal, a teoria clássica da gravitação universal e sua derivação das leis de Kepler, formulação do conceito de força expresso nas suas três leis do movimento, a teoria corpuscular da luz. Sua obra está compilada em seus dois maiores trabalhos: Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, o famoso Principia (1687) (há tradução para o português, da Edusp), e Opticks (1704). Faleceu em Londres, em 20 de março de 1727. As datas mencionadas referem-se ao calendário juliano. A Inglaterra somente adotou o atual calendário gregoriano muito tempo depois do nascimento de Newton. No calendário gregoriano as datas de nascimento e morte de Newton são 4 de janeiro de 1643 e 31 de março de 1727.

28 dez 1882: Arthur Stanley Eddington
Astrônomo e astrofísico inglês, nascido em Kendal. Foi pioneiro dos estudos teóricos do interior das estrelas. Seu trabalho Mathematical Theory of Relativity (1923) muito ajudou para introduzir em idioma inglês as teorias de Einstein. Um de seus livros, Fundamental theory – em que pretende unificar a teoria quântica, a relatividade e a teoria da gravitação de Einstein –, é controvertido e, possivelmente, ainda não compreendido. Faleceu em Cambridge, em 22 de novembro de 1944.

28 dez 1903: John von Neumann
Matemático húngaro nascido em Budapeste. Suas contribuições foram importantes para o desenvolvimento da Mecânica Quântica, Lógica, Meteorologia e dos computadores. Enunciou o teorema mini-max, pedra angular da teoria dos jogos. Em 1956 abiscoitou o Prêmio Enrico Fermi. Faleceu em Washington, em 8 de fevereiro de 1957.

Desta edição para o Almanaque