Valdir Aguilera
 Físico e pesquisador

 

 

Almanaque - Edição 160- abril de 2021

Para pensar e praticar

Nesta seção do Almanaque, apresentamos textos retirados de obras do Racionalismo Cristão e outras de pesquisadores atuais e do passado.

Autoridade sobre si mesmo

Oscar Pereira de Manezes

Quem aprendeu a exercer autoridade sobre si mesmo, orientando os pensamentos para o bem, reprimindo o que é prejudicial, cria uma individualidade forte, desenvolve os bons sentimentos, aperfeiçoa os dons espirituais, torna-se disciplinado e compreensivo, não se deixa influenciar pelas correntes deletérias, ama e respeita os seus semelhantes, mas não compactua com os seus desregramentos, nem com a desordem mental que fere a dignidade, mutila a moral e aniquila a virtude.

Para ler o texto completo clique AQUI .

Para mais textos, clicar AQUI

Passatempo

Meias



Você está saindo de férias, mas se esqueceu das meias. Volta a seu quarto para pegá-las, mas a luz está desligada e você não pode ver as meias. Não importa, porque você se lembra de que na gaveta há dez meias verdes, dez pretas e dez azuis, mas estão todas misturadas.
Quantas meias você precisa pegar para ter certeza de ter pelo um par combinando?

Resposta na próxima edição.

Problema anterior.



Quatro pessoas, Cíntia, Jonas, João e Raquel, estão viajando para lugares diferentes usando meios de transporte também diferentes, trem, carro, avião ou navio.
• Jonas odeia voar
• Cíntia teve de alugar um carro
• João tem enjoos em navios.
Como cada um está viajando?

Resposta:

Há três possibilidades:
Cíntia: carro
Jonas: trem
João: aviao
Raquel: navio

Cíntia: carro
Jonas: navio
Joçao: avião
Raquel: trem

Cíntia: carro
Jonas: navio
João: trem
Raquel: avião

Humor

Vida conjugal

Um grupo de mulheres se reuniu em um seminário sobre como melhorar a vida conjugal. O palestrante perguntou quais delas ainda amavam seus maridos. Todas levantaram a mão.

Então ele perguntou qual a última vez que elas tinham dito aos maridos que os amavam. A maioria não se recordava quando.

Então ele sugeriu que elas pegassem seus celulares e escrevessem “Te amo, querido” e enviassem aos maridos por SMS. Depois ele pediu que todas mostrassem as respostas. Segue abaixo algumas delas:

1) Você está se sentindo bem?
2) O que foi? Bateu o carro de novo?
3) Diga logo o que foi.
4) O que você quer dizer com isso?
5) Nem tente me enganar. Diga logo de quanto você precisa.
6) Aí tem.
7) Se não me disser para quem era este SMS, eu juro que te mato!

Mas a melhor de todas foi essa:

8) Quem é?



Namoradas

– Minha mãe nunca gostou de nenhuma das minhas namoradas, Nenhuma era suficientemente boa para mim. Uma era alta demais, outra era baixa demais, outra era muito gorda, outra era muito magra, outra era burra demais, enfim sempre achava um defeito em todas elas. Finalmente achei a mulher ideal! A minha atual namorada se parece com minha mãe, fala como minha mãe, anda como minha mãe, enfim é a cópia exata de minha mãe!
– Mas você não parece muito feliz. Qual o problema?
– Agora quem não gosta dela é meu pai.



Nó na cuca

77. Ele teve tanta sorte que morreu no cemitério.

Melhore seu vocabulário em inglês

O texto a seguir foi composto com base nas 500 palavras mais usadas em inglês. Aproveite para rever seu vocabulário. Coloque o mouse sobre as palavras em vermelho para ver a tradução.
Para ouvir o texto, clique aqui .

The Girl Who Lived with Gazelles



There was once a young girl who lived with her father in Morocco.
The father went away on a business trip. When he came back, the city's priest, who was a bad man, told him an evil lie about the girl. The father believed the priest and banished the girl to the desert.
In the desert, the girl was adopted by a group of gazelles. She lived with the gazelles for many years.
One day, a handsome prince came by and saw the girl. The two fell in love and got married. Together, they had a son. However, the prince's advisor was jealous of the love between the prince and the girl. Because of this, he stole the baby. The girl was so upset and scared that she ran away to a village nearby. There she wore a man's cloths and found work.
Many years later, the village was holding a hunting competition. The girl's father, the priest, the prince, and the advisor were all there. The girl recognized them, but they did not recognize her.
At the competition, the girl stood up and told her life story to the crowd.
Everyone immediately recognized her. They understood she was telling the truth! The girl, the prince, and her father were all happily reunited. The priest and advisor were banished to prison.
They soon learned that the son who had been stolen was actually living in the village. The girl and her husband, the prince, were then reunited with their son.
The prince was so happy that he passed a law that said that hunters could not hunt gazelles. From that day on, the gazelles were protected from harm.

Para mais histórias, procure na Biblioteca clicando AQUI.

Para edições anteriores do Almanaque, clique AQUI.

Avaliação e sugestões

Agradecemos sua avaliação e sugestões enviando um email para

Efemérides

09 abr 1869: Élie-Joseph Cartan
Matemático francês, nascido em Dolomieu. Desenvolveu a teoria dos grupos de Lie e contribuiu para a teoria das subálgebras. Faleceu em Paris em 6 de maio de 1951. 15 abr 1452: Leonardo da Vinci
Polímata (cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico) nascido em Anchiano, Itália. Talvez sua obra mais conhecida seja a pintura Mona Lisa. Após a morte de Leonardo da Vince, a Mona lisa ficou no banheiro do rei Henrique VIII. Faleceu em Clos Lucé, França, em 2 de maio de 1519.

15 abr 1707: Leonard Euler
Físico e matemático suíço, nascido em Basilea. É considerado o pai da geometria analítica moderna. Introduziu o uso do cálculo infinitesimal para desenvolver a Mecânica. Também desenvolveu uma teoria para explicar os movimentos da lua (problema de três corpos) e foi pioneiro na ciência da Hidrodinâmica. Faleceu em São Petersburgo em 18 de setembro de 1783.

16 abr 1845: Julio Ribeiro
Escritor e gramático brasileiro, nascido em Sabará, MG. Não há acordo sobre o dia em que nasceu. Alguns biógrafos apontam como sendo 10 de abril. Criador da bandeira do estado de São Paulo, concebida em 1888 para ser a bandeira da República. Foi membro da Academia Brasileira de Letras. Anticlerical e ardoroso representante do Naturalismo, movimento fundado pelo francês Émile Zola. A Carne, publicado em 1888, é seu romance mais conhecido, possivelmente a sua obra-prima, e está disponível na Biblioteca deste site. Faleceu em Santos em 01 de novembro de 1890.

18 abr 1882: Monteiro Lobato
Escritor brasileiro nascido em Taubaté, SP. Dotado de grande poder de expressão e domínio de linguagem. Revolucionou a indústria e a comercialização de livros. Fundador da moderna literatura infanto-juvenil brasileira, criou personalidades antológicas, como Jeca Tatu, Visconde de Sabugosa, a boneca Emília e Dona Benta, proprietária do Sítio do Pica-pau Amarelo. De suas obras para adultos, destacam-se Urupês e A onda verde. Faleceu em São Paulo. em 4 de julho de 1948. (O livro O Sítio do Pica-pau Amarelo está disponível na Biblioteca deste site.) No site também está disponível a obra Os doze trabalhos de Hércules.

19 abr 1883: Getúlio Dorneles Vargas
Nascido em São Borja, RS, foi presidente do Brasil duas vezes: 1930-1945 e 1951-1954. Após ter sido derrotado como candidato à presidência em 1930 (na época governador do estado do Rio Grande do Sul), conduziu uma revolução que o levou ao poder. Manteve a Assembleia Constituinte até 1937, quando decidiu governar por si mesmo, criando o Estado Novo. Durante seu segundo mandato, diante dos sucessivos escândalos que abalaram o seu governo, suicidou-se no Rio de Janeiro em 24 de agosto de 1954.

20 abr 1884: Augusto dos Anjos
Poeta brasileiro nascido em Cruz do Espírito Santo, PB, famoso por sua linguagem de expressão científica. Sua obra mais conhecida é Eu ("A mais abstrusa das mesclas de lirismo espiritual e de rudeza materialista", Agripino Griecco.)  está disponível na Biblioteca deste site. Faleceu em Leopoldina, MG, em 12 de novembro de 1914.

21 abr 1792: Execução e morte de Joaquim José da Silva Xavier
Nascido em Pombal, MG, em 16 de agosto de 1746 ou 12 de novembro de 1748, é mais conhecido como Tiradentes, por ter sido dentista. Grande patriota e mártir, organizou e liderou a primeira grande insurreição contra o governo português no Brasil. Considerado herói nacional, é também lembrado como um dos precursores dos movimentos de independência na América Latina. A execução se deu no Rio de Janeiro.

23 abr 1858: Max Karl Ernst Ludwig Planck
Físico alemão nascido em Kiel. Sua teoria quântica e a teoria da relatividade, de Einstein, inauguraram a era moderna da Física. Seus primeiros trabalhos, influenciados por Clausius, foram em termodinâmica. Depois dedicou-se ao estudo das propriedades físicas do corpo negro. Foi nessa ocasião que ele introduziu a ideia revolucionária da quantização da energia. Demorou muito para Planck acreditar nos quantos que ele mesmo descobriu, apesar dos trabalhos de Einstein (efeito foto-elétrico) e de Bohr (modelo atômico). Recebeu o prêmio Nobel de Física em 1918. Faleceu em Gotemburgo em 4 de outubro de 1947.

25 abr 1900: Wolfgang Pauli
Físico austríaco nascido em Viena. Passou a maior parte de sua vida em Zurique. Uma de suas contribuições mais importantes à Física Moderna é o descobrimento do Princípio de Exclusão de Pauli. Foi ele quem por primeira vez propôs a existência do neutrino (descoberto apenas 30 anos depois). Recebeu o prêmio Nobel de Física em 1945. Faleceu em Zurique em 15 de dezembro de 1958.

29 abr 1854: Henri Jules Poincaré
Matemático, cosmólogo e filósofo da ciência francês, nascido em Nancy, Lorena. Mais conhecido pelas suas inúmeras contribuições para a Matemática (pura e aplicada) e Mecânica Celeste. Considerado por muitos como o último universalista. Faleceu em Paris em 17 de julho de 1912.

30 abr 1777: Johann Karl Friederich Gauss
Matemático alemão nascido em Brunswick num pobre casebre. Inventou o método conhecido como mínimos quadrados e fez muitas contribuições para a Teoria dos Números. Descobriu uma geometria não euclidiana. Tornou-se célebre quando mostrou como redescobrir o asteroide Ceres, cujas coordenadas haviam sido perdidas. Mais tarde interessou-se pelo estudo do magnetismo, em particular do magnetismo terrestre. Também é lembrado pelas suas contribuições à Estatística e ao Cálculo Infinitesimal. Faleceu em Gotemburgo em 23 de fevereiro de 1855.