Valdir Aguilera
 Físico e pesquisador

 

 

Almanaque - Edição 153 - setembro de 2020

Para pensar e praticar

Nesta seção do Almanaque, apresentamos textos retirados de obras do Racionalismo Cristão e outras de pesquisadores atuais e do passado.

Siga o que lhe indicar a consciência

Maria Cottas

Siga o que lhe indicar a consciência

Maria Cottas

Os seres humanos estão na Terra para fazer seu progresso material e sua evolução espiritual, na expectativa de conquistar a felicidade que todos querem ter. Ninguém quer ser infeliz, ninguém está neste mundo para ser um aluno que fracassou no curso existencial dessa verdadeira escola de vida. O sucesso em bases sólidas, corretas, objetivas e reais está intimamente ligado ao pensamento irradiado com elevação e à força de vontade direcionada para a prática do bem no viver cotidiano.

Para ler o texto completo clique AQUI.

Para mais textos, clicar AQUI

Passatempo

Festa de aniversário



Ana, Cacilda, José e Homero foram a uma festa de aniversário. Cada um levou um presente ao aniversariante: uma bola, um jogo, um livro e um pião. Após a festa cada um ganhou uma bexiga de cor diferente: azul, amarela, verde e vermelha. Usando as informações abaixo, dizer o que cada um levou e qual a cor da bexiga que ganhou.
• Ana não levou um livro e ganhou uma bexiga azul.
• José levou uma bola mas não ganhou uma bexiga verde ou vermelha.
• A criança que levou um pião ganhou uma bexiga vermelha.
• Cacilda levou um livro.

Para dicas sobre como montar um esquema para resolver este tipo de problema, clique AQUI

Resposta na próxima edição

Problema anterior e resposta:

1. Tirar quatro palitos e ficar com apenas quatro destes triângulos.






2. Tirar três palitos e ficar com três triângulos.





Humor

Ratos e tartarugas



Uma familia de ratos foi surpreendida com um novo gato na casa. O Rato Pai foi para a sala, encarou o gato e disse:
– Au! Au!
E o gato saiu correndo. Um dos ratinhos perguntou:
– Pai, o que aconteceu?
– Bem, filho, isso mostra a importância de se saber um segundo idioma.



Uma tartaruga entrou em um bar. Como havia um política rígida de não permitir tartarugas no recinto, o garçom chutou-a para fora. Um ano mais tarde a tartaruga entrou novamente no bar e perguntou:
– Por que você fez isso?



Nó na cuca

70. Você pode saber o que disse, mas nunca o que o outro entendeu.



Melhore seu vocabulário em inglês

O texto a seguir foi composto com base nas 500 palavras mais usadas em inglês. Aproveite para rever seu vocabulário. Coloque o mouse sobre as palavras em vermelho para ver a tradução.
Para ouvir o texto, clique aqui . Para ouvir o texto lido mais rapidamente, clique aqui

Nicoles's drums



Nicole has a new set of drums. She likes playing the drums. She practices playing the drums all the time.

Her parents tell her, "Nicole, we are happy that you like the drums, but you can't play the drums all the time. There are other people in the apartment. There are other people in the building. There are other people in the neighborhood. And they all want to sleep sometimes!

Nicole listens to them. She says she understands, but she doesn't stop doing it. She practices playing the drums all the time!

Her parents complain, her sister complains, the neighbors complain. Even the cat complains!

"Ok, ok!" Nicole says, "I will be a good girl. I will do it more quietly."

But this doesn't help much. No one can work, no one can rest, and no one can sleep.

One day Nicole comes home and sees her parents and her sister in the living room. She sees new things: a guitar, a trumpet, and a piano. Nicole is very surprised! "Wow!" she says, "What is this?"

"Well," her father answers, "we see that we can't beat you, so we decide to join you!"

Para mais histórias, procure na Biblioteca clicando AQUI.

Para edições anteriores do Almanaque, clique AQUI.

Avaliação e sugestões

Agradecemos sua avaliação e sugestões enviando um email para

Efemérides

15 set 1765: Manuel Maria de Barbosa l'Hedois du Bocage
Poeta português nascido em Setúbal. Foi preso pela Inquisição ao divulgar o poema “Carta a Marília”, cujo verso inicial é “Pavorosa ilusão da eternidade”. Pode ser lido clicando AQUI. Acusado de impiedade e antimonarquismo é condenado pela Inquisição e passa meses na masmorra do Limoeiro. Faleceu em Lisboa, em 21 de dezembro de 1805.

17 set 1826: Georg Friedrich Bernhard Riemann
Matemático alemão nascido em Hannover. Foi um dos matemáticos mais criativos do século 19. Suas ideias relativas à geometria do espaço tiveram profunda influência no desenvolvimento da física teórica moderna e proporcionou os fundamentos para os conceitos e métodos usados posteriormente na teoria da relatividade. Faleceu em Selasca, Itália, em 20 de julho de 1866.

20 set 1900: Humberto de Alencar Castelo Branco
Nascido em Fortaleza. Foi presidente (militar) do Brasil de 15 de abril de 1964 a 15 de março de 1967. Faleceu em Fortaleza, em 18 de julho de 1967.

22 set 1791: Michael Faraday
Físico e químico inglês, nascido em Newington, foi um dos maiores cientistas experimentais de todos os tempos. Descobriu o princípio do motor elétrico e construiu um; descobriu o fenômeno da indução eletro-magnética. Foi o primeiro a liquifazer o cloro. Fabricou o primeiro dínamo, estabeleceu as leis da eletrólise, descobriu que um campo magnético gira o plano de polarização da luz, etc. Faleceu em Hampton Court, Inglaterra, em 25 de agosto de 1867.

29 set 1901: Enrico Fermi
Físico italiano nascido em Roma. Foi um dos cientistas que inauguraram a chamada era nuclear. Ganhou o prêmio Nobel de Física de 1938 pelo seu descobrimento das reações nucleares induzidas por nêutrons. Conseguiu realizar a primeira fissão nuclear controlada em Chicago e trabalhou no projeto da bomba atômica em Los Alamos. Desenvolveu a matemática estatística necessária para esclarecer vários fenômenos subatômicos (estatística de Fermi-Dirac). Faleceu em Chicago, em 28 de novembro de 1954.

30 set 1870: Jean Baptiste Perrin
Físico francês nascido em Lille. Estudou o movimento browniano e confirmou a natureza atômica da matéria. Por esse trabalho, ganhou o prêmio Nobel de Física de 1926. Foi capaz de estimar o tamanho dos átomos e moléculas assim como sua quantidade em um dado volume. Faleceu em New York, em 17 de abril de 1942.



Desta edição para o Almanaque