Almanaque - Edição 133 - janeiro de 2019

Para pensar e praticar

Nesta seção do Almanaque, apresentamos textos retirados de obras do Racionalismo Cristão e outras de pesquisadores atuais e do passado.

Cada um deve aprender com lições dos sucessos e reveses

Ao terminar o ano, as pessoas têm o hábito de pensar no que aconteceu de bom e de ruim em suas vidas. Umas se prendem aos fatos que transcorreram bem, enquanto outras remoem as más lembranças. Todavia, o que devem fazer é revigorar na memória os bons episódios e avaliar os ruins, para que aprendam as grandes lições que sucessos e reveses oferecem, e toquem a vida para frente, como se costuma dizer. Rever as situações que não ficaram bem resolvidas e impulsionar melhores soluções através de esforço, vontade e trabalho é uma boa decisão, para que possam dar continuidade à evolução no ano que inicia, porque o espírito se revigora a cada problema resolvido.

Muitas pessoas se deixam abater quando encontram dificuldades, tão comuns neste mundo de aprendizado constante. O que elas precisam é de empenho nas lutas que enfrentam, pensando nas melhores estratégias para a solução de seus problemas, e, assim, avançar um pouco mais na longa caminhada evolutiva.

Sendo a evolução espiritual constante e contínua, os estudiosos da espiritualidade devem consultar periodicamente os livros editados pela Casa-Chefe do Racionalismo Cristão, para que tomem decisões corretas em suas vidas, tanto em relação a si mesmos quanto aos que estão ao redor.

As pessoas que procuram as casas racionalistas cristãs sempre encontram boa acolhida sai ano entra ano, sobretudo as que apresentam desequilíbrio psíquico, pois chegam com grande esperança de breve normalização. Todas saem espiritualmente fortalecidas, todas recebem orientações seguras para a resolução de seus problemas, todas têm suas dúvidas de natureza doutrinária esclarecidas. O livre-arbítrio voltado para o bem é escolha própria, como é a determinação de mudar para melhor, pois o aprendizado é individual. Confiantes em si mesmas, irão avançar em evolução no ano-novo.

REF: Humbero Rodrigues, A Razão, janeiro 2018

Para mais textos, clicar AQUI

Passatempo

O julgamento

Um homem foi preso por invadir a propriedade do rei e levado a julgamento.

– Deves fazer uma afirmação, disse o rei. Se for verdadeira, serás morto por leões. Se for falsa, serás enforcado.

No final, o rei deixou-o ir livremente. Qual foi a afirmação do réu?

Resposta da edição anterior:

Benedito não é alfaiate, se fosse, Alexandre também seria.
Cláudio não é alfaiate, pois sua declaração seria uma mentira.
Então, Alexandre é alfaiate; Benedito é pedreiro; e Cláudio é marceneiro.

Humor

Cartomante



– Receio que alguém muito próximo a você vai ter uma grande desilusão, diz a cartomante.
– Ele também, esqueci meu dinheiro em casa, diz o cliente.



Universitário



– O que o seu filho vai ser quando terminar a universidade?
– Pelo que vejo, velho, muito velho.



Nó na cuca

50. Você é aquilo que sua comida come.



Melhore seu vocabulário em inglês

O texto a seguir foi composto com base nas 500 palavras mais usadas em inglês. Aproveite para rever seu vocabulário. Coloque o mouse sobre as palavras em vermelho para ver a tradução. Para ouvir o texto, clique aqui .

Daedulus and Icarus



Daedalus was a very clever man. He made tools for carpenters and wheels for potters, and also invented many new things.

Daedalus had a son called Icarus. Both father and son first lived in Athens. Daedalus killed a man, and the ruler of Athens wanted to put him in prison. But Daedalus and his son, Icarus, escaped to Crete, a large island a long way from Greece. They lived there for many years.

Daedalus always wanted to go back to his own town, Athens. He did not wish to spend the rest of his life in Crete a long way from his own country. But the King of Crete refused to let Daedalus and Icarus leave the island. He refused to give them a ship, so they could not go.

At last Daedalus thought of a new and unknown way to escape. He made two pairs of wings from feathers and wax. It took him a long time to make these wings. When the wings were ready, he and his son put them on. Then Daedalus taught his son how to fly. Before they flew away from Crete, he gave him the following advice: "You must fly near the earth, my son; because if you fly too high, the sun will melt the wax of your wings. If you listen to my advice and obey me, we shall fly safely to Athens."

Daedalus and Icarus flew away in the sky with the help of their wings. "Follow me closely," Daedalus shouted to his son. "Do not fly too high."

Daedalus and his son flew over the sea and over many islands. While they were flying, fishermen and shepherds saw them and thought that they were gods. Icarus was very pleased, and he felt very proud. He soon forgot his father's advice and began to fly higher and higher towards the sun. He flew so high that his father lost sight of him. The heat of the sun melted the wax in his wings, and Icarus fell into the sea and was killed. Daedalus was very sad #333333because his son was dead. If Icarus had obeyed his father's orders, he would not have died.

Para mais histórias, acesse a Biblioteca clicando AQUI.

Para edições anteriores do Almanaque, clique AQUI.

Efemérides

01 jan 1893: Paulo Setúbal
Escritor brasileiro nascido em Tatuí, SP. Seu nome completo é Paulo de Oliveira Leite Setúbal. Seus romances tratam de temas da história do Brasil, de forma leve e bem humorada. Talvez seu livro mais conhecido seja A marquesa de Santos. Para baixá-lo, clique AQUI. Faleceu em São Paulo, em 4 de maio de 1937.

01 jan 1894: Satyendra Nath Bose
Físico e matemático indiano, mais conhecido como o descobridor dos bósons (este termo foi cunhado em sua homenagem). Juntamente com Einstein, criou a estatística Bose-Einstein que descreve o comportamento dos bósons. Faleceu em Calcutá, em 4 de fevereiro de 1974.

03 jan 1860: Luiz de Mattos
Filósofo, escritor, comerciante português radicalizado no Brasil. Codificador do Racionalismo Cristão. Fundador do jornal "A Razão" e elaborou o primeiro "Manual de Redação" que se conhece. Abolicionista, acolheu em sua fazenda e protegeu escravos que fugiam de seus cativeiros. Seus eloquentes e corajosos artigos publicados no jornal que fundou causaram muita perplexidade e despertaram enorme interesse dos seus leitores. O "A Razão" passou a ser o diário mais procurado e lido na ocasião. Faleceu no Rio de Janeiro, em 15 de janeiro de 1926. Para ler uma minibiografia, clique AQUI. Há uma biografia mais extensa: Luiz de Mattos, sua vida, sua obra, de Galdino Rodrigues de Andrade.

04 jan 1643: Isaac Newton
Cientista inglês (físico, matemático, astrônomo, alquimista e filósofo), nascido em Woolsthorpe. Em seu livro Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, também conhecido como Principia, descreve sua famosa lei da gravitação universal e apresenta suas três leis em que se apoia a mecânica clássica. Faleceu em Londres, em 31 de março de 1727. Ver 25 de dezembro na edição de dezembro deste Almanaque.

04 jan 1839: Casimiro de Abreu
Poeta brasileiro, nascido em Barra de São João, RJ. Seu nome completo é José Marques Casimiro de Abreu. Sua obra lírica está reunida no volume As primaveras, publicado em 1859, e está disponível na Biblioteca deste site. Para baixá-lo, clique AQUI  Faleceu em Nova Friburgo. em 18 de outubro de 1860.

08 jan 1823: Alfred Russel Wallace
Naturalista, geógrafo, antropólogo e biólogo britânico nascido em Usk, Monmouthshire, na Inglaterra. Não somente publicou – na mesma data e local que o fez Charles Darwin –, a teoria da evolução por seleção natural, como tambám pesquisou em vários campos, como glaciologia, antropologia, etnografia, epidemiologia, astrobiologia e espiritismo. Seu livro O aspecto científico do sobrenatural está disponível na Biblioteca deste site. Para baixá-lo, clique AQUI Faleceu em Broadstone, Dorset, Inglaterra, 7 de novembro de 1913.

09 jan 1862: Ernesto Bozano
Pesquisador e experimentador sobre fenômenos psíquicos nascido em Savona, província de Gênova (Itália). Professor de filosofia da ciência na Universidade de Turim. Nomeado membro honorário da Society for Psychical Research (SPR), da American Society for Psychical Research (ASPR) e do Institut Métapsychique International (IMI). Entre sua extensa obra citamos A alma dos animais, Animismo ou espiritismo?, Metapsíquica humana, Pensamento e vontade e Fenômenos de transporte. Este último disponível na Biblioteca deste site. Faleceu em Gênova (Itália) em 24 de junho de 1943.

15 jan 1850: Sonja (ou Sofia) Kowalewski
Matemática russa, nascida em Moscou. Notabilizou-se por suas valiosas contribuições para a teoria das equações diferenciais. Em 1888 ganhou o prêmio Borodin, da Academia de Ciências da Suécia, por seu trabalho sobre a rotação de um corpo rígido em torno de um ponto. Esse trabalho foi tão notável que dobraram o valor do prêmio. Faleceu em Estocolmo, em 10 de fevereiro de 1891.

21 jan 1929: Martin Luther King
Ativista político norte-americano, nascido em Atlanta, Geórgia. Batalhou pelos direitos civis, principalmente dos negros e mulheres. Seu discurso mais famoso é "Eu tenho um sonho". Recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1964. Foi assassinado em Memphis, Tenessee, em 4 de abril de 1968.

22 jan 1775: André-Marie Ampère
Matemático e físico francês, nascido em Polémieux-au-Mont-d'Or. Seus trabalhos em física mais importantes foram no campo do eletromagnetismo. Em sua homenagem, a unidade de intensidade de corrente elétrica no sistema SI se diz ampère, símbolo A. Faleceu em Marselha, em 10 de junho de 1836.

22 jan 1908: Lev Davidovich Landau
Físico russo, nascido em Baku. É considerado um dos maiores físicos do século XX. Deu importantes contribuições para o desenvolvimento de diversos campos da Física, como, Baixas Temperaturas, Estado Sólido, Atômica, Nuclear, Plasma e Energia Estelar. Muitos termos físicos levam o seu nome. Faleceu em Moscou, em 1 de abril de 1968.

23 jan 1862: David Hilbert
Matemático alemão, nascido em Königsberg. Seus trabalhos em Geometria são considerados os mais importantes desde Euclides. Propôs uma série de problemas que vêm estimulando o trabalho dos matemáticos. Faleceu em Göttingen, em 14 de fevereiro de 1943.

23 jan 1941: João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro
Escritor, jornalista, roteirista e professor nascido na Ilha de Itaparica, Bahia, Brasil. Membro da Academia Brasileira de Letras. Foi ganhador do Prêmio Camões de 2008, maior premiação para autores de língua portuguesa. Teve algumas obras adaptadas para a televisão e para o cinema, além de ter sido distinguido em outros países, como a Alemanha. Autor de romances como Sargento Getúlio, O Sorriso do Lagarto, A Casa dos Budas Ditosos, que causou polêmica e ficou proibido em alguns estabelecimentos, e Viva o Povo Brasileiro, tendo sido, esse último, destacado como samba-enredo pela escola de samba Império da Tijuca, no Carnaval de 1987. Faleceu no Rio de Janeiro, em 18 de julho de 2014.

23 jan 1907: Hideki Yukawa
Físico japonês, nascido em Tóquio. Foi homenageado com o prêmio Nobel de Física em 1949 pelos seus trabalhos sobre partículas elementares. Com base em cálculos inteiramente teóricos, previu a existência de mésons. Foi o primeiro físico japonês com formação totalmente feita no Japão a receber o prêmio Nobel de Física. Faleceu em Kyoto, em 8 de setembro de 1981.

25 jan 1736: Joseph Louis Lagrange
Matemático italiano, nascido em Turim, distinguiu-se em todos os ramos da Análise, Teoria dos Números, Mecânica Analítica e Mecânica Celeste. Seu Mécanique Analytique, publicado em 1788, sintetiza todos os trabalhos no campo da Mecânica desde os dias de Newton. Faleceu em Paris, em 10 de abril de 1813.

27 jan 1756: Wolfgang Amadeus Mozart
Músico e compositor austríaco, nascido em Salzburgo. É considerado o maior compositor na história da música ocidental. Faleceu em Viena, em 5 de dezembro de 1791.

Almanaque - Edição 134 - fevereiro de 2019

Para pensar e praticar

Nesta seção do Almanaque, apresentamos textos retirados de obras do Racionalismo Cristão e outras de pesquisadores atuais e do passado.

Simplicidade

O Racionalismo Cristão sugere, para todas as ocasiões, o uso da simplicidade; um uso natural e espontâneo, sem vaidade ou fingimento. O uso traz o hábito, e este se torna uma segunda natureza. A simplicidade não deve ser só na aparência, mas, principalmente, na formação interior que conduz à humildade, fator indispensável ao crescimento espiritual. Tanto a simplicidade como a humildade expressam verdadeiro conhecimento da grandiosidade da vida, que a inteligência humana não consegue devassar, mas tão-somente sentir, e assim mesmo de modo vago. O ser humano espiritualmente esclarecido admite a simplicidade e a humildade como normas de viver.

Ser simples não é andar mal vestido e desalinhado, não é usar de falsa modéstia, não é ser retraído e tímido. Ser simples é não se envaidecer pelo que tem ou conhece, é saber mostrar-se solidário com os que honradamente trabalham e produzem, é demonstrar identificação com a coletividade e confraternizar-se com os seus problemas. Assim também ser humilde não é sujeitar-se a humilhações, não é permitir que o ofendam ou deprimam, não é curvar-se diante de quem quer que seja. Ser humilde é não querer aparecer através de seus feitos, é conservar-se anônimo na distribuição de benefícios, é saber sujeitar-se, sem mágoas, aos atos de renúncia.

REF: Prática do Racionalismo Cristão, 13a ed., 2009

Para mais textos, clicar AQUI

Passatempo

Qual a cor do chapéu

Quatro homens estão imobilizados e enterrados até o pescoço. Os quatro homens só conseguem olhar para frente. Entre o indivíduo A e o B há um muro que não permite ver o que está do outro lado.



Todos eles sabem que os quatro usam chapéus e dois desses chapéus são brancos e dois são pretos. Todavia, eles não sabem e nem conseguem ver qual é a cor do chapéu que estão usando. Cada um deles sabe onde os demais estão enterrados.

Um deles deve dizer a cor do chapéu que está usando. Se errar... todos serão fuzilados.

Não é permitido que eles se falem. Além disso, eles têm apenas 10 minutos para dizer a resposta.

Porém, após um minuto, um deles responde certo e todos se salvam.

Pergunta: Qual deles respondeu e por que ele estava 100% certo da cor do chapéu que usava?

(http://blog.brasilacademico.com)

Resposta da edição anterior:

O réu disse:
– Serei enforcado.
Pensando bem, o rei não pode dizer que é verdadeira, pois se fosse o réu seria entregue aos leões, Mas, se fosse entregue aos leões, a afirmação seria falsa e ele teria sido enforcado. Assim, o rei não soube dizer se a afirmação era verdadeira ou falsa, e decidiu libertar o reu.
Um resposta alternativa que leva ao mesmo resultado: "Eu NÃO serei morto pelos leões."

Humor

Empréstimo



– Hoje vence o empréstimo que fiz ao João e perdi o recibo, diz Carlos à sua mulher.
– Escreva-lhe cobrando os cem mil reais.
– Mas, foram dez mil apenas.
– A carta dele reclamando será o comprovante que você precisa.



No tribunal



Juiz: O senhor é acusado de ter furtado um colar de pérolas. Mas, à falta de provas suficientes, fica absolvido.
Réu: Muito obrigado, Sr. Juiz. Neste caso, posso ficar com o colar?



Nó na cuca

51. A cura para a calvície está por um fio.



Melhore seu vocabulário em inglês

O texto a seguir foi composto com base nas 500 palavras mais usadas em inglês. Aproveite para rever seu vocabulário. Coloque o mouse sobre as palavras em vermelho para ver a tradução. Para ouvir o texto, clique aqui .

Honesty is best



A poor man once lived in a village near a river. He was a woodcutter. He used to go to the forest to cut wood in order to sell it.

One day he went to the forest to cut wood as usual. After he had done some work, he sat on the bank of the river to rest. His axe fell into the water and it was the only one he had. He was not able to get it back from the river, so he began to cry.

The god Hermes appeared and asked him why he was crying. The woodcutter told him that his only axe had fallen into the river and that he was not able to get it back.

Hermes felt sorry for him, so he jumped into the water and brought up a gold axe. He said to the woodcutter: "Is this your axe?" The man answered: "No, it isn't." Hermes jumped again and came up with a silver axe and gave it to the woodcutter. But the honest woodcutter would not take it because it was not his. So the god Hennes went down into the water for the third time and brought up the man's own axe. The man was very happy. He thanked Hermes and took the axe. Hermes was so pleased with the honesty of this poor man that he gave him both the gold and the silver axes as presents.

When the woodcutter joined his friends, he told them how Hermes had helped him to get his axe and how he had given him the other two axes. One of his friends thought that it would be a good idea to do the same, so he went to the river and dropped his axe into the water on purpose. Then he sat down and cried. Hermes appeared and asked him why he was crying. He answered that his axe had fallen into the river.

Hermes dived and brought him a golden axe and asked him if it was his. The man took it and said: "Yes, it's mine." Hermes was angry with the man because he was lying, so he took away the golden axe and did not even bring him back his own axe.

Para mais histórias, acesse a Biblioteca clicando AQUI.

Para edições anteriores do Almanaque, clique AQUI.

Efemérides

5 fev 1872 - Alberto Seabra
Alberto de Melo Seabra nasceu em Tatuí (SP), no dia 5 de fevereiro de 1872. Era filho do coronel Lúcio José Seabra e Ana Carolina de Melo Franco Seabra. Terminou seus estudos primários e secundários em São Paulo e de maneira brilhantíssima, com apenas quinze anos, matriculou-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Mereceu do notável escritor Medeiros de Albuquerque, membro fundador da Academia Brasileira de Letras, a seguinte frase: “Como o dr. Alberto Seabra escreve bem, com grande clareza. É um prazer lê-lo”. A morte colheu-o no momento em que se entregava a exaustivo trabalho sobre A Bíblia de Jesus. Restam desse estudo alguns capítulos inéditos. Faleceu em Tatuí em 11 de agosto de 1934.

6 fev 1608: Padre Antonio Vieira
Jesuíta, escritor e orador português, nascido em Lisboa. Condenado e preso pela Inquisição por desenvolver campanha em defesa dos índios. Sua obra mais famosa é Os sermões. Seu trabalho De profecia e inquisição, que é uma defesa do livro intitulado Quinto império, está disponível na Biblioteca deste site. Faleceu em Salvador, BA, em 18 de julho de 1697.

8 fev 1828: Júlio Verne
Escritor francês, nascido em Nantes. Considerado o inventor do gênero de ficção científica. Em seus livros previu avanços científicos como os submarinos, máquinas voadores e a viagem à Lua. Escreveu mais de 100 livros. Muitas de suas obras foram traduzidas em 148 línguas. Seu livro A volta ao mundo em 80 dias está disponível na Biblioteca deste site. Faleceu em Amien, França, em 24 de março de 1905.

11 fev 1839: Josiah Willard Gibbs
Físico e químico norte-americano, nascido em New Haven, Connecticut, considerado o maior cientista nascido nos Estados Unidos da América. As suas aplicações da termodinâmica aos processos físicos levou à criação da Mecânica Estatística e, mais tarde, essa sua abordagem foi estendida à Mecânica Quântica. Faleceu em New Haven, em 28 de abril de 1903.

12 fev 1809: Charles Darwin
Naturalista inglês, nascido em Shrewsbury. A seleção natural, da luta pela sobrevivência dos mais aptos, é a base central da sua teoria evolucionista. Sua obra mais conhecida é A origem das espécies (disponível na Biblioteca deste site) que tinha originalmente por título "Sobre a origem das espécies por meio da seleção natural ou a conservação das raças favorecidas na luta pela vida. Faleceu em Downe, em 19 de abril de 1882.

12 fev 1918: Julian S. Schwinger
Físico norte-americano. Abiscoitou o Prêmio Nobel de Física em 1965 pelos trabalhos fundamentais em Eletrodinâmica Quântica, com profundas implicações na Física de partículas. Faleceu em 16 de julho de 1994.

14 fev 1564: Galileo Galilei
Físico, matemático e astrônomo italiano, nascido em Pisa, é considerado o fundador do método experimental. Entrou em conflito com a Igreja devido ao seu apoio explícito às idéias de Copérnico. Quase foi conduzido à fogueira por isso. Pressionado pelo temor, renegou suas idéias, mas teve de viver o resto de sua vida em prisão domiciliar. Apenas recentemente a Igreja Católica o perdoou. Foi o primeiro a usar a Matemática para descrever os fenômenos físicos. Propôs o uso de pêndulo para relógios e desenvolveu o telescópio com o qual descobriu as crateras lunares, as manchas solares, os satélites de Júpiter e as fases de Mercúrio. Faleceu em Arcetri, nas proximidades de Florença, em 8 de janeiro de 1642.

18 fev 1745: Alessandro Volta
Físico italiano, conhecido especialmente pela invenção da bateria. Mais tarde, viria a receber o título de conde. Faleceu em Como em 5 de março de 1827.

19 fev 1473: Nicolaus Copérnico
Astrônomo polonês, nascido em Torun. Numa época em que a Terra era tida como o centro do universo, Copérnico revolucionou o mundo intelectual propondo o sistema heliocêntrico. Ele afirmou que a Terra girava em torno de si própria e transladava em torno do Sol. Faleceu em Frauenburg, Prússia, hoje cidade polonesa chamada Frembork, em 24 de maio de 1543.

20 fev 1844: Ludwig Eduard Boltzmann
Físico austríaco, nascido em Viena. Sua contribuição mais importante foi para o desenvolvimento da Mecânica Estatística. Foi um dos primeiros a reconhecer a teoria eletromagnética de Maxwell. Derivou a lei geral que rege a distribuição de energia num sistema e enunciou o teorema da equipartição de energia. Foi muito mal compreendido pelos seus contemporâneos que não perceberam a natureza estatística da sua abordagem dos problemas. Os ataques constantes dos colegas à sua teoria finalmente deixaram-no muito cansado e, em profunda depressão, acabou suicidando-se, em Duino, Itália, em 5 de setembro de 1906.

22 fev 1843: Visconde de Taunay
Engenheiro militar, professor e romancista brasileiro, nascido Alfredo D'Escragnolle Taunay no Rio de Janeiro. Autor de A retirada da Laguna (disponível na Biblioteca deste site) e Inocência, um dos livros mais lidos da literatura brasileira. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Faleceu no Rio de Janeiro, em 25 de janeiro de 1899.

Almanaque - Edição 135 - março de 2019

Para pensar e praticar

Nesta seção do Almanaque, apresentamos textos retirados de obras do Racionalismo Cristão e outras de pesquisadores atuais e do passado.

Tenha força para vencer na vida

Maria Cottas

A perturbação é atualmente imensa em toda a Terra. Os seres humanos em geral, ao conduzir suas vidas de maneira tão ruim, procuram e acham os sofrimentos por que passam, pois formam nas ocasiões propícias mau ambiente astral. Nessas condições, correntes de pensamentos elevados e positivos são necessárias por parte dos indivíduos de bem, com a convicção precisa dos deveres a cumprir, auxiliando no diuturno saneamento da atmosfera fluídica do planeta feita pelas Forças Superiores, que beneficia milhares e milhares de pessoas vítimas do indevido uso que fazem do livre-arbítrio.

Os seres humanos andam psiquicamente muito perturbados, porque não raciocinam, não têm força de vontade para vencer na vida, pois querem tudo alcançar de maneira fácil, e as coisas fáceis não trazem resultados benéficos. Só pelo trabalho honesto, pela persistência em vencer as dificuldades da vida é que as pessoas conseguem evoluir espiritualmente e progredir materialmente. Só pelo desprendimento das coisas imediatas e efêmeras é que podem alcançar algo com valor moral, e as Forças Superiores ficam satisfeitas e prestam sua assistência astral ao observarem as que têm noção do dever a cumprir.

Logo, é importante cumprir deveres, ser útil ao Todo Universal. Ao ser útil como parcela do Princípio Inteligente, o espiritualista é útil ao semelhante e a si mesmo, pois quem bem faz para si o faz.

Por isso, temos uma recomendação a fazer. As pessoas que passam por algum sofrimento de natureza física devem procurar tratamento médico com otimismo, porque há incalculável número de médicos competentes. A Medicina está muito avançada, existem medicamentos para a cura da maioria das doenças, não ficando a parte alimentar dissociada desse avanço quando os nutricionistas são consultados. É fundamental viver consciente de que o corpo físico saudável é a máquina adequada de que o espírito precisa para evoluir na Terra.

Ser pessoa forte pelo pensamento positivo, pela vontade poderosa e pela ação construtiva é ser otimista, não a portadora do otimismo descompromissado, mas do otimismo confiante em melhores condições de vida, de não fracassar, e não fracassa mesmo, pois sabe que dias de maior prosperidade virão.

Assim sendo, desejamos que todos se cuidem, porque a saúde corporal faz parte da saúde psíquica, e o espírito precisa do corpo físico em boas condições para continuar a luta por sua evolução na Terra. É para isso que está neste mundo de escolaridade. Sejam saudáveis e otimistas, condições que muito auxiliam no viver.

A Razão, janeiro de 2018 (www.arazao.org)

Para mais textos, clicar AQUI

Passatempo

O cubo colorido



Um cubo de madeira de 40 cm de aresta é pintado externamente em todos os seus seis lados. Em seguida é cerrado em cubos menores de 10 cm de aresta que são juntados conforme mostra a figura.

Estes cubos menores têm ou três faces azuis, ou duas faces azuis, ou uma face azul ou nenhuma face pintada. Quantas há de cada?

Solução da edição anterior:



Passado algum tempo, o homem C percebeu que ele devia responder. Isso porque o homem D não podia responder, e nem A ou B.

D podia ver C e B, porém não poderia determinar sua própria cor. B não podia ver ninguém e portanto não poderia saber a resposta. A estava na mesma situação de B.

Como A, B e D ficaram calados, restava C. C sabia que estava usando um chapéu preto porque D viu B e C e se tivesse visto chapéus com cores idênticas D saberia dizer qual era a cor do próprio chapéu. Todavia permaneceu em silêncio.

Então C sabia que estava usando preto, já que sabia que B usava branco e que não poderiam estar usando a mesma cor de chapéu, uma vez que D se manteve calado.

Humor

Criança esperta

– Pai, o senhor é capaz de escrever seu nome de olho fechado?
– Sim, meufilho, eu sou.
– Então escreva aqui no boletim da escola.



Frango a raio-X

Dois amigos conversando.
– Ontem jantei em um restaurante famoso.
– O que você comeu?
– Frango a raio-X.
– Nunca ouvi falar. Que tipo de frango é esse?
– Daqueles que só se vê o osso.



Nó na cuca

52. Estou sem tempo para procurar o que fazer.



Melhore seu vocabulário em inglês

O texto a seguir foi composto com base nas 500 palavras mais usadas em inglês. Aproveite para rever seu vocabulário. Coloque o mouse sobre as palavras em vermelho para ver a tradução. Para ouvir o texto, clique aqui .

Odysseus and Circe



After a long and stormy voyage Odysseus reached an island that was ruled by Circe. Circe was a woman who had the power of changing men into different animals.

Odysseus and his sailors had very little food and water, so one of his sailors was chosen to go and search for some. His name was Eurylochus, and he took twenty-two other sailors with him. Odysseus and the rest of the sailors remained on the ship.

Eurylochus and his men went about the island. In the middle of the island was a forest, and in an open place in the middle of this forest they came to a beautiful palace. It was Circe's palace. They went through the great iron gates, and in the gardens they saw a lot of wolves, lions, pigs and other kinds of animals. They were surprised that these animals were friendly and did not hurt them. The sailors crossed the garden and reached the palace. Circe received them with a smile. She invited them to dinner. They were all hungry, so they all entered the palace gladly, except Eurylochus, who was afraid of Circe. He remained in the garden watching through the windows.

The hungry sailors sat down at a table covered with food and wine. As soon as they began to eat, Circe hit their shoulders with her magic stick and changed them into pigs. She drove them out of the palace and threw them some pigs' food.

When Eurylochus saw what had happened to his men, he ran back to the ship. He found Odysseus waiting for him and his men. Eurylochus, was afraid. He told Odysseus how Circe had invited his men to dinner and how she had changed them into pigs.

Odysseus became very angry and decided to try to save his sailors. He took his sword and walked towards Circe's palace.

On his way he met the god Hermes, who asked him where he was going. Odysseus told him that Circe had changed his men into pigs and that he wanted to save them. Hermes gave him a plant with a white flower and a black root, and told him that he should use it to help him against Circe's magic.

When Odysseus reached the palace, Circe invited him to a rich meal. While he was eating, she touched his shoulder with her magic stick and said to him: "Go and join your friends." But Odysseus smelt the white flower which Hermes had given him so he did not change into a pig. He jumped up and took out his sword to kill Circe. She fell at his feet and said to him: "Please do not kill me. Stay here, and you can rule this island with me." But Odysseus did not put his sword back until Circe had promised to free not only his men but also all the other sailors she had changed into animals. Odysseus also made her promise not to hurt him or any of his sailors. She changed all the animals back into men.

After staying for some time on the island, Odysseus got ready to continue his voyage back to Ithaca. Circe gave him enough food and water for his long journey. He said goodbye to Circe and sailed away with his men.

Para mais histórias, acesse a Biblioteca clicando AQUI.

Para edições anteriores do Almanaque, clique AQUI.

Efemérides

03 mar 1910: Aroldo de Azevedo
Nascido em Lorena-SP, político, foi também o primeiro grande autor de livros didáticos de geografia do Brasil, com mais de trinta títulos publicados, e marcou o ensino desta disciplina para várias gerações de estudantes. Faleceu em São Paulo-SP em 4 de outubro de 1974.

03 mar 1845: Georg Ferdinand Ludwig Philipp Cantor
Matemático russo, nascido em São Petersburg. Fundador da Teoria dos Conjuntos. Introduziu o conceito de números transfinitos. Faleceu em Halle, Alemanha, em 6 de janeiro de 1918.

05 mar 1887: Heitor Villa-Lobos
Maestro e compositor brasileiro nascido no Rio de Janeiro. Destaca-se por ter sido o principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em música, sendo considerado o maior expoente da música do modernismo no Brasil, compondo obras que contêm nuances das culturas regionais brasileiras, com os elementos das canções populares e indígenas. Talvez sua obra mais conhecida seja Bachianas brasileiras pode ser ouvida em um vídeo disponível na Biblioteca deste site. Executada pela Filarmônica de Berlim, dirigida por Gustavo Dudamel, em 15 de junho de 2008, para uma plateia de 20 mil pessoas. Atuação espetacular da soprano porto-riquenha Ana Maria Martínez. No Brasil, sua data de nascimento é celebrada como Dia Nacional da Música Clássica. Faleceu no Rio de Janeiro em 17 de novembro de 1959.

14 mar 1847: Castro Alves
Poeta brasileiro nascido em Curralinho-BA (hoje Castro Alves). Considerado um dos mais expressivos representantes do Romantismo brasileiro, ao lado de Gonçalves Dias. Seu livro Espumas flutuantes (disponível na Biblioteca deste site) consagrou-o para sempre. Seus poemas são lidos e admirados ainda hoje, especialmente aqueles em que denuncia a iniquidade da escravidão. Faleceu em Salvador-BA, em 6 de julho de 1871.

14 mar 1879: Albert Einstein
Físico alemão, nascido em Ulm. Considerado um dos gênios do século e mais conhecido pela sua Teoria da Relatividade Restrita. Criou também a Teoria da Relatividade Geral, ou mais apropriadamente, Teoria da Gravitação. Entretanto, o prêmio Nobel de Física que ganhou foi em razão da explicação que deu do efeito fotoelétrico e, genericamente, por seus trabalhos em Física Teórica. A partir de 1933, passou a residir em Princeton, Nova Jersey, onde trabalhou pelo resto de sua vida dedicando-se, principalmente, a encontrar uma teoria de unificação das leis físicas. Nunca aceitou a interpretação estatística da Mecânica Quântica. Neste sentido, é sua a famosa frase: "Por acaso Deus joga dados?" Um áudio, com sua voz inconfundível, explicando a famosa fórmula E = mc2 está disponível na na Biblioteca deste site. Quando visitou o Brasil, teria dito que é impossível citar os maiores físicos teóricos do mundo sem incluir o brasileiro Mario Schenberg. Faleceu em Princeton, em 18 de abril de 1955.

16 mar 1825: Camilo Castelo Branco
Escritor português, nascido em Lisboa. Foi uma das maiores figuras literárias de Portugal do século 19. Suas numerosas obras literárias incluem desde melodramas românticos até trabalhos que seguem a estética realista. Um dos maiores conhecedores do idioma português. Seu romance Amor de perdição está disponível na Biblioteca deste site. Faleceu em Seide, em 1 de junho de 1890.

21 mar 1768: Jean-Baptiste-Joseph Fourier
Matemático francês, nascido em Auxerre. Também egiptologista. Teve grande influência no desenvolvimento da física matemática em consequência do seu livro Théorie analytique de la chaleur, publicado em 1822. Contribuiu significativamente para o desenvolvimento da teoria das funções de uma variável real. Faleceu em Paris, em 16 de maio de 1830.

23 mar 1749: Pierre-Simon de Laplace
Matemático, astrônomo e físico francês, nascido em Beaumont-en-Auge. Seus trabalhos mais notáveis foram sobre Mecânica Celeste e Teoria Analítica das Probabilidades. Faleceu em Paris, em 5 de março de 1827.

23 mar 1882: (Amalie) Emmy Noether
Matemática alemã, nascida em Erlangen. Por suas importantes contribuições para o desenvolvimento da Álgebra Superior foi reconhecida como a algebrista mais criativa dos tempos modernos. Faleceu em Bryn Mawr, E.U.A., em 14 de abril de 1935.

27 mar 1845: Wilhelm Conrad Roentgen
Físico prussiano, nascido em Lennep. Por sua descoberta dos raios X, recebeu o primeiro prêmio Nobel de Física, em 1901. Faleceu em Munique, em 10 de fevereiro de 1923.

31 mar 1596: René Descartes
Matemático e filósofo francês, nascido em La Haye. Tem sido considerado o pai da filosofia moderna. Sua obra mais conhecida talvez seja o Discurso do método (disponível na Biblioteca deste site), onde aparece a famosa afirmação "Penso, logo existo". Faleceu em Estocolmo, em 1 de fevereiro de 1650.

31 mar 1906: Shin'ichiro Tomonaga
Físico japonês, nascido em Kyoto. Juntamente com Feynman e Schwinger, recebeu, em 1965, o prêmio Nobel de Física, pelos trabalhos que conduziram ao casamento (consistência) da Eletrodinâmica Quântica com a Teoria da Relatividade Restrita. Faleceu em Tokio, em 8 de julho de 1979.

Almanaque - Edição 136 - abril de 2019

Para pensar e praticar

Nesta seção do Almanaque, apresentamos textos retirados de obras do Racionalismo Cristão e outras de pesquisadores atuais e do passado.

Crises

Maria Cottas

Em determinados momentos da vida, as pessoas veem-se envolvidas em crises de toda ordem, mas com reações diferentes durante o enfrentamento das fases difíceis por que passam. Umas têm a mente voltada exclusivamente para os aspectos materializados que o viver lhes apresenta, e se revoltam, inclusive acusando terceiros como culpados de suas desventuras, enquanto outras veem os fatos à luz da espiritualidade, já conscientes de si mesmas.

Nos momentos de crise, a pessoa esclarecida enfrenta e vence seus embates sem culpar terceiros, por compreender que as limitações e as potencialidades dos seres humanos estão condicionadas ao grau evolutivo de cada um. Para o espiritualista, os momentos de crises individuais e coletivas são grandes oportunidades que surgem para ajudar a si próprio e aos semelhantes no processo de evolução espiritual a que todos estão submetidos, mediante pensamentos elevados e sentimentos adequados às circunstâncias.

[...] As crises presenciadas mundo afora devem ser superadas com os ensinamentos que o Racionalismo Cristão disponibiliza. Infelizmente, de maneira geral, há pouco interesse em saber o que é a espiritualidade, uma condição humana que revela o vazio de pensamentos e sentimentos voltados para a superação de crises emocionais, éticas, morais e de convivência tendo em vista o bem comum, vazio que não se observa nos militantes que procuram seguir os ensinamentos deixados pelos nomeados mestres espiritualistas. São orientações que desfazem os nós da ignorância espiritual enraizada na humanidade, embora ela já mostre indícios de que não mais suporta a materialidade reinante neste mundo.

Orientações março 2019

Para mais textos, clicar AQUI

Passatempo

Descubra o números

Examine as sequência abaixo e determine o número que deve ir no lugar vazio.

1. 664, 332, 340, 170, ___ , 89

A. 85
B. 97
C. 109
D. 178

2. 21, 9, 21, 11, 21, 13, 21, ___

A. 14
B. 15
C. 21
D. 23

3. 58, 52, 46, 40, 34, ___

A. 26
B. 28
C. 30
D. 32

4. 31, 29, 24, 22, 17, ___

A. 15
B. 14
C. 13
D. 12

5. 83, 73, 93, 63, ___ , 93, 43

A. 33
B. 53
C. 73
D. 93

6. 15, __, 27, 27, 39, 39

A. 51
B. 39
C. 23
D. 15



Solução da edição anterior:



8 pequenos cubos com três faces pintadas, 24 com duas faces pintadas, 24 com uma face pintada e 8 com nenhuma face pintada.

Humor

Matemática ilustrada



Fração imprópria: O numerador é maior do que o denominador.





Fração própria: O numerador é menor do que o numerador.



Regra de 3



Regra de 3: O namorado (n) está para a moça (m) assim como a sogra (s) está para x. Encontrar x

Solução:

Em notação matemática:

n : m :: s : x

O produto dos extremos é igual ao produto dos meios: n * x = m * s ou seja x = m * s / n

Como x deve ser uma constante, x = c, c de casamento, e está tudo satisfatoriamente resolvido.



Nó na cuca

53. Liberdade é o direito que se tem de não permitir que os outros façam aquilo que querem.



Melhore seu vocabulário em inglês

O texto a seguir foi composto com base nas 500 palavras mais usadas em inglês. Aproveite para rever seu vocabulário. Coloque o mouse sobre as palavras em vermelho para ver a tradução. Para ouvir o texto, clique aqui .

Odysseus and the Island of the Sirens



Before Odysseus left Circe's island to continue his voyage home, Circe gave him the following advice.

"You must be careful when you go past the Island of the Sirens. The Sirens are beautiful birds with girls' faces and birds' feet and feathers.They have such sweet voices that everyone who hears them has to sail nearer to see who is singing. Sailors who go to that coast are killed on the rocks.

"When you go past their island, you must put wax in the ears of your sailors so that they will not hear the weet songs of the Sirens: But if you yourself want to hear their beautiful songs, ask your men to tie you to the mast of the ship. Tell them not to set you free, even if you order them to do so."

Odysseus said goodbye to Circe and sailed away with his men. When the ship came near the Island of the Sirens, he took Circe's advice and put wax in the ears of his sailors. He asked them to tie him to the mast with strong ropes and made them promise that they would not set him free, even if he ordered them to do so.

The ship came closer to the Island of the Sirens. The Sirens sang so sweetly that Odysseus shouted to his men and ordered them to untie him. The voices of the Sirens called him and he wanted to go to them. He was very angry with his sailors and said he would kill them if they did not untie him. But the sailors obeyed his earlier orders and did not listen to him. They refused to untie him, so the ship sailed safely past the island and Odysseus was able to hear the sweet songs of the Sirens without dying on the rocks.

Para mais histórias, procure na Biblioteca clicando AQUI.

Para edições anteriores do Almanaque, clique AQUI.

Efemérides

09 abr 1869: Élie-Joseph Cartan
Matemático francês, nascido em Dolomieu. Desenvolveu a teoria dos grupos de Lie e contribuiu para a teoria das subálgebras. Faleceu em Paris em 6 de maio de 1951.

15 abr 1452: Leonardo da Vinci
Polímata (cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico) nascido em Anchiano, Itália. Talvez sua obra mais conhecida seja a pintura Mona Lisa. Após a morte de Leonardo da Vince, a Mona lisa ficou no banheiro do rei Henrique VIII. Faleceu em Clos Lucé, França, em 2 de maio de 1519.

15 abr 1707: Leonard Euler
Físico e matemático suíço, nascido em Basilea. É considerado o pai da geometria analítica moderna. Introduziu o uso do cálculo infinitesimal para desenvolver a Mecânica. Também desenvolveu uma teoria para explicar os movimentos da lua (problema de três corpos) e foi pioneiro na ciência da Hidrodinâmica. Faleceu em São Petersburgo em 18 de setembro de 1783.

16 abr 1845: Julio Ribeiro
Escritor e gramático brasileiro, nascido em Sabará, MG. Não há acordo sobre o dia em que nasceu. Alguns biógrafos apontam como sendo 10 de abril. Criador da bandeira do estado de São Paulo, concebida em 1888 para ser a bandeira da República. Foi membro da Academia Brasileira de Letras. Anticlerical e ardoroso representante do Naturalismo, movimento fundado pelo francês Émile Zola. A Carne, publicado em 1888, é seu romance mais conhecido, possivelmente a sua obra-prima, e está disponível na Biblioteca deste site. Faleceu em Santos em 01 de novembro de 1890.

18 abr 1882: Monteiro Lobato
Escritor brasileiro nascido em Taubaté, SP. Dotado de grande poder de expressão e domínio de linguagem. Revolucionou a indústria e a comercialização de livros. Fundador da moderna literatura infanto-juvenil brasileira, criou personalidades antológicas, como Jeca Tatu, Visconde de Sabugosa, a boneca Emília e Dona Benta, proprietária do Sítio do Picapau Amarelo. De suas obras para adultos, destacam-se Urupês e A onda verde. Faleceu em São Paulo. em 4 de julho de 1948. (Os livros Reinações de Narizinho, O Sítio do Pica-pau Amarelo e Os doze trabalhos de Hércules estão disponíveis na Biblioteca deste site.)

19 abr 1883: Getúlio Dorneles Vargas
Nascido em São Borja, RS, foi presidente do Brasil duas vezes: 1930-1945 e 1951-1954. Após ter sido derrotado como candidato à presidência em 1930 (na época governador do estado do Rio Grande do Sul), conduziu uma revolução que o levou ao poder. Manteve a Assembleia Constituinte até 1937, quando decidiu governar por si mesmo, criando o Estado Novo. Durante seu segundo mandato, diante dos sucessivos escândalos que abalaram o seu governo, suicidou-se no Rio de Janeiro em 24 de agosto de 1954.

20 abr 1884: Augusto dos Anjos
Poeta brasileiro nascido em Cruz do Espírito Santo, PB, famoso por sua linguagem de expressão científica. Sua obra mais conhecida é Eu ("A mais abstrusa das mesclas de lirismo espiritual e de rudeza materialista", Agripino Griecco.)  está disponível na Biblioteca deste site. Faleceu em Leopoldina, MG, em 12 de novembro de 1914.

21 abr 1792: Execução e morte de Joaquim José da Silva Xavier
Nascido em Pombal, MG, em 16 de agosto de 1746 ou 12 de novembro de 1748, é mais conhecido como Tiradentes, por ter sido dentista. Grande patriota e mártir, organizou e liderou a primeira grande insurreição contra o governo português no Brasil. Considerado herói nacional, é também lembrado como um dos precursores dos movimentos de independência na América Latina. A execução se deu no Rio de Janeiro.

23 abr 1858: Max Karl Ernst Ludwig Planck
Físico alemão nascido em Kiel. Sua teoria quântica e a teoria da relatividade, de Einstein, inauguraram a era moderna da Física. Seus primeiros trabalhos, influenciados por Clausius, foram em termodinâmica. Depois dedicou-se ao estudo das propriedades físicas do corpo negro. Foi nessa ocasião que ele introduziu a ideia revolucionária da quantização da energia. Demorou muito para Planck acreditar nos quantos que ele mesmo descobriu, apesar dos trabalhos de Einstein (efeito foto-elétrico) e de Bohr (modelo atômico). Recebeu o prêmio Nobel de Física em 1918. Faleceu em Gotemburgo em 4 de outubro de 1947.

25 abr 1900: Wolfgang Pauli
Físico austríaco nascido em Viena. Passou a maior parte de sua vida em Zurique. Uma de suas contribuições mais importantes à Física Moderna é o descobrimento do Princípio de Exclusão de Pauli. Foi ele quem por primeira vez propôs a existência do neutrino (descoberto apenas 30 anos depois). Recebeu o prêmio Nobel de Física em 1945. Faleceu em Zurique em 15 de dezembro de 1958.

29 abr 1854: Henri Jules Poincaré
Matemático, cosmólogo e filósofo da ciência francês, nascido em Nancy, Lorena. Mais conhecido pelas suas inúmeras contribuições para a Matemática (pura e aplicada) e Mecânica Celeste. Considerado por muitos como o último universalista. Faleceu em Paris em 17 de julho de 1912.

30 abr 1777: Johann Karl Friederich Gauss
Matemático alemão nascido em Brunswick num pobre casebre. Inventou o método conhecido como mínimos quadrados e fez muitas contribuições para a Teoria dos Números. Descobriu uma geometria não euclidiana. Tornou-se célebre quando mostrou como redescobrir o asteroide Ceres, cujas coordenadas haviam sido perdidas. Mais tarde interessou-se pelo estudo do magnetismo, em particular do magnetismo terrestre. Também é lembrado pelas suas contribuições à Estatística e ao Cálculo Infinitesimal. Faleceu em Gotemburgo em 23 de fevereiro de 1855.

Almanaque - Edição 137 - maio de 2019

Para pensar e praticar

Nesta seção do Almanaque, apresentamos textos retirados de obras do Racionalismo Cristão e outras de pesquisadores atuais e do passado.

Saber viver
Luiz de Mattos

Ninguém pode viver sozinho neste mundo, pois uns dependem dos outros. É pelo esclarecimento que as pessoas aprendem a viver com segurança, ouvindo os mais experientes, concorrendo para que haja entendimento e paz entre os seres. A decadência moral que se observa é consequência da falta de respeito mútuo e de cumprimento dos deveres. Quando souberem cumprir seus deveres, conhecendo os direitos e as responsabilidades que têm, tudo será melhor.

O Racionalismo Cristão mostra a realidade da vida, para que todos se esclareçam e compreendam que é necessário viver com inteligência e compostura. Através de livros espiritualistas e de doutrinações feitas em reuniões públicas realizadas nas casas racionalistas cristãs, procuramos educar os seres, para que se compreendam e se respeitem. Nada no mundo poderão alcançar sem sacrifício, porque a luta lhes é destinada na Terra, sempre repetimos. São eles os artífices da evolução. Aqueles que, para seu próprio bem, praticam os princípios racionalistas cristãos caminham com segurança, sem se envolver com o lado mau do mundo. Cada um deve cuidar de si, cumprir obrigações, sendo bom cidadão e útil à comunidade. Assim agindo, terá a recompensa do seu esforço e da sua dedicação.

É preciso que os seres humanos saibam viver com valor e coragem, não trabalhando como escravizados ao trabalho, não o vendo como castigo, mas como oportunidade que têm na Terra para aprimorar o progresso material e a evolução espiritual. Para isso conquistar, estudem a si próprios, procurem corrigir os erros, para evitar os males. Não querendo ser a palmatória do mundo, ajam com inteligência, respeitem a família, elevando-a ao máximo, pois o que se observa é a falta de correção de maneiras. É dando exemplos como cidadãos, atuando sempre com dignidade e caráter que os indivíduos demonstram primazia no seu modo de viver.

REF.: Leitura do mês de novembro de 2011

Para mais textos, clicar AQUI

Passatempo

Qual número?

Qual número deve ir no lugar de ???



Solução da edição anterior:

1. D;   2. B;   3. B;   4. A;   5. B;   6. D

Humor

O problema do aluno



Professor: Parece que você está muito atrapalhado com minha pergunta, não é verdade?
Aluno: Não, professor, o que me atrapalha é a resposta.



Cavalo ou burro?



Marido: Você é tão tola que não sabe distinguir um cavalo de um burro, mulher.
Mulher: Claro que sei. Alguma vez eu lhe chamei de cavalo?



Nó na cuca

54. Um dos maiores inconvenientes em ser pontual, é sentir-se muito só.




Melhore seu vocabulário em inglês

O texto a seguir foi composto com base nas 500 palavras mais usadas em inglês. Aproveite para rever seu vocabulário. Coloque o mouse sobre as palavras em vermelho para ver a tradução. Para ouvir o texto, clique aqui .

Arachne



Once upon a time a very beautiful girl whose name wa Arachne lived in Greece.

Arachne was very good at weaving. She used to sit for hours weaving very beautiful cloth.

One day she wove a very pretty piece of cloth. She was so proud that she said: "I am the best weaver in the world." The goddess Athena heard her. She was very angry, because she had taught all the girls of Greece how to weave and do handwork.

Athena dressed herself in old clothes and came down to the earth. She looked like a poor old woman. She knocked at the door of Arachne's house and went in.

She saw Arachne sitting and weaving. She said: "Good morning, my little girl. What are you doing?"

"I am weaving, Madam," answered Arachne, "Have you seen anyone weave better than I do?"

The old woman, who was really the goddess Athena, said: "You weave beautifully. But do not forget that the goddess Athena taught all the girls of Greece how to weave."

Arachne answered, "I can weave better than the goddess Athena."

Athena became angry and said: "Do you think so? If each wove something, we could see which was the better weaver."

"Yes," replied the beautiful girl, "that is a good idea. We could soon see who is the better weaver." The goddess took off her old clothes and stood in front of the girl. She said: "I am Athena. Do you still want to weave?"

Arachne answered: "Yes. You can begin and I'll weave after you."

Athena sat down and began to weave. After she had finished, Arachne sat down and wove.

Athena's weaving was very fine, but Arachne's work was much more beautiful.

The goddess became very angry. She tore the piece of cloth Arachne had woven. She threw it at her and touched her with the magic stick she had in her hand. She said: "You shall change into a small, black insect. You shall weave and weave and never finish weaving. You shall live alone in corners and under trees. Your weaving shall always be torn to pieces by other insects."

So poor Arachne grew smaller and smaller, and blacker and blacker. At last she became a spider, the common spider you see everywhere. And ever since that day, the spider has been weaving very beautiful, but very weak, cobwebs.

Para mais histórias, procure na Biblioteca clicando AQUI.

Para edições anteriores do Almanaque, clique AQUI.

Efemérides

01 maio 1829: José de Alencar
Romancista brasileiro nascido em Mecejana, CE. Foi um dos fundadores do romance brasileiro. Entre suas obras mais famosas, encontram-se O guarani e Iracema. Juntamente com Ubirajara formam a trilogia indianista do autor. Como curiosidade, mencionamos que ele era apreciador de palavras cruzadas e quebra-cabeças e cunhou o nome Iracema fazendo um anagrama com a palavra América. Sua obra Iracema está disponível na Biblioteca deste site. Faleceu no Rio de Janeiro, em 12 de dezembro de 1877.

10 maio 1746: Gaspard Monge
Matemático e acadêmico francês, conde de Péluse, nascido em Beaune. Foi um dos fundadores da famosa e tradicional École Polytechnique, de Paris. Inventor da Geometria Descritiva. Fez parte da comissão de cientistas que acompanhou Napoleão ao Egito. Fez contribuições importantes à Teoria das Equações Diferenciais Parciais. Faleceu em Paris, em 28 de julho de 1818.

11 maio 1918: Richard P. Feynman
Nasceu em Nova York. Certamente o mais notável físico norte-americano de toda a história, foi um dos pioneiros da eletrodinâmica quântica. Ganhou o Prêmio Nobel de Física de 1965. Seu curso Lectures on Physics (3 volumes) está disponível na Biblioteca deste site.Faleceu em Los Angeles, em 15 de fevereiro de 1988.

15 maio 1859: Pierre Curie
Físico francês nascido em Paris. Notabilizou-se por seus trabalhos em cristalografia, radioatividade, pizoeletricidade e magnetismo. Juntamente com sua mulher, Marie (Madame) Curie, ganhou o prêmio Nobel de Física de 1903. Faleceu em Paris, em 19 de abril de 1906.

18 maio 1883: Eurico Gaspar Dutra
Marechal do exército brasileiro, nascido em Cuiabá. Foi Presidente da República de 31 de janeiro de 1946 a 31 de janeiro de 1951. Durante seu governo, foi redigida uma nova constituição, foi abolido o jogo no país, foi inaugurada a Companhia Siderúrgica de Volta Redonda, cancelou-se o registro do partido comunista, romperam-se as relações diplomáticas com a Rússia, encampou-se a Estrada de Ferro Leopoldina. Após o seu mandato, recolheu-se à vida privada. Faleceu no Rio de Janeiro, em 11 de junho de 1974.

21 maio 1921: Andrei Dimitrievich Sakharov
Físico soviético nascido em Moscou. Desempenhou papel fundamental no desenvolvimento da primeira bomba de hidrogênio soviética. Mais tarde, pregou o desarmamento nuclear internacional. Tornou-se o líder dos dissidentes soviéticos. Em 1975, foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz. Faleceu em Moscou, em 14 de dezembro de 1989.

Almanaque - Edição 138 - junho de 2019

Para pensar e praticar

Nesta seção do Almanaque, apresentamos textos retirados de obras do Racionalismo Cristão e outras de pesquisadores atuais e do passado.

O despertar da espiritualidade
Antonio Cottas

Cada pessoa tem o momento certo para o chamado despertar da espiritualidade, e esse momento acontece quando seu lado estudioso e investigador aflora do subconsciente, por já estar cansada dos efêmeros atrativos terrenos. Ela quer aprofundar-se nos conhecimentos de natureza transcendente, quer saber os porquês da vida.

O Racionalismo Cristão é uma filosofia adequada a essa circunstância, pois conduz o indivíduo pelo caminho certo da espiritualidade. É um despertar belíssimo, porque irá compreender a razão dos sofrimentos que resultam do mau uso do livre-arbítrio, dos desafios por que passa, pois a vida espiritual é a verdadeira vida do ser humano na Terra.

O estudioso da espiritualidade recebe intuições vindas dos campos evolutivos superiores ao se debruçar nos conhecimentos metafísicos. Ele dá passos largos pelo caminho da evolução ao encontrar o Racionalismo Cristão, uma filosofia de vida voltada para o fortalecimento físico e psíquico, para o esclarecimento sobre o ainda obscuro mundo do transcendente e, por conseguinte, para a espiritualização dos seres humanos, pois seus salutares princípios filosóficos estão escoimados dos mitos e das fantasias que cercam a humanidade há séculos. Caso traga de existências passadas um acervo espiritual já valioso, perceberá mais facilmente como os fatos da vida se encaixam, embora todas as pessoas possam alcançar patamares superiores de evolução se houver perseverança no estudo da espiritualidade.

Os ensinamentos que o Racionalismo Cristão proporciona são muito valiosos para quem quer ter uma vida tranquila neste mundo de escolaridade. Todas as pessoas, sem exceção, podem ter um viver sereno, se bem que viver serenamente não signifique nadar num mar de rosas, não ter problemas a enfrentar. Significa, sim, usar o acervo espiritual com sabedoria, para adotar a posição correta a cada obstáculo que necessitem superar. E esse posicionamento é conquistado com o passar do tempo, frequentando as casas racionalistas cristãs, lendo os livros editados por nossa Casa-Chefe, tendo pensamentos voltados para a prática do bem.

Portanto, aprendam o que ensina o Racionalismo Cristão, para que cheguem a patamares mais elevados de evolução ao tomarem o rumo da espiritualidade, onde irão encontrar o bem-estar pessoal que procuram, onde irão conquistar a felicidade que almejam.

REF.: A Razão, dezembro de 2018

Para mais textos, clicar AQUI

Passatempo

A mesa redonda

Helena e seu marido convidaram seus vizinhos (dois casais) para jantar. Todos os seis sentaram-se em volta de uma mesa redonda. Helena diz a você o seguinte:

Víctor sentou-se à esquerda da mulher que sentou-se à esquerda do homem que sentou-se à esquerda de Ana.

Estela sentou-se à esquerda do homem que sentou-se à esquerda da mulher que sentou-se à esquerda do homem que sentou-se à esquerda da mulher que sentou-se à esquerda do meu marido.

José sentou-se à esquerda da mulher que sentou-se à esquerda de Rogério.

Eu não sentei ao lado de meu marido.

Pergunta: Qual o nome do marido da Helena.

Solução da edição anterior:
No lugar de ??? deve ir 38

Humor

Mentiroso



Ela: Disseram que o senhor é o maior mentiroso do mundo.
Ele: Por favor, Madame, não fale. Deixa-me admirar sua beleza.



A viúva



A jovem e recente viúva saúda o padre com apenas um ligeiro aceno de cabeça.
– Estou estranhando a atitude dessa senhora, disse o sacerdote ao sacristão, ela sempre me cumprimentava com muita amabilidade.
– É que o senhor disse a ela no velório que o marido dela tinha ido para uma vida melhor.



Nó na cuca

55. Se os jornais fossem, efetivamente, a expressão das ideias, dos pensamentos, das opiniões do povo, que interesse teria o povo em ler jornais?



Melhore seu vocabulário em inglês

O texto a seguir foi composto com base nas 500 palavras mais usadas em inglês. Aproveite para rever seu vocabulário. Coloque o mouse sobre as palavras em vermelho para ver a tradução. Para ouvir o texto, clique aqui .



The Lucky Octopus

Ollie the octopus only had seven legs.

"The last one will grow," the ocean doctor said the day Ollie was born.

"But when?" asked Ollie's mother. She was very sad.

"When Ollie turns eight years old," the doctor said.

For seven years, Ollie's brothers and sisters teased her about her missing leg. She was the youngest octopus in the family. Her sister Olivia was the oldest.

"Ollie only has seven legs because she isn't part of our real family," Olivia told the other sea creatures one day.

It was a lie, but everyone believed Olivia because she was the oldest.

When the other sea creatures played games like tag and hide and go seek, Ollie's brother Oscar wouldn't let Ollie play .

"You can't catch a fish with only seven legs," Oscar said. "Go and find a friend that has an extra leg to play with."

Ollie searched around the ocean, but there weren't any kind sea creatures to play with. She was very lonely.

One day Ollie's brother Orlando saw Ollie playing by herself in the seaweed. He was very happy.

"Guess what I found today, Ollie!" Orlando said. "A treasure chest. It is from a ship and it s full of beautiful jewels."

"Can I see it?" Ollie asked. "I have always dreamed of seeing a treasure chest."

"I'm not showing it to anyone!" Orlando said. "Especially not a tiny octopus with only seven legs."

Ollie went home and told her mother that she was sad. "Everyone treats me differently because I only have seven legs," she said.

"Don't worry," her mother said. "Tomorrow is your eighth birthday and you will finally grow another leg! Then you will never be lonely."

That night Ollie dreamed that she grew another leg. Everyone celebrated and ate delicious food. She was so happy. But the next day, when Ollie woke up and counted her legs, there were still only seven.

Ollie hid in the seaweed patch and cried. She was so sad. Suddenly a sea fairy appeared. It was the tiniest creature Ollie had ever seen.



Continua e termina na próxima edição.

Autora: Tara Benwell

Para mais histórias, procure na Biblioteca clicando AQUI.

Para edições anteriores do Almanaque, clique AQUI.

Efemérides

07 jun 1848: Francisco de Paula Rodrigues Alves
Nascido em Guaratinguetá, SP, foi Presidente da República de 1902 a 1906. É considerado o presidente civil mais notável. Reconstruiu e embelezou o Rio de Janeiro. Reformou a Saúde Pública e foi durante o seu governo que a febre amarela foi erradicada do país. Seu extraordinário Ministro do Exterior, Barão do Rio Branco (José Maria da Silva Paranhos), notabilizou-se por sua eficiente diplomacia em questões de fronteiras com a Bolívia, Uruguai, Guiana Inglesa (hoje Guiana) e Guiana Holandesa (hoje Suriname). Foi governador de São Paulo nos anos 1887-1888, 1900-1902 e 1912-1916. Reelegeu-se presidente mas, antes da posse, faleceu no Rio de Janeiro, em 18 de janeiro de 1919.

13 jun 1831: James C. Maxwell
Físico escocês, nascido em Edimburgo. Suas contribuições à Física têm sido comparadas com as de Newton e Einstein. Seus trabalhos mais importantes foram em Eletromagnetismo, Termodinâmica e Mecânica Estatística. O fato de suas equações do Eletromagnetismo permanecerem invariantes por transformações de Lorentz foi a principal inspiração para o desenvolvimento da teoria da relatividade, de Einstein. Faleceu de câncer antes dos 50 anos, em Cambridge, em 5 de novembro de 1879.

13 jun 1888: Fernando Pessoa
Lisboense, Fernando Antonio Nogueira Pessoa é a maior figura da literatura portuguesa moderna. Escreveu obras literárias também em inglês. Pretendendo representar diferentes personalidades que sentia existir em si mesmo, escreveu, também, sob vários heterônimos, os mais famosos sendo Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Ricardo Reis. Uma coletânea de seus poemas está disponível na Biblioteca deste site. Faleceu em Lisboa, em 30 de novembro de 1935.

13 jun 1911: Luiz Álvarez
Físico experimental norte-americano, nascido em San Francisco. Um de seus trabalhos mais conhecidos foi a datação das pirâmides do Egito usando propriedades de decaimento do 14C. Foi agraciado com o Prêmio Nobel de Física em 1968. Faleceu em Berkeley, em 1 de setembro de 1988.

17 jun 1832: William Crookes
Físico e químico inglês, nascido em Londres. Descobriu o elemento químico tálio (número atômico 81), identificou a primeira amostra conhecida de hélio, inventou o radiômetro, descobriu e pesquisou os raios catódicos (feixes de elétrons usados nos dispositivos de vídeo padrão CRT, invenção dele). Também criou um dos primeiros aparelhos usados no estudo da radioatividade nuclear. O seu livro Fatos espíritas, em que relata vários fenômenos mediúnicos, está disponível na Biblioteca deste site. Faleceu em Londres, em 4 de abril de 1919.

19 jun 1623: Blaise Pascal
Matemático, físico e filósofo francês, nascido em Clermont-Ferrand, Puy-de-Dôme. Foi o primeiro a usar os triângulos, que ficaram conhecidos como triângulos de Pascal, no estudo da teoria das probabilidades. Seus estudos da ciclóide muito contribuíram para o desenvolvimento do cálculo infinitesimal. Suas experiências (realizadas pelo seu cunhado) confirmaram que o ar tem peso. Seus estudos sobre Hidrodinâmica e Hidrostática conduziram ao descobrimento da lei de Pascal, lei básica da Hidráulica. Seu pensamento filosófico-religioso enfatiza a importância das razões do coração sobre as da própria razão. Faleceu em Paris, em 19 de agosto de 1662.

21 jun 1839: Machado de Assis
Contista, crítico, cronista, dramaturgo, ensaísta, jornalista, novelista, poeta e romancista, nascido no Rio de Janeiro. Considerado o fundador da Academia Brasileira de Letras, foi seu primeiro presidente, cargo que ocupou até sua morte. Oferecemos, para seu deleite, os livros A mão e a luva e Dom Casmurro, disponíveis na Biblioteca deste site. Faleceu no Rio de Janeiro, em 29 de setembro de 1908.

24 jun 1820: Joaquim Manuel de Macedo
Nasceu em Itaboraí (RJ). Em 1844 formou-se em Medicina no Rio de Janeiro, e no mesmo ano estreou na literatura com a publicação daquele que viria a ser seu romance mais conhecido, "A Moreninha", que lhe deu fama e fortuna imediata. Sua obra A luneta mágica está disponível na Biblioteca deste site. Além de médico, Macedo foi jornalista, professor de Geografia e História do Brasil no Colégio Pedro II, e sócio fundador, secretário e orador do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, desde 1845. Em 1849 fundou, juntamente com Gonçalves Dias e Manuel de Araújo Porto-Alegre, a revista Guanabara, que publicou grande parte do seu poema-romance A nebulosa — considerado por críticos como um dos melhores do Romantismo. Foi membro do Conselho Diretor da Instrução Pública da Corte (1866). Faleceu no Rio de Janeiro em 11 de abril de 1882.

29 jun 1810: Ernst Eduard Kummer
Matemático, nascido em Sorau, Brandeburgo, hoje Polônia. Introduziu os números ideais, que são um subgrupo especial de um anel, levando à extensão do teorema fundamental da Aritmética ao campo dos números complexos. Faleceu em Berlim, em 14 de maio de 1893.

Almanaque - Edição 139 - julho de 2019

Para pensar e praticar

Nesta seção do Almanaque, apresentamos textos retirados de obras do Racionalismo Cristão e outras de pesquisadores atuais e do passado.

Domine o sentimentalismo
Luiz de Mattos

A vida na Terra é realmente pesada e sofrida para muitos, mas as dificuldades são compreensíveis quando há esclarecimento espiritual. O esclarecimento é um lenitivo para o espírito, porque torna o ser forte, para vencer o que lhe possa afetar. Esclareçam-se e encarem o mundo da maneira que ele é, enfrentando o que for preciso, com valor e coragem. Todos lutam, todos trabalham, muitos sofrem, mas tudo se faz necessário para haver crescimento espiritual.

Enfrentem o que for preciso, para poderem passar pela vida sem se enfraquecer espiritualmente. Nada melhor que o trabalho para se manterem ocupados os que se comovem com facilidade. Procurem uma atividade que lhes seja prazerosa e útil ao semelhante, pois essa ocupação ajudará a superar o sentimentalismo doentio.

Esclareçam-se, portanto, para se tornarem espiritualmente fortalecidos, e tudo enfrentarem sem fraquezas ou vacilações.

REF.: A Razão, julho 2012

Para mais textos, clicar AQUI

Passatempo

Encruzilhada



Um viajante, a caminho de São Paulo, chega a uma bifurcação da estrada. Ele podia tomar o caminho da esquerda ou da direita. Ele sabia que apenas um deles o levaria a seu destino, mas não sabia qual. Ele vê dois irmãos nas proximidades e decide perguntar a eles qual caminho tomar.

O viajante sabia que um dos irmãos sempre diz a verdade e o outro sempre mentia. Infelizmente, não sabia qual sempre dizia a verdade e qual sempre mentia.

Como pode o viajante encontrar o caminho a São Paulo fazendo apenas uma pergunta a um dos irmãos?

Solução na próxima edição.
Solução da edição anterior:
Disposição à mesa, no sentido horário: Rogério, Ana, José, Helena, Víctor e Estela.
O nome do marido da Helena é Rogério.

Humor

No consultório médico



– Doutor, sofro do estômago, dos rins, do fígado, do baço, meu coração palpita, a asma não me deixa respirar, meu peito ... Que lhe parece?
– Parece-me que é necessário ter uma saúde de ferro para suportar e resistir a tantas moléstias.




Na cama



– O que faz na cama até estas horas? Está doente?
– Nâo, estou apenas descansando.
– Por que está cansada?
– Muito trabalho. Não faço outra coisa além de trabalhar, trabalhar e trabalhar, de manhã à noite.
– Há quanto tempo isso?
– Começo amanhã.



Nó na cuca

56. Se eu tiver novamente de levar você a algum lugar, vou deixá-lo em casa.



Melhore seu vocabulário em inglês

O texto a seguir foi composto com base nas 500 palavras mais usadas em inglês. Aproveite para rever seu vocabulário. Coloque o mouse sobre as palavras em vermelho para ver a tradução. Para ouvir o texto, clique aqui .



The Lucky Octopus (Final)

"You are the lucky octopus I have been waiting for," the sea fairy said.

"I am?" Ollie said.

"Yes. Only the luckiest octopus gets to make three wishes."

Ollie knew exactly what to wish for.

"First I wish that Olivia was honest," Ollie said.

"Your wish is granted. Now you have two more wishes," the fairy said.

"Second I wish that Oscar was kind."

"And now he is," the fairy said. "And what is your last wish?"

"Lastly, I wish that Orlando was fair," Ollie said.

Before the tiny sea fairy disappeared, she told Ollie that she was the kindest octopus in the whole sea. "I wish that all of your birthday dreams come true," the sea fairy said before she swam away.

When Ollie got home her family was waiting for her. "Surprise!" they said all at once.

"I bought you a present," Oscar said. "It's a beautiful pearl necklace!"

"Thank you," Ollie said. "You are very kind."

"I baked a delicious cake for you," Orlando said. "And I invited all of the sea creatures to share it with us."

"You are very fair," Ollie said. "Thank you for sharing."

"I'm very sorry, I don't have a present for you," Olivia said. "I forgot it was your birthday."

"That's okay," Ollie said. "You are very honest. Thank you."

Ollie's mother swam over to her daughter with a red birthday balloon.

"I'm so happy for you, Ollie," she said.

"Why Mother?"

"Look, you've finally grown your eighth leg!" Ollie's mother tied It was the happiest day of Ollie's life.



Autora: Tara Benwell

Para mais histórias, procure na Biblioteca clicando AQUI.

Para edições anteriores do Almanaque, clique AQUI.

Efemérides

1 jul 1646: Gottfried Wilhelm von Leibniz
Matemático, geólogo, jurista, historiador e filósofo alemão, descobridor do Cálculo Infinitesimal (simultânea e independentemente de Newton), nascido em Leipzig. Seu conceito do universo concebido como uma harmonia preestabelecida, sua análise do demônio, sua epistemologia, lógica e filosofia da natureza colocam-no entre os filósofos de maior estatura. Sua obra ajudou a moldar a mente dos iluministas. Faleceu em Hanover, em 14 de novembro de 1716.

2 jul 1914: Mário Schenberg
Engenheiro elétrico, físico, escritor e crítico de artes plásticas, nascido em Recife, PE. Conhecido internacionalmente principalmente por seus trabalhos em Astrofísica, em especial na formação das estrelas supernovas. Quando Einstein esteve no Brasil, afirmou que era impossível listar os dez maiores físicos teóricos do mundo sem incluir Mário Schenbert. Teve atuação política intensa, sendo eleito duas vezes deputado estadual de São Paulo. Faleceu em São Paulo, em 10 de novembro de 1990.

07 jul 1848: Francisco de Paula Rodrigues Alves
Nascido em Guaratinguetá, SP, foi Presidente da República de 1902 a 1906. É considerado o presidente civil mais notável. Reconstruiu e embelezou o Rio de Janeiro. Reformou a Saúde Pública e foi durante o seu governo que a febre amarela foi erradicada do país. Seu competente Ministro do Exterior, Barão do Rio Branco (José Maria da Silva Paranhos), se notabilizou por sua eficiente diplomacia em questões de fronteiras com a Bolívia, Uruguai e Guianas Inglesa e Holandesa. Foi governador de São Paulo nos anos 1900-1902 e 1912-1916. Reelegeu-se presidente mas, antes da posse, faleceu no Rio de Janeiro, em 18 de janeiro de 1919.

11 jul 1836: Antonio Carlos Gomes
Compositor brasileiro, nascido em Campinas, SP. Recebeu apoio pessoal do imperador D. Pedro II para estudar música no Rio de Janeiro e, mais tarde, em Milão, onde recebeu o título de Maestro Compositor após apenas três anos de estudos. Suas obras mais importantes são: A Noite do Castelo, Salvador Rosa, Maria Tudor, O Guarani, Lo Schiavo e Condor. Faleceu em Belém, PA, em 16 de setembro de 1896.

11 jul 1924: Cesar Lattes
Físico nascido em Curitiba, PR. Com a idade de 23 anos, ele foi um dos fundadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Física (CBPF), no Rio de Janeiro. Sua principal linha de pesquisa foram os raios cósmicos. Em suas experiências, descobriu o méson pi, ou píon, quando ainda tinha 24 anos. Com seu grupo, determinou a massa das denominadas bolas de fogo, um fenômeno espontâneo que ocorre durante colisões de altas-energias. Faleceu em Campinas, SP, em 8 de março de 2005.

12 de julho 1813: Claude Bernard
Médico e fisiologista nascido em Paris. Um dos mais importantes de todos os tempos, e é considerado o "pai" da moderna fisiologia experimental. Em virtude de suas descobertas e de sua influência na ciência e na medicina francesas, tornou-se ainda em vida, um dos mais premiados cientistas de seu país, lado a lado com gigantes como o seu amigo e contemporâneo, Louis Pasteur. Faleceu em Paris, em 10 de fevereiro de 1878.

16 jul 1925: Paulo Leal Ferreira
Físico nascido no Rio de Janeiro, RJ, co-fundador do Instituto de Física Teórica, da Sociedade Brasileira de Física e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Suas pesquisas em Física foram direcionadas para tópicos fundamentais, com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos (Equação de Dirac, potenciais confinantes, quark model, álgebras deformadas). Faleceu em São Paulo, SP, em 30 de dezembro de 2005.

18 jul 1853: Hendrik Antoon Lorentz
Físico holandês, nascido em Arnhem, conhecido pelos seus notáveis trabalhos nos campos da eletrodinâmica e mecânica clássicas. Abiscoitou o prêmio Nobel de Física em 1902, por sua teoria da radiação eletromagnética a qual, confirmada pelos trabalhos de Zeeman, deu origem à Teoria da Relatividade Especial de Einstein. Faleceu em Haarlen, em 4 de fevereiro de 1928.

28 jul 1904: Pavel Alekseyevich Cherenkov
Físico russo, nascido em Voronezh. Foi o primeiro a detectar a chamada radiação cerenkov, que é uma emanação eletromagnética emitida por uma partícula altamente energética ao passar por um meio transparente com velocidade maior do que a da luz naquele meio. Por esse trabalho, compartiu com Igor Y. Tamm e Ilya M. Frank o prêmio Nobel de Física de 1958. Faleceu em Moscou, em 6 de janeiro de 1990.

Almanaque - Edição 140 - agosto de 2019

Para pensar e praticar

Nesta seção do Almanaque, apresentamos textos retirados de obras do Racionalismo Cristão e outras de pesquisadores atuais e do passado.

Pretensão gera antipatia

"Nem tudo que reluz é ouro" é provérbio bem conhecido. Os ditos populares sempre transmitem conhecimentos comuns sobre a vida. Indivíduos que gostam de se mostrar perante outros são considerados vaidosos, prejudicam os relacionamentos humanos. Todos devem ser simples, porque a simplicidade é virtude que demonstra inteligência, e a pessoa inteligente encara a vida com naturalidade, agindo com modéstia e valor.

Para ler o texto completo clique AQUI.

Para mais textos, clicar AQUI

Passatempo

Comutação ferroviária



Cada vagão tem 5 metros de comprimento e a locomotiva tem 10 metros de comprimento.

Solução na próxima edição.

Solução do problema anterior:

A pergunta que o viajante deve fazer é "O caminho da esquerda me leva a São Paulo de acordo com seu irmão?" Se a resposta for "Sim", o viajante deve tomar o caminho da direita; e se a resposta for "Não", o viajante deve tomar o caminho da esquerda.

Explicação: Há quatro possibilidades: Para facilitar, vamos chamar de V o irmão que sempre diz a verdade e de M o outro irmão.

1. O viajante fez a pergunta a V, e o caminho da esquerda leva a São Paulo.
O irmão V sabe que seu irmão M diria que o caminho da esquerda não leva a São Paulo, assim ele responderia "Não".

2. O viajante fez a pergunta a V, e o caminho da direita leva a São Paulo.
O irmão V sabe que M diria que a estrada da esquerda leva a São Paulo, assim ele responderia "Sim".

3. O viajante fez a pergunta a M, e o caminho da esquerda leva a São Paulo.
O irmão M sabe que V diria que o caminho da esquerda leva a São Paulo, assim ele mente respondendo "Não". 4. O viajante fez a pergunta a M, e o caminho da direita leva a São Paulo.
O irmão M sabe que V diria que o caminho da esquerda leva a São Paulo, assim ele mente respondendo "Sim".

Humor

Desconfiança



– Oh! Arnaldo - disse a esposa - acabo de receber uma tremenda ofensa de tua mãe, pois deu provas de que não confia em mim. Fiquei tão decepcionada que deixei cair este prato.
– Como assim? - pergunta o marido.
– Imagina que recebi uma carta dirigida a ti. Como reconheci a letra de tua mãe, não tive dúvidas em abri-la. O assunto era todo a teu respeito com exceção de um pós-escrito que dizia assim: "Querida Genoveva, não te esqueças de entregar esta carta a meu filho."



Casaco de pele



A fregueza na loja de venda de casacos de pele: Se meu marido não gostar deste casaco o senhor promete não aceitá-lo de volta?



Nó na cuca

57. Já não sou o mesmo. Aliás, desconfio que nunca fui o mesmo...



Melhore seu vocabulário em inglês

O texto a seguir foi composto com base nas 500 palavras mais usadas em inglês. Aproveite para rever seu vocabulário. Coloque o mouse sobre as palavras em vermelho para ver a tradução. Para ouvir o texto, clique aqui .

Maxwell Loses a Tooth

Written and read by Tara Benwell



Maxwell put up his hand and waited for his teacher, Mrs. Gilbert, to notice him.
"Do you have a question, Maxwell?" she asked.
"It's more like a problem," Maxwell said. "I lost my tooth."
Maxwell stood up and held out his hand to show his class his baby tooth.
"Congratulations," Mrs. Gilbert said. Then she asked the class if anyone had any advice for Maxwell. Keiko put up her hand first. Keiko was from Japan.
"Is it an upper or a lower tooth?" Keiko asked.
"A lower tooth," Maxwell said. He opened his mouth and showed the class the empty spot in the bottom of his mouth.
"You should throw your baby tooth over the roof of your house," Keiko said.
"Why should I do that?" Maxwell said.
"Because then your new adult tooth will grow properly. When you lose an upper tooth you should put it under the floorbr> Mrs. Gilbert thought this was a good idea, but Frida disagreed. Frida was from Austria.
"You shouldn't throw your baby tooth away, Maxwell. You should keep it and give it to your mother," Frida said.
"Why should I do that?" asked Maxwell.
"She will make it into a necklace for you to wear."
Jorge shook his head and put up his hand. He had some different advice for Maxwell. Jorge was from Mexico.
"You should take your tooth home. Then you should put it under your pillow when you go to sleep," Jorge said.
"Why should I do that?" Maxwell said.
"Because then the tooth mouse will come. He will keep your tooth and pay you with good luck. Sometimes the tooth mouse even brings a small toy."
Maxwell liked Jorge's advice the best. Mrs. Gilbert gave him a box to keep his tooth in. She didn't want him to lose his tooth again.
"Whatever you decide, you should show your mother your tooth when you get home," Mrs. Gilbert said.
When Maxwell got home he showed his mother the empty spot in his mouth. Then he opened the box and showed her his tooth.
"Congratulations! What are you going to do with your tooth, Maxwell?" his mother asked.
"I'm going to put it under my pillow," he said. And he did.
When Maxwell woke up the next morning he looked under his pillow. The tooth was. In its place, Maxwell found a one dollar bill. He also found a letter. This is what the letter said:

Dear Maxwell,
Congratulations! You lost your first tooth. I will keep it forever. You should buy something nice for yourself with this money.
Love,
The Tooth Fairy


"I should tell my class about the tooth fairy," Maxwell thought. "Everyone should lose a tooth!"



Para mais histórias, procure na Biblioteca clicando AQUI.

Para edições anteriores do Almanaque, clique AQUI.

Efemérides

03/04 ago 1805: William Rowan Hamilton
Físico e matemático irlandês, nascido à meia-noite em Dublin. No final de sua vida adotou a data de 4 de agosto para seu aniversário. Recebeu o título de Sir em 1835, ano em que foi publicado seu trabalho On a General Method in Dynamics. Nesse mesmo ano, descobriu os quaternions, um marco no desenvolvimento da Álgebra. Sua obra The Elements of Quaternions foi publicada um ano após seu falecimento. Faleceu em Dublin, em 2 de setembro de 1865.

05 ago 1802: Niels Henrik Abel
Matemático norueguês, nascido em Nedstrand. Contribuiu para o desenvolvimento de vários ramos da matemática moderna. Foi ele quem provou ser impossível resolver algebricamente a equação geral de quinto grau. Os grupos comutativos também são chamados abelianos em sua homenagem. Faleceu em Froland, em 6 de abril de 1829.

05 ago 1827: Manuel Deodoro da Fonseca
Alagoano, liderou o golpe de estado que derrubou o imperador D. Pedro II. Foi o primeiro presidente do Brasil. Faleceu no Rio de Janeiro, em 23 de agosto de 1892.

08 ago 1901: Ernest Orlando Lawrence
Físico norte-americano nascido em Canton, South Dakota, EUA. Abiscoitou o prêmio Nobel de Física de 1939 pela sua invenção do ciclotron, o primeiro acelerador de partículas a atingir altas energias. Faleceu em Palo Alto, EUA, em 27 de agosto de 1958.

08 ago 1902: Paul Adrien Maurice Dirac
Físico inglês nascido em Bristol. Desenvolveu uma teoria que prediz o spin do elétron e a existência do pósitron. Foi co-inventor da estatística de Fermi-Dirac. Juntamente com Erwin Schroedinger, ganhou o prêmio Nobel de Física em 1933. Faleceu em Tallahassee, EUA, em 20 de outubro de 1984.

10 ago 1823: Antonio Gonçalves Dias
Poeta brasileiro nascido no sítio Boa Vista, perto de Caxias, MA. Entre suas obras destacam-se Juca Pirama e Canção do exílio. Ambas estão disponíveis na Biblioteca( seção Textos diversos) deste site. Faleceu a bordo de um navio, que naufragou nas costas do Maranhão, em 3 de novembro de 1864. O poeta foi a única vítima, aos 41 anos de idade, porque não teve forças para sair do camarote. (Agradecemos a Vanessa, de São Luís, MA, por corrigir o local de nascimento do poeta.)

10 ago 1912: Jorge Amado
Escritor brasileiro nascido em Itabuna, BA. Entre suas obras, destacam-se Terras do sem fim e Gabriela, cravo e canela. Esta última está disponível na Biblioteca deste site. É o escritor brasileiro mais popular do século passado e sua obra tem alcance internacional, estando traduzida para quase todos os idiomas. Faleceu em Salvador, BA, em 06 de agosto de 2001.

12 ago 1887: Erwin Schroedinger
Físico austríaco nascido em Viena. Contribuiu para o desenvolvimento da Mecânica Quântica descobrindo sua equação básica. Repartiu com Dirac o prêmio Nobel de Física de 1933. Faleceu em Viena, em 4 de janeiro de 1961.

17 ago 1841: Fagundes Varela
Luís Nicolau Fagundes Varela, mais conhecido como Fagundes Varela, poeta brasileiro, nascido no Rio de Janeiro. Sua poesia apresenta características da segunda e da terceira geração de poetas românticos do Brasil. Além de apresentar temas sobre a natureza, a angústia, a solidão, a melancolia e o desengano, apresenta também temas sociais e políticos. De sua obra destaca-se "Cântico do Calvário" escrita quando o autor tinha apens 20 anos de idade. Faleceu em Niterói, RJ, em 18 de fevereiro de 1875.

20 ago 1889: Cora Coralina
Pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas nascida na Cidade de Goiás, poetisa e contista. Considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras. Teve seu primeiro livro publicado em junho de 1965 (Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais), quando já tinha quase 76 anos de idade. A primeira mulher a ganhar o Prêmio Juca Pato, em 1983, com o livro Vintém de Cobre – Meias Confissões de Aninha.Faleceu em Goiânia, GO, em 10 dee abril de 1985.

20 ago 1601 (dia do batismo): Pierre de Fermat
Matemático francês nascido em Beaumont-de-Lomagne. Não se conhece o dia exato do seu nascimento. Jurista e dedicou-se muito à Matemática. Durante um século não teve quem sequer o igualasse na teoria moderna dos números. Descobriu a Geometria Analítica independentemente de Descartes. Descobriu, também, o "Princípio de Fermat de tempo mínimo", os "Números de Fermat" e vários teoremas. Faleceu em Castres, em 12 de janeiro de 1665.

21 ago 1789: Augustin-Louis Cauchy
Matemático francês nascido em Paris. Foi um dos matemáticos modernos mais brilhantes. Suas maiores contribuições encontram-se incorporadas principalmente em três trabalhos: Cours d'analyse de l'École Royale Polytechnique (1821); Résumé des leçons sur le calcul infinitésimal (1823); Leçons sur les applications du calcul infinitésimal à la géométrie (1826-28). Faleceu em Sceaux, em 23 de maio de 1857.

26 ago 1743: Antoine-Laurent de Lavoisier
Químico francês nascido em Paris. É sua a famosa frase: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Formou-se em Direito, mas sua vocação sempre foi voltada às ciências. Criador da Química Moderna. Identificou o oxigênio e mostrou que a água é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio: H2O. Faleceu em Paris, em 8 de maio de 1794.

30 ago 1871: Ernest Rutherford
Físico da Nova Zelândia nascido em Spring Grove. Sua liderança inspirou duas gerações de físicos. Sua influência sobre o pensamento científico pode ser comparada às de Faraday e Newton. Recebeu o prêmio Nobel de Química em 1908. Faleceu em Cambridge, em 19 de outubro de 1937.

31 ago 1821: Herman L. F. von Helmholtz
Cientista alemão nascido em Potsdam. Dedicou-se, com brilhantismo, à Fisiologia, Óptica, Eletrodinâmica, Matemática e Meteorologia. Sua preocupação com a percepção sensorial está manifesta em seus dois trabalhos maiores: On the Sensations of Tone as a Physiological Basis for the Theory of Music (traduzido ao inglês em 1875); e, Handbook of Physiological Optics (1867). No Sensations, há uma curiosa nota de rodapé onde Helmholtz associa cores a cada uma das notas musicais. Faleceu em Berlim, em 8 de setembro de 1894.

Almanaque - Edição 141 - setembro de 2019

Para pensar e praticar

Nesta seção do Almanaque, apresentamos textos retirados de obras do Racionalismo Cristão e outras de pesquisadores atuais e do passado.

Crises surgem para ser superadas

Em determinados momentos da vida, as pessoas veem-se envolvidas em crises de toda ordem, mas com reações diferentes durante o enfrentamento das fases difíceis por que passam. Umas têm a mente voltada exclusivamente para os aspectos materializados que o viver lhes apresenta, e se revoltam, inclusive acusando terceiros como culpados de suas desventuras, enquanto outras percebem os fatos à luz da espiritualidade, já conscientes de si mesmas.

Para ler o texto completo clique AQUI.

Para mais textos, clicar AQUI

Passatempo

Qual o número pensado?

Moacir está pensando em um destes números: 1, 2 ou 3. Sílvia pode fazer uma única pergunta para descobrir em qual deles Moacir está pensando. Ele deve responder dizendo "sim", "não", ou "não sei".

Qual pergunta Sílvia deve fazer?

Solução na próxima edição.

Solução do problema anterior:



Humor



A mulher entrou esbaforida na sala e foi logo dizendo:
– Dr. Quero que o senhor me diga com toda franqueza o que é que eu tenho.
O homem examinou-a dos pés à cabeça e, afinal, disse:
– Minha senhora, tenho três coisas para lhe dizer: Primeira: a senhora terá de fazer regime para emagrecer; segunda: não devia se pintar tanto; terceira: sou pintor. O consultório do médico é no andar de baixo.



Herói



No hospício um doido pulou na piscina para se matar, um outro doido pulou e salvou o doido que estava se afogando.
No outro dia o diretor do hospício foi conversar com o doido herói:
– Rapaz estamos surpresos com seu ato e reavaliamos seu caso e você terá alta! Vai poder ir para casa, mas temos uma má notícia. Aquele seu amigo queria mesmo se matar. Encontramos ele hoje cedo enforcado.
O doido respondeu:
– Fui eu que pendurei ele lá pra secar.



Nó na cuca

58. Algumas pessoas são como as núvens. Quando somem o dia fica lindo.



Melhore seu vocabulário em inglês

O texto a seguir foi composto com base nas 500 palavras mais usadas em inglês. Aproveite para rever seu vocabulário. Coloque o mouse sobre as palavras em vermelho para ver a tradução. Para ouvir o texto, clique aqui .



Pete's Sharp Knife

Pete was in his kitchen. He was about to slice apples with cinnamon sprinkled on them. He opened the blinds so that he could get more sunlight into the kitchen. Now he could see what he was doing.

He grabbed a knife out of a drawer. It said "Surgical Stainless USA" on the side of the blade. The blade was very thin and light. It had teeth, like a saw. The handle was a brown piece of cheap hollow plastic.

He had bought this knife about 20 years ago at a county fair. It was one of those knives that were advertised on TV. It could cut through a tomato can, and then cut easily and cleanly through a fresh tomato.

"You never need to sharpen it. The sharp edge is guaranteed for life." That's how they advertised it. And Pete, for once, couldn't argue that the advertisers lied. This was a great knife.

But it was also a dangerous knife. A couple of years ago, Pete was careless. He was rapidly slicing a potato and the blade got his finger. The doctor put three stitches in Pete's finger.

"Next time, be more careful," the doctor said.

No kidding, Pete thought. He was so careful that he didn't use the knife for almost a year.

Para mais histórias, procure na Biblioteca clicando AQUI.

Para edições anteriores do Almanaque, clique AQUI.

Efemérides

15 set 1765: Manuel Maria de Barbosa l'Hedois du Bocage
Poeta português nascido em Setúbal. Foi preso pela Inquisição ao divulgar o poema “Carta a Marília”, cujo verso inicial é “Pavorosa ilusão da eternidade”. Pode ser lido no link www.valdiraguilera.net/pavorosa-ilusao.html. Acusado de impiedade e antimonarquismo é condenado pela Inquisição e passa meses na masmorra do Limoeiro. Faleceu em Lisboa, em 21 de dezembro de 1805.

17 set 1826: Georg Friedrich Bernhard Riemann
Matemático alemão nascido em Hannover. Foi um dos matemáticos mais criativos do século 19. Suas ideias relativas à geometria do espaço tiveram profunda influência no desenvolvimento da física teórica moderna e proporcionou os fundamentos para os conceitos e métodos usados posteriormente na teoria da relatividade. Faleceu em Selasca, Itália, em 20 de julho de 1866.

20 set 1900: Humberto de Alencar Castelo Branco
Nascido em Fortaleza. Foi presidente (militar) do Brasil de 15 de abril de 1964 a 15 de março de 1967. Faleceu em Fortaleza, em 18 de julho de 1967.

22 set 1791: Michael Faraday
Físico e químico inglês, nascido em Newington, foi um dos maiores cientistas experimentais de todos os tempos. Descobriu o princípio do motor elétrico e construiu um; descobriu o fenômeno da indução eletro-magnética. Foi o primeiro a liquifazer o cloro. Fabricou o primeiro dínamo, estabeleceu as leis da eletrólise, descobriu que um campo magnético gira o plano de polarização da luz, etc. Faleceu em Hampton Court, Inglaterra, em 25 de agosto de 1867.

29 set 1901: Enrico Fermi
Físico italiano nascido em Roma. Foi um dos cientistas que inauguraram a chamada era nuclear. Ganhou o prêmio Nobel de Física de 1938 pelo seu descobrimento das reações nucleares induzidas por nêutrons. Conseguiu realizar a primeira fissão nuclear controlada em Chicago e trabalhou no projeto da bomba atômica em Los Alamos. Desenvolveu a matemática estatística necessária para esclarecer vários fenômenos subatômicos (estatística de Fermi-Dirac). Faleceu em Chicago, em 28 de novembro de 1954.

30 set 1870: Jean Baptiste Perrin
Físico francês nascido em Lille. Estudou o movimento browniano e confirmou a natureza atômica da matéria. Por esse trabalho, ganhou o prêmio Nobel de Física de 1926. Foi capaz de estimar o tamanho dos átomos e moléculas assim como sua quantidade em um dado volume. Faleceu em New York, em 17 de abril de 1942.

Almanaque - Edição 142 - outubro de 2019

Para pensar e praticar

Nesta seção do Almanaque, apresentamos textos retirados de obras do Racionalismo Cristão e outras de pesquisadores atuais e do passado.

A vida não é um sonho

Humberto Rodrigues

A evolução espiritual ocorre em todos os habitantes do planeta-escola Terra de forma inexorável. Mas o amadurecimento espiritual é gradativo. As pessoas crescem em espiritualidade à medida que entendem as diferenças de comportamento que existem entre elas próprias ao perceberem que pensam e sentem de modo diverso umas das outras. Cada espírito encarnado neste mundo de escolaridade tem seu nível de progresso evolutivo. Sendo assim, deve haver compreensão mútua nos relacionamentos humanos. Muitos indivíduos acham que não conseguirão esse amadurecimento espiritual, pois sentem dificuldade para consegui-lo, ou porque não o entendem ou porque acham ser assunto que requer grande preparo intelectual.

Para ler o texto completo clique AQUI.

Para mais textos, clicar AQUI

Passatempo

Qual o nome do nenê



Fabríco e Susana têm seis filhos: Dorival, Renata, Miguel, Fátima, Solange e Lavínia. Susana está grávida esperando seu sétimo filho, uma menina. Fabrício e Susana querem dar um nome que combine com os dos demais filhos. Que nome você sugeriria?

Solução na próxima edição.

Solução do problema anterior:

Sílvia poderia, por exemplo, fazer a seguinte pergunta a Moacir: "Estou pensando em 1 ou 2. O número em que você está pensando é maior do que o número que tenho em mente?

A resposta "sim" significa que Moacir tem o 3 em mente; "Eu não sei" signifca 2, e "não" significa 1.

Mais um passatempo





Em que divisão há um ponto preto situado à esquerda de um quadrado branco, à direita de um círculo branco, acima de uma divisão preta e abaixo de um quadrado preto?

Humor

Aula de Física



O professor: Zezinho, dê um exemplo de desperdício de energia.
Zezinho: Contar uma piada de arrepiar os cabelos a um careca.



Cabelos brancos

Certo dia, um menina estava sentada observando sua mãe lavar a louça na cozinha. De repente, percebeu que ela tinha alguns cabelos brancos em sua cabeleira escura. Ela olhou para a mãe e lhe perguntou:
– Por que você tem tantos cabelos brancos, mamãe?
A mãe reponde:
– Bom, cada vez que você faz algo errado e me faz chorar ou me deixa triste, um de meus cabelos fica branco.
A menina pensou um pouco e logo disse:
– MÃÃÃÃE, o que você fez pra vovó que ela está com todos os cabelos brancos????



Nó na cuca

59. Eu não desencaminhei ninguém. No máximo, encaminhei.



Melhore seu vocabulário em inglês

O texto a seguir foi composto com base nas 500 palavras mais usadas em inglês. Aproveite para rever seu vocabulário. Coloque o mouse sobre as palavras em vermelho para ver a tradução. Para ouvir o texto, clique aqui .



The Best Practice Ever

Shannon loves basketball. She loves everything about basketball. Shannon always looks forward to basketball practice. She enjoys the workout. She enjoys the competition. She enjoys the time with her teammates.

Coach always starts practice the same way. They run ten laps around the gym and then stretch out. They then practice shots. (Shannon usually sinks most of hers!)

Then the coach introduces new drills. Then they practice the plays they use in games.

Shannon concentrates and does her best. She works hard, and her teammates appreciate her for it. She always has a positive attitude and encourages her teammates to work harder and do their best.

But today, Shannon twists her ankle and falls down. She cries out in pain, which is unusual for Shannon. She rarely cries. Everyone rushes over to see if she is okay.

One of her teammates runs to get ice for her ankle. (Ice helps with the swelling.) The others help her off the court and she sits down to rest.

The coach asks Shannon if she is okay. She says, "I am fine. Ankles heal."

The coach shakes her head. "Shannon," she says, "As usual, I am impressed with your attitude and team spirit. In honor of Shannon, we should all go get ice cream!"

So, the whole team climbs aboard the school bus and the coach takes them all out for ice cream.

As she licks her mint chocolate chip ice cream cone, Shannon says, "Today, I love basketball practice more than ever!"

Para mais histórias, procure na Biblioteca clicando AQUI.

Para edições anteriores do Almanaque, clique AQUI.

Efemérides

07 out 1885: Niels Henrik David Bohr
Físico dinamarquês nascido em Copenhagen. Enquanto trabalhava com Rutherford, em Manchester, criou em 1913 o modelo do átomo de hidrogênio que leva o seu nome. De acordo com esse modelo, o átomo de hidrogênio era formado por um elétron girando, com energia quantizada, em torno de um próton central, numa órbita circular. Em 1922 recebeu o prêmio Nobel de Física em reconhecimento por suas contribuições à Física Atômica. Em 1927, Bohr propôs o princípio da complementaridade para explicar os paradoxos aparentes que surgiam no comportamento onda-partícula das partículas subatômicas. Em 1943 conseguiu fugir de Copenhagen indo à Inglaterra. Mais tarde foi aos Estados Unidos da América, onde colaborou no desenvolvimento da bomba atômica, mas esteve sempre profundamente preocupado com as implicações decorrentes desse desenvolvimento. Faleceu em Copenhagen, em 18 de novembro de 1962.

09 out 1893: Mario de Andrade
Escritor nascido em São Paulo. Desempenhou papel importante no Movimento Modernista de 1922. Talvez sua obra mais famosa seja Macunaíma (1928). Faleceu em São Paulo, em 25 de fevereiro de 1945.

19 out 1913: Vinicius de Moraes
Poeta, músico e dramaturgo nascido no Rio de Janeiro. Entre suas obras, destacam-se "Samba de Orly" e "Garota de Ipanema", em parceria com Antônio Carlos Jobim. Faleceu no Rio de Janeiro, em 9 de julho de 1980.

23 out 1908: Ilya Mikhaylovich Frank
Físico russo nascido em Leningrado, hoje S. Petersburgo. Juntamente com Pavel A. Cherenkov e Igor Y. Tamm, ganhou o prêmio Nobel de Física de 1958 pela explicação teórica do efeito Cerenkov. Faleceu em Moscou, em 22 de junho de 1990.

25 out 1811: Évariste Galois
Matemático francês nascido em Paris. Tornou-se famoso pelas suas importantes contribuições à teoria dos grupos. Em praticamente uma noite (véspera do estúpido duelo que ceifou sua curtíssima vida), botou no papel sua famosa teoria que resolveu muitos problemas que permaneceram insolúveis por muito tempo. Faleceu em Paris, em 31 de maio de 1832.

26 out 1869: Washington Luís Pereira de Sousa
Nascido em Macaé, RJ, foi presidente da República de 1927 a 1930, quando foi deposto por um golpe de estado militar liderado por Getúlio Vargas. Foi o último presidente de Velha República. Faleceu em São Paulo, em 4 de agosto de 1947, um ano após o seu retorno do exílio, que durou 16 anos.

27 out 1892: Graciliano Ramos
Escritor nascido em Quebrangulo, AL. Autor de vários romances entre os quais Caetés (1933), Vidas secas (1938) e Memórias do cárcere (1953). Estes dois últimos foram adaptados para o cinema. Vidas secas está disponível na Biblioteca deste site. Faleceu no Rio de Janeiro, em 20 de março de 1953.

31 out 1815: Karl Theodor Wilhelm Weierstrass
Matemático alemão nascido em Ostenfelde, considerado um dos fundadores da teoria moderna das funções. Sua preocupação com o rigor matemático pode ser ilustrado pela sua construção de uma função contínua que não tem derivada em nenhum ponto. Muitos de seus estudantes tornaram-se matemáticos criativos,como Sofia Kovalevskaya. Faleceu em Berlim, em 19 de fevereiro de 1897.

Almanaque - Edição 143 - novembro de 2019

Para pensar e praticar

Nesta seção do Almanaque, apresentamos textos retirados de obras do Racionalismo Cristão e outras de pesquisadores atuais e do passado.

Abandonem os misticismos
Humberto Rodrigues

Os seres humanos devem ser perseverantes no seu caminhar na Terra, sem fraquejar, sem jamais desistir de suas lutas, pois neste planeta-escola sempre haverá dificuldades e reveses, que fazem parte da trajetória evolutiva do espírito. Os acontecimentos precisam ser naturalmente encarados como oportunidades de crescimento espiritual, através da superação dos obstáculos e da autorreflexão a ser feita com os ensinamentos que a vida guarda em suas duras lições. Quando há enfraquecimento espiritual, muitas pessoas acham que tudo está perdido, que não há saída para os sofrimentos por que passam em suas vidas. Isso representa uma atitude mental de derrota. Por lhes faltar esclarecimento espiritual, desconhecem sua composição como Matéria e parcela da Inteligência Universal, e deixam-se abater pelas dores morais. O espírito possui uma força interior muito grande, que pode e deve ser demandada sempre que for necessário fazer uso dela.

Para ler o texto completo clique AQUI.

Para mais textos, clicar AQUI

Passatempo

O leão e o unicórnio

Alice encontrou-se com o leão e o unicórnio numa floresta do País das Maravilhas. São duas criaturas estranhas. O leão mente todas as segundas, terças e quartas-feiras e sempre diz a verdade nos outros dias. O unicórnio mente nas quintas, sextas e sábados e diz a verdade nos outros dias da semana.

O leão disse á Alice: ontem eu estava mentindo.
O unicórnio disse à Alice: Eu também.

Em qual dia da semana a Alice os encontrou?

Solução na próxima edição.

Solução do problema anterior:

O padrão dos nomes das crianças é "do, ré, mi, fá, sol e lá": Dorival, Renata, Miguel, tima, Solange e Lavínia. Então, o nome da nova filha poderia ser Simone, por exemplo.

Humor



Entrada para o céu

Um advogado se apresentou para entrar no céu. Lá encontra São Pedro, o guardião da entrada, que foi logo dizendo:
– Você não pode entrar aqui. Procure outro lugar.
Mas o advogado apresentou uma série de argumentos, e ele era bom nisso. Convencido, São Pedro disse:
– Está bem, vamos fazer um acordo. Você fica no inferno o mesmo tanto que ficou na Terra. Depois disso poderá entrar no céu.
O advogado logo concordou, pois era um bom negócio.
– Adeus, São Pedro.
– Adeus, nos veremos dentro de 350 anos.
– 350 anos? Mas eu tenho apenas 65!
– É que aqui medimos o tempo pelas horas que você cobrou de seus clientes.





Acidente na estrada

Um fazendeiro chegou à conclusão de que os ferimentos que sofreu em um acidente na estrada eram suficientes para processar e solicitar indenização da empresa de transporte proprietária do caminhão que provocou o acidente.

No tribunal, o advogado da empresa estava interrogando o fazendeiro.
– No local do acidente você não disse que estava bem?
– Vou dizer o que aconteceu. Eu estava colocando no reboque minha mula favorita, a Bertinha...
– Não pedi detalhes, interrompeu o advogado, apenas responda a pergunta que lhe fiz.
– Bem, eu tinha terminado de colocar a Bertinha no reboque e já estava na estrada...
– Meretíssimo, estou tentando estabeler os fatos na cena do acidente. Na hora do acidente este homem disse ao policial rodoviário que ele estava bem. Agora, várias semanas depois do acidente ele está tentando processar meu cliente. Acredito que é uma fraude. Favor instruí-lo a responder a pergunta.
A esta altura o juiz ficou interessado na história e disse ao advogado que queria ouvir o fazendeiro.
– Como eu estava dizendo, continou o fazendeiro, acabava de colocar no reboque a minha mula favorita, a Bertinha, e já estava na estrada quando um enorme caminhão ultrapassou o sinal de pare e bateu de cheio no lado direito do meu trailer. Fui atirado em uma valeta e a Bertinha em outra. Eu estava bastante ferido sem poder me mover. Ouvi a Bertinha gemendo de dor. Eu sabia que ela estava bastante ferida. Logo após o acidente chegou um policial rodoviário. Ouviu a Bertinha gemendo e foi vê-la. Após examiná-la ele pegou seu revólver e atirou bem no meio dos olhos dela. Então o patruleiro, ainda com o revólver na mão, veio até mim e disse: "A sua mula estava em más condições e tive de atirar nela. Como você está se sentindo?



Nó na cuca

60. Quem não sabe o que busca, não identifica o que acha.



Melhore seu vocabulário em inglês

O texto a seguir foi composto com base nas 500 palavras mais usadas em inglês. Aproveite para rever seu vocabulário. Coloque o mouse sobre as palavras em vermelho para ver a tradução. Para ouvir o texto, clique aqui .



A Surprise from Australia

The school ends and Erica quickly puts her books in the bag and runs out of the class.

Today is a special day. Erica is very excited. She runs home and thinks about her uncle. She spoke with him on the phone a week ago. He returns from Australia, and he brings a special surprise with him!

Erica is very happy. She thinks about the surprise that he brings.

"Maybe he brings a surfboard? That is fun! I can learn how to surf!"
"Maybe he brings Australian nuts? Oh, I can eat nuts all day!"
"Or maybe he brings a kangaroo? That is not good. I don't have a place in my room for a kangaroo…"

Erica finally arrives home. Her parents are there, and her uncle is there! She is very happy to see him. They hug and she jumps up and down.

"Uncle, uncle," she calls, "what special surprise do you have for me from Australia?"
"Well," her uncle smiles and answers, "I have for you an Australian aunt!"

Para mais histórias, procure na Biblioteca clicando AQUI.

Para edições anteriores do Almanaque, clique AQUI.

Efemérides

05 nov 1849: Rui Barbosa
Jurista brasileiro, também conhecido como a "Águia de Haia", nascido em Salvador. Foi, também, diplomata, filólogo, escritor, político e orador. Membro fundador da Academia Brasileira de Letras, da qual foi presidente de 1908 a 1919. Talvez sua obra mais conhecida seja o discurso Oração aos moços, preparado para a turma de 1920 na Faculdade de Direito de São Paulo. Não pôde proferi-lo pessoalmente por razões de saúde. Faleceu em Petrópolis, em 01 de março de 1923.

07 nov 1867: Marie Curie (Marja Sklodowska)
Física francesa, nascida em Varsóvia (Polônia). Seu nome de solteira era Marja Sklodowska. Juntamente com seu marido, Pierre Curie, foi uma das pioneiras na pesquisa da radioatividade. Descobriu os elementos radiativos polônio e rádio. Por isso, os Curie compartilharam o prêmio Nobel de Física com A. H. Becquerel. Após a morte de seu marido, Marie Curie continuou a pesquisar as propriedades químicas e aplicações médicas do rádio. Foi agraciada com o prêmio Nobel de Química em 1911. Faleceu em Sallanches, em 4 de julho de 1934, vítima de leucemia, indubitavelmente causada pela radioatividade dos materiais com que trabalhou intensamente. Seu marido Pierre e cunhado Jacques descobriram o efeito piezoelétrico. Sua filha mais velha, Irène Joliot-Curie também foi uma física notável.

07 nov 1878: Lise Meitner
Física austríaca, nascida em Viena. Bombardeando urânio com nêutrons, ela e seu sobrinho Otto Robert Frisch interpretaram corretamente os resultados obtidos como evidências de fissão nuclear e previram as reações nucleares em cadeia. Ela faleceu em Cambridge, em 27 de outubro de 1968.

19 nov 1892: Antonio Cottas
Português nascido em Sirvuzelo – Monte Alegre. Imigrou para o Brasil em 1905 e logo se revelou homem de grande visão para negócios. Tornou-se cidadão brasileiro em 8 de agosto de 1939. Sua obra mais importante foi consolidar o Racionalismo Cristão, do qual foi presidente por quase 60 anos, sucedendo a Luiz de Mattos, o fundador dessa Doutrina. Faleceu no Rio de Janeiro, em 12 de junho de 1983.

Almanaque - Edição 144 - dezembro de 2019

Para pensar e praticar

Nesta seção do Almanaque, apresentamos textos retirados de obras do Racionalismo Cristão e outras de pesquisadores atuais e do passado.

Cuide da saúde física e da saúde psíquica
Maria Cottas

Se querer é poder, querer é vencer, disse um destacado intelectual brasileiro do seu tempo. Quando se sabe querer para o lado do bem, não se mede sacrifício para o cumprimento do dever, têm isso sempre em mente as pessoas espiritualmente esclarecidas, vencendo as dificuldades.

Para ler o texto completo clique AQUI.

Para mais textos, clicar AQUI

Passatempo

Quem ensina o que?



Mendes, Moreira, Oliveira e Souza são sobrenomes de professores de uma mesma escola. Cada um deles ensina duas matérias diferentes.
1. Três professores ensinam Inglês;
2. Apenas um ensina Matemática;
3. Dois professores ensinam Química;
4. Paulo e Souza ensinam História;
5. Pedro não ensina Inglês;
6. Sérgio ensina Química;
7. Oliveira não ensina nenhuma matéria que é ensinada por Carlos ou Moreira.

Qual o nome e sobrenome de cada professor e quais matérias cada um ensina.

Para dicas sobre como montar um esquema para resolver este tipo de problema, clique AQUI e, também, AQUI.

Solução na próxima edição.

Solução do problema anterior:

Como não há nenhum dia em que ambos animais estariam mentindo, pelo menos um deles falou a verdade. Ambos dizem verdades apenas nos domingos. Assim, somente um deles mentiu.

Se o unicórnio foi honesto, então teria de ser um domingo, mas vimos que isto não é verdade. Assim, somente o leão falou a verdade e se encontrou com a Alice em uma quinta-feira e falava sobre a quarta-feira.

Humor

Sogra

A esposa entra no escritório do marido com a mãe ao lado e diz:
– Querido, é verdade que seu sócio acaba de morrer?
– É sim, por que?
– Você pode colocar a mamãe no lugar dele?
– Fale com o coveiro. Para mim, tudo bem.



Nascimento do bebê



Joãozinho pergunta à mãe que está gravida:
– Como meu irmãozinho vai sair da sua barriga?
Ao que a mãe responde:
– Filho, primeiro vai sair a cabeça, depois os braços, em seguida o corpinho e no final saem os pés.
E o menino logo completa:
– Ahhh!! E depois montam ele, né mãe?!!



Nó na cuca

61. Sou muito bom para dormir. Posso fazer isso de olhos fechados.



Melhore seu vocabulário em inglês

O texto a seguir foi composto com base nas 500 palavras mais usadas em inglês. Aproveite para rever seu vocabulário. Coloque o mouse sobre as palavras em vermelho para ver a tradução.
Para ouvir o texto lido lentamente, clique aqui .Para ouvir o texto lido mais rapidamente, clique aqui .

A Noisy Neighbor

Barbara couldn't take it any more. Her upstairs neighbor was   blasting his stereo again. She had asked him twice already     to turn the volume down . The first time she asked, he was surprised. He said he didn't know that she could hear his stereo.

"Yes," she said, "it's just like your stereo was in my living room. I can hear every note!"

He said he would keep it down. She hoped that he was telling the truth. Of course, he wasn't. The very next day, he blasted his stereo. She marched upstairs    to remind him of his promise. He said the volume was so low that he could barely hear it. She asked him to turn it lower. He said he would try. Barbara could swear that when she reentered her apartment, the music was louder than when she had walked upstairs.

So, this was the third time. She took her baseball bat upstairs with her. She knocked very loudly on his door. When he opened the door, she screamed at him like a crazy person. She told him she would kill him if he didn't turn the music down and keep it down. His eyes got big.

She went back downstairs. She couldn't hear a note.

I can't believe I said that, she told herself.

Para mais histórias, procure na Biblioteca clicando AQUI.

Para edições anteriores do Almanaque, clique AQUI.

Efemérides

05 dez 1868: Arnold Johannes Wilhelm Sommerfeld
Físico russo nascido em Königsburg. Seu modelo atômico permitiu explicar as linhas espectrais de estrutura fina. Em seus trabalhos sobre espectros atômicos, sugeriu substituir as órbitas circulares de Bohr por elípticas. Desta idéia postulou o número quântico azimutal e, mais tarde, introduziu, também, o número quântico magnético. Sua teoria dos elétrons em metais mostrou-se fecunda no estudo da termoeletricidade e da condução metálica. Faleceu em Munique, em 26 de abril de 1951.

05 dez 1901: Werner Karl Heisenberg
Físico e filósofo alemão nascido em Würzburg. Considerado, geralmente, o pai da Mecânica Quântica. Como conseqüência da sua rejeição por qualquer tipo de modelo para o átomo, usou matrizes para descrever suas propriedades. Por esse trabalho ganhou o prêmio Nobel de Física em 1932. Seu famoso princípio da incerteza (1927) transcendeu os limites da Física. Faleceu em Munique, em 1 de fevereiro de 1976.

07 dez 1823: Leopold Kronecker
Matemático prussiano, nascido em Liegnitz. Suas contribuições mais importantes foram para a Teoria dos Números, Teoria das Equações Algébricas e Álgebra Superior. A função delta de Kronecker tem esse nome em sua homenagem. Faleceu em Berlim, em 29 de dezembro de 1891.

10 dez 1920: Clarice Lispector
Nasceu em 10 de dezembro de 1920 em Tchetchelnik (Ucrânia). Veio ainda menina para o Brasil e morou no Recife, PE. Autora de Perto do coração selvagem; A maçã no escuro e A hora da estrela, entre outras obras, inclusive para crianças. Seu livro Um sopro de vida está disponível na Biblioteca deste site. A autora é considerada uma das maiores escritoras brasileiras. Faleceu no Rio de Janeiro, em 9 de dezembro de 1977.

10 dez 1804: Carl Gustav Jacob Jacobi
Matemático alemão, nascido em Postdam. Foi um dos fundadores da teoria das funções elípticas (com o norueguês Niels Henrik Abel). De suas contribuições pioneiras à teoria dos determinantes surgiu o determinante funcional que hoje leva o seu nome (nosso conhecido jacobiano). Faleceu em Berlim, em 18 de fevereiro de 1851.

11 dez 1893: Alceu Amoroso Lima (Tristão de Athayde)
Escritor brasileiro, nascido no Rio de Janeiro. Até sua morte, exerceu uma poderosa influência na vida cultural brasileira. Sua obra é imensa e atinge os mais diversos campos: crítica literária, sociologia, direito, filosofia, religião, etc. Faleceu em Petrópolis, em 14 de agosto de 1983.

16 dez 1865: Olavo Bilac
Poeta brasileiro nascido no Rio de Janeiro. Além de poeta foi cronista, jornalista e conferencista. Contudo, é mais conhecido pela sua obra poética. Bilac é o mais típico dos nossos parnasianos, estilo que ele mesmo chegou a codificar no soneto "Profissão de fé" – para ler esse soneto clique AQUI. Faleceu no Rio de Janeiro, em 28 de dezembro de 1918.

17 dez 1770: Ludwig von Beethoven
Ludwig van Beethoven alemão nascido em Bonn. Compositor considerado um dos pilares da música ocidental e um dos mais respeitáveis e influentes de todos os tempos. De acordo com o crítico alemão Paul Bekker "O resumo de sua obra é a liberdade, a liberdade política, a liberdade artística do indivíduo, sua liberdade de escolha, de credo e a liberdade individual em todos os aspectos da vida". Partitura para piano de sua composição "Sonata ao luar" (Sonata No. 14 em C menor) pode ser baixada clicando AQUI. Faleceu em Viena, em 26 de março de 1827.

24 dez 1822: Charles Hermite
Matemático francês nascido em Dieuze. Seu trabalho em teoria das funções inclui a aplicação das funções elípticas para encontrar a primeira solução da equação geral do quinto grau (equação quíntica). Publicou a primeira prova de que e é um número transcendental. Deu importantes contribuições para o desenvolvimento da teoria das formas algébricas, e teoria das funções elípticas e abelianas. Faleceu em Paris, em 14 de janeiro de 1901.

25 dez 1642: Isaac Newton
Filósofo e matemático inglês nascido em Woolsthorpe. Descobriu o cálculo infinitesimal e é o autor da teoria clássica universal da gravitação. Por seus trabalhos em óptica, foi eleito membro da Royal Society em 1672. Em Cambridge, Newton dedicou muito tempo a experiências alquímicas. Abandonou sua cátedra na universidade para entrar no Parlamento em 1701, e dois anos mais tarde assumiu a presidência da Royal Society, permanecendo neste cargo até a sua morte. Toda sua vida foi marcada por intensas atividades em Matemática, Óptica, Cronologia, Química, Teologia, Mecânica, Dinâmica e Ocultismo. Entre suas mais notáveis contribuições científicas estão o cálculo infinitesimal, a teoria clássica da gravitação universal e sua derivação das leis de Kepler, formulação do conceito de força expresso nas suas três leis do movimento, a teoria corpuscular da luz. Sua obra está compilada em seus dois maiores trabalhos: Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, o famoso Principia (1687) (há tradução para o português, da Edusp), e Opticks (1704). Faleceu em Londres, em 20 de março de 1727. As datas mencionadas referem-se ao calendário juliano. A Inglaterra somente adotou o atual calendário gregoriano muito tempo depois do nascimento de Newton. No calendário gregoriano as datas de nascimento e morte de Newton são 4 de janeiro de 1643 e 31 de março de 1727.

28 dez 1882: Arthur Stanley Eddington
Astrônomo e astrofísico inglês, nascido em Kendal. Foi pioneiro dos estudos teóricos do interior das estrelas. Seu trabalho Mathematical Theory of Relativity (1923) muito ajudou para introduzir em idioma inglês as teorias de Einstein. Um de seus livros, Fundamental theory – em que pretende unificar a teoria quântica, a relatividade e a teoria da gravitação de Einstein –, é controvertido e, possivelmente, ainda não compreendido. Faleceu em Cambridge, em 22 de novembro de 1944.

28 dez 1903: John von Neumann
Matemático húngaro nascido em Budapeste. Suas contribuições foram importantes para o desenvolvimento da Mecânica Quântica, Lógica, Meteorologia e dos computadores. Enunciou o teorema mini-max, pedra angular da teoria dos jogos. Em 1956 abiscoitou o Prêmio Enrico Fermi. Faleceu em Washington, em 8 de fevereiro de 1957.