4


Valdir Aguilera
 Físico e pesquisador

 

 

Almanaque - Edição 188 - agosto de 2023

Para pensar e praticar

Nesta seção do Almanaque, apresentamos textos retirados de obras do Racionalismo Cristão e outras de pesquisadores atuais e do passado.

Preconceitos

Pompeu Lustosa de Aquino Cantarelli

Quando buscamos fatos na história antiga da humanidade, verificamos quão intolerantes e preconceituosos eram os homens.

Ao folhearmos a história dos nossos dias, verificamos, também, que os preconceitos de raça, crença e nacionalidade ainda existem, aliás em estado bem arraigado, mesmo entre povos que se dizem civilizados.

Um observador espiritualista, ao descortinar a marcha evolutiva da coletividade humana, vê que algo progredimos e que muito teremos ainda de progredir no caminho da evolução.

Muitos dos nossos costumes antigos e modernos, que julgamos bons e virtuosos, poderão ser considerados obscuros e irracionais pelas gerações futuras.

A ignorância é a privação da verdade e da razão das coisas. Enquanto formos ignorantes do nosso papel no teatro da vida universal, não poderemos discernir o falso do verdadeiro.

Muitos se julgam sabedores dos assuntos transcendentais da vida, mas poucos são os que realmente chegaram a entendê-los.

Da obra "Saber viver", disponível em www.livrariarc.net

Para mais textos, clicar AQUI

Passatempo



Cozinhando um ovo

Você quer cozinhar, em água fervente, um ovo durante 2 minutos e dispõe de três temporizadores (ampulhetas): um de 3 minutos, um de 4 minutos e um de 5 minutos. Como poderá ferver o ovo por apenas 2 minutos?

Solução na próxima edição.

Problema anterior e resposta:

Guardiões

Imagine que está numa sala que tem duas portas, cada uma delas com um guardião. Um deles sempre diz a verdade e outro sempre mente.
Para escapar da sala onde está precisa de escolher uma das portas: há uma que o leva para a vida, outra que o leva para a morte.
Embora não consiga descobrir a diferença entre as duas portas nem entre os dois guardiões, há uma pergunta que pode fazer a um deles para descobrir qual a porta certa. Qual é?

Resposta:

A pergunta que deve fazer a um dos guardiões é: “Se eu perguntasse ao outro guardião que porta me leva de volta à vida, o que me diria ele?”. A porta que o guardião indicar vai sempre conduzir à morte, por isso há que escolher a outra porta.
Por que?
Se perguntar ao guardião que diz a verdade, ele vai assumir que o outro guardião vai mentir e mostrar a porta para a morte.
Da mesma forma, se perguntar ao guardião que sempre mente, ele vai indicar a porta para a morte porque o guardião honesto iria mostrar a porta para a vida.

Humor

Avião cai no mar



Um avião cai no mar e o capitão diz:
– Aqueles que sabem nadar fiquem do lado esquerdo. Os que não sabem, do lado direito.
– Passageiros do lado esquerdo, favor nadar até aquela ilha próxima. Passageiros do lado direito... nossa linha aérea agradece sua preferência. Obrigado por voar conosco.



PIADA 2

– Desde que me separei, não consigo dormir bem.
– Você sente falta dela?
– Não, ela levou a cama.



Nó na cuca

105. Estes são os meus princípios. Se você não gosta deles, eu tenho outros.

Melhore seu vocabulário em inglês

O texto a seguir foi composto com base nas 500 palavras mais usadas em inglês. Aproveite para rever seu vocabulário. Coloque o mouse sobre as palavras em vermelho para ver a tradução.
Para ouvir o texto, clique aqui



Preventive vaccine

The flu vaccine is available by a shot. It is important to get a flu shot. It keeps us healthy. It prevents us from getting infected. Every year we must get a flu shot. One must remember to get vaccinated. We must always ask, “Where is my flu shot?” We can get our flu shot at our primary health care provider’s office. The flu shot may have some side effects. It can cause minor pain or fever. Getting vaccinated will protect people around you. The flu shot is the best way to avoid influenza. Young children must get the flu shot. Otherwise, they might spread the infection in schools. Every parent must get their child vaccinated.

Para mais histórias, procure na Biblioteca clicando AQUI.

Para edições anteriores do Almanaque, clique AQUI.

Avaliação e sugestões

Agradecemos sua avaliação e sugestões enviando um email para

Efemérides

03/04 ago 1805: William Rowan Hamilton
Físico e matemático irlandês, nascido à meia-noite em Dublin. No final de sua vida adotou a data de 4 de agosto para seu aniversário. Recebeu o título de Sir em 1835, ano em que foi publicado seu trabalho On a General Method in Dynamics. Nesse mesmo ano, descobriu os quaternions, um marco no desenvolvimento da Álgebra. Sua obra The Elements of Quaternions foi publicada um ano após seu falecimento. Faleceu em Dublin, em 2 de setembro de 1865.

05 ago 1802: Niels Henrik Abel
Matemático norueguês, nascido em Nedstrand. Contribuiu para o desenvolvimento de vários ramos da matemática moderna. Foi ele quem provou ser impossível resolver algebricamente a equação geral de quinto grau. Os grupos comutativos também são chamados abelianos em sua homenagem. Faleceu em Froland, em 6 de abril de 1829.

05 ago 1827: Manuel Deodoro da Fonseca
Alagoano, liderou o golpe de estado que derrubou o imperador D. Pedro II. Foi o primeiro presidente do Brasil. Faleceu no Rio de Janeiro, em 23 de agosto de 1892.

08 ago 1901: Ernest Orlando Lawrence
Físico norte-americano nascido em Canton, South Dakota, EUA. Abiscoitou o prêmio Nobel de Física de 1939 pela sua invenção do ciclotron, o primeiro acelerador de partículas a atingir altas energias. Faleceu em Palo Alto, EUA, em 27 de agosto de 1958.

08 ago 1902: Paul Adrien Maurice Dirac
Físico inglês nascido em Bristol. Desenvolveu uma teoria que prediz o spin do elétron e a existência do pósitron. Foi co-inventor da estatística de Fermi-Dirac. Juntamente com Erwin Schroedinger, ganhou o prêmio Nobel de Física em 1933. Faleceu em Tallahassee, EUA, em 20 de outubro de 1984.

10 ago 1823: Antonio Gonçalves Dias
Poeta brasileiro nascido no sítio Boa Vista, perto de Caxias, MA. Entre suas obras destacam-se Juca Pirama e Canção do exílio. Ambas estão disponíveis na Biblioteca( seção Textos diversos) deste site. Faleceu a bordo de um navio, que naufragou nas costas do Maranhão, em 3 de novembro de 1864. O poeta foi a única vítima, aos 41 anos de idade, porque não teve forças para sair do camarote. (Agradecemos a Vanessa, de São Luís, MA, por corrigir o local de nascimento do poeta.)

10 ago 1912: Jorge Amado
Escritor brasileiro nascido em Itabuna, BA. Entre suas obras, destacam-se Terras do sem fim e Gabriela, cravo e canela. Esta última está disponível na Biblioteca deste site. É o escritor brasileiro mais popular do século passado e sua obra tem alcance internacional, estando traduzida para quase todos os idiomas. Faleceu em Salvador, BA, em 06 de agosto de 2001.

12 ago 1887: Erwin Schroedinger
Físico austríaco nascido em Viena. Contribuiu para o desenvolvimento da Mecânica Quântica descobrindo sua equação básica. Repartiu com Dirac o prêmio Nobel de Física de 1933. Faleceu em Viena, em 4 de janeiro de 1961.

17 ago 1841: Fagundes Varela
Luís Nicolau Fagundes Varela, mais conhecido como Fagundes Varela, poeta brasileiro, nascido no Rio de Janeiro. Sua poesia apresenta características da segunda e da terceira geração de poetas românticos do Brasil. Além de apresentar temas sobre a natureza, a angústia, a solidão, a melancolia e o desengano, apresenta também temas sociais e políticos. De sua obra destaca-se "Cântico do Calvário" escrita quando o autor tinha apens 20 anos de idade. Faleceu em Niterói, RJ, em 18 de fevereiro de 1875.

20 ago 1889: Cora Coralina
Pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas nascida na Cidade de Goiás, poetisa e contista. Considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras. Teve seu primeiro livro publicado em junho de 1965 (Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais), quando já tinha quase 76 anos de idade. A primeira mulher a ganhar o Prêmio Juca Pato, em 1983, com o livro Vintém de Cobre – Meias Confissões de Aninha.Faleceu em Goiânia, GO, em 10 dee abril de 1985.

20 ago 1601 (dia do batismo): Pierre de Fermat
Matemático francês nascido em Beaumont-de-Lomagne. Não se conhece o dia exato do seu nascimento. Jurista e dedicou-se muito à Matemática. Durante um século não teve quem sequer o igualasse na teoria moderna dos números. Descobriu a Geometria Analítica independentemente de Descartes. Descobriu, também, o "Princípio de Fermat de tempo mínimo", os "Números de Fermat" e vários teoremas. Faleceu em Castres, em 12 de janeiro de 1665.

21 ago 1789: Augustin-Louis Cauchy
Matemático francês nascido em Paris. Foi um dos matemáticos modernos mais brilhantes. Suas maiores contribuições encontram-se incorporadas principalmente em três trabalhos: Cours d'analyse de l'École Royale Polytechnique (1821); Résumé des leçons sur le calcul infinitésimal (1823); Leçons sur les applications du calcul infinitésimal à la géométrie (1826-28). Faleceu em Sceaux, em 23 de maio de 1857.

26 ago 1743: Antoine-Laurent de Lavoisier
Químico francês nascido em Paris. É sua a famosa frase: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Formou-se em Direito, mas sua vocação sempre foi voltada às ciências. Criador da Química Moderna. Identificou o oxigênio e mostrou que a água é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio: H2O. Faleceu em Paris, em 8 de maio de 1794.

30 ago 1871: Ernest Rutherford
Físico da Nova Zelândia nascido em Spring Grove. Sua liderança inspirou duas gerações de físicos. Sua influência sobre o pensamento científico pode ser comparada às de Faraday e Newton. Recebeu o prêmio Nobel de Química em 1908. Faleceu em Cambridge, em 19 de outubro de 1937.

31 ago 1821: Herman L. F. von Helmholtz
Cientista alemão nascido em Potsdam. Dedicou-se, com brilhantismo, à Fisiologia, Óptica, Eletrodinâmica, Matemática e Meteorologia. Sua preocupação com a percepção sensorial está manifesta em seus dois trabalhos maiores: On the Sensations of Tone as a Physiological Basis for the Theory of Music (traduzido ao inglês em 1875); e, Handbook of Physiological Optics (1867). No Sensations, há uma curiosa nota de rodapé onde Helmholtz associa cores a cada uma das notas musicais. Faleceu em Berlim, em 8 de setembro de 1894..

Desta edição para o Almanaque