Valdir Aguilera
 Físico e pesquisador

 

 

Almanaque - Edição 172 - abril de 2022

Para pensar e praticar

Nesta seção do Almanaque, apresentamos textos retirados de obras do Racionalismo Cristão e outras de pesquisadores atuais e do passado.

Diga sim à vida e aprenda com desafios e adversidades

Gilberto Silva

Os desafios se apresentam de forma constante na vida de todos os seres humanos. A existência neste planeta é inexoravelmente marcada por inúmeros começos e recomeços; é, portanto, inevitável que nessas ocasiões as dificuldades e os reveses façam parte da trajetória humana.

Para ler o texto completo clique AQUI.

Para mais textos, clicar AQUI

Passatempo

Cartas em um quadrado



Separe todos os ases (A), reis (K), raínhas (Q) e valetes (J) de um maço de baralho.

Disponha essas dezesseis cartas em um quadrado 4 X 4 de forma que cada coluna, linha e diagonal contenha uma carta de cada valor (A, K, Q e J) e uma carta de cada naipe (ouros, copas, espadas e paus).

Resposta na próxima edição.

Problema anterior e resposta:

Quem está na foto?



Um homem sentado num banco de um parque está olhando para uma foto em seu "laptop". Alguém se aproxima e pergunta:
– Quem está na foto?
O homem responde:
– Não tenho irmãos ou irmãs, mas o pai de quem está na foto é fllho do meu pai.
Quem é a pessoa que está na foto?

Humor

Esposa exemplar

O marido chega para a esposa e pergunta:
– Amor, quando eu morrer você vai chorar no meu velório?
Então, ela responde:
– Claro, amor. Você sabe que eu choro por qualquer bobeira.



Na farmácia

A mulher chega para o atendente da farmácia e pergunta:
– Você tem algo contra tosse?
– Não, pode tossir à vontade.



Nó na cuca

89. Acho a televisão muito educativa. Toda as vezes que alguém liga o aparelho, vou para outra sala e leio um livro.

Melhore seu vocabulário em inglês

O texto a seguir foi composto com base nas 500 palavras mais usadas em inglês. Aproveite para rever seu vocabulário. Coloque o mouse sobre as palavras em vermelho para ver a tradução.
.

Basketball Game



The coach walks toward the locker room. The teammates look at one another. Then they follow him.

"Kids, you are playing a great game," the coach says.

The basketball players look at each other, a little confused.

"You are playing well. You are working hard. You are feeling tired. But we are losing this game. We are not working hard enough."

One of the players in the back of the room laughs quietly.

"Are you laughing? Nothing funny is happening right now!" The coach gets upset. His voice is louder. "Now, Peter, you are not shooting the ball enough. Dale, you are passing the ball well, but you are not passing often enough."

Suddenly, more than a few of the players laugh at the coach. "Why are you laughing?" The coach looks around the locker room, waiting for an answer.

No one answers.

"Fine. We are going out there and finishing this game! Ready?"

The coach heads for the door. The players follow him. They leave the locker room. The coach expects lots of cheers from the crowd. He does not hear them though. He looks around.

Then he turns around and looks at his players. "Guys? Why are all the fans leaving? Is the game over"?

"That's right, coach," Peter smiles. He enjoys this. "The good news is we are not losing... The bad news is we already lost!"

Para mais histórias, procure na Biblioteca clicando AQUI.

Para edições anteriores do Almanaque, clique AQUI.

Avaliação e sugestões

Agradecemos sua avaliação e sugestões enviando um email para

Efemérides

09 abr 1869: Élie-Joseph Cartan
Matemático francês, nascido em Dolomieu. Desenvolveu a teoria dos grupos de Lie e contribuiu para a teoria das subálgebras. Faleceu em Paris em 6 de maio de 1951. 15 abr 1452: Leonardo da Vinci
Polímata (cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico) nascido em Anchiano, Itália. Talvez sua obra mais conhecida seja a pintura Mona Lisa. Após a morte de Leonardo da Vince, a Mona lisa ficou no banheiro do rei Henrique VIII. Faleceu em Clos Lucé, França, em 2 de maio de 1519.

15 abr 1707: Leonard Euler
Físico e matemático suíço, nascido em Basilea. É considerado o pai da geometria analítica moderna. Introduziu o uso do cálculo infinitesimal para desenvolver a Mecânica. Também desenvolveu uma teoria para explicar os movimentos da lua (problema de três corpos) e foi pioneiro na ciência da Hidrodinâmica. Faleceu em São Petersburgo em 18 de setembro de 1783.

16 abr 1845: Julio Ribeiro
Escritor e gramático brasileiro, nascido em Sabará, MG. Não há acordo sobre o dia em que nasceu. Alguns biógrafos apontam como sendo 10 de abril. Criador da bandeira do estado de São Paulo, concebida em 1888 para ser a bandeira da República. Foi membro da Academia Brasileira de Letras. Anticlerical e ardoroso representante do Naturalismo, movimento fundado pelo francês Émile Zola. A Carne, publicado em 1888, é seu romance mais conhecido, possivelmente a sua obra-prima, e está disponível na Biblioteca deste site. Faleceu em Santos em 01 de novembro de 1890.

18 abr 1882: Monteiro Lobato
Escritor brasileiro nascido em Taubaté, SP. Dotado de grande poder de expressão e domínio de linguagem. Revolucionou a indústria e a comercialização de livros. Fundador da moderna literatura infanto-juvenil brasileira, criou personalidades antológicas, como Jeca Tatu, Visconde de Sabugosa, a boneca Emília e Dona Benta, proprietária do Sítio do Pica-pau Amarelo. De suas obras para adultos, destacam-se Urupês e A onda verde. Faleceu em São Paulo. em 4 de julho de 1948. (O livro O Sítio do Pica-pau Amarelo está disponível na Biblioteca deste site.) No site também está disponível a obra Os doze trabalhos de Hércules.

19 abr 1883: Getúlio Dorneles Vargas
Nascido em São Borja, RS, foi presidente do Brasil duas vezes: 1930-1945 e 1951-1954. Após ter sido derrotado como candidato à presidência em 1930 (na época governador do estado do Rio Grande do Sul), conduziu uma revolução que o levou ao poder. Manteve a Assembleia Constituinte até 1937, quando decidiu governar por si mesmo, criando o Estado Novo. Durante seu segundo mandato, diante dos sucessivos escândalos que abalaram o seu governo, suicidou-se no Rio de Janeiro em 24 de agosto de 1954.

20 abr 1884: Augusto dos Anjos
Poeta brasileiro nascido em Cruz do Espírito Santo, PB, famoso por sua linguagem de expressão científica. Sua obra mais conhecida é Eu ("A mais abstrusa das mesclas de lirismo espiritual e de rudeza materialista", Agripino Griecco.)  está disponível na Biblioteca deste site. Faleceu em Leopoldina, MG, em 12 de novembro de 1914.

21 abr 1792: Execução e morte de Joaquim José da Silva Xavier
Nascido em Pombal, MG, em 16 de agosto de 1746 ou 12 de novembro de 1748, é mais conhecido como Tiradentes, por ter sido dentista. Grande patriota e mártir, organizou e liderou a primeira grande insurreição contra o governo português no Brasil. Considerado herói nacional, é também lembrado como um dos precursores dos movimentos de independência na América Latina. A execução se deu no Rio de Janeiro.

23 abr 1858: Max Karl Ernst Ludwig Planck
Físico alemão nascido em Kiel. Sua teoria quântica e a teoria da relatividade, de Einstein, inauguraram a era moderna da Física. Seus primeiros trabalhos, influenciados por Clausius, foram em termodinâmica. Depois dedicou-se ao estudo das propriedades físicas do corpo negro. Foi nessa ocasião que ele introduziu a ideia revolucionária da quantização da energia. Demorou muito para Planck acreditar nos quantos que ele mesmo descobriu, apesar dos trabalhos de Einstein (efeito foto-elétrico) e de Bohr (modelo atômico). Recebeu o prêmio Nobel de Física em 1918. Faleceu em Gotemburgo em 4 de outubro de 1947.

25 abr 1900: Wolfgang Pauli
Físico austríaco nascido em Viena. Passou a maior parte de sua vida em Zurique. Uma de suas contribuições mais importantes à Física Moderna é o descobrimento do Princípio de Exclusão de Pauli. Foi ele quem por primeira vez propôs a existência do neutrino (descoberto apenas 30 anos depois). Recebeu o prêmio Nobel de Física em 1945. Faleceu em Zurique em 15 de dezembro de 1958.

29 abr 1854: Henri Jules Poincaré
Matemático, cosmólogo e filósofo da ciência francês, nascido em Nancy, Lorena. Mais conhecido pelas suas inúmeras contribuições para a Matemática (pura e aplicada) e Mecânica Celeste. Considerado por muitos como o último universalista. Faleceu em Paris em 17 de julho de 1912.

30 abr 1777: Johann Karl Friederich Gauss
Matemático alemão nascido em Brunswick num pobre casebre. Inventou o método conhecido como mínimos quadrados e fez muitas contribuições para a Teoria dos Números. Descobriu uma geometria não euclidiana. Tornou-se célebre quando mostrou como redescobrir o asteroide Ceres, cujas coordenadas haviam sido perdidas. Mais tarde interessou-se pelo estudo do magnetismo, em particular do magnetismo terrestre. Também é lembrado pelas suas contribuições à Estatística e ao Cálculo Infinitesimal. Faleceu em Gotemburgo em 23 de fevereiro de 1855.



Desta edição para o Almanaque