4


Valdir Aguilera
 Físico e pesquisador

 

 

Almanaque - Edição 199- julho de 2024

Para pensar e praticar

Nesta seção do Almanaque, apresentamos textos retirados de obras do Racionalismo Cristão e de outras de autores ou pesquisadores atuais e do passado.

A vida no seu duplo aspecto

S. M. Carvalho

A vida na Terra se nos apresenta no seu duplo aspecto: drama ou comédia. Sendo que os artistas somos nós, embora, às vezes, variando de gênero de acordo com a ocasião e as dificuldades que temos que enfrentar durante o período que permanecemos em luta no planeta. O mundo é um grande palco, no qual somos os atores. Sejamos, então, bons artistas na arte de viver. Nos momentos de serenidade, de tranquilidade que a vida nos oferece, necessário se torna que nos preparemos para os embates que surjam repentinamente em nosso caminho.

Para ler o texto completo clique AQUI.

Para mais textos, clicar AQUI

Passatempo



As grandes férias

Em uma agência de turismo, cinco clientes (Ana, Catarina, Emília, Maria e Nicole) planejam suas viagens de férias, de durações diferentes (5, 10, 15, 20 e 25 dias). Cada uma delas fará a viagem em um mês diferente (março, abril, maio, junho e julho), e escolheram cinco países da Europa (Espanha, Irlanda, Itália, Noruega e Suécia). Com as informações a seguir, descubra a que país se destina cada cliente, o tempo de duração das férias e o mês de viagem.

• A estada de Maria não será de 10 dias;
• Ana vai ficar em seu destino por menos de 20 dias, mas não será em maio, nem na Itália ou Irlanda;
• A viagem organizada para a Itália em abril não interessou a Maria nem a Nicole. Nicole não quis viajar nem para a Irlanda nem para a Noruega, nem vai ficar 20 dias;
• A viagem de 5 dias acontecerá um mês depois da estada a Emília na Espanha, porém dois meses antes da viagem de menos de 20 dias, organizada com destino à Irlanda.

Solução na próxima edição.

Para dicas sobre como montar um esquema para resolver este tipo de problema, clique AQUI e, também, AQUI

Problema anterior e resposta:

Festival de bolos

Abrão, José, Marcos e Paulo participaram recentemente de um festival de bolos em que pais e filhas (Júlia, Lúcia, Marta e Sílvia) tomaram parte. Juntamente com a filha cada homem fez um bolo diferente (baunilha, pão-de-ló, chocolate ou laranja) em formato diferente (retangular, arco-íris, trevo ou redondo). Com as dicas que seguem descubra o sobrenome (Bastos, Cúri, Fonte e Montes) de cada pai e filha assim como o formato e o tipo de bolo com que cada time de pai e filha participou do concurso.

• Marcos não é pai de Marta. Paulo não é pai de Silvia;
• Os quatro bolos são: o de Júlia, o em formato de arco-íris, o de baunilha e o feito pelos Montes;
• Sílvia, que não é filha de Marcos, não tem por sobrenome Fonte;
• O sr. Cúri (que não foi quem fez um bolo de laranja) não fez o bolo redondo;
• O homem que fez umo bolo de baunilha não foi Abrão e nem é pai de Lúcia;
• Marta não é a menina que fez o bolo retangular;
• Paulo (que não tem Cúri por sobrenome) que não quem fez o bolo de baunilha (que não foi feito pelo sr. Bastos);
• Três dos homens são: o pai de Lúcia, o sr. Cúri e o que fez o bolo de chocolate (que não foi aquele em formato de arco-íris);
• A organização do concurso publicou uma foto de três das filhas: Sílvia, a menina de sobrenome Cúri e a que fez o bolo de formato de trevo;
• José fez o bolo em formato de trevo.
Resposta:
Abrão Montes, pai de Sílvia, fez o bolo de chocolate redondo;
José Fonte, pai de de Marta, fez o bolo de baunilha em formato de trevo; Marcos Cúri, pai de Júlia, fez o bolo pão-de-ló em formato retangular; Paulo Bastos, pai de Lúcia, fez o bolo laranja em formato de arco-íris.

Humor

Preguiçoso

No confessionário, diz o padre ao paroquiano:
- E tu, meu filho, que, nesta freguesia, tens fama de seres um grande preguiçoso, para onde esperas ir quando morreres?
Diz o paroquiano:
- Eu não tenciono ir. Espero é ser levado…



Sogra

Um homem está saindo do seu apartamento com uma grande mala e cruza com um vizinho, que pergunta:
- Aonde vai com essa mala, vai se mudar?
Responde o homem:
- Ah, a minha sogra é do pior! Só para você ter uma ideia hoje ela me chamou de vagabundo, inútil, preguiçoso, insensível, cretino, fracassado… Ah, chega!
Diz o vizinho:
- O quê? Que velha antipática! Se eu fosse você, matava-a, cortava-a em quatro pedaços e atirava no rio!
E diz o homem:
- E o que acha que eu levo dentro da mala?



Nó na cuca

116. Há muitas coisas na vida mais importantes que o dinheiro, mas custam tanto…

Melhore seu vocabulário em inglês

O texto a seguir foi composto com base nas 500 palavras mais usadas em inglês. Aproveite para rever seu vocabulário. Coloque o mouse sobre as palavras em vermelho para ver a tradução.

A Couple

Alexander owns a big company. He is very handsome. He is very hard working. He has a lot of money. He has a big house. He has many cars. Bella works in his office. She is a junior employee. Bella likes Alexander. Alexander always supports her. He cares for her. Bella is beautiful. She earns less. She is in love with Alexander. She wants to marry him. She works hard. She wants to be appreciated by Alexander. Bella told her friend about her feelings. She asked her friend, “Will he marry me?” Bella’s friend asks her to tell Alexander about her feelings. She said that he also likes her. Bella is anxious. She wants to be Alexander’s wife.

Para ouvir o texto, clique aqui

Para mais histórias, procure na Biblioteca clicando AQUI.

Para edições anteriores do Almanaque, clique AQUI.

Avaliação e sugestões

Agradecemos sua avaliação e sugestões enviando um email para

Efemérides

1 jul 1646: Gottfried Wilhelm von Leibniz
Matemático, geólogo, jurista, historiador e filósofo alemão, descobridor do Cálculo Infinitesimal (simultânea e independentemente de Newton), nascido em Leipzig. Seu conceito do universo concebido como uma harmonia preestabelecida, sua análise do demônio, sua epistemologia, lógica e filosofia da natureza colocam-no entre os filósofos de maior estatura. Sua obra ajudou a moldar a mente dos iluministas. Faleceu em Hanover, em 14 de novembro de 1716.

2 jul 1914: Mário Schenberg
Engenheiro elétrico, físico, escritor e crítico de artes plásticas, nascido em Recife, PE. Conhecido internacionalmente principalmente por seus trabalhos em Astrofísica, em especial na formação das estrelas supernovas. Quando Einstein esteve no Brasil, afirmou que era impossível listar os dez maiores físicos teóricos do mundo sem incluir Mário Schenbert. Teve atuação política intensa, sendo eleito duas vezes deputado estadual de São Paulo. Faleceu em São Paulo, em 10 de novembro de 1990.

07 jul 1848: Francisco de Paula Rodrigues Alves
Nascido em Guaratinguetá, SP, foi Presidente da República de 1902 a 1906. É considerado o presidente civil mais notável. Reconstruiu e embelezou o Rio de Janeiro. Reformou a Saúde Pública e foi durante o seu governo que a febre amarela foi erradicada do país. Seu competente Ministro do Exterior, Barão do Rio Branco (José Maria da Silva Paranhos), se notabilizou por sua eficiente diplomacia em questões de fronteiras com a Bolívia, Uruguai e Guianas Inglesa e Holandesa. Foi governador de São Paulo nos anos 1900-1902 e 1912-1916. Reelegeu-se presidente mas, antes da posse, faleceu no Rio de Janeiro, em 18 de janeiro de 1919.

11 jul 1836: Antonio Carlos Gomes
Compositor brasileiro, nascido em Campinas, SP. Recebeu apoio pessoal do imperador D. Pedro II para estudar música no Rio de Janeiro e, mais tarde, em Milão, onde recebeu o título de Maestro Compositor após apenas três anos de estudos. Suas obras mais importantes são: A Noite do Castelo, Salvador Rosa, Maria Tudor, O Guarani, Lo Schiavo e Condor. Faleceu em Belém, PA, em 16 de setembro de 1896.

11 jul 1924: Cesar Lattes
Físico nascido em Curitiba, PR. Com a idade de 23 anos, ele foi um dos fundadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Física (CBPF), no Rio de Janeiro. Sua principal linha de pesquisa foram os raios cósmicos. Em suas experiências, descobriu o méson pi, ou píon, quando ainda tinha 24 anos. Com seu grupo, determinou a massa das denominadas bolas de fogo, um fenômeno espontâneo que ocorre durante colisões de altas-energias. Faleceu em Campinas, SP, em 8 de março de 2005.

12 de julho 1813: Claude Bernard
Médico e fisiologista nascido em Paris. Um dos mais importantes de todos os tempos, e é considerado o "pai" da moderna fisiologia experimental. Em virtude de suas descobertas e de sua influência na ciência e na medicina francesas, tornou-se ainda em vida, um dos mais premiados cientistas de seu país, lado a lado com gigantes como o seu amigo e contemporâneo, Louis Pasteur. Faleceu em Paris, em 10 de fevereiro de 1878.

16 jul 1925: Paulo Leal Ferreira
Físico nascido no Rio de Janeiro, RJ, co-fundador do Instituto de Física Teórica, da Sociedade Brasileira de Física e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Suas pesquisas em Física foram direcionadas para tópicos fundamentais, com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos (Equação de Dirac, potenciais confinantes, quark model, álgebras deformadas). Faleceu em São Paulo, SP, em 30 de dezembro de 2005.

18 jul 1853: Hendrik Antoon Lorentz
Físico holandês, nascido em Arnhem, conhecido pelos seus notáveis trabalhos nos campos da eletrodinâmica e mecânica clássicas. Abiscoitou o prêmio Nobel de Física em 1902, por sua teoria da radiação eletromagnética a qual, confirmada pelos trabalhos de Zeeman, deu origem à Teoria da Relatividade Especial de Einstein. Faleceu em Haarlen, em 4 de fevereiro de 1928.

28 jul 1904: Pavel Alekseyevich Cherenkov
Físico russo, nascido em Voronezh. Foi o primeiro a detectar a chamada radiação cerenkov, que é uma emanação eletromagnética emitida por uma partícula altamente energética ao passar por um meio transparente com velocidade maior do que a da luz naquele meio. Por esse trabalho, compartiu com Igor Y. Tamm e Ilya M. Frank o prêmio Nobel de Física de 1958. Faleceu em Moscou, em 6 de janeiro de 1990.

Desta edição para o Almanaque