4


Valdir Aguilera
 Físico e pesquisador

 

 

Almanaque - Edição 180 - dezembro de 2022

Para pensar e praticar

Nesta seção do Almanaque, apresentamos textos retirados de obras do Racionalismo Cristão e outras de pesquisadores atuais e do passado.

Relações familiares

Olga B. C. de Almeida

O problema conjugal é menos um caso de adaptação de caracteres que ajustamento de educação. Dois esposos de caracteres diametralmente opostos não chegarão a sérios conflitos afetivos, se houver educação, esclarecimento espiritual. O cônjuge que for realmente educado saberá transformar, graças a um esforço moral, tendências agressivas ou depressivas em propósitos elevados.

Para ler o texto completo clique AQUI.

Para mais textos, clicar AQUI

Passatempo

Quatro homens, um famoso historiador, um poeta, um romancista e um dramaturgo, de nomes Adriano, Bernardo, Celso e Dorival, não necessariamente nesta ordem, liam um livro na sala de espera de uma estação ferroviária enquanto esperavam pelo seu trem. Em dado momento, descobriram que o livro que cada um estava lendo era de autoria de um dos outros.

• Adriano e Bernardo estavam quase terminando de ler o livro que trouxeram e tinham trocado um com o outro.

• O poeta estava lendo uma peça de teatro.

• O romancista, que tinha publicado apenas um livro, dizia que nunca tinha lido um livro de história.

• Bernardo timha trazido um dos livros de Dorival e nenhum dos outros tinha trazido um de seus próprios livros.

O que cada um estava lendo, e qual era o gênero literário de cada um?

Resposta na próxima edição.

Para dicas sobre como montar um esquema para resolver este tipo de problema, clique AQUI e, também, AQUI

Problema anterior e resposta:



Três atletas (Carlos, Marcos, Tomás) aguardam na estação rodoviária o ônibus que tomarão para regressar à cidade onde residem (São Paulo, Curitiba, Florianópolis).

Usando as dicas abaixo determinar qual o esporte que cada um pratica (futebol, vôlei, natação) e a cor da camisa que está usando (amarela, azul, branca) e a cidade para onde cada um vai.

1. O atleta que vai a São Paulo pratica natação.
2. Carlos joga vôlei e não está indo a Curitiba.
3. A camisa de Tomás não é azul e ele não joga futebol.
4. A camisa de Marcos é branca.

Resposta:

(Carlos, azul, Florianópolis, vôlei);
(Marcos, branca, Curitiba, futebol);
(Tomás, amarela, São Paulo, natação).

Humor

Etiqueta



Certo dia na escola, a professora ensinava normas de etiqueta para a classe. Ao falar sobre educação na hora de comer, ela pediu para as crianças dizerem regras que seus pais tinham ensinado para quando fossem, por exemplo, a um restaurante.
- Não faça barulho. - Disse um dos meninos.
- Tire os cotovelos da mesa. - Falou outra aluna.
- Coma de boca fechada. - Lembrou outro estudante.
- Não fale de boca cheia. - Citou uma das meninas.
A professora se volta para o Joãozinho e pergunta:
- O que seus pais dizem quando vocês vão a um restaurante, Joãozinho?
- Peça algo barato! - Respondeu ele.



Pinguins



Um caminhão frigorífico transportava seis pinguins ao zoológico. Em um dado momento, o motor do caminhão apresentou um problema e parou. Enquanto tentava reparar o problemaa, o motorista vê um caminhão de distribuição de leite e pede ajuda.
– Vou lhe dar 500 reais para você levar meus pinguins ao zoológico.
O leiteiro aceita o dinheiro, transfere os pinguins para seu caminhão refrigerado e parte.
Logo mais o caminhoneiro consegue consertar o motor e segue para o zoológico. Ao chegar lá vê o leiteiro com os pinguins caminhando atrás dele em fila.
– Aonde você vai com os pinguins?
– Eu os levei ao zoológico como você me pediu. Como sobrou algum dinheiro, decidi levá-los ao cinema também.



Nó na cuca

97. Pretendo viver para sempre. Até agora meu plano está dando certo.

Melhore seu vocabulário em inglês

O texto a seguir foi composto com base nas 500 palavras mais usadas em inglês. Aproveite para rever seu vocabulário. Coloque o mouse sobre as palavras em vermelho para ver a tradução.
Para ouvir o texto, clique aqui



Addicted to Coffee

Daniel was addicted to coffee. He drank two cups in the morning and three in the afternoon. He can't think or do anything without coffee. His mom wanted him to stop drinking coffee. She decided to throw out all the coffee and give him milk. Daniel was so mad. "Mom, I can't go to school without coffee," Daniel said. "This is for your own good," his mom said.

Daniel went to school. He was cranky and tired without coffee. He didn't want to talk to his friends or pay attention in class. His teachers kept waking him up. They told him to go to the nurse's office. Daniel went to the nurse and asked for coffee. She laughed at him. She said that he needed to drink less coffee, but not stop completely. She told him to drink 4 cups a day, then 3, and eventually he won't need coffee.

Daniel told his mom what the nurse said. "But that means I have to buy coffee again!" Daniel laughed at his mom. Daniel and his mom went to the market to buy some good coffee. Daniel did what the nurse told him to do. It was much easier to drink less coffee than none at all.

Para mais histórias, procure na Biblioteca clicando AQUI.

Para edições anteriores do Almanaque, clique AQUI.

Avaliação e sugestões

Agradecemos sua avaliação e sugestões enviando um email para

Efemérides

05 dez 1868: Arnold Johannes Wilhelm Sommerfeld
Físico russo nascido em Königsburg. Seu modelo atômico permitiu explicar as linhas espectrais de estrutura fina. Em seus trabalhos sobre espectros atômicos, sugeriu substituir as órbitas circulares de Bohr por elípticas. Desta idéia postulou o número quântico azimutal e, mais tarde, introduziu, também, o número quântico magnético. Sua teoria dos elétrons em metais mostrou-se fecunda no estudo da termoeletricidade e da condução metálica. Faleceu em Munique, em 26 de abril de 1951.

05 dez 1901: Werner Karl Heisenberg
Físico e filósofo alemão nascido em Würzburg. Considerado, geralmente, o pai da Mecânica Quântica. Como conseqüência da sua rejeição por qualquer tipo de modelo para o átomo, usou matrizes para descrever suas propriedades. Por esse trabalho ganhou o prêmio Nobel de Física em 1932. Seu famoso princípio da incerteza (1927) transcendeu os limites da Física. Faleceu em Munique, em 1 de fevereiro de 1976.

07 dez 1823: Leopold Kronecker
Matemático prussiano, nascido em Liegnitz. Suas contribuições mais importantes foram para a Teoria dos Números, Teoria das Equações Algébricas e Álgebra Superior. A função delta de Kronecker tem esse nome em sua homenagem. Faleceu em Berlim, em 29 de dezembro de 1891.

10 dez 1920: Clarice Lispector
Nasceu em 10 de dezembro de 1920 em Tchetchelnik (Ucrânia). Veio ainda menina para o Brasil e morou no Recife, PE. Autora de Perto do coração selvagem; A maçã no escuro e A hora da estrela, entre outras obras, inclusive para crianças. A autora é considerada uma das maiores escritoras brasileiras. Faleceu no Rio de Janeiro, em 9 de dezembro de 1977.

10 dez 1804: Carl Gustav Jacob Jacobi
Matemático alemão, nascido em Postdam. Foi um dos fundadores da teoria das funções elípticas (com o norueguês Niels Henrik Abel). De suas contribuições pioneiras à teoria dos determinantes surgiu o determinante funcional que hoje leva o seu nome (nosso conhecido jacobiano). Faleceu em Berlim, em 18 de fevereiro de 1851.

11 dez 1893: Alceu Amoroso Lima (Tristão de Athayde)
Escritor brasileiro, nascido no Rio de Janeiro. Até sua morte, exerceu uma poderosa influência na vida cultural brasileira. Sua obra é imensa e atinge os mais diversos campos: crítica literária, sociologia, direito, filosofia, religião, etc. Faleceu em Petrópolis, em 14 de agosto de 1983.

16 dez 1865: Olavo Bilac
Poeta brasileiro nascido no Rio de Janeiro. Além de poeta foi cronista, jornalista e conferencista. Contudo, é mais conhecido pela sua obra poética. Bilac é o mais típico dos nossos parnasianos, estilo que ele mesmo chegou a codificar no soneto "Profissão de fé" – para ler esse soneto clique AQUI. Faleceu no Rio de Janeiro, em 28 de dezembro de 1918.

17 dez 1770: Ludwig von Beethoven
Ludwig van Beethoven alemão nascido em Bonn. Compositor considerado um dos pilares da música ocidental e um dos mais respeitáveis e influentes de todos os tempos. De acordo com o crítico alemão Paul Bekker "O resumo de sua obra é a liberdade, a liberdade política, a liberdade artística do indivíduo, sua liberdade de escolha, de credo e a liberdade individual em todos os aspectos da vida". Partitura para piano de sua composição "Sonata ao luar" (Sonata No. 14 em C menor) pode ser baixada clicando AQUI. Faleceu em Viena, em 26 de março de 1827.

24 dez 1822: Charles Hermite
Matemático francês nascido em Dieuze. Seu trabalho em teoria das funções inclui a aplicação das funções elípticas para encontrar a primeira solução da equação geral do quinto grau (equação quíntica). Publicou a primeira prova de que e é um número transcendental. Deu importantes contribuições para o desenvolvimento da teoria das formas algébricas, e teoria das funções elípticas e abelianas. Faleceu em Paris, em 14 de janeiro de 1901.

25 dez 1642: Isaac Newton
Filósofo e matemático inglês nascido em Woolsthorpe. Descobriu o cálculo infinitesimal e é o autor da teoria clássica universal da gravitação. Por seus trabalhos em óptica, foi eleito membro da Royal Society em 1672. Em Cambridge, Newton dedicou muito tempo a experiências alquímicas. Abandonou sua cátedra na universidade para entrar no Parlamento em 1701, e dois anos mais tarde assumiu a presidência da Royal Society, permanecendo neste cargo até a sua morte. Toda sua vida foi marcada por intensas atividades em Matemática, Óptica, Cronologia, Química, Teologia, Mecânica, Dinâmica e Ocultismo. Entre suas mais notáveis contribuições científicas estão o cálculo infinitesimal, a teoria clássica da gravitação universal e sua derivação das leis de Kepler, formulação do conceito de força expresso nas suas três leis do movimento, a teoria corpuscular da luz. Sua obra está compilada em seus dois maiores trabalhos: Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, o famoso Principia (1687) (há tradução para o português, da Edusp), e Opticks (1704). Faleceu em Londres, em 20 de março de 1727. As datas mencionadas referem-se ao calendário juliano. A Inglaterra somente adotou o atual calendário gregoriano muito tempo depois do nascimento de Newton. No calendário gregoriano as datas de nascimento e morte de Newton são 4 de janeiro de 1643 e 31 de março de 1727.

28 dez 1882: Arthur Stanley Eddington
Astrônomo e astrofísico inglês, nascido em Kendal. Foi pioneiro dos estudos teóricos do interior das estrelas. Seu trabalho Mathematical Theory of Relativity (1923) muito ajudou para introduzir em idioma inglês as teorias de Einstein. Um de seus livros, Fundamental theory – em que pretende unificar a teoria quântica, a relatividade e a teoria da gravitação de Einstein –, é controvertido e, possivelmente, ainda não compreendido. Faleceu em Cambridge, em 22 de novembro de 1944.

28 dez 1903: John von Neumann
Matemático húngaro nascido em Budapeste. Suas contribuições foram importantes para o desenvolvimento da Mecânica Quântica, Lógica, Meteorologia e dos computadores. Enunciou o teorema mini-max, pedra angular da teoria dos jogos. Em 1956 abiscoitou o Prêmio Enrico Fermi. Faleceu em Washington, em 8 de fevereiro de 1957.

Desta edição para o Almanaque