HTML> almanaque, descontração, divertimento, lógica, efemérides, inglês, redação

 


Valdir Aguilera
 Físico e pesquisador

 

 

Almanaque - Edição 92 - agosto de 2015

Para pensar e praticar

Nesta seção do Almanaque, apresentamos textos retirados de obras do Racionalismo Cristão e outras de pesquisadores atuais e do passado.

Domínio próprio

O domínio próprio assegura ao ser humano o controle íntimo, evitando atos impulsivos e atitudes impensadas que o possam levar a cometer desatinos, muitos dos quais irreparáveis, de que se vem a arrepender mais tarde, como acontece na maioria das vezes.

A pessoa precisa estar sempre alerta e vigilante, consciente de que é força espiritual que vibra incessantemente, atraindo e repelindo. Correntes favoráveis e desfavoráveis ao seu progresso e bem-estar enchem o espaço, cruzando-se em todas as direções. Daí a necessidade do domínio próprio, para não se deixar influenciar por irradiações adversas, procedendo, unicamente, de acordo com sua vontade.
Racionalismo Cristão, 44ª ed., 2010, p. 46.

Para mais textos, clicar AQUI

Passatempo

Cinco estudantes (Catarina, João, Luiz, Maria e Ricardo) executaram cinco peças musicais em um recital. Duas de Bach, duas de Mozart e uma de Vivaldi. Eram três violinistas e dois pianistas. Cada estudante executou apenas uma peça e tocou apenas um instrumento musical. Encontre a ordem em que se apresentaram, seus respectivos instrumentos e o compositor, sabendo-se que:
1. Os compositores não foram tocados em sequência. Mozart foi o primeiro e Vivaldi foi o último.
2. Uma peça para piano foi apresentada entre duas para violino, e duas peças para violino apresentadas entre a primeira e a última peça para piano.
3. Nenhuma peça para piano era de Mozart.
4. Catarina foi a terceira a tocar.
5. João tocou uma peça de Mozart e foi seguido por Ricardo, que tocou piano.
6. Maria não tocou uma peça de Vivaldi.

Resposta na próxima edição.

Resposta da edição anterior: D. O número de bolinhas pretas vai crescendo por duas unidade, a partir do lado esquerdo superior em direção à direita e de cima para baixo.

Humor

Quero emagrecer

– Doutor, preciso emagrecer.
– Precisa, sim. Tome uma pastilha destas às refeições.
– Antes, ou depois?
– Em vez de.



Nó na cuca

09. Pobre do meu burrinho! Quando estava se acostumando a ficar sem comer, morreu!



Multado na estrada

O motorista estava correndo acima da velocidade permitida e foi parado pela Polícia Rodoviária.
– O senhor passou da velocidade máxima permitida, diz o policial.
– Eu não ultrapassei a velocidade permitida, seu guarda!, respondeu o motorista.
A sogra, que estava prestando atenção na conversa, diz:
– É mentira dele, seu guarda, eu vi o velocìmetro, marcava acima de 120km/hora.
O guarda diz:
– O senhor também estava dirigindo sem o cinto de segurança. Vou multá-lo por isto também.
– Foi um pequeno esquecimento, seu guarda.
– Ele nunca usa o cinto de segurança, apesar de eu sempre insistir, diz a sogra.
O genro, irritado, grita:
– Cala boca, sua velha!
– Ele fala sempre assim com a senhora? perguntou o guarda.
– Não senhor! Somente quando está bêbado.

Melhore seu vocabulário em inglês

O texto a seguir foi composto com base nas 500 palavras mais usadas em inglês. Aproveite para rever seu vocabulário. Coloque o mouse sobre as palavras em vermelho para ver a tradução.

A história anterior, A Clever Girl, não é verdadeira.

A Wise Wish

There was once a very bad king. All the people hated him. One hot day the king was walking along the river. He decided to take a swim. The king was a good swimmer, but when he got into the water, he suddenly felt a pain in his side. He started to drown.

Two farmers were working in a field nearby. They jumped in the water and saved him. They didn't know that he was the king until he was out of the water.

The king was very grateful to the farmers. He said to them, "You have saved my life. Ask me for anything you want". One the the farmers said, "I need two buffaloes to help me in the felds." The king promised he would give him the animals.

Then he asked the other farmer, "What is your wish?" The other farmer was old and wise. He thought and thought. Then he said, "Don't tell anyone that I helped to save your life".

Para mais histórias, acesse a Biblioteca clicando AQUI.
Envie esta página para um amigo:

Efemérides

03/04 ago 1805: William Rowan Hamilton
Físico e matemático irlandês, nascido à meia-noite em Dublin. No final de sua vida adotou a data de 4 de agosto para seu aniversário. Recebeu o título de Sir em 1835, ano em que foi publicado seu trabalho On a General Method in Dynamics. Nesse mesmo ano, descobriu os quaternions, um marco no desenvolvimento da Álgebra. Sua obra The Elements of Quaternions foi publicada um ano após seu falecimento. Faleceu em Dublin, em 2 de setembro de 1865.

05 ago 1802: Niels Henrik Abel
Matemático norueguês, nascido em Nedstrand. Contribuiu para o desenvolvimento de vários ramos da matemática moderna. Foi ele quem provou ser impossível resolver algebricamente a equação geral de quinto grau. Os grupos comutativos também são chamados abelianos em sua homenagem. Faleceu em Froland, em 6 de abril de 1829.

05 ago 1827: Manuel Deodoro da Fonseca
Alagoano, liderou o golpe de estado que derrubou o imperador D. Pedro II. Foi o primeiro presidente do Brasil. Faleceu no Rio de Janeiro, em 23 de agosto de 1892.

08 ago 1901: Ernest Orlando Lawrence
Físico norte-americano nascido em Canton, South Dakota, EUA. Abiscoitou o prêmio Nobel de Física de 1939 pela sua invenção do ciclotron, o primeiro acelerador de partículas a atingir altas energias. Faleceu em Palo Alto, EUA, em 27 de agosto de 1958.

08 ago 1902: Paul Adrien Maurice Dirac
Físico inglês nascido em Bristol. Desenvolveu uma teoria que prediz o spin do elétron e a existência do pósitron. Foi co-inventor da estatística de Fermi-Dirac. Juntamente com Erwin Schroedinger, ganhou o prêmio Nobel de Física em 1933. Faleceu em Tallahassee, EUA, em 20 de outubro de 1984.

10 ago 1823: Antonio Gonçalves Dias
Poeta brasileiro nascido no sítio Boa Vista, perto de Caxias, MA. Entre suas obras destacam-se I-Juca-Pirama e Canção do exílio. Ambas estão disponíveis na Biblioteca deste site. Faleceu a bordo de um navio, que naufragou nas costas do Maranhão, em 3 de novembro de 1864. O poeta foi a única vítima, aos 41 anos de idade, porque não teve forças para sair do camarote. (Agradecemos a Vanessa, de São Luís, MA, por corrigir o local de nascimento do poeta.)

10 ago 1912: Jorge Amado
Escritor brasileiro nascido em Itabuna, BA. Entre suas obras, destacam-se Terras do sem fim e Gabriela, cravo e canela. Esta última está disponível na Biblioteca deste site. É o escritor brasileiro mais popular do século passado e sua obra tem alcance internacional, estando traduzida para quase todos os idiomas. Faleceu em Salvador, BA, em 06 de agosto de 2001.

12 ago 1887: Erwin Schroedinger
Físico austríaco nascido em Viena. Contribuiu para o desenvolvimento da Mecânica Quântica descobrindo sua equação básica. Repartiu com Dirac o prêmio Nobel de Física de 1933. Faleceu em Viena, em 4 de janeiro de 1961.

20 ago 1889: Cora Coralina
Pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas nascida na Cidade de Goiás, poetisa e contista. Considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras. Teve seu primeiro livro publicado em junho de 1965 (Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais), quando já tinha quase 76 anos de idade. A primeira mulher a ganhar o Prêmio Juca Pato, em 1983, com o livro Vintém de Cobre – Meias Confissões de Aninha.Faleceu em Goiânia, GO, em 10 dee abril de 1985.

20 ago 1601 (dia do batismo): Pierre de Fermat
Matemático francês nascido em Beaumont-de-Lomagne. Não se conhece o dia exato do seu nascimento. Jurista e dedicou-se muito à Matemática. Durante um século não teve quem sequer o igualasse na teoria moderna dos números. Descobriu a Geometria Analítica independentemente de Descartes. Descobriu, também, o "Princípio de Fermat de tempo mínimo", os "Números de Fermat" e vários teoremas. Faleceu em Castres, em 12 de janeiro de 1665.

21 ago 1789: Augustin-Louis Cauchy
Matemático francês nascido em Paris. Foi um dos matemáticos modernos mais brilhantes. Suas maiores contribuições encontram-se incorporadas principalmente em três trabalhos: Cours d'analyse de l'École Royale Polytechnique (1821); Résumé des leçons sur le calcul infinitésimal (1823); Leçons sur les applications du calcul infinitésimal à la géométrie (1826-28). Faleceu em Sceaux, em 23 de maio de 1857.

26 ago 1743: Antoine-Laurent de Lavoisier
Químico francês nascido em Paris. É sua a famosa frase: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Formou-se em Direito, mas sua vocação sempre foi voltada às ciências. Criador da Química Moderna. Identificou o oxigênio e mostrou que a água é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio: H2O. Faleceu em Paris, em 8 de maio de 1794.

30 ago 1871: Ernest Rutherford
Físico da Nova Zelândia nascido em Spring Grove. Sua liderança inspirou duas gerações de físicos. Sua influência sobre o pensamento científico pode ser comparada às de Faraday e Newton. Recebeu o prêmio Nobel de Química em 1908. Faleceu em Cambridge, em 19 de outubro de 1937.

31 ago 1821: Herman L. F. von Helmholtz
Cientista alemão nascido em Potsdam. Dedicou-se, com brilhantismo, à Fisiologia, Óptica, Eletrodinâmica, Matemática e Meteorologia. Sua preocupação com a percepção sensorial está manifesta em seus dois trabalhos maiores: On the Sensations of Tone as a Physiological Basis for the Theory of Music (traduzido ao inglês em 1875); e, Handbook of Physiological Optics (1867). No Sensations, há uma curiosa nota de rodapé onde Helmholtz associa cores a cada uma das notas musicais. Faleceu em Berlim, em 8 de setembro de 1894.

Desta edição para o Almanaque

Copyright©2008 valdiraguilera.net. All Rights Reserved