Valdir Aguilera
 Físico e pesquisador

 

 

Almanaque - Edição 167 - novembro de 2021

Para pensar e praticar

Nesta seção do Almanaque, apresentamos textos retirados de obras do Racionalismo Cristão e outras de pesquisadores atuais e do passado.

A beleza da simplicidade
Maria Cottas

Apreciamos as pessoas simples, humildes e discretas, que não gostam de exibições nem demostram o que sabem. As que cultivam no âmago a simplicidade, a humildade e a discrição são bem recebidas em todos os lugares, porque não alardeiam seus conhecimentos, não esperam honrarias e sempre se embaraçam ao receberem os merecidos elogios. Essas qualidades morais demonstradas nas atitudes revelam também a bagagem espiritual de significativa dimensão que possuem e um ângulo marcante de personalidades que se destacam em qualquer ambiente.

Para ler o texto completo clique AQUI.

Para mais textos, clicar AQUI

Passatempo

Gravatas



Sr. Verde, Sr.Azul e Sr. Vermelho estão reunidos jantando em um restaurante.

Cada um usa uma gravata de cor diferente do nome.

O Sr. Azul diz: "Hei, vcês notaram que estamos usando gravatas de cor diferente do nosso nome?

O homem de gravata vermelha diz: "Uau, Sr. Azul, é verdade!"

Qual a cor da gravata de cada um?

Resposta na próxima edição

Problema anterior e solução:

Rótulos

Há três caixas com frutas colhidas de um pomar. Uma contém apenas maçãs, outra contém apenas laranjas e a terceira contém maçãs e laranjas. Cada caixa contém um rótulo. Um diz "maçãs", outro diz "laranjas" e o terceiro diz "maçãs e laranjas". Mas, por alguma razão, todos os rótulos estão em caixas erradas.

Pegando e vendo apenas uma das frutas de uma das caixas, sem olhar dentro, você pode rearranjar todos os rótulos corretamente. Como isso é possível?

Solução: Pegue uma fruta da caixa que diz "maçãs e laranjas". Se for uma maçã, você sabe que é a caixa "maçãs", pois TODAS AS CAIXAS ESTÃO COM RÓTULOS ERRADOS. Isto significa que a caixa que diz "maçãs" deve receber o rótulo "laranjas" e a caixa que diz "laranjas" deve dizer "maçãs e laranjas".

Humor

Acidente



Uma tartaruga se choca com uma lesma. Na delegacia, tenta explicar o acidente.
– Nem sei dizer como foi, Sr.Delegado. Tudo aconteceu tão rápido!

América

A professora pergunta para o Jorge:
– Onde fica a América?
E o Jorge responde apontando no mapa.
A professora então pergunta para o Pedrinho:
– Quem descobriu a América?
E Pedrinho responde:
– Foi o Jorge, professora!



Nó na cuca

84. Tenho a resposta, só não sei qual é a pergunta.

Melhore seu vocabulário em inglês

O texto a seguir foi composto com base nas 500 palavras mais usadas em inglês. Aproveite para rever seu vocabulário. Coloque o mouse sobre as palavras em vermelho para ver a tradução.
Para ouvir o texto, clique aqui .

Fire in the Forest
Chapter 3


It is the third ...day now. It is sunny and warm.
Captain Jones: Is your group here, Cub Dale?
Cub Dale: Yes, sir.
Captain Jones: Forest inspection in the pond area is your taskthis morning.
Cub Dale: Where is the pond, sir?
Captain Jones: Here. Look at this map.
In the middle of the morning, Clyde and his group are at the pond. The pond is on the top of a hill. The view is beautiful. Everything is quiet. Suddenly, there is a cry:


– Look! There's smoke over there!
– Yeah! There are flames too!

There is a fire on the hill and tension in the camp. All the cubs and scouts are around Captain Jones.

Captain Jones: Is everybody here?
Scout Clapman: Yes, sir.
Scout Flanegan: What is the strategy, sir?
Captain Jones: Cubs, bring water from the well. Scouts, isolate the fire.
Scout Clapman: Look, Captain. The fire is closer!
Captain Jones: Hurry up. kids! Hurry up!


Clyde and the other cubs bring pails ot water from the well. They are very tired. The scouts are very tired, too. The fire is big now.

Scout Clapman: It's impossible, Captain! The fire is too big for us!!
Cub Dale: Let's call the forest rangers!
Scout Clapman: But they are very far from here.
Captain Jones: Dasher is our only chance. That dog is a fast runner.

Para mais histórias, procure na Biblioteca clicando AQUI.

Para edições anteriores do Almanaque, clique AQUI.

Avaliação e sugestões

Agradecemos sua avaliação e sugestões enviando um email para

Efemérides

05 nov 1849: Rui Barbosa
Jurista brasileiro, também conhecido como a "Águia de Haia", nascido em Salvador. Foi, também, diplomata, filólogo, escritor, político e orador. Membro fundador da Academia Brasileira de Letras, da qual foi presidente de 1908 a 1919. Talvez sua obra mais conhecida seja o discurso Oração aos moços, preparado para a turma de 1920 na Faculdade de Direito de São Paulo. Não pôde proferi-lo pessoalmente por razões de saúde. Faleceu em Petrópolis, em 01 de março de 1923.

07 nov 1867: Marie Curie (Marja Sklodowska)
Física francesa, nascida em Varsóvia (Polônia). Seu nome de solteira era Marja Sklodowska. Juntamente com seu marido, Pierre Curie, foi uma das pioneiras na pesquisa da radioatividade. Descobriu os elementos radiativos polônio e rádio. Por isso, os Curie compartilharam o prêmio Nobel de Física com A. H. Becquerel. Após a morte de seu marido, Marie Curie continuou a pesquisar as propriedades químicas e aplicações médicas do rádio. Foi agraciada com o prêmio Nobel de Química em 1911. Faleceu em Sallanches, em 4 de julho de 1934, vítima de leucemia, indubitavelmente causada pela radioatividade dos materiais com que trabalhou intensamente. Seu marido Pierre e cunhado Jacques descobriram o efeito piezoelétrico. Sua filha mais velha, Irène Joliot-Curie também foi uma física notável.

07 nov 1878: Lise Meitner
Física austríaca, nascida em Viena. Bombardeando urânio com nêutrons, ela e seu sobrinho Otto Robert Frisch interpretaram corretamente os resultados obtidos como evidências de fissão nuclear e previram as reações nucleares em cadeia. Ela faleceu em Cambridge, em 27 de outubro de 1968.

19 nov 1892: Antonio Cottas
Português nascido em Sirvuzelo – Monte Alegre. Imigrou para o Brasil em 1905 e logo se revelou homem de grande visão para negócios. Tornou-se cidadão brasileiro em 8 de agosto de 1939. Sua obra mais importante foi consolidar o Racionalismo Cristão, do qual foi presidente por quase 60 anos, sucedendo a Luiz de Mattos, o fundador dessa Doutrina. Faleceu no Rio de Janeiro, em 12 de junho de 1983.